Doença crônica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doença crônica

Marcos Roberto Viana

Marcos Roberto Viana

Psicólogo

Porto Alegre

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Especialistas falam sobre Doença crônica

As doenças crônicas mais comuns são as cardiovasculares, metabólicas, oncológicas e músculo-esqueléticas. O exercício físico bem orientado deve ser parte da prescrição médica de cuidados para o tratamento das todas as doenças crônicas. O exercício físico praticado regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde e tem baixo de risco de efeitos adversos sendo assim uma intervenção clínica muito bem recomendada no arsenal terapêutico das doenças crônicas.

João Felipe Franca

Médico do esporte

Rio de Janeiro


Uma doença crônica é uma condição física que a pessoa vai ter que tratar durante toda a sua vida, e isso pode trazer mais ou menos sofrimento psicológico. Diabetes, hipertensão, obesidade, alguns tipos de câncer, são exemplos delas , e exigem mudanças de habitos e comportamento que nem sempre são fáceis. O acompanhamento psicológico pode ajudar a lidar com essas mudanças de forma menos sofrida.

Mayra Kruse De Morais

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


As doenças crônicas são aquelas que acompanham a pessoa ao longo da vida e requerem controle periódico e tratamento contínuo. Temos como exemplo diabetes, hipertensão, doenças reumatológicas, doenças da tireóide, asma/DPOC, entre outras. Na medicina de família podemos atender todos os tipos de doenças crônicas com o principal objetivo de organizar e coordenar o cuidado da pessoa como um todo, definir a necessidade ou não de outros especialistas conforme a gravidade, tudo isso com decisões compartilhadas com o paciente o que chamamos de "Medicina Centrada na Pessoa". Dessa forma, com atendimento personalizado e atenção global podemos definir prioridades e manter o controle do quadro.

Representadas pelas doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doença respiratória crônica, esse grupo de enfermidades podem ser abordadas, principalmente, através do controle do fumo, da inatividade física, da alimentação inadequada e do uso prejudicial de álcool. Durante a consulta médica, devemos abordar cada um desses fatores de risco de maneira individualizada, priorizando a melhora na qualidade de vida e a redução do risco de complicações.

Aline Pallaoro

Médico clínico geral, Generalista

Florianópolis


Os atuais hábitos de vida da população tem causado aumento dos casos de doenças crônicas como Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta) e Diabetes que em seu início não apresentam sintomas.Por isso é importante acompanhamento médico regular para identificar fatores de risco e iniciar prevenção e ou tratamento precocemente.

Jéssicka Paixão

Generalista, Médico de família

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Doença crônica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.