Retenção urinária psicogênica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é retenção urinária psicogênica?

Retenção urinária psicogênica ou "síndrome da bexiga vergonhosa" é um transtorno de ansiedade social com a dificuldade para urinar, quando na presença de outros. O transtorno pode começar em qualquer idade e afeta principalmente crianças e homens, embora possa apresentar mulheres e meninas.

É difícil saber qual a proporção de pessoas são afetadas por esta doença, embora os estudos sugerem que até 7% da população. Este número pode ser ainda maior.

Por que algumas pessoas tem retenção urinária psicogênica?

A causa exata da retenção urinária psicogênica é desconhecida. Parece ser devido a uma combinação de fatores biológicos herdados e fatores ambientais que influenciam o paciente.

Quais são os sintomas?

  • Medo da urinar ou dificuldade de fazê-lo quando outras pessoas estão nas proximidades.
  • Os pacientes pensam que alguém pode bater na porta do banheiro, a qualquer momento, ou você pode ver ou ouvi-lo urinar, o que causa grande preocupação.
  • Quando há pessoas por perto, e o paciente tem de urinar, surge a ansiedade,, raiva e vergonha do corpo. Essas emoções causam uma contração do esfíncter interno e externo da uretra. Os esfíncteres são músculos circulares que limitam a passagem da urina involuntariamente e voluntariamente. Para a produção de urina os esfíncteres devem estar relaxados.
  • Retenção urinária psicogênica geralmente ocorre quando os pacientes têm de utilizar serviços públicos como os de ônibus, navios, trens ou aviões.
  • Também pode ser muito problemático obter uma amostra para análise de urina.
  • Retenção de urina também pode ocorrer em casa, quando visitam os doentes, independentemente de haver ou não no banheiro.
  • A dificuldade de urinar desaparece quando o paciente está certo de que não há ninguém ao redor e pensa que é muito improvável chegar alguém.
  • Em casos graves, os pacientes passam muito tempo esperando para que todos possam desaparecer do serviço público para ele poder urinar. Alguns evitam completamente urinar nos serviços públicos. Isso pode limitar severamente a vida social do paciente, impedindo por exemplo que ele tire férias.
  • Em alguns casos extremos, o trabalho é escolhido com base na possibilidade de ter acesso a um banho  totalmente privado.

Como é diagnosticado retenção urinária psicogênica?

Este distúrbio é diagnosticado principalmente pela história clínica, ou seja, a história de seus sintomas que o paciente faz.

Como é a retenção urinária psicogênica?

Acredita-se que indivíduos com retenção urinária grave psicogênica, que limita substancialmente suas atividades domésticas e de emprego, tenham uma fobia social generalizada.

O tratamento varia dependendo das circunstâncias pessoais do paciente. Nenhum tratamento é eficaz em todos os casos, e há mais necessidade de utilizar uma abordagem multidisciplinar.

O objetivo do tratamento é fazer com que o paciente a urine sem dificuldade e sem medo quando os outros estão nas proximidades.

Drogas

Às vezes você precisa tomar medicamentos, especialmente quando o paciente tem sintomas de depressão ou ansiedade severa. Tratamento pode ser realizado pelo médico, embora em alguns casos de ansiedade graves possa ser necessário consultar um psiquiatra.

Tratamento psicológico

Vários estudos têm mostrado que podem ser útil para encaminhar o paciente para um psicólogo para realizar terapia comportamental. Após o tratamento há um ligeiro atraso em iniciar a micção, aumento do volume urinário e menos ansiedade. A melhora inicial pode ser mantida até seis meses. Betanecol cloreto, uma droga que ajuda a urina produzida uma contração muscular da bexiga, pode aumentar os efeitos da terapia comportamental.

Sondagem

Em casos graves, pode ser necessário encaminhar o paciente para um urologista e usar sondas (introdução de um cateter) para esvaziar a bexiga.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - retenção urinária psicogênica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Ana Amélia de S. Pereira Piske

Ana Amélia de S. Pereira Piske

Psicólogo

Vitória

Rozei Maria Alves dos Santos

Rozei Maria Alves dos Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Retenção urinária psicogênica

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Retenção urinária psicogênica

É necessário avaliar as causas pessoais para essa dificuldade.
21 respostas


Olá. Pela própria denominação trazida por você, a retenção psicogênica está diretamente associada aos controles provocados pela sua mente. Uma ajuda terapêutica pode ajuda-lo, pois acredito que…
6 respostas


Estou informando que a abordagem EMDR criada pela Dr.a Francine Shapiro, no EUA, nos anos 80 tem a finalidade de dessensibilizar processos traumáticos e dolorosos em terapia. Existem numerosos…
5 respostas

Quais profissionais tratam Retenção urinária psicogênica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.