Por favor algum médico me ajuda.Estou grávida e estou com depressão e com muito medo por favor.
92
respostas
Estou grávida e estou com depressão. Devo procurar algum especialista para obter alguma ajuda?
Sem dúvidas. Ginecologista e Psicólogo o mais rápido possível.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! Durante a gravidez as mulheres podem "reviver" ou repensar vários momentos de sua própria vida e infância. Causa uma revisão na forma de ver a vida que nem sempre é tranquila. Isso pode potencializar confusões internas que já estão ali. É super importante (pra você e pro bebê) procurar um psicólogo E um ginecologista pra que a gravidez ocorra tranquila e você possa se recuperar logo para viver essa nova fase plena.
Você deve procurar um psicanalista para tratar das questões relativas a maternidade.
Olá! Sou psicóloga e atendo o público de tentantes e gestantes e facilito grupos de mulheres. A gravidez é um momento muito sensível para a mulher por uma série de motivos. Sugiro você procurar ajuda de um(a) Ginecologista (pré-natal), e uma Psicóloga (pré-natal psicológico) para entender e vivenciar esse momento de maneira mais tranquila, em prol de uma melhor qualidade de vida para você e seu bebê. À disposição!
A orientação é que sim, tendo em vista que, receber o acompanhamento de profissionais (ginecologista-obstetra, psicólogo, psiquiatra) poderá contribuir para uma gestação mais saudável para você, fator que contribuirá para o bem-estar físico e emocional tanto seu quanto de seu bebê. Você apresenta um diagnóstico em sua pergunta, fato que me convida,enquanto profissional, a orientá-la da importância de cuidar da sua saúde emocional, principalmente nesse momento de tamanhas mudanças hormonais, físicas e emocionais. Bem acompanhada você poderá experienciar de maneira mais satisfatória e saudável sua maternidade que se iniciou com a gestação e prevalecerá com o nascimento do seu bebê. Fico a disposição para mais esclarecimentos! Cuide-se!
Olá! Sim. Procure ajuda o quanto antes para não comprometer a sua gravidez e proteger o seu bebê.
Boa tarde, creio que seja uma atitude acertada procura um analista. A gravidez promove muitas modificações corporais e hormonais na mulher. Além disso, existe questões psíquicas, associadas à sua relação com sua mãe que podem ser incômodas, sendo despertadas durante esse período, caso não sejam devidamente resolvidas. Aconselho a procurar ajuda psicológica. Espero te ajudar, estou à disposição, caso necessite.
Bom dia!!
A Gestação é algo que altera muito o quadro emocional da mulher.
Se está sentindo uma tristeza sem nenhum motivo pode ser uma depressão. Pode ter algum motivo da sua vida, que esteja te incomodando e algumas vezes com algumas poucas seções com um profissional pode ser resolvidas. Faça uma primeira consulta para fazer e fazer as suas experiências.
Estou a disposição
A Gestação é algo que altera muito o quadro emocional da mulher.
Se está sentindo uma tristeza sem nenhum motivo pode ser uma depressão. Pode ter algum motivo da sua vida, que esteja te incomodando e algumas vezes com algumas poucas seções com um profissional pode ser resolvidas. Faça uma primeira consulta para fazer e fazer as suas experiências.
Estou a disposição
Sem dúvida alguma! Procure ajuda de um psicólogo que a orientará, antes de mais nada para saber se realmente é depressão e depois para orientá-la no que fazer.
Olá! Para muitas mulheres esse é um momento de grande felicidade, mas para outras nem tanto e por isso é importante entender o que está acontecendo com você, sugiro procurar um psicólogo o quanto antes, para que você possa viver esse momento com mais tranquilidade emocional. Fale com o ginecologista que está te acompanhando.
Fique bem!
Fique bem!
Boa tarde, tudo bem? A gestação por si só já traz diversas modificações na vida, no corpo e na questão hormonal da mulher. Por vezes, essas modificações podem causar estranhamento e sentimentos contrários aos esperados, como tristeza, irritação, desmotivação... O auxílio de um tratamento psicológico é muito importante para que esse momento tão especial possa ser vivenciado da forma mais saudável possível! Qualquer dúvida, me coloco à disposição.
Olá! Seria interessante você procurar por um médico e um psicólogo. O período da gestação é um momento muito delicado e que trazem impacto tanto em nível fisiológico quanto emocional. Boa sorte.
Olá ,
Sim ! Para questões relacionadas a depressão, a psicoterapia ira lhe ajudar a uma maior compreensão e cuidado de tais sentimentos.
A gestação sendo uma fase de muitas transformações tanto físicas quanto psíquicas, pode acabar trazendo angustias que antes não existiam. E estas podem assim serem acolhidas e trabalhadas em terapia para uma melhora na qualidade de vida.
Sim ! Para questões relacionadas a depressão, a psicoterapia ira lhe ajudar a uma maior compreensão e cuidado de tais sentimentos.
A gestação sendo uma fase de muitas transformações tanto físicas quanto psíquicas, pode acabar trazendo angustias que antes não existiam. E estas podem assim serem acolhidas e trabalhadas em terapia para uma melhora na qualidade de vida.
Olá, bom dia! Depressão é uma doença seríssima. Em todos os casos de depressão se deve buscar ajuda: psicológica e psiquiátrica. A gestação e a maternidade são questões muito delicadas e que geram um impacto e uma transformação muito grande na vida das mulheres, trazendo muitas vezes angústia, ansiedade e tristeza. Busque esses especialistas que mencionei anteriormente para que você passe por esse momento da melhor forma possível.
Boa tarde, é importante a orientação do seu obstetra e saber com ele quais são as medicações que te podem ajudar neste momento onde os hormônios estão ”mexidos” por conta da gravidez. A psicoterapia vai te ajudar a entender o que no teu ambiente está gerando a depressão, assim como ajudar a ter estratégias de enfrentamento. Sem mais, as ordens.
Com certeza! A gravidez é um momento de muitas transformações, em vários sentidos e Pó de ser difícil lidar com todas elas. Além disso, já muita idealização sobre a gravidez e a maternidade de maneira geral e acredito que seja muito importante se fortalecer e se conectar com os próprios limites e prioridades, respeitando seus conflitos, emoções, desejos... Acho importante também você se cercar de pessoas que te deem apoio sem julgamento e que saiba pedir ajuda a amigos e familiares, quando sentir confiança.
Olá sem duvidas sim, já trabalhei com gestantes e sei como é todo esse período e as alterações de hormônios e humor. Acredito que um psicólogo cognitivo comportamental possa te ajudar. Abraço.
Olá, boa tarde! Procurar um psicólogo neste momento é, sem dúvidas, recomendado. A gestação é uma circunstância em que muitos aspectos, mesmo inconscientes, são revividos no psiquismo. O processo analítico ajuda a compreender e elaborar sua história, possibilitando a ressignificação dessas questões e melhora nos sintomas de depressão. Fico à disposição!
Sim, procure um psicólogo e um psiquiatra. É muito comum na gravidez e puerpério a mulher ter depressão. É uma nova fase com muitas mudanças externas e internas, o relacionamento tanto com parceiros e familiares tendem a precisar de ajustes, além dos aspectos que a chegada de um bebê pode trazer a tona para mulher em relação ao seu papel como mãe, filha, esposa e etc. Procure ajuda!
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua questão. Minha recomendação que é você converse com o ginecologista que está te acompanhando a esse respeito e também busque por suporte emocional em psicoterapia. Não deixe de buscar por ajuda! Um abraço!
Sim . Um psicólogo . E tb um psiquiatra caso de faça necessário.
Olá! Com certeza. A depressão é uma doença séria e precisa ser vista com atenção por um profissional. É fundamental para o seu bem estar e o do bebê que você não negligencie esse sofrimento. A gestação e a maternidade é uma fase muito delicada na vida da mulher mas o acompanhamento com Psicólogo pode te ajudar a passar por essa fase de uma maneira mais tranquila. Converse também com o ginecologista que está te acompanhando. Não deixe de buscar ajuda. Cuide-se bem!
Olá!
Sim, busque um psicólogo e um psiquiatra para te ajudarem a entender se o que você está sentindo realmente é depressão.
Além de identificar se é ou não, você recebera apoio emocional e tratamento adequado nesse momento difícil.
Espero ter ajudado!
Sim, busque um psicólogo e um psiquiatra para te ajudarem a entender se o que você está sentindo realmente é depressão.
Além de identificar se é ou não, você recebera apoio emocional e tratamento adequado nesse momento difícil.
Espero ter ajudado!
Olá! Deve! Quanto mais cedo você começar o tratamento melhor. Um abraço.
Olá! Veja, a psicologia tem uma relação direta com a gestação, já que mudanças emocionais e psicológicas afetam não só a mãe, mas também a identidade dessa, o funcionamento familiar, o pai, a rotina, enfim. Para lidar melhor com todas essas novidades e passar por essa fase tendo uma melhor compreensão de si mesmo e do futuro, o acompanhamento psicológico é muito importante. Ainda mais quando falamos sobre sintomas depressivos e gestão. Assim sendo, a sugestão é procurar um profissional com o qual você se sinta bem para trabalhar suas questões, ansiedades e angústias.
Com certeza! Seria interessante a procura de um psicólogo, também é importante abrir isso para a sua obstetra para que seja um fator considerado no pré-natal.
Olá, se você não tem se sentido bem, é indicado sim você procurar uma psicóloga perinatal/puerperal, uma especialista em gestantes e puérperas. Faça um pré-natal psicológico, isso vai ajuda você não só nesse momento, como no pós parto, a evitar depressão pós parto, ajudar no fortalecimento do vínculo com seu bebê, na organização da sua vida/rede de apoio para a chegada do seu filho. É um momento muito especial, mas uma fase de muitas inseguranças, medos, angústias também, é comum. Procure apoio. Peça uma orientação a sua obstetra. Espero ter te ajudado e me coloco à disposição.
Olá, o indicado é que você faça acompanhamento psicológico alinhado ao acompanhamento do obstetra. Em alguns casos também é recomendado o acompanhamento psiquiátrico.
Bom dia, seria interessante que esteja sendo acompanhada nesse processo, um ginecologista e também um psicólogo podem ajudar a entender quais situações estão lhe deixando depressiva.
Olá! Sim, com certeza. O acompanhamento com diferentes profissionais da área da saúde (ginecologista e obstetra; psicólogo e psiquiatra) só tem a contribuir no seu tratamento. Cuidar da sua saúde física e emocional é extremamente importante nesse momento, pois o acompanhamento com esses profissionais lhe auxilia com questões atuais que você descreve (depressão) e situações futuras como o parto, puerpério e o exercício da parentalidade. Se cuide!
Olá, boa tarde!
Sinto muito por estar passando por esse momento difícil, porém é importante que saiba que a gestação é um período onde muitas mudanças hormonais ocorrem no organismo da mulher, fazendo com que diversos sintomas se apresentem, como a tristeza, o medo, o cansaço, a irritabilidade, os distúrbios do sono, dentre outros.
Sim, você deve procurar profissionais da saúde mental, já que existe algo que está de incomodando. Psicólogos e psiquiatras poderão te orientar, e te diagnosticar, se assim for o caso, traçando, também, um plano de tratamento que a ajude a compreender as emoções, comportamentos e pensamentos, te auxiliando a lidar com as diversas situações da vida, assim como, contribuindo para a melhor qualidade de vida e uma gestação saudável.
Espero ter ajudado,
Estou à disposição!
Abraço.
Sinto muito por estar passando por esse momento difícil, porém é importante que saiba que a gestação é um período onde muitas mudanças hormonais ocorrem no organismo da mulher, fazendo com que diversos sintomas se apresentem, como a tristeza, o medo, o cansaço, a irritabilidade, os distúrbios do sono, dentre outros.
Sim, você deve procurar profissionais da saúde mental, já que existe algo que está de incomodando. Psicólogos e psiquiatras poderão te orientar, e te diagnosticar, se assim for o caso, traçando, também, um plano de tratamento que a ajude a compreender as emoções, comportamentos e pensamentos, te auxiliando a lidar com as diversas situações da vida, assim como, contribuindo para a melhor qualidade de vida e uma gestação saudável.
Espero ter ajudado,
Estou à disposição!
Abraço.
Olá, sinto muito por estar passando por isso. É fundamental que informe o seu obstetra sobre isso, pois a depressão pode afetar o desenvolvimento do bebê. Procure também por um psicólogo para lhe acompanhar neste momento tão delicado. Espero que fique bem. Um forte abraço.
Psicólogo e psiquiatra.
Boa noite. Como vc está hj? Se vc já veio até aqui pedir ajuda já demonstra o quanto vc quer melhorar. Sem dúvidas deve buscar um acompanhamento psicológico e psiquiatátrico, pensando no período importante que vc está passando. Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição.
Olá, sim! Durante o desenvolvimento feminino, a mulher passa por 3 períodos potenciais de crise, sendo:
- 1o Puberdade;
- 2o Climatério/ Menopausa;
- 3o Período perinatal/ Gestação.
E é no período perinatal onde há uma maior prevalência de alterações emocionais significativas e maior risco de adoecimento mental, pois envolvem inúmeras alterações físicas, emocionais, hormonais, psíquicas e sociais.
Importante frisar que muitas mulheres com depressão perinatal não revelam seus sintomas com receio de possível medo, culpa e julgamento.
As mulheres sentem que as expectativas sociais são de que elas estejam satisfeitas e plenas, e acabam se sentindo culpadas por estarem com sintomas de depressão em um momento que deveria ser de alegria
Sou Psicóloga Perinatal/Gestação e seria importante buscar um especialista na área que faça te trazer reflexões e assim você consiga passar por essa fase de forma mais leve. Qualquer questão, estou à disposição. Abraços e melhoras.
- 1o Puberdade;
- 2o Climatério/ Menopausa;
- 3o Período perinatal/ Gestação.
E é no período perinatal onde há uma maior prevalência de alterações emocionais significativas e maior risco de adoecimento mental, pois envolvem inúmeras alterações físicas, emocionais, hormonais, psíquicas e sociais.
Importante frisar que muitas mulheres com depressão perinatal não revelam seus sintomas com receio de possível medo, culpa e julgamento.
As mulheres sentem que as expectativas sociais são de que elas estejam satisfeitas e plenas, e acabam se sentindo culpadas por estarem com sintomas de depressão em um momento que deveria ser de alegria
Sou Psicóloga Perinatal/Gestação e seria importante buscar um especialista na área que faça te trazer reflexões e assim você consiga passar por essa fase de forma mais leve. Qualquer questão, estou à disposição. Abraços e melhoras.
Se quiser, psicólogo e psiquiatra podem ter ajudar.
Olá, sim é importante você buscar apoio psicológico e conversar com seu/sua ginecologista. Você já recebeu diagnóstico médico/psicológico de depressão? Estes sintomas começaram antes ou após a gestação? A gestação acarreta mudanças em mudanças no estilo de vida e no funcionamento do organismo, podendo contribuir para alterações na saúde mental. Existem alguns profissionais de psicologia especializados em gestação e acompanhamento pré-natal, assim como no puerpério. Recomendo que busque suporte psicológico com alguém com experiência na área. Fico à disposição. Abraço!
Sim! Converse com a sua ginecologista e procure iniciar uma psicoterapia para te acompanhar. O apoio emocional nesse momento é fundamental ! Um abraço
Olá, bom dia. Sim, é importante que você procure um especialista. Devido a gravidez junto ao acompanhamento com o obstetra, procure uma psicóloga e psiquiatra para lhe auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Sim, é recomendável que você procure ajuda de um especialista se estiver grávida e enfrentando depressão. Portanto, não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde mental para discutir seus sentimentos e iniciar o tratamento necessário. Além disso, converse com seu médico obstetra ou ginecologista para obter orientação e apoio em relação à sua saúde emocional durante a gravidez. O tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na sua jornada durante a gravidez e além dela.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Sim, seria importante que você procurasse ajuda especializada para tratar a depressão. Para além do diagnóstico, a terapia e, se possível, buscar auxílio médico também, para que você possa passar pela gravidez e pós parto tendo sua saúde tanto mental, quanto física sendo levada em consideração.
Olá! Sim, importante relatar isso para seu obstetra e fazer avaliação e possível acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. Abraço!
Olá! Sugiro que sinalize isso à sua obstetra e busque auxílio psicológico. Abraços!
Oi, tudo bem? Sim, sem dúvidas! Tanto para a sua própria saúde mental quanto para a sua futura troca com o bebê. Para que ambos tenham uma gestação tranquila, é preciso entender mais sobre essa dor e sobre os sentimentos envolvidos. Recomendo a procura de um psicólogo. Fique bem, abraços!
Sim. Procure uma psicóloga perinatal ou obstétrica que poderá te orientar pela especificidade da fase que se encontra.
Olá,
Deve procurar sim! Oriento buscar um psicólogo e psiquiatra.
Deve procurar sim! Oriento buscar um psicólogo e psiquiatra.
Sim, é muito importante procurar ajuda de um especialista se você está grávida e sente que está enfrentando depressão. A gestação é um período marcado por muitas mudanças físicas, hormonais e emocionais, e esses fatores podem contribuir para o surgimento ou agravamento de sintomas depressivos. Buscar suporte é essencial para o seu bem-estar.
Um (a) psicólogo (a) ajudaria a entender e melhorar a depressão.
Sim, deve procurar um tratamento psicológico . A gestação é um momento tão bonito que precisa ser desfrutado com amor e alegria.
Olá como vai?
Se você está com depressão é importante cuidar da sua saúde emocional, fazer psicoterapia vai ajudar muito nesse processo, me coloco à disposição, só chamar pelo whatsapp.
Se você está com depressão é importante cuidar da sua saúde emocional, fazer psicoterapia vai ajudar muito nesse processo, me coloco à disposição, só chamar pelo whatsapp.
A procura de um psicoterapeuta e o início de um trabalho psicoterápico pode lhe auxiliar a lidar com o momento. É possível depreender, a partir de seu discurso, que a depressão veio junto com a gravidez; a psicoterapia pode lhe ajudar, a partir de suas idiossincrasias, a lidar com os lutos advindos nesta mudança corporal/simbólica deste momento.
Olá!
Sim, procure um profissional para partilhar suas emoções, medos, preocupações, para aprender exercícios de autoregulação.
Práticas saudáveis no corpo ( exercício, boa alimentação, sono) e na mente (terapia) farão bem para você e o bebê.
Sim, procure um profissional para partilhar suas emoções, medos, preocupações, para aprender exercícios de autoregulação.
Práticas saudáveis no corpo ( exercício, boa alimentação, sono) e na mente (terapia) farão bem para você e o bebê.
Sim, seria muito importante procurar ajuda de psicólogos especializados em psicologia perinatal. Afinal, o momento perinatal é um dos que mais tem prevalência de transtornos mentais e alterações emocionais significativas. Apesar da crença social de que a mulher grávida está sempre plenamente feliz, o momento perinatal é um momento potencial de crises, afinal são muitas mudanças com que a mulher precisa lidar, seja no âmbito físico, no emocional e no social.
Olá!
Sim, buscar ajuda é essencial nesse momento. A depressão na gestação pode ser desafiadora, mas você não precisa passar por isso sozinha. A terapia sistêmica pode te ajudar a entender como suas relações e o contexto ao seu redor influenciam suas emoções, além de te auxiliar a encontrar formas mais saudáveis de lidar com esse período. Um psicólogo é o profissional ideal para te oferecer esse suporte emocional. Se os sintomas forem muito intensos, um psiquiatra também pode ser indicado para avaliar a necessidade de um suporte medicamentoso seguro para a gestação.
Se quiser ajuda para entender melhor o que está acontecendo, qualquer dúvida, estou à disposição!
Sim, buscar ajuda é essencial nesse momento. A depressão na gestação pode ser desafiadora, mas você não precisa passar por isso sozinha. A terapia sistêmica pode te ajudar a entender como suas relações e o contexto ao seu redor influenciam suas emoções, além de te auxiliar a encontrar formas mais saudáveis de lidar com esse período. Um psicólogo é o profissional ideal para te oferecer esse suporte emocional. Se os sintomas forem muito intensos, um psiquiatra também pode ser indicado para avaliar a necessidade de um suporte medicamentoso seguro para a gestação.
Se quiser ajuda para entender melhor o que está acontecendo, qualquer dúvida, estou à disposição!
Olá, como tem passado?
A gestação é um momento profundamente transformador, e nem sempre essas mudanças se apresentam de forma leve ou idealizada. Sentir tristeza, angústia ou até um vazio durante esse período não significa fraqueza, nem falta de amor, mas pode indicar que há algo importante acontecendo dentro de você, algo que merece ser escutado com cuidado.
Na escuta psicanalítica, compreendemos que a gravidez não mobiliza apenas o corpo, mas também questões emocionais profundas: memórias, fantasias, medos, imagens da própria história e da relação com aqueles que vieram antes. A depressão nesse contexto pode ser uma forma de o psiquismo expressar conflitos que ainda não foram escutados, falados e elaborados com profundidade.
Procurar um psicólogo ou psicanalista pode ser um passo importante para cuidar não só da sua saúde emocional, mas também da sua relação com esse momento tão singular da vida. Você merece ser escutada com respeito, sem julgamentos, em um espaço onde sua dor possa ganhar palavras.
Espero ter ajudado em algo, fico à disposição.
A gestação é um momento profundamente transformador, e nem sempre essas mudanças se apresentam de forma leve ou idealizada. Sentir tristeza, angústia ou até um vazio durante esse período não significa fraqueza, nem falta de amor, mas pode indicar que há algo importante acontecendo dentro de você, algo que merece ser escutado com cuidado.
Na escuta psicanalítica, compreendemos que a gravidez não mobiliza apenas o corpo, mas também questões emocionais profundas: memórias, fantasias, medos, imagens da própria história e da relação com aqueles que vieram antes. A depressão nesse contexto pode ser uma forma de o psiquismo expressar conflitos que ainda não foram escutados, falados e elaborados com profundidade.
Procurar um psicólogo ou psicanalista pode ser um passo importante para cuidar não só da sua saúde emocional, mas também da sua relação com esse momento tão singular da vida. Você merece ser escutada com respeito, sem julgamentos, em um espaço onde sua dor possa ganhar palavras.
Espero ter ajudado em algo, fico à disposição.
Sim, **definitivamente você deve procurar um especialista para obter ajuda se está grávida e se sente deprimida.** A depressão durante a gravidez é uma condição séria que pode afetar tanto a sua saúde quanto a do seu bebê. Buscar ajuda o mais cedo possível é fundamental.
O profissional mais indicado para você procurar inicialmente é um **psicólogo** ou um **psiquiatra**.
* Um **psicólogo** pode te oferecer psicoterapia, que é uma forma eficaz de tratamento para a depressão, especialmente durante a gravidez. Através da terapia, você poderá explorar seus sentimentos, desenvolver estratégias de enfrentamento e receber apoio emocional.
* Um **psiquiatra** é um médico especializado em saúde mental e pode avaliar a necessidade de medicação. Em alguns casos de depressão na gravidez, o tratamento medicamentoso pode ser considerado, sempre avaliando cuidadosamente os riscos e benefícios para você e o bebê.
É importante que você se sinta à vontade para conversar abertamente sobre seus sintomas com o profissional que escolher. Não hesite em buscar ajuda o quanto antes para que você possa receber o apoio necessário durante esta fase importante.
Como psicólogo, ofereço consultas **online**, proporcionando um espaço seguro e conveniente para conversarmos sobre o que você está sentindo. Caso você esteja em **Campo Grande, MS**, e prefira o atendimento presencial, também ofereço essa modalidade. Convido você a conhecer meu perfil aqui na Doctoralia e agendar uma consulta para que eu possa te ajudar nesse momento.
O profissional mais indicado para você procurar inicialmente é um **psicólogo** ou um **psiquiatra**.
* Um **psicólogo** pode te oferecer psicoterapia, que é uma forma eficaz de tratamento para a depressão, especialmente durante a gravidez. Através da terapia, você poderá explorar seus sentimentos, desenvolver estratégias de enfrentamento e receber apoio emocional.
* Um **psiquiatra** é um médico especializado em saúde mental e pode avaliar a necessidade de medicação. Em alguns casos de depressão na gravidez, o tratamento medicamentoso pode ser considerado, sempre avaliando cuidadosamente os riscos e benefícios para você e o bebê.
É importante que você se sinta à vontade para conversar abertamente sobre seus sintomas com o profissional que escolher. Não hesite em buscar ajuda o quanto antes para que você possa receber o apoio necessário durante esta fase importante.
Como psicólogo, ofereço consultas **online**, proporcionando um espaço seguro e conveniente para conversarmos sobre o que você está sentindo. Caso você esteja em **Campo Grande, MS**, e prefira o atendimento presencial, também ofereço essa modalidade. Convido você a conhecer meu perfil aqui na Doctoralia e agendar uma consulta para que eu possa te ajudar nesse momento.
Se você chegou até aqui... Sim, procurar ajuda especializada é fundamental — a depressão na gravidez não é "frescura" ou "hormônios", mas uma condição real que merece cuidado, tanto para seu bem-estar quanto para o bebê. Um psicólogo pode te ajudar a identificar pensamentos negativos automáticos (como "Não serei boa mãe") e criar estratégias para lidar com a sobrecarga emocional, enquanto acolheria seu sofrimento sem julgamento, ajudando você a ressignificar essa fase como parte da sua jornada (e não como fraqueza). Um psiquiatra também pode avaliar a necessidade de medicamentos seguros na gestação — muitos são compatíveis com a gravidez. Você não está sozinha nisso: buscar ajuda é o primeiro ato de amor tanto por você quanto pelo seu filho(a). Vamos juntas?
Você está em momento delicado de sua vida, e penso que uma ajuda psicológica seria muito bem vinda nesse momento.
Olá!
Sim, deve buscar ajuda profissional de psiquiatra e psicólogo.
A sensibilidade é algo geralmente presente na gestação, então será importante a ajuda profissional para se fortalecer nesse momento.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Sim, deve buscar ajuda profissional de psiquiatra e psicólogo.
A sensibilidade é algo geralmente presente na gestação, então será importante a ajuda profissional para se fortalecer nesse momento.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá...
Sim, é muito importante que você procure ajuda especializada. A gravidez é um momento cheio de mudanças físicas e emocionais, e sentir sintomas de depressão nesse período merece atenção e cuidado. Buscar o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar a entender e manejar esses sentimentos, oferecendo suporte emocional e estratégias para lidar com a situação. Além disso, é fundamental conversar também com um médico obstetra, que pode avaliar a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar. O mais importante é que você não fique sozinha — há profissionais preparados para ajudar você e garantir o bem-estar seu e do bebê.
Com carinho,
Helen Santos
Sim, é muito importante que você procure ajuda especializada. A gravidez é um momento cheio de mudanças físicas e emocionais, e sentir sintomas de depressão nesse período merece atenção e cuidado. Buscar o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar a entender e manejar esses sentimentos, oferecendo suporte emocional e estratégias para lidar com a situação. Além disso, é fundamental conversar também com um médico obstetra, que pode avaliar a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar. O mais importante é que você não fique sozinha — há profissionais preparados para ajudar você e garantir o bem-estar seu e do bebê.
Com carinho,
Helen Santos
Olá! Sim, buscar ajuda é muito importante — especialmente nesse momento tão delicado da gestação. A depressão durante a gravidez é mais comum do que se imagina, e você não precisa passar por isso sozinha.
O ideal é procurar um psicólogo(a) clínico(a) com experiência em saúde mental perinatal ou que trabalhe com abordagens baseadas em evidências, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Em alguns casos, também pode ser necessário o acompanhamento conjunto com um psiquiatra.
Com o suporte certo, é possível cuidar da sua saúde emocional e criar um ambiente mais leve e acolhedor para você e para o bebê.
O ideal é procurar um psicólogo(a) clínico(a) com experiência em saúde mental perinatal ou que trabalhe com abordagens baseadas em evidências, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Em alguns casos, também pode ser necessário o acompanhamento conjunto com um psiquiatra.
Com o suporte certo, é possível cuidar da sua saúde emocional e criar um ambiente mais leve e acolhedor para você e para o bebê.
Boa noite! Converse com o seu obstetra e procure acompanhamento psicológico, pode auxiliar muito! Estimo melhoras.
A depressão durante a gravidez (depressão perinatal) afeta o bem-estar da mãe e pode impactar o desenvolvimento emocional do bebê. Por isso, é muito importante procurar um(a) psicólogo(a) ou psiquiatra especializado em saúde mental perinatal. A psicoterapia é uma das formas mais seguras e eficazes de tratamento. Além disso, é essencial resgatar pequenas atividades que tragam sentido e prazer, como ouvir música, estar na natureza ou se conectar com pessoas de confiança. Com apoio adequado, é possível passar por esse momento com mais equilíbrio.
Sim, deve procurar ajuda o quanto antes. A depressão na gravidez é séria e precisa de acompanhamento especializado. O ideal é buscar um psicólogo para apoio emocional e um psiquiatra perinatal (especialista em saúde mental na gestação) para avaliar se há necessidade de medicação segura. Quanto mais cedo iniciar o cuidado, melhor para você e para o bebê. Você não está sozinha, e há tratamento seguro e eficaz.
Olá! Sim, é muito importante buscar o acompanhamento psicológico. A gravidez é uma nova fase na vida da mulher. É marcada por muitas transformações físicas, emocionais e hormonais.
Nessa travessia, as memórias da própria infância podem ser ativadas e a mulher também entra em contato com as novas posições que passa a ocupar - como a de mãe. Pela orientação psicanalítica, é muito comum que nesse processo, surjam angústias, sentimentos de vazio ou até mesmo tristeza profunda. Esses afetos, que às vezes não encontram lugar para serem ditos, podem se manifestar como sintomas depressivos.
A psicoterapia de orientação psicanalítica pode te ajudar a elaborar essas vivências e dar um lugar a tudo o que está sendo gestado - não só o bebê, mas uma mãe e nova mulher.
Nessa travessia, as memórias da própria infância podem ser ativadas e a mulher também entra em contato com as novas posições que passa a ocupar - como a de mãe. Pela orientação psicanalítica, é muito comum que nesse processo, surjam angústias, sentimentos de vazio ou até mesmo tristeza profunda. Esses afetos, que às vezes não encontram lugar para serem ditos, podem se manifestar como sintomas depressivos.
A psicoterapia de orientação psicanalítica pode te ajudar a elaborar essas vivências e dar um lugar a tudo o que está sendo gestado - não só o bebê, mas uma mãe e nova mulher.
Sim. A depressão durante a gestação, conhecida como depressão perinatal, é mais comum do que muitas pessoas imaginam e pode afetar tanto o bem-estar emocional da gestante quanto o vínculo inicial com o bebê. Sintomas como tristeza persistente, falta de energia, ansiedade e alterações no sono merecem atenção. Buscar acompanhamento psicológico especializado em saúde emocional na gestação ajuda a compreender as causas, desenvolver estratégias de enfrentamento e fortalecer o vínculo mãe-bebê, promovendo um pré-natal emocional tão importante quanto o pré-natal médico. Esse cuidado pode fazer toda a diferença para uma experiência gestacional mais saudável e segura para mãe e filho.
Olá. Um abraço. Este cenário (gravidez + depressão) não deve ser negligenciado.
Com certeza precisa procurar atendimento psicológico e se necessário fazer uso de medicação prescrita por psiquiatra também.
Com o apoio, acolhimento e tratamento certo você terá uma gravidez mais saudável e ativa e ainda se prepara para a chegada do bebê da melhor forma possível, para conseguir cuidar e amar essa vida que você gerou.
Cristina Parisi - Psicóloga CRP 20/3393
Com certeza precisa procurar atendimento psicológico e se necessário fazer uso de medicação prescrita por psiquiatra também.
Com o apoio, acolhimento e tratamento certo você terá uma gravidez mais saudável e ativa e ainda se prepara para a chegada do bebê da melhor forma possível, para conseguir cuidar e amar essa vida que você gerou.
Cristina Parisi - Psicóloga CRP 20/3393
Olá. É importante em quadros depressivos o possível acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. Ao menos para ouvir a opinião dos devidos profissionais. Até!
Com certeza. Falando da parte emocional, o profissional adequado é o(a) Psicólogo(a) e caso necessário deve ser acionado o serviço de Psiquiatria, que pode ser decidido/discernida esta decisão dentro do acompanhamento psicológico.
Sim, é muito importante buscar ajuda. A depressão na gravidez pode afetar tanto a mãe quanto o bebê, e um acompanhamento adequado faz toda a diferença. Psicólogos podem ajudar a trabalhar emoções, reduzir o sofrimento e fortalecer estratégias de enfrentamento. Além disso, é fundamental também conversar com o médico obstetra para avaliar a necessidade de cuidados complementares.
Procure um especialista para receber o suporte necessário nesse momento.
Procure um especialista para receber o suporte necessário nesse momento.
Sim, vale muito a pena procurar ajuda. A gravidez é um período de muitas mudanças, e pode ser desafiador lidar com todas as emoções que surgem. Sentir tristeza, desânimo ou dificuldade para lidar com os sentimentos não é incomum. Ter alguém com quem conversar, refletir sobre o que você está vivendo e encontrar formas de atravessar essa fase pode fazer diferença e ajudar a se sentir mais compreendida e apoiada.
Sim, a depressão na gravidez é uma condição séria que precisa de acompanhamento especializado para proteger tanto sua saúde quanto a do bebê - convido você para uma terapia online especializada em saúde mental perinatal onde posso oferecer o suporte seguro e adequado que você e seu bebê merecem neste momento tão importante!
É muito importante você compartilhar o que está sentindo. A depressão durante a gestação merece atenção especial, tanto pelo seu bem-estar quanto pelo do bebê. Sim, procurar um especialista é fundamental: um psicólogo pode oferecer acolhimento e estratégias de cuidado, e um psiquiatra, se necessário, pode avaliar o uso de medicação segura nesse período. Não hesite em buscar apoio, você não precisa enfrentar isso sozinha
Sim, se você está grávida e apresenta sintomas de depressão na gestação, é muito importante procurar ajuda profissional. A depressão durante a gravidez — também chamada de depressão perinatal — não é apenas uma tristeza passageira, mas um quadro que pode afetar tanto o bem-estar da mãe quanto o desenvolvimento emocional do bebê.
Alguns sinais de alerta são: tristeza persistente, falta de energia, dificuldade de se conectar com a gestação, insônia, perda de apetite, choro frequente, sensação de vazio ou desesperança. Esses sintomas não devem ser ignorados.
O ideal é buscar acompanhamento com:
Psicólogo: oferece um espaço seguro para você falar sobre seus sentimentos, elaborar as mudanças da maternidade e desenvolver recursos para enfrentar a depressão.
Psiquiatra: em alguns casos pode ser necessário avaliar o uso de medicação adequada para gestantes. Nem todo antidepressivo é contraindicado — existem opções seguras, mas somente o médico pode indicar.
Procurar ajuda agora é fundamental, porque a depressão gestacional tem tratamento e, com o cuidado certo, você pode atravessar a gravidez de forma mais tranquila e protegida. Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de cuidado consigo mesma e com o bebê.
Alguns sinais de alerta são: tristeza persistente, falta de energia, dificuldade de se conectar com a gestação, insônia, perda de apetite, choro frequente, sensação de vazio ou desesperança. Esses sintomas não devem ser ignorados.
O ideal é buscar acompanhamento com:
Psicólogo: oferece um espaço seguro para você falar sobre seus sentimentos, elaborar as mudanças da maternidade e desenvolver recursos para enfrentar a depressão.
Psiquiatra: em alguns casos pode ser necessário avaliar o uso de medicação adequada para gestantes. Nem todo antidepressivo é contraindicado — existem opções seguras, mas somente o médico pode indicar.
Procurar ajuda agora é fundamental, porque a depressão gestacional tem tratamento e, com o cuidado certo, você pode atravessar a gravidez de forma mais tranquila e protegida. Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de cuidado consigo mesma e com o bebê.
Sim. É muito importante que você procure um especialista para te acompanhar nesse momento. A depressão durante a gravidez precisa de cuidado e acompanhamento profissional, pois além das mudanças emocionais, há também alterações hormonais que podem intensificar os sintomas.
Olá! Sim, é muito importante procurar um profissional para ser avaliada adequadamente e tratada. Além disso, estar perto da família, dos amigos, manter uma rotina agradavel (dentro do possível), sair para tomar sol, se alimentar bem, fazer exercícios e tomar água pode ajudar com a lidar com a angústia. Além disso, fazer psicoterapia pode ajudar também.
Olá! É fundamental procurar um psicanalista para acolher o que surge nesse momento único. A gestação pode mobilizar registros muito particulares do seu ser, e a escuta psicanalítica oferece um lugar para que essas vozes possam falar. Esse é um tempo precioso para construir, na transferência, um amparo para o novo que está por vir.
Não sei de quando é a sua pergunta e se a gestação já acabou, mas o ideal é buscar terapia e acompanhar o quadro, durante a gestação e no puerpério.
Olá! Sim, procure iniciar atendimento psicológico. Esta condição pode piorar após o parto e prejudicar tua relação com o bebê. Busque ajuda urgente.
Sim. Oriento psicoterapia para lidar com os sintomas e a fase que está vivendo.
Você não precisa enfrentar os desafios da gravidez sozinha.
A psicoterapia oferece um espaço seguro para falar, se compreender e se fortalecer.
Marque uma conversa e dê o primeiro passo para se sentir melhor!
A psicoterapia oferece um espaço seguro para falar, se compreender e se fortalecer.
Marque uma conversa e dê o primeiro passo para se sentir melhor!
Oi, tudo bem? Antes de mais nada, quero te dizer que a forma como você reconhece o que está sentindo já é um passo muito importante. A gravidez costuma ser um período de grandes transformações — hormonais, emocionais e físicas — e é natural que isso mexa profundamente com o humor e com a forma de perceber o mundo. Mas quando a tristeza se torna persistente, vem acompanhada de desânimo, culpa ou falta de prazer em coisas que antes eram significativas, é fundamental buscar ajuda profissional.
A depressão durante a gestação é uma condição real e merece cuidado. Ela pode estar relacionada a alterações neuroquímicas próprias da gravidez, à sobrecarga emocional ou a preocupações com o futuro. O cérebro, nesse período, passa por intensas mudanças, e às vezes o sistema emocional perde um pouco o equilíbrio. Procurar um especialista não é sinal de fraqueza — é uma forma de garantir proteção para você e para o bebê.
O ideal é que você procure um psicólogo para acompanhamento psicoterapêutico e também converse com seu obstetra, que poderá indicar uma avaliação com um psiquiatra, se necessário. Existem tratamentos seguros e eficazes para essa fase, e quanto antes o cuidado começar, melhor será a recuperação.
Você tem conseguido dormir bem? Sente que a tristeza aparece em momentos específicos do dia ou está mais constante? Essas pequenas observações podem ajudar bastante quando você conversar com o profissional. Cuidar da sua saúde mental agora é também uma forma profunda de cuidar do seu bebê. Caso precise, estou à disposição.
A depressão durante a gestação é uma condição real e merece cuidado. Ela pode estar relacionada a alterações neuroquímicas próprias da gravidez, à sobrecarga emocional ou a preocupações com o futuro. O cérebro, nesse período, passa por intensas mudanças, e às vezes o sistema emocional perde um pouco o equilíbrio. Procurar um especialista não é sinal de fraqueza — é uma forma de garantir proteção para você e para o bebê.
O ideal é que você procure um psicólogo para acompanhamento psicoterapêutico e também converse com seu obstetra, que poderá indicar uma avaliação com um psiquiatra, se necessário. Existem tratamentos seguros e eficazes para essa fase, e quanto antes o cuidado começar, melhor será a recuperação.
Você tem conseguido dormir bem? Sente que a tristeza aparece em momentos específicos do dia ou está mais constante? Essas pequenas observações podem ajudar bastante quando você conversar com o profissional. Cuidar da sua saúde mental agora é também uma forma profunda de cuidar do seu bebê. Caso precise, estou à disposição.
sim você precisa de um acompanhamento de psicoterapia e após avaliação do profissional ele irá dizer se precisará também de uma avaliação psiquiatrica
Sim, acredito que seria muito valioso um acompanhamento psicológico para ajudar a compreender suas emoções, compreender o que pode estar causando essa depressão, como está lidando com a gravidez... essa pode ser uma fase bem delicada, é muito importante cuidar de você!
Sim, é importante buscar acompanhamento. A gestação é um momento de muitas mudanças físicas e emocionais. Procurar um psicólogo pode te ajudar a atravessar esse período com mais suporte e compreensão do que está sentindo. Também é indicado conversar com o obstetra e/ou um psiquiatra de confiança. Cuidar da sua saúde emocional também é cuidar do bebê e do vínculo que está se formando. O mais importante é não viver isso sozinha.
Olá, boa tarde.
Sua depressão foi diagnosticada por um profissional da área? Se sim, recomendo que procure ajuda para poder lidar com essa questão. Caso não tenha sido diagnosticada, se observe e veja se você está com um sofrimento que julga ser relevante (forte o suficiente para precisar de ajuda). Se a resposta for sim, procure um profissional da área.
Especialistas que poderiam te ajudar melhor são psicólogos e psiquiatras.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Sua depressão foi diagnosticada por um profissional da área? Se sim, recomendo que procure ajuda para poder lidar com essa questão. Caso não tenha sido diagnosticada, se observe e veja se você está com um sofrimento que julga ser relevante (forte o suficiente para precisar de ajuda). Se a resposta for sim, procure um profissional da área.
Especialistas que poderiam te ajudar melhor são psicólogos e psiquiatras.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Sim… procurar ajuda é muito importante e muito corajoso. A gravidez costuma ser vista como um momento de alegria, mas, na realidade, ela desperta uma intensidade emocional enorme. O corpo muda, a vida muda, e junto com tudo isso vêm medos, dúvidas, memórias, e até dores antigas que voltam a aparecer.
Não é incomum que, nesse turbilhão, surjam sentimentos de tristeza, culpa ou até um vazio difícil de explicar.
A depressão na gestação não é um sinal de fraqueza, e sim um pedido de cuidado. Um chamado para que você não precise viver tudo isso sozinha. Sim, é fundamental procurar um profissional especializado, pode ser um psicólogo clínico, psicanalista ou psiquiatra. Há profissionais preparados para acolher esse momento com delicadeza, respeitando tanto a dimensão emocional quanto o cuidado com o bebê.
Em alguns casos, o acompanhamento conjunto (psicoterapia e, se necessário, avaliação psiquiátrica) pode ser o caminho mais seguro e restaurador. Buscar ajuda agora é um gesto de amor, por você e pelo seu bebê. Cuidar da sua mente é também cuidar da vida que está chegando. Você importa!
Não é incomum que, nesse turbilhão, surjam sentimentos de tristeza, culpa ou até um vazio difícil de explicar.
A depressão na gestação não é um sinal de fraqueza, e sim um pedido de cuidado. Um chamado para que você não precise viver tudo isso sozinha. Sim, é fundamental procurar um profissional especializado, pode ser um psicólogo clínico, psicanalista ou psiquiatra. Há profissionais preparados para acolher esse momento com delicadeza, respeitando tanto a dimensão emocional quanto o cuidado com o bebê.
Em alguns casos, o acompanhamento conjunto (psicoterapia e, se necessário, avaliação psiquiátrica) pode ser o caminho mais seguro e restaurador. Buscar ajuda agora é um gesto de amor, por você e pelo seu bebê. Cuidar da sua mente é também cuidar da vida que está chegando. Você importa!
Sim. Em casos de tristeza intensa, desânimo, preocupações constantes ou perda de interesse durante a gestação, é importante buscar ajuda especializada. Você pode procurar um psicólogo clínico, que oferecerá um espaço seguro para compreender o que está acontecendo e ajudar na regulação emocional ao longo da gravidez.
Também é recomendado manter acompanhamento com o obstetra e, se necessário, buscar avaliação psiquiátrica, pois alguns casos podem se beneficiar de tratamento combinado — sempre considerando a saúde da mãe e do bebê.
Pedir ajuda nesse momento não é sinal de fraqueza, e sim de cuidado e proteção consigo e com o seu filho.
Também é recomendado manter acompanhamento com o obstetra e, se necessário, buscar avaliação psiquiátrica, pois alguns casos podem se beneficiar de tratamento combinado — sempre considerando a saúde da mãe e do bebê.
Pedir ajuda nesse momento não é sinal de fraqueza, e sim de cuidado e proteção consigo e com o seu filho.
Imagino o quanto esteja sendo desafiador passar por isso, e é importante lembrar que você não está sozinha. A gravidez traz muitas mudanças — físicas, hormonais e emocionais — e, sim, pode ser um momento em que a depressão aparece ou se intensifica. Procurar ajuda é um gesto de cuidado consigo mesma e com o seu bebê. O psicólogo é um especial que pode ser buscado, que pode te acolher, te ajudar a entender o que está sentindo e te oferecer estratégias para lidar melhor com esse momento. Em alguns casos, também é importante ter o acompanhamento de um psiquiatra (caso necessário). Estarei aqui para te apoiar com todo cuidado, caso você queira trabalhar isso comigo. Você merece se sentir amparada!
Olá! Passar por um quadro depressivo é muito difícil e desagradável. Diante de tantas mudanças físicas, hormonais e de vida tudo pode ficar ainda mais intenso. Dessa forma, o mais indicado é buscar pela avaliação e ajuda tanto de um psicólogo quanto de um psiquiatra para que você possa entender o que está causando o seu sofrimento e receba o tratamento adequado.
Sim, você deve procurar ajuda especializada imediatamente. É crucial tratar a depressão durante a gravidez, tanto para a sua saúde quanto para o bem-estar do bebê.
A depressão que ocorre durante a gestação é frequentemente chamada de depressão perinatal e não deve ser ignorada.
Por Que a Ajuda Especializada é Fundamental
1. Riscos Não Tratados
A depressão não tratada durante a gravidez está associada a alguns riscos, incluindo:
Risco para a Mãe: Aumento do risco de pré-eclâmpsia, nutrição inadequada (se a depressão afetar o apetite), e maior probabilidade de depressão pós-parto mais grave.
Risco para o Bebê: Maior probabilidade de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Além disso, o estresse crônico materno afeta o ambiente intrauterino.
2. Necessidade de Avaliação Multidisciplinar
O tratamento para a depressão na gravidez é complexo e requer uma equipe. Os especialistas que você deve procurar incluem:
Obstetra (Ginecologista/Obstetra): Ele é o primeiro ponto de contato. É essencial informá-lo sobre o seu estado para que ele possa monitorar tanto a depressão quanto a saúde do bebê e coordenar o cuidado com outros especialistas.
Psiquiatra Perinatal: É o especialista que pode avaliar a necessidade e a segurança do uso de medicamentos antidepressivos durante a gestação. Eles são especializados em pesar os riscos e benefícios de cada droga, buscando a opção mais segura para o seu caso.
Psicólogo: A psicoterapia (especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC) é considerada o tratamento de primeira linha e mais seguro durante a gravidez. O psicólogo ajudará você a desenvolver estratégias de enfrentamento e a processar as emoções relacionadas à gravidez e à depressão.
O que Você Deve Fazer Agora
Marque uma Consulta Urgente com seu Obstetra: Comece informando o médico que acompanha sua gestação sobre o seu diagnóstico ou suspeita de depressão.
Busque um Psiquiatra e um Psicólogo: Peça ao seu obstetra indicações de especialistas em saúde mental perinatal.
O tratamento combinado de psicoterapia e, se necessário, medicação segura, pode proporcionar o melhor resultado para você e garantir que o seu bebê receba um ambiente o mais saudável possível. Não hesite em procurar essa ajuda.
A depressão que ocorre durante a gestação é frequentemente chamada de depressão perinatal e não deve ser ignorada.
Por Que a Ajuda Especializada é Fundamental
1. Riscos Não Tratados
A depressão não tratada durante a gravidez está associada a alguns riscos, incluindo:
Risco para a Mãe: Aumento do risco de pré-eclâmpsia, nutrição inadequada (se a depressão afetar o apetite), e maior probabilidade de depressão pós-parto mais grave.
Risco para o Bebê: Maior probabilidade de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Além disso, o estresse crônico materno afeta o ambiente intrauterino.
2. Necessidade de Avaliação Multidisciplinar
O tratamento para a depressão na gravidez é complexo e requer uma equipe. Os especialistas que você deve procurar incluem:
Obstetra (Ginecologista/Obstetra): Ele é o primeiro ponto de contato. É essencial informá-lo sobre o seu estado para que ele possa monitorar tanto a depressão quanto a saúde do bebê e coordenar o cuidado com outros especialistas.
Psiquiatra Perinatal: É o especialista que pode avaliar a necessidade e a segurança do uso de medicamentos antidepressivos durante a gestação. Eles são especializados em pesar os riscos e benefícios de cada droga, buscando a opção mais segura para o seu caso.
Psicólogo: A psicoterapia (especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC) é considerada o tratamento de primeira linha e mais seguro durante a gravidez. O psicólogo ajudará você a desenvolver estratégias de enfrentamento e a processar as emoções relacionadas à gravidez e à depressão.
O que Você Deve Fazer Agora
Marque uma Consulta Urgente com seu Obstetra: Comece informando o médico que acompanha sua gestação sobre o seu diagnóstico ou suspeita de depressão.
Busque um Psiquiatra e um Psicólogo: Peça ao seu obstetra indicações de especialistas em saúde mental perinatal.
O tratamento combinado de psicoterapia e, se necessário, medicação segura, pode proporcionar o melhor resultado para você e garantir que o seu bebê receba um ambiente o mais saudável possível. Não hesite em procurar essa ajuda.
Sim. A depressão na gravidez merece atenção. O ideal é procurar um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação e acompanhamento, garantindo cuidado emocional tanto para você quanto para o bebê.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
- Quem tem asma ou rinite alérgica tem mais risco de ter reação alérgica grave ao contraste da ressonância gadolínio?
- Tomar remédio para fobias e tag vai diminuir a intensidade dos meus medos e eu vou conseguir enfrentar?
- Oitavo dia de fluoxetina é normal sentir os batimentos e tontura?tenho bloqueio av de primeiro grau, tava tomando clonazepam tb
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.