Hipogonadismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hipogonadismo

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Endocrinologista

Manaus

Bruna Florencio

Bruna Florencio

Endocrinologista

Brasília

Monica Magalhães De Souza Santos

Monica Magalhães De Souza Santos

Endocrinologista

Guanambi

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Hipogonadismo

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Hipogonadismo

A testosterona frequentemente é utilizada com justificativas populares, sem respaldo científico. No sexo masculino, na fase adulta, não há comprovação científica de que o uso de testosterona…

Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Sim, pode e deve. É o conceito de Sindrome MOSH.

Sugiro não fazer nada…

O anastrozol inibe a conversão da testosterona em estradiol. Desta forma, principalmente em homens com o estradiol elevado, pode sim ocorrer aumento da testosterona. Mas o hipogonadismo tem várias…

Especialistas falam sobre Hipogonadismo

O hipogonadismo masculino é uma síndrome clínica causada por deficiência androgênica. Pode afetar negativamente as funções de múltiplos órgãos e a qualidade de vida. Pode resultar de uma doença dos testículos (hipogonadismo primário) ou do eixo hipotalâmico-hipofisário (hipogonadismo secundário). Ambos podem ser congênitos ou adquiridos como resultado de envelhecimento, doença, drogas, ou outros fatores. O diagnóstico é confirmado pelos níveis hormonais. O tratamento varia de acordo com a causa, mas tipicamente é feito com reposição de testosterona.

Tatiana Valente

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

Hipogonadismo masculino é uma síndrome causada por deficiência de androgênio e que pode afetar o funcionamento de muitos órgãos e a qualidade de vida. De 2,1 a 5,7% de homens entre 40 a 79 anos apresentam alguns dos sintomas. Entre os sintomas característicos: diminuição do desejo sexual, déficit de ereção, alteração do sono, fraqueza muscular, obesidade, entre outros. Para o tratamento, é necessário haver sintomas e teste laboratorial comprovando o déficit de testosterona. Para o tratamento, é necessário, caso indicação, reposição de testosterona: transdermica e intramuscular.

Hipogonadismo é a deficiência de hormonios masculinos ou femininos e dependendo da idade isso acarretará deviersas complicações como aumento do risco cardiovascular, osteoporose.. Uma avaliação específica é necessário para entender sua causa e indicar o melhor tratamento.

Paula Rocha Artuê

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Reposição hormonal masculina quando diagnosticada por sinais e sintomas e exames laboratoriais, deve ser tratada. Paciente com queixa de baixa de energia, indisposição, cansaço, dificuldade para ter ereção, sonolência pode apresentar deficiência de testosterona até prova do contrário. A reposição tem impacto direto em várias doenças. A testosterona atua no metabolismo interno das células alvo do organismo, visto que age no metabolismo da glicose, proteína e gordura. Portanto, a reposição baseada na clínica dos pacientes com baixos níveis de testosterona apresenta claro benefício no tratamento do esquecimento, humor, obesidade, libido, colesterol, diabetes, osteoporose e musculatura, etc.

Quais profissionais tratam Hipogonadismo?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.