Anemia durante a gravidez - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é anemia e o que ela provoca?

A anemia é definida como uma diminuição na quantidade de hemoglobina ou proteínas de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no sangue. É considerado como tendo anemia durante a gravidez quando a quantidade desta proteína no sangue é inferior a 11 gramas por dl.

A gravidez é uma condição que predispõe a uma série de alterações no sangue, principalmente porque aumenta a quantidade de líquido que circula através dos vasos sangüíneos, resultando em uma diluição do sangue e células vermelhas do sangue. Formas leves da anemia, a mais comum, são considerados fisiológicos e, portanto, sem tratamento.

A anemia mais importante e freqüente durante a gravidez é a deficiência de ferro ou anemia ferropriva.

A anemia ferropriva

O ferro é um mineral essencial para a formação da hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que executa a função de transportar o oxigênio através do sangue aos tecidos diferentes da mãe e do bebê. Necessidades de ferro aumentam durante a gravidez devido ao aumento do volume sangüíneo circulante, a formação dos tecidos do bebê e da placenta e o que se acumula reserva-se ao feto. Mulheres que não têm um ferro adequado antes da gravidez precisam de um suplemento de ferro para evitar anemia.

Uma dieta equilibrada que inclui uma variedade de alimentos na proporção correta e nutrição adequada durante a gravidez não irá fornecer, em geral, e contra a crença popular, a quantidade de ferro necessária para a gravidez.

Alimentos ricos em ferro incluem vegetais de folhas verdes (espinafre), carne vermelha (carne) e embutidos (chouriço), leguminosas (lentilhas) e fígado de carneiro ou carne. Eles também são ricos em ferro, mariscos, mexilhões e ameixas. É importante notar que o ferro da carne é melhor absorvido do que o conteúdo em plantas.

Os médicos prescrevem frequentemente um suplemento pré-natal de vitaminas e minerais para desconsiderar o estado nutricional antes e consumo de alimentos de mulheres e porque, como tanto as necessidades aumentam, a dieta pode não fornecer a quantidade exigida. Administrar ferro por via oral, geralmente sob a forma de comprimidos ou ampolas bebíveis, é uma das mais importantes medidas preventivas para anemia por deficiência de ferro pré-natal. Comumente prescritos na segunda metade da gravidez. Estas preparações trazem intolerância freqüentemente no estômago, fezes constipadas e de cor escura, náuseas, e você deve saber isso para não entrar em pânico. Normalmente são tomadas com o estômago vazio, porque são melhor absorvidos e geralmente tem que levá-los até o fim da gravidez e até após o parto, se a situação exigir.

Como dissemos, é o tipo mais comum de anemia durante a gravidez e até 9 de 10 mulheres grávidas podem se desenvolver. Caracteriza-se, como vimos, por uma diminuição na quantidade de hemoglobina no sangue que pode ser leve, moderada ou até mesmo alta.

Como ela se manifesta?

Sintomas comuns, tais como cansaço ou fadiga, pele pálida e as mucosas dos olhos e da boca, tonturas, falta de ar quando os esforços são feitos moderadamente ou grande palpitações no coração e taquicardia, ou batimento cardíaco acelerado .

Impacto sobre o feto

Anemia leve ou moderada, muitas vezes não produze efeitos significativos sobre o feto, mas em caso de anemia grave (hemoglobina abaixo de 7 g / dl) o feto pode ser prejudicado e danificado. Verifica-se nestes casos, a porcentagem de aborto ou parto prematuro, mortalidade perinatal, infecção puerperal, e assim por diante.

Como é diagnosticado?

O diagnóstico de anemia ferropriva durante a gravidez é relativamente simples, porque depois de fazer a história médica do paciente e aprender sobre seus sintomas e sinais, você pode solicitar um exame de sangue regular que vai nos dizer se há anemia e, se está presente, se ela é causada por deficiência de ferro ou alguma outra causa. Normalmente não há necessidade de mais testes.

Como é esse transtorno?

O tratamento desta doença é a gestão mineral logicamente deficiente, neste caso, de ferro. Geralmente é dado na forma de comprimidos ou de sal ferroso por ampolas de beber, geralmente a partir de anemia é diagnosticada até que seja resolvida ao longo da gravidez e, muitas vezes também no período pós-parto.

Em qualquer caso, como observamos anteriormente, as medidas preventivas, tais como alimentação adequada e suplementos de ferro extra podem prevenir a anemia.

Outras anemias

Embora a causa mais comum de anemia durante a gravidez é a deficiência de ferro, outros tipos de anemia produzidas por sublinhando a falta de vitamina B12 e anemia megaloblástica assim chamada porque as células vermelhas do sangue são maiores que o normal. O tratamento deste tipo de anemia é a administração de vitamina B12, que deve ser administrado por via intramuscular, ou seja, injetável, uma vez que a vitamina B12 no estômago seria destruída se o administra por via oral.

Existem outros tipos muito diferentes de anemia (como a produzida por deficiência de ácido fólico), felizmente rara e não são abordadas neste artigo.

Especialistas em anemia durante a gravidez

Encontre um especialista em Anemia durante a gravidez na sua cidade:
Julia Freitas

Julia Freitas

Ginecologista

Rio de Janeiro

Antonio Rivas Ribeiro Filho

Antonio Rivas Ribeiro Filho

Ginecologista

São Luís

Sthefany Brito

Sthefany Brito

Hematologista

Rodolfo Soares

Rodolfo Soares

Hematologista

Natal

Silvia Helena Caires de Oliveira

Silvia Helena Caires de Oliveira

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas sobre Anemia durante a gravidez

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Anemia durante a gravidez

Dra. Maria Rosa Henriques Da Costa
Dra. Maria Rosa Henriques Da Costa
Hematologista
Rio de Janeiro
O ferro injetável deve ser administrado em dias alternados. Tanto o venoso como o intramuscular.
2 respostas

Dra. Ivana Fernandes Souza
Dra. Ivana Fernandes Souza
Ginecologista
Florianópolis
A hemoglobina no valor de 8,8 não é indicativa de parto cesárea, converse com seu obstetra para tratamento da sua anemia. gde abraço!
3 respostas

Hemoglobina de 11.3 com 28 semanas de gestação não é problema, pois na gravidez há um aumento do volume de sangue da gestante e assim há o que chamamos de hemodiluição e a hemoglobina cai um…
2 respostas

Quais profissionais tratam Anemia durante a gravidez?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.