Sensibilidade dentária - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - sensibilidade dentária

Fabio T. Portas

Fabio T. Portas

Dentista

Jundiaí

Fátima Rosana Albertini

Fátima Rosana Albertini

Dentista

Piracicaba

Tatiane Sena

Tatiane Sena

Dentista

Jaboatão Dos Guararapes

Lavínia Potter

Lavínia Potter

Dentista

Recife

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas sobre Sensibilidade dentária

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Sensibilidade dentária

Dependendo da profundidade da restauração, é comum sentir sensibilidade pós procedimento. O ideal é você procurar o profissional que fez o procedimento para uma melhor avaliação.
1 respostas


É necessário voltar ao cirurgião- dentista que realizou o procedimento e relatar o que está ocorrendo. É preciso lixar entre os dentes, para que o espaço entre eles fique correto, e avaliar a…
2 respostas


Olá. Se o “choque” ocorre somente ao morder alguma coisa (na maioria das vezes, mais dura, como grãos, casca de pão, torrada, amendoim), muito provavelmente a restauração ficou um pouco alta!…
2 respostas

Especialistas falam sobre Sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária é a dor causada por estímulo térmico ou de pressão em áreas expostas dos dentes. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival ou por erosão do esmalte dos dentes, provocadas por atrito e alimento ácidos, causando o desgaste da superfície do dente. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e causam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal.

Ariane Miranda Da Paixao Marques

Dentista

Belo Horizonte


A sensibilidade dentária ou hipersensibilidade geralmente é causada pela exposição da parte interna do dente ao meio bucal. Isso ocorre devido à diversos fatores, como a escovação com excesso de força, retrações da gengiva, bruxismo, cárie, etc. O tratamento da sensibilidade envolve terapias com pastas de dente específicas, laserterapia e aplicação em consultório de substâncias dessensibilizantes. Em nosso consultório temos aparelhos de laser que auxiliam na solução deste problema.

Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A sensibilidade dentária ocorre sempre que a raiz de um ou mais dentes fica desprotegida, devido à retração da gengiva (afastamento da gengiva em relação ao dente). Raízes de dentes não deveriam estar expostas na boca. Geralmente existem produtos no consultório de aplicação sobre as raízes expostas que proporcionam uma película de proteção contra a sensibilidade. Além disso, pode-se usar em casa cremes dentais que estimulam a formação de uma película de proteção sobre essas raízes. O uso desses cremes dentais deve ser contínuo para manter as raízes sempre protegidas. Outra coisa que sempre que possível deve ser feita é o recobrimento das raízes com técnicas de cirurgia plástica da gengiva.

A sensibilidade dentinaria e algo muito comum na clinica diária. A causa pode ser multifatorial : Tensão - através de hábitos para-funcionais e trauma oclusal Fricção - atrito ou abrasão . Erosão acida - provocado por ácidos de origem extrínseca( dieta) ou intrínseca(gástrico etc) O tratamento e indicado de acordo com a severidade de cada caso e identificação da etiologia, podendo ser a indicação de dentifrícios dessensibilizastes ou sessões de aplicação de Nitrato de potássio ou gluteraldeido.

Existem diferentes tipos de tratamento para sensibilidade dentária: a aplicação de produtos concentrados específicos, feita no consultório, em 5 sessões, totalmente indolor, é o tratamento mais utilizado. Precisa ser realizada uma avaliação clínica antes para verificar a causa da sensibilidade e definir o melhor tratamento.

Juliana Martins

Dentista

Goiânia


A razão mais comum para ocorrência de sensibilidade é a exposição da raiz, a gengiva é traumatizada e acaba se deslocando expondo uma parte da raiz do dente, onde há maior número de terminações nervosas, o tratamento é simples dependendo do tamanho da exposição. Outras razões comuns para sensibilidade são cárie e restaurações comprometidas, sendo infiltrações ou fraturas das restaurações.

Ocorre quando as raízes ou a dentina (parte mais interna do dente) são expostas. Pode ocorrer por presença de cárie, ou por retração gengival. Deve ser tratada com restaurações, enxertos de gengiva, ou até mesmo, em casos severos, tratamento de canal.

aparece mais com temperaturas frias na boca, durante a escovação, durante a mastigação e com presença de alimentos ácidos na boca. O dentista avalia o tratamento que pode ser com aplicação de verniz ou substância dessensibilizante ou laserterapia no consultório, onde também há uma orientação de melhores hábitos e pastas de dente.

Quais profissionais tratam Sensibilidade dentária?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.