Doença de lyme - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a doença de Lyme?

É uma infecção causada pela picada de um carrapato. A doença causa sintomas diferentes, que incluem mudanças que afetam a pele, coração, articulações e sistema nervoso

Qual é a causa da doença de Lyme?

A doença de Lyme é causada pela infecção por um microorganismo, Borrelia burgdorferii, que é transmitida pela picada de carrapatos que geralmente são parasitas diferentes de vários animais. Muitos deles são selvagens, de modo que os carrapatos são especialmente abundantes em áreas arborizadas do Monte.

Burgdorferii Borrelia é uma bactéria que tem a forma de um saca-rolhas. Duas outras espécies de Borrelia, garinii Borrelia Borrelia afzelii e também podem causar uma doença similar.

O carrapato pode se estabelecer como um ectoparasita (parasita externo do corpo) em humanos, e embora possa estar em qualquer lugar no corpo, prefere local quente, úmido e escuro, como a virilha ou axilas. Depois de ter encontrado um local adequado, usa a sonda que tem em sua boca para sugar o sangue da área e, portanto, o hospedeiro (a pessoa, neste caso) corre o risco de infecção com Borrelia, uma vez que o carrapato pode ter este organismo em seu trato gastrointestinal.

Quais são os sintomas da doença de Lyme?

Encontrar um carrapato em seu corpo não significa que você tenha contraído a doença de Lyme ou qualquer outra doença causada por carrapatos. Além disso, nem sempre é possível saber se houve uma picada, então você deve consultar o seu médico se notar esses sintomas, que são característicos da doença:

  • A mancha vermelha na pele da região da picada do carrapato. Fica vermelho e depois branco no centro. Este sinal da doença é chamado de eritema migrans e geralmente aparecem 1-4 semanas após a mordida.
  • Eritema migratório também é encontrado em outras partes do corpo que foram picados, por isso algumas pessoas têm numerosos pontos vermelhos

Além disso, alguns pacientes têm sintomas semelhantes aos da gripe, que podem ser:

  • Febre
  • Sono
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e articulares
  • Inchaço dos gânglios linfáticos (axilas, virilha, etc.)
  • Sensação de fraqueza

Que complicações pode ocorrer?

Complicações ocorrem semanas, meses ou anos após o início da doença e as mais importantes são:

Acrodermatite crônica atrofiante

Esta complicação ocorre mais freqüentemente em mulheres mais velhas e podem ocorrer vários anos após a picada. Seus sintomas são geralmente mudanças na pele da área da picada, tais como:

  • Inchaço.
  • Mudanças na cor da pele, que pode ficar azul ou vermelha.

Doença do sistema nervoso

Aproximadamente 15% das pessoas com a doença de Lyme sofrem uma doença neurológica que normalmente começa 1-5 semanas após a mordida. Ela afeta o sistema nervoso central e suas manifestações são geralmente variados e inespecíficos (ou seja, você pode encontrar manifestações semelhantes em outras doenças).

  • Os primeiros sintomas são dor no pescoço e nas costas (geralmente na parte superior), geralmente pior à noite.
  • Sensação estranha na área da picada e dormência ou formigamento (especialmente na face), que aparecem 1-4 semanas após o início da dor.
  • Às vezes apresenta comprometimento neurológico como a meningite, com pescoço dor de cabeça, febre e rigidez.
  • Às vezes, a doença se torna crônica e uma destruição lenta do sistema nervoso, com estado de confusão, o sentido da audição prejudicada e desenvolvimento de demência.
  • A forma neurológica da doença de Lyme requer tratamento imediato e, geralmente, a admissão a um hospital.

Edema articular ou artrite na doença de Lyme

Esta complicação é rara e pode ocorrer de dias a anos após a mordida. As articulações ficam inflamadas e isso provoca dor e inchaço da mesma. Normalmente, afeta somente uma articulação (na maioria das vezes o joelho, seguido pelo ombro, cotovelo, tornozelo e quadril), mas raramente mais do que três podem ser afetados.

Inchaço nas articulações geralmente desaparece dentro de 1-4 semanas com o tratamento, mas pode retornar meses ou anos depois.

Comprometimento do coração

Finalmente, a doença de Lyme pode causar:

  • Inflamação do tecido cardíaco, que por sua vez pode levar a arritmias (que são as perturbações no ritmo dos batimentos cardíacos).
  • Em casos graves pode causar colapso cardíaco.

Como você recebe o diagnóstico?

O diagnóstico é mais fácil de fazer se o paciente se lembra de ter sido mordido por um carrapato e se na consulta se pode ver o eritema migrans.

Para confirmar o diagnóstico tem de tomar uma amostra de sangue. Depois que se determina se o paciente desenvolveu anticorpos contra o organismo (Borrelia), que causa a doença de Lyme. Estes anticorpos geralmente aparecem 2-4 semanas após contrair a doença, mas às vezes levam até oito. Isto significa que no início, o teste de anticorpos contra a doença é negativo. Outra limitação deste teste é que após a doença, os anticorpos podem ser positivos por vários anos e, portanto, pode refletir uma doença sofrida não muito tempo atrás e o presente. Além disso, este teste pode fornecer um resultado falso positivo.

Em caso de suspeita de doença do sistema nervoso muitas vezes exige-se a admissão a um hospital para avaliar se esta deficiência ocorreu e em que medida. Isso exigirá o estudo do líquido cefalorraquidiano obtido por punção lombar, e também realizar uma tomografia computadorizada do sistema (scanner) nervoso.

Prognóstico e possível evolução da doença

Eritema migrans geralmente se resolve em cerca de duas a quatro semanas, se for feito tratamento adequado e imediato. Alguns casos são curados, sem seqüelas, mesmo quando nenhum tratamento foi feito, mas é importante seguir o tratamento, entre outras razões, porque diminui o risco de futuras complicações no sistema nervoso, ou nas articulações.

Quando se afeta o sistema nervoso, articulações ou o coração pode demorar ainda dois ou três anos até que os sintomas desapareçam.

Em alguns casos (raros), pode produzir uma doença crônica, mesmo vários anos após a picada e pode desenvolver sintomas em uma base contínua.

O que pode o médico fazer?

Nos estágios iniciais da doença (eritema migrans) é geralmente suficiente o tratamento com antibióticos orais.

Se houver outros sintomas, devem ser feitos estudos mais abrangentes (geralmente em um hospital), e possivelmente requerer tratamento adicional com antibióticos.

Tratamento médico da doença

As drogas usadas para tratar a doença de Lyme são:

  • Doxiciclina por via oral (mas não em crianças), amoxicilina ou cefalosporinas, todos os antibióticos que são normalmente de primeira escolha.
  • Alguns antibióticos podem ser usados por via intramuscular ou intravenosa de penicilina G ou usados geralmente cefalosporinas tais como cefotaxima ou ceftriaxona.

Estes tratamentos têm eficácia similar. O seu médico irá decidir qual será utilizado, dependendo das circunstâncias individuais.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doença de lyme

Gustavo Gomes Resende

Gustavo Gomes Resende

Reumatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Marcelo Pavan Paiva

Marcelo Pavan Paiva

Reumatologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Giancarla Gauditano

Giancarla Gauditano

Reumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Jose Alexandre Mendonça

Jose Alexandre Mendonça

Reumatologista

Campinas

Adriana d'Amorim

Adriana d'Amorim

Reumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Doença de lyme

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Doença de lyme

Olá, sugiro agendar uma consulta com um especialista para melhor elucidação diagnóstica.
1 respostas


Olá! A picada do carrapato geralmente coça por um tempo mais longo, mesmo para os que não tem alergia. Se não tem sintomas como febre, dor no corpo, manchas no corpo, não deve se preocupar.
1 respostas


Olá, o ideal é que procure se informar junto a um médico neurologista ou ao infectologista na dependência de eventuais sintomas ou sinais que você apresente. À disposição.
2 respostas

Quais profissionais tratam Doença de lyme?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.