Dermatite seborreica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dermatite seborreica

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Dermatologista

Ouro Preto

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Jonas Bueno

Jonas Bueno

Dermatologista

São Paulo

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas sobre Dermatite seborreica

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Dermatite seborreica

Boa tarde! Há shampoos e medicamentos específicos para tratamento da dermatite seborreica. Durante a consulta conseguimos avaliar individualmente o seu caso e indicar o melhor produto!

Olá! Pode. Pode usar o antifúngico quando a dermatite estiver ativa, com descamação, coçando. Nos outros períodos pode usar shampoo normal.

Olá.
Não. A dermatite seborréica está relacionada ao grau de oleosidade do couro cabeludo, que pode variar com vários fatores, como: uso de produtos inadequados, estresse, doenças, estação…

Especialistas falam sobre Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica é um processo inflamatório da pele que se caracteriza por descamação e vermelhidão da face, sobrancelhas, cílios, couro cabeludo (caspa), tronco e orelhas. Sua causa é desconhecida mas estão envolvidos fatores genéticos, stress, questões hormonais, ambientais e a presença de um fungo (p. ovale) na pele. No recém nascido apresenta-se como a chamada "crosta láctea" e tem resolução espontânea em algumas semanas. Sua evolução é crônica com tendência a recidivas frequentes mas pode ser controlada por medicações tópicas, sabonetes especiais e proteção solar.

Virginia Lucia Brandão De Sales

Dermatologista

Salvador


Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

Israel Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

A tão comum caspa pode atingir graus em que os shampoos de venda em supermercados não fazem mais efeito. A descamação pode surgir também nas sobrancelhas, área da barba e conduto auditivo. A avaliação dermatológica é indispensável para excluir outras doenças e individualizar o tratamento.

Fernanda H Mello De Souza Klein

Dermatologista

Curitiba


A dermatite seborreica, conhecida como "caspa", é uma doença relacionada ao aumento da produção de sebo ("gordura da pele") levando a inflamação que aparece como vermelhidão e descamação na pele. Não é uma doença contagiosa, ou seja, não se passa e não se pega de ninguém. O indivíduo já nasce predisposto à doença, que costuma ter início na adolescência ou na vida adulta. As áreas mais afetadas são justamente as mais oleosas: couro cabeludo, testa e ao lado do nariz. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura. precisa de cuidados diários a serem indicados pelo dermatologista (sabonetes e shampoos) específicos.

Fabiana Caraciolo

Dermatologista

Campinas


A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele. Se manifesta como manchas e placas avermelhadas, com níveis variados de descamação e coceira. Ocorre tipicamente como uma resposta exacerbada a fungos, que povoam habitualmente nossa pele. Costuma acometer áreas “seborreicas” do nosso corpo, ou seja, áreas onde ocorrem maior produção de sebo. O tratamento concentra-se em limpar os sinais e sintomas da doença e manter o paciente livre de lesões com terapias de manutenção a longo prazo. Em casos disseminados ou resistentes aos tratamentos convencionais, associamos medicações via oral, como antifúngicos, retinóides e vitaminas para um controle adequado do quadro.

Maise Sampaio

Dermatologista

Goiânia

Agendar uma visita

Ao contrário do que as pessoas pensam, a dermatite seborreica ou caspa não é contagiosa e não tem a ver com a falta de higiene. O surgimento dela depende da predisposição genética de cada paciente e da combinação de outros fatores como estresse, disfunções hormonais, excesso de oleosidade, mudanças de temperatura, fadiga crônica, dentre outros. Apesar de ser relacionada à presença de um fungo ( Malassezia sp.) ela não é transmitida de uma pessoa para outra. É uma doença de caráter crônico e recidivante e seu tratamento visa um maior controle da intensidade e da frequência da dermatite.

Juliana Spektor

Dermatologista

Rio de Janeiro


A dermatite seborréica é uma doença inflamatória muito comum caracterizada por placas vermelhas e descamativas em algumas regiões características como couro cabeludo (popularmente chamado de caspa) e face. Tem maior incidência em adultos jovens mas pode acometer lactentes. O tratamento é realizado com utilização de shampoos e cremes específicos.

Andre Cherubim

Dermatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Dermatite seborreica?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.