Câncer de mama em homens - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é câncer de mama?

As mamas são duas glândulas localizadas no tórax de mulheres e homens, cuja função é a secreção de leite para a amamentação. Microscopicamente consistem em lóbulos e ductos que produzem e despejam o leite, deixando o mamilo. Esta seria a área da glândula mamária. Também está rodeado por tecido adiposo e fibras (tecido conjuntivo) que suportam. O tecido glandular  é separado da gordura por uma fina membrana, chamada de membrana basal.

No homem, todas estas estruturas são reduzidas ao mínimo, já que eles não estão preparados para amamentar. Isto é devido à pequena quantidade de estrogênio (hormônio feminino) que circula na corrente sangüínea de homens.

Para o funcionamento normal das células da glândula, tem um processo de renovação que é controlado em condições normais. No entanto, em algumas situações, há células que escapam desse controle, crescendo e produzindo áreas desorganizadas de maior espessamento da mama, chamada de tumores. Estes tumores podem ser benignos ou malignos (cancerosos).

No homem, os tumores de mama geralmente são normalmente cancerosos, e geralmente têm a característica de serem invasivos.

Cânceres invasivos são aqueles tipos de câncer em que células cancerosas se passaram em torno da membrana basal dos ductos e lóbulos. Nestes tumores, as células podem se espalhar mais facilmente através dos dutos linfáticos para a linfa ou sangue para outras áreas ou órgãos de o corpo (metástase).

Qual é a freqüência de câncer de mama em homens?

É muito menos comum do que nas mulheres. Representa aproximadamente 1% dos cânceres de mama diagnosticados, e entre 0,1 e 0,2% de todos os cânceres masculinos. A incidência anual é de cerca de 0,7 casos por 100.000 homens.

A idade de início é geralmente cerca de 60 anos. Os tipos histológicos (classes de tumor de acordo com o aspecto apresentado pelo tecido sob um microscópio), são geralmente os mesmos que em mulheres.

Quais são os fatores de risco?

Eles são muito menos definidas do que em mulheres.

  • Herdados ou fatores genéticos, o mais importante parecem ser fatores hereditários ou genéticos. Parece ser mais comum em homens que têm familiares próximos com câncer de mama, ovário ou útero e em que geneticamente detectado qualquer preconceito. Se você suspeitar que esse tipo de câncer hereditário, é desejável realizar um estudo de cromossomos de membros da família, para melhor identificar esse risco. Isto irá permitir um melhor acompanhamento de pessoas em risco, e até mesmo um possível diagnóstico da doença em estágios iniciais. No entanto, esses recursos genéticos não podem identificar todas as famílias com suspeita de câncer de mama hereditário. Os testes são realizados em especial, e nem todos os pacientes devem ser testados.
  • Verificou-se que alguns homens com câncer de mama tinham uma maior freqüência de câncer em locais do corpo outro.
  • Fatores endócrinos: o tratamento com hormônios (estrogênio) causa um aumento do risco de câncer de pulmão.
  • Outras doenças: doenças como a síndrome de Klinefelter, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), doença hepática ou alcoolismo, têm sido associados com um risco aumentado de desenvolver câncer de mama em homens.
  • Fatores ambientais: história de trabalho com a radiação, altos-fornos, oficinas para a prensagem, ou campos electromagnéticos têm sido associados com este tipo de câncer.

Os sintomas do câncer de mama em homens

Na maioria das vezes, um homem nota um nódulo na mama, geralmente muito móveis e difíceis de consistência. Pode ser doloroso ou não. Geralmente como eles vão ao médico mais tarde que as mulheres, muito poucos suspeitam que ele possa ser um câncer de mama, doença tão rara nos homens. Além disso, quando diagnosticado, o tumor é geralmente mais avançados do que nas mulheres, porque o homem tem menos tecido conjuntivo de gordura e, portanto, o tumor leva menos tempo para se espalhar para os nódulos linfáticos e na corrente sanguínea.

Outras vezes, o homem pode ver  que há uma mudança na pele, sem  aviso, fazendo com aspecto envelhecido, ou alterações no mamilo com irritação, e também dobras no peito. Pele vermelha e inchada em alguns casos, pequenos vasos linfáticos com obstrução que impedem a drenagem do líquido.

Diagnóstico do Câncer de mama

  • É o mesmo que em mulheres.
  • O primeiro teste é normalmente uma mamografia, que pode ser mais complicada de realizar do que em mulheres, pois há menos tecido de mama.
  • Punção aspirativa por agulha fina (PAAF), para extrair o material da célula tumoral e examiná-la sob um microscópio. Você pode fornecer um diagnóstico quase definitivo.
  • Biópsia de linfonodo. Fornece diagnóstico preciso de benignidade ou malignidade do tumor. Às vezes, é feito diretamente com a cirurgia e anestesia geral na mesma intervenção.

Tratamento de câncer de mama em homens

  • Geralmente, o tratamento não é diferente do aplicado às mulheres.
  • A intervenção cirúrgica é geralmente uma mastectomia radical modificada: Remoção de câncer de mama inteira, mantendo algumas estruturas muscular. Também são removidos cirurgicamente a maioria dos linfonodos axilares possível.
  • Terapia de radiação é aplicada à área mastectomizada e na axila nos casos em que os nós são afetados.
  • A quimioterapia é administrada em ciclos de medicação intravenosa a cada três semanas.
  • Terapia hormonal: drogas anti-hormonais, já que o câncer de mama em homens costumam responder à estimulação de hormônios de crescimento como o estrogênio. A droga mais utilizada é o tamoxifeno. Existem métodos cirúrgicos para suprimir a contribuição hormonal para o tumor também pode ser usado como tratamento em casos específicos (remoção dos testículos, glândulas adrenais ou da hipófise).

Qual é o prognóstico do câncer de mama em homens?

Nas fases mesmo da doença, o prognóstico é o mesmo que em mulheres. O problema com o sexo masculino é de que sua doença é geralmente diagnosticada em um estágio avançado, com o crescimento mais fácil tumor como já explicamos, e o tempo necessário para ver um médico e ser diagnosticada, pois se imagina que não pode haver tal câncer em um homem.

Os fatores mais influentes nesta previsão são: o envolvimento dos gânglios linfáticos axilares, tamanho do tumor, a demora no diagnóstico e a histologia (aparência microscópica), entre outros.

Especialistas em câncer de mama em homens

Encontre um especialista em Câncer de mama em homens na sua cidade:
Aline da Rocha Lino

Aline da Rocha Lino

Oncologista

Florianópolis

Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos

Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos

Cirurgião geral, Mastologista

Pinheiro

Sabrina Chagas

Sabrina Chagas

Oncologista

Rio de Janeiro

Raimundo José Arruda Bastos

Raimundo José Arruda Bastos

Oncologista, Ginecologista

Fortaleza

Roberto Furlani

Roberto Furlani

Oncologista, Médico clínico geral

Fortaleza

Mayara Borsetti

Mayara Borsetti

Oncologista

Paulo Afonso

Perguntas sobre Câncer de mama em homens

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Câncer de mama em homens

Dr. Manoel Henrique Dutra
Dr. Manoel Henrique Dutra
Oncologista, Cirurgião geral
Campo Grande
Nódulos irregulares não são diagnóstico de neoplasia de mama ( câncer de mama ). Em vigência de suspeita ,biópsia deve ser realizada!
Procure sempre atendimento e orientação de um especialista
2 respostas

Quais profissionais tratam Câncer de mama em homens?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.