Caspa - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é caspa?

A pele está constantemente se renovando e células mortas do couro cabeludo se descamam e isso é chamado de caspa. Isso acontece em todas as pessoas, mas quando a descamação é excessiva pode tornar-se um problema. O nome médicos dizem que este distúrbio pode ser pitiríase capilar.

Qual é a causa da caspa?

Em alguns casos, a caspa é devido ao ressecamento do couro cabeludo, que pode ser causado por repetidas lavagens do cabelo com xampu agressivo. Em outros momentos, pode ser devido à infecção por fungos denominados dermatófitos (Tinea capitis), psoríase (às vezes como o único local da doença), ou dermatite seborréica.

Este último, também chamado de eczema seborréica, pode ser leve e causar problemas somente no inverno, ou ser tão grave que provoca escamação em outras partes do corpo, e durante todo o ano.

Dermatite seborréica são placas gordurosas como farelo de áreas seborréica (pele do couro cabeludo, ao redor do nariz, rugas do rosto, sobrancelhas, orelhas e parte superior do tronco). Essas placas podem ter coceira e ficarem vermelhas.

A condição piora no inverno e tende a melhorar durante o verão, quando a luz do sol alivia os sintomas.

Os fatores mais importantes nesta doença estão o estresse e um fungo chamado Pityrosporum ovale (os antifúngicos tratamentos antifúngicos, ajudar a resolver o problema).

Doença grave pode aumentar o problema. A forte tendência à dermatite seborréica ou descamação aparece de repente em uma pessoa de meia-idade que nunca havia feito tais distúrbios podem ser um sinal de infecção pelo HIV.

Você pode evitar a caspa?

Às vezes é difícil evitar completamente a caspa, mas pode ser mantida sob controle. O distúrbio também pode melhorar com a idade.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Alguns shampoos contêm substâncias antifúngicas que controlam o germe envolvido na dermatite seborréica. Nos casos refratários ou devido à psoríase, são necessários shampoo com ácido salicílico. Luz solar ou artificial raios UV pode melhorar a dermatite seborréica. No entanto, tomar sol em excesso pode causar rugas ou câncer de pele.

Qual é o tratamento da caspa?

Um tratamento antifúngico com um shampoo suave, mas eficaz. Pessoas com problemas graves devem pedir ao médico para enviá-los a um dermatologista (especialista da pele).

Especialistas em caspa

Encontre um especialista em Caspa na sua cidade:
Fernanda Melo

Fernanda Melo

Dermatologista

Belo Horizonte

Gustavo de Godoy Ribeiro

Gustavo de Godoy Ribeiro

Dermatologista

Brasília

Mayra De Souza Santos

Mayra De Souza Santos

Dermatologista

Divinópolis

Gisele Rocha

Gisele Rocha

Dermatologista

Belo Horizonte

Perguntas sobre Caspa

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Caspa

Marque uma consulta com um médico Dermatologista o quanto antes para investigar as causas do seu problema e assim fazer um tratamento adequado!
1 respostas

Pode ser uma foliculite que é uma infecção do folículo piloso. Normalmente o tratamento inclui antibióticos. Procure um Dermatologista para avaliar seu caso.
1 respostas

O Klinse é um excelente shampoo.
Para responder se ele é excelente para o seu caso primeiro você teria que ser consultado para definir qual a causa da decamação.
Existem diversas…
1 respostas

Especialistas falam sobre Caspa

Não é difícil identificar a caspa, mas pode ser muito difícil se livrar dela, principalmente nos casos mais graves. O nome técnico da doença que causa a caspa é dermatite seborreica e ela se apresenta como lesões avermelhadas com descamação. Além do couro cabeludo, pode aparecer nas sobrancelhas, nas orelhas, nos lados do nariz, na barba, no peito, nas costas e nos genitais. Felizmente, hoje dispomos de tratamentos muito eficazes para esta doença, tornando seu controle bastante simples na maioria dos casos.

Andre Lauth

Dermatologista

Curitiba

Agendar uma visita

A dermatite seborreica (caspa) é uma doença inflamatória crônica que pode surgir em qualquer idade, e pode atingir algumas áreas do corpo com couro cabeludo, face, sobrancelhas, orelhas e região do tronco. Os sintomas normalmente são descamação e vermelhidão no local que podem piorar em climas frios e secos, estresse emocional e ingestão de bebida alcóolica. O tratamento varia de acordo com o grau do quadro.

Cíntia Gomes Rocha

Especialista em medicina estética

Brasília

Agendar uma visita

A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, caracteriza-se por um quadro de escamação do couro cabeludo. Pode também ser acompanhado por coceira e irritação, e que por vezes causa grande desconforto e constrangimento aos pacientes. O tratamento pode ser realizado com soluções, shampoos, e em casos mais intensos com medicações orais.

Luiza De Queiroz Ottoni

Dermatologista

Belo Horizonte


A dermatite seborreica, conhecida como "caspa", é uma doença relacionada ao aumento da produção de sebo ("gordura da pele") levando a inflamação que aparece como vermelhidão e descamação na pele. Não é uma doença contagiosa, ou seja, não se passa e não se pega de ninguém. O indivíduo já nasce predisposto à doença, que costuma ter início na adolescência ou na vida adulta. As áreas mais afetadas são justamente as mais oleosas: couro cabeludo, testa e ao lado do nariz. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura. precisa de cuidados diários a serem indicados pelo dermatologista (sabonetes e shampoos) específicos.

A caspa ou dermatite seborréica é um distúrbio inflamatório multifatorial, estando relacionado com a nossa imunidade e estado emocional. O tratamento costuma controlar os sintomas e devolver a qualidade de vida do paciente.

Super comum em nosso dia-a-dia, a dermatite seborréica (caspa) é uma doença geralmente causada / agravada por oleosidade exagerada, além de stress físico ou emocional, água quente demais na hora do banho e eventualmente até como efeito colateral de alguns medicamentos. De dificil cura, porém relativo fácil controle é uma doença que merece visita ao dermatologista para se receber as melhores indicações de tratamento.

A caspa é a descamação em excesso do couro cabeludo que atinge os cabelos, gerando pequenas "caspas" esbranquiçadas que aparecem nos fios. Pode acometer homens e mulheres que costumam ter os cabelos oleosos, muitas vezes uma situação constrangedora.. A caspa pode também gerar queda de cabelo, então é importante verificar a gravidade da caspa para indicar o tratamento mais adequado, que incluiu algumas loções e shampoos.

Murilo Calvo Peretti

Dermatologista

Presidente Prudente

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Caspa?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.