Condições pré-cancerosas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que são?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que atingem diferentes órgãos do corpo humano. Todavia, elas têm um ponto em comum. O crescimento desordenado de células que invadem o tecido. Quando se espelham por outros órgãos ou regiões há caracterização de um quadro chamado de metástase. Na maioria dos órgãos do corpo humano a reprodução das células é essencial para preservar seu funcionamento com a reposição das células mortas devido ao envelhecimento. Porém, quando elas começam a se dividir em velocidade muito superior à esperada pelo corpo humano, colocam em risco o equilíbrio do sistema. Ficam agressivas e não há possibilidade de o organismo controlá-las. Isso leva ao aparecimento de tumores. Esses tumores, também chamados de neoplasias malignas, são o sinal de que o paciente desenvolveu câncer. Se a doença tem início em tecidos epiteliais como pele e mucosa, ganha o nome de carcinoma. No caso de sua formação ser a partir dos ossos, músculos ou cartilagens, é chamada de sarcoma. A cura dessas condições depende muito do estágio em que esses tumores são revelados. Daí a necessidade de se buscar descobrir condições pré-cancerosas possibilitando o aumento da possibilidade do sucesso no tratamento. Essas condições pré-cancerosas são alterações no formato das células ou algumas condições patológicas que estatisticamente são associadas aos pacientes que desenvolvem câncer. É denominada lesão pré-cancerosa uma lesão que tem maior possibilidade de evoluir para câncer no tecido em onde ela se desenvolve. Nem toda lesão pré-cancerosa torna-se câncer.

Onde aparecem as lesões?

As principais lesões pré-cancerosas surgem na pele, no colo do útero, na próstata, pulmão, cólon, reto e mama.

Quais as causas?

Não há certeza sobre as causas do câncer. Alguns fatores são apontados como de risco. São eles: tabagismo, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos, exposição excessiva à luz do sol e fatores ocupacionais são os mais comuns. A hereditariedade também deve ser levada em conta.

Quais os sintomas?

Essas lesões não causam qualquer sintoma.

Como fazer o diagnóstico?

Normalmente o diagnóstico passa por uma entrevista com o paciente sobre seu histórico familiar. Pacientes que têm parentes próximos com câncer são mais suscetíveis a desenvolver a doença. Para conseguir descobrir as lesões, é necessária a realização de uma biópsia. Ou seja, a retirada de parte do tecido para que um patologista descubra se há qualquer anomalia nas células.

Qual o tratamento?

Se a lesão for descoberta em seu início, não há necessidade de qualquer tratamento. Basta fazer um acompanhamento periódico. No caso de desenvolvimento de tumor, a cirurgia para sua remoção é aconselhada. Pode ou não ser seguida de tratamentos como radioterapia e quimioterapia.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - condições pré-cancerosas

Glauber Moreira Leitão

Glauber Moreira Leitão

Oncologista

Recife

Frederico Azevedo

Frederico Azevedo

Médico clínico geral, Intensivista

Rio de Janeiro

Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Amanda Christine do Carmo Soares Ribeiro

Amanda Christine do Carmo Soares Ribeiro

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Ana Paula Dergham

Ana Paula Dergham

Oncologista

Curitiba

Flavia L Da Rocha

Flavia L Da Rocha

Generalista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Condições pré-cancerosas

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Condições pré-cancerosas

A metaplasia tem que ser ausente.
A moniliase é um fungo que pode dar no esôfago e requer tratamento, sendo comumente associado a queda de imunidade, uso de algumas medicações e idade.
1 respostas


Boa noite!

O câncer de vesícula é uma câncer raro e que acomete principalmente idosos, especialmente as mulheres. Os principais fatores de risco são a idade, a inflamação crônica…
1 respostas


Alguns estudos sugeriram associação de uma classe específica de antidepressivos com pequeno aumento no risco de câncer de mama. No entanto, outros estudos não encontraram essa relação.
Resumindo,…
1 respostas

Especialistas falam sobre Condições pré-cancerosas

Algumas lesões podem albergar um câncer de pele, elas são chamadas lesões pré-malignas e são decorrentes na grande maioria da exposição solar prolongada. O uso de protetores solares é o principal método para prevenção de tais lesões, porém uma vez instaladas, o diagnóstico precoce e tratamento adequado evita a necessidade de cirurgias por vezes extensas de câncer de pele.

Quais profissionais tratam Condições pré-cancerosas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.