Cálculos dentários - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - cálculos dentários

Ana Caroline Ferreira da Silva

Ana Caroline Ferreira da Silva

Dentista

Campinas

Daiane Pereira

Daiane Pereira

Dentista

São Paulo

Marcelo Borille

Marcelo Borille

Dentista

Porto Alegre

Sheila Molin

Sheila Molin

Dentista

Cuiabá

Adriana Teles

Adriana Teles

Dentista

João Pessoa

João Manoel Nemitz

João Manoel Nemitz

Dentista

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Cálculos dentários

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Cálculos dentários

Indiretamente pode sim. Somente a presença do tártaro não causa necessariamente o afastamento dos dentes mas pode desencadear a doença periodontal com perda do osso de sustentação. Como os dentes…
4 respostas

Especialistas falam sobre Cálculos Dentários

O cálculo dentário é o acúmulo da placa bacteriana durante um período maior que 7 dias. Esta comida acumulada, endurece com a ação da saliva, o que impede a sua remoção com a escovação tradicional. É necessário nesses casos, a remoção através de técnicas e equipamentos apropriados para devolvermos a saúde bucal e eliminarmos o mau hálito.

Os cálculos dentários ou tártaros não conseguem ser removidos na escovação usual. Portanto, é necessário a remoção dos mesmos com instrumentais e aparelhos no consultório odontológico. Contamos com o aparelho de ultrassom para remoção de tártaros com eficácia, rapidez e sem dor. Após o uso do ultrasson, faz a profilaxia e aplicação de flúor.

A remoção do cálculo dentário é realizada com aparelho de ultrassom com pontas específicas e esterilizadas, fazendo a remoção de uma forma mais segura para a saúde do paciente. Também é realizada a instrução de higiene oral, orientando o paciente a forma mais adequada para cada caso.

Sabrina Ehmke

Dentista

Timbó


O que é o Tártaro ou Cálculo Dental? Também conhecido como tártaro, um dos principais responsáveis pelo início e agravamento das doenças periodontais (doenças de gengiva, osso e ligamentos que estão ao redor dos dentes), além do mau hálito. A formação do cálculo se dá através da presença de placa bacteriana (acúmulo de bactérias da boca que se fixa à superfície dos dentes) que mineraliza em contato com partículas de cálcio e fosfato provenientes da saliva e dos dentes. Como o cálculo gera uma inflamação na gengiva, é comum observar sangramento gengival durante a escovação destas regiões.

Quais profissionais tratam Cálculos dentários?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.