Balanite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é balanite?

Balanite é o nome de uma inflamação da pele que cobre a cabeça (glande) do pênis.

Quais são as causas da balanite?

As causas mais comuns são:

Irritações

Uma higiene negligenciada do prepúcio quando ele não pode retrair (fimose), especialmente nos jovens, promovem a irritação de esmegma (consistência material e gordura aparência esbranquiçada que se acumula sob o prepúcio).

Dermatite seborréica

Uma erupção inflamatória de origem desconhecida, vista geralmente no couro cabeludo atrás da orelha e pregas da pele.

A infecção por cândida (candidíase)

Geralmente, o casal possui episódios anteriores de candidíase. O homem pode agir como um reservatório e fonte potencial de reinfecção do parceiro. Pode representar até 30% de todos os balanite.

Contato com alergia

O látex e aditivos utilizados na fabricação de borracha (por exemplo, preservativos), e os componentes de produtos cosméticos (usado pelo paciente ou seu parceiro).

Balanite xerótica esclerosante (BXE, também chamado de liquenóide amiotrófica)

Esta doença afeta principalmente o prepúcio, levando a uma perda da cor da pele, cicatrizes e aperto do mesmo, ele também produz fimose (dificuldade para retrair o prepúcio), que pode exigir a circuncisão. Às vezes, a intervenção cirúrgica é necessária para evitar retração (estreitamento) da uretra. Cremes esteróides podem ser úteis para a irritação, no entanto, o paciente precisa de um acompanhamento a longo prazo, para prevenir recorrências. Circuncisão, no entanto, é o tratamento definitivo.

Balanite circinada

Demonstração na pele de síndrome de Reiter, uma doença das articulações que causa artrite (inflamação e dor nas articulações, geralmente nos joelhos), uretrite (inflamação da uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior) conjuntivite (olhos vermelhos).

Nomalia pele generalizada patológica

Eles também podem afetar o pênis. Incluem: líquen plano, psoríase, exsudativa eritema multiforme, eritema fixo (especialmente a causada por várias drogas, uma das quais é a tetraciclina) ou eritroplasia de Queyrat (uma condição pré-cancerosa da pele que é rara).

Diabetes

Diabéticos têm maior risco de desenvolver balanite com causa bacteriana ou fúngica.

Balanite em jovens

Geralmente associada a um prepúcio que não pode ser recolhido bem, isso é chamado de fimose. Higiene baixa de fimose faz com que haja um contato persistente de urina e smegma com a mucosa da glande. Casos simples geralmente respondem ao tratamento com pomada antibiótica, e medidas de higiene.

A irritação ocasional e inflamação da glande pode ser devido a parafimose, causada geralmente em pacientes com algum grau de fimose, o prepúcio é retraído no sulco barnacle-prepucial (o sulco entre a glande e o resto do pênis), e permanece nessa posição. A pressão do prepúcio reduz a drenagem venosa da glande, o que leva à inflamação e aumenta a parafimose, impedindo na prática, a retração do prepúcio. Em última análise, isso pode acabar bloqueando a circulação da glande que sufoca, necessitando de tratamento médico urgente. Muitas vezes, o prepúcio pode retornar à sua posição normal depois de uma manobra forçada do médico, caso contrário, você precisa de cirurgia sob anestesia local, a incisão dorsal do prepúcio ou circuncisão.

Que testes são necessários?

Em muitos casos, o diagnóstico pode ser feito através da avaliação do histórico do paciente e com um bom exame físico.

  • Para confirmar ou descartar alergias, você deve executar testes de alergia, manchas na pele que contêm substâncias para verificar se existe uma rejeição alérgica.
  • Suspeitando de eritroplasia de Queyrat ou BXE, você pode precisar de uma biópsia realizada por um dermatologista ou um urologista.
  • Para descartar diabetes são necessários testes de sangue e urina.
  • As amostras devem ser tomadas na área inflamada para a cultura, a fim de determinar a presença de uma infecção bacteriana ou fúngica, especialmente em casos que não respondem a antibióticos de primeira linha.
  • Infecção do trato urinário suspeita- deve enviar uma amostra de urina para exame microscópico e cultura.

Como é tratada a balanite?

O tratamento depende da causa. É necessário consultar um médico antes de tomar qualquer ação específica, pois o tratamento varia consideravelmente dependendo da causa que deu origem à imagem. Os mais comuns são:

  • Medidas básicas de higiene que permitem que você remova a causa irritante em alguns casos, especialmente em casos de fimose.
  • Lavar o pênis com uma solução anti-séptica de permanganato de potássio (na diluição de 1/10.000), é uma medida quase sempre benéfica, embora ela produza uma coloração violeta temporária.
  • Você pode usar cremes esteróides (derivados da cortisona) de potência intermédia (por curtos períodos de tempo) no tratamento de doenças inflamatórias da pele, eczematosa ou não infecciosa.
  • Procure um urologista ou um dermatologista.
  • Em alguns casos, fimose e parafimose exigem a circuncisão para evitar novos episódios de balanite.

Especialistas em balanite

Encontre um especialista em Balanite na sua cidade:
João Felipe da Costa Nunes

João Felipe da Costa Nunes

Urologista

São Paulo

Lu Chi

Lu Chi

Urologista

São Paulo

Rafael Lopes Rocha

Rafael Lopes Rocha

Cirurgião geral, Urologista

Itumbiara

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Urologista

Dario Reis

Dario Reis

Urologista

São Paulo

Raimundo Agostinho Rodrigues

Raimundo Agostinho Rodrigues

Urologista

Fortaleza

Perguntas sobre Balanite

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Balanite

Olá!
O quadro de balanite / balanopostite pode ser de grau leve até severo, podendo ou não apresentar coceira e ardor local. É imprescindível uma avaliação com seu urologista para examinar…
1 respostas

Procure um urologista para avaliar seu caso. abraço
1 respostas

A cirurgia pode não resolver definitivamente a balanopostite. Mas ela melhora muito os fatores locais, que são os maiores responsáveis pela infecção. O prepúcio cria um ambiente úmido, quente,…
1 respostas

Especialistas falam sobre Balanite

As balanites costumam apresentar vermelhidão, prurido e / ou descamação na glande peniana. tem como causa frequente o ambiente úmido e abafado que leva a proliferação do fungo candida (candidíase ou balanopostite fúngica). Tratamentos com pomadas e comprimidos costumam resolver, mas a recidiva é frequente se não tiver mudanças na diminuição da umidade e do abafado local, as vezes precisando retirar o excesso de pele peniano para melhora das recidivas (cirurgia de postectomia).

Quais profissionais tratam Balanite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.