Verrugas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que são?

As verrugas são causadas por uma infecção viral da pele. Normalmente, aparecem nas mãos e pés são causadas por vírus que infectam apenas os seres humanos. Há mais de sessenta diferentes tipos de vírus.

Raramente ocorrem em crianças menores de três anos. Mais tarde, eles são mais freqüentes. Em crianças entre quatro e seis anos, aproximadamente 5 a 10% têm verrugas, enquanto as crianças com idade entre dezesseis e dezoito anos, 15-20% as tem. A incidência diminui drasticamente ao atingir a idade adulta.

Como elas são?

  • Verrugas na mão são encontrados com mais freqüência nos dedos e em torno das unhas.
  • Elas geralmente são em forma de couve-flor.
  • Na parte inferior estão localizados principalmente em locais de pressão (geralmente na parte inferior do pé).
  • Elas são geralmente dolorosas quando pressionadas (ao toque, caminhadas, etc) ..
  • Vemosespessamento da pele, plana, com arestas duras.
  • Olhando mais de perto, você pode ver pontinhos pretos na superfície da verruga e sangramento se fizermos uma raspagem. Esses pequenos problemas não são corpos estranhos ou raízes, como muitas pessoas pensam. Eles são causados ??por sangramento que ocorre na verruga pela pressão exercida sobre ela.

São contagiosas?

O vírus da verruga é muito contagiosa. As células da pele em contato com a verruga libera milhares de vírus. E ao toque o vírus da verruga é liberado, o que pode infectar outras áreas.

Algumas crianças não podem evitar arranhar ou morder verrugas nas mãos. Assim verrugas ruptura e sangramento, o que torna ainda mais contagiante.

Verrugas também podem ser adquiridas indiretamente, especialmente em superfícies duras / sólidas, como em banheiros e piscinas.

Pele úmida é mais receptiva, e, portanto, outras pessoas podem se infectar por andar pela área.

Pessoas com arranhões ou cortes nas solas dos pés são muito suscetíveis a contrair o vírus.

Nem todas as pessoas são suscetíveis ao vírus. Quando as crianças usam banheiros que contêm germes infectados, adquirem algumas verrugas, enquanto outras permanecem imunes. As razões pelas quais algumas são infectadas e outras não, são desconhecidas até o momento.

Uma vez contraído o vírus, as verrugas podem levar vários meses para manifestar-se exteriormente.

Como curar verrugas?

Não existe um tratamento para garantir sua total eliminação. O comportamento das verrugas é estranho. A maior parte deles desaparecem por si mesmas dentro de um ou dois anos. Por esta razão, muitos remédios caseiros parecem funcionar milagrosamente.

Tratamento das verrugas depende da idade do paciente, número de verrugas que você tem, localização e problemas decorrentes. Quando se trata de crianças, considerar a possibilidade de aplicar um tratamento maior ou esperar para curar naturalmente. Pode ser necessário testar ou experimentar tratamentos diferentes para as verrugas desaparecem.

O seu médico pode recomendar soluções para tratamento caseiro, líquidos corrosivos ou patches, pedra-pomes ou lixa. O médico pode queimar com nitrogênio líquido. Para sua completa eliminação, várias sessões são geralmente necessárias.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - verrugas

Encontre um especialista na sua cidade:
Nahla Kassen Youssef Annicchino

Nahla Kassen Youssef Annicchino

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Indaiatuba

Reynaldo Herdy

Reynaldo Herdy

Dermatologista

Nova Friburgo

Ana Flávia Saliba Scoppetta

Ana Flávia Saliba Scoppetta

Dermatologista

São Paulo

Rosana Rocon

Rosana Rocon

Dermatologista

Belo Horizonte

Vivian Bisotto

Vivian Bisotto

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Porto Alegre

Charles Name De Dominicis

Charles Name De Dominicis

Dermatologista

Paranaguá

Perguntas sobre Verrugas

Nossos especialistas responderam a 137 perguntas sobre Verrugas

Sim, é comum surgimento de verrugas em crianças, devido fato do sistema imunológico não estar totalmente maduro. Algumas opções de tratamento são crioterapia, cauterização química, ou até tratamentos…
1 respostas


Nem sempre o que parece uma verruga o é de fato. Existem diversas lesões, inclusive cancerígenas, que podem parecer muito com verruga e se tratadas de forma inadequada, podem ter consequências…
1 respostas


o ideal é com eletrocoagulação com medico muitas vezes temos que fazer shaving retirar cortando a lesão e em seguida cauterizar o ideal é vir para consulta para estabelecer melhor conduta
1 respostas

Especialistas falam sobre Verrugas

As verrugas são lesões de pele causadas por vírus da família HPV. Quando aparecem nos órgãos genitais são chamadas de condilomas e podem relacionar-se ao câncer nestas áreas. Por serem lesões contagiosas, devem ser tratadas o mais breve possível. O tratamento das verrugas pode ser feito pelo próprio portador, nos casos mais simples, ou pelo médico. As verrugas mais resistentes e que, geralmente, precisam de tratamento em consultório, são aquelas localizadas nas palmas das mãos, nas plantas dos pés ("olhos de peixe") e ao redor das unhas. Tenho grande experiência no tratamento destes tipos de lesão com crioterapia, obtendo sucesso com 3 a 5 sessões na maioria dos casos.

André Lauth

Dermatologista

Curitiba

Agendar uma visita

As verrugas são doenças causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) que podem surgir em qualquer lugar da pele, inclusive em região palmar, plantar e genital. É muito comum em crianças, mas pode surgir em qualquer idade. O tratamento depende da quantidade e da localização das verrugas, podendo ser utilizado: Medicamentos para estimular a imunidade Aplicação de ácidos para destruir a lesão por ação química Eletrocauterização na lesão mediante aplicação prévia de anestésico. Criocirurgia com aplicação de nitrogênio líquido Laser Independente do tratamento, podem ocorrer recidivas, então é importante o acompanhamento para completa resolução do problema.

Cíntia Gomes Rocha

Especialista em medicina estética

Brasília


As verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV) e se caracteriza pelo crescimento anormal das células da epiderme, gerando lesões irregulares, endurecidas e ásperas, muitas vezes doloridas. A transmissão ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. São mais comuns em áreas de traumas (mãos, pés, cotovelos, joelhos) e em pacientes com baixa imunidade. As verrugas podem involuir espontaneamente, principalmente nas crianças, ou persistir por anos. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado e cada caso deve ser avaliado individualmente.

As verrugas são infecções virais e geralmente são inofensivas, causadas pelo vírus HPV. Podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo. As verrugas podem surgir em grupo ou isoladamente. Normalmente desaparecem sem tratamento específico, pois o nosso sistema imunológico combate o vírus. Mas o uso de remédios para verrugas pode ser útil para acelerar este processo ou tratamentos de consultório para destruir a verruga.

Laís De Abreu Mutti

Dermatologista

São Paulo


As verrugas, popularmente chamadas de "olho-de-peixe" são lesões causadas por um vírus. São mais comuns em crianças e pessoas com imunidade baixa, mas também ocorrem em adultos saudáveis. Em geral, o tratamento é feito em consultório. Dependendo do tipo, tamanho e localização das verrugas, escolhemos a melhor opção terapêutica.

Verrugas são lesões causadas por vírus do HPV e podem acometer diversas áreas do corpo, de acordo com o tipo do vírus. Geralmente são lesões elevadas, espessas e podem apresentar pequenos pontos enegrecidos em seu interior. Acomete crianças e adultos e algumas vezes podem involuir espontaneamente ou mesmo espalhar para areas proximas a lesão inicial ou onde há trauma. O tratamento pode ser feito com medicações tópicas, ácidos, criocauterização ou eletrocauterização e dependendo do caso, cirurgia.

Paula Amorim

Dermatologista

Rio de Janeiro


As verrugas são causadas por alguns tipos do vírus do HPV (papiloma virus humano). Podem surgir em qualquer região do corpo, até região genital onde deve ser avaliada pelo médico para possível retirada da lesão. Alguns tipos de verrugas podem ser tratadas com crioterapia, ácido nítrico fulmegante e até mesmo com ácido salicílico em altas concentrações porém o tratamento deve ser individualizado e orientado pelo médico.

Fernanda Arêas

Dermatologista

Belo Horizonte


Existem vários tipos de "verrugas" mas as que mais incomodam são as verrugas virais. Estas são causadas pelo vírus HPV, são muito comuns na infância mas podem ocorrer em qualquer idade. Quando ocorrem na sola do pé podem causar dor e são popularmente chamadas de "olho-de-peixe" . Para o tratamento utilizamos ácidos e nitrogênio líquido. Outro doença viral que pode parecer verruga e que também é muito comum na infância é o molusco contagioso e neste caso a causa é o Poxvirus. Para tratar os moluscos comumente realizamos uma curetagem da lesão .

Tais Bonilha Alves

Dermatologista

São Paulo


Comuns em crianças e adultos, as verrugas incomodam muitos pacientes quando afetam o rosto ou as mãos e braços. Antes de cauterizar uma lesão de pele, é importante verificar se realmente trata-se de alguma verruga ou algum outro tipo de lesão na pele (pinta ou mesmo lesões suspeitas de neoplasias). Consulte um especialista.

Murilo Calvo Peretti

Dermatologista

Presidente Prudente


Verrugas são infecções virais transmitidas, principalmente, pelo contato com pessoas infectadas. O tratamento é indicado para que haja diminuição da auto e hetero-contaminação. Atualmente, existem diversas modalidades terapêuticas para o tratamento das verrugas. As localizadas na face, por exemplo, requerem tratamento diferenciado de uma localizada nos pés, para que não ocasione lesões na pele sadia ao redor da verruga. Dessa forma, a avaliação de um especialista é indicada para melhor escolha do tratamento.

Mariana Canato

Pediatra

Araucária

Quais profissionais tratam Verrugas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.