Hipoglicemia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a hipoglicemia (baixa glicose no sangue)?

Hipoglicemia é uma condição clínica caracterizada por diminuição da glicose (açúcar) níveis abaixo de 45-54 mg / dl (2,5-3 mmol / l). Geralmente associados outros sintomas, desaparecem dentro de 10-15 minutos após a ingestão de açúcar.

O que provoca hipoglicemia?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, que estimula as células do corpo, especialmente o fígado a absorver a glicose do sangue. Normalmente, a glicose no sangue aumenta após uma refeição, o pâncreas responde secretando a insulina que por sua vez diminui a glicemia.

A produção desproporcional de insulina e outras doenças podem causar episódios de hipoglicemia também conhecido como "açúcar no sangue."

Episódios de hipoglicemia em pessoas sem diabetes pode ser devido a:

  • O excesso de insulina no sangue
  • Hipoglicemia reativa
  • Tumores do pâncreas (geralmente benignos)
  • Injeção de insulina ou comprimidos de forma acidental ou intencional
  • Outras doenças
  • Doenças das glândulas adrenais (doença de Addison)
  • Fracasso da glândula pituitária
  • Insuficiência hepática grave
  • Pacientes operados do estômago
  • Alguns tipos de câncer
  • Jejum e / ou desnutrição
  • Após a ingestão de álcool.

Hipoglicemia reativa

Hipoglicemia reativa é provavelmente a causa mais comum de hipoglicemia em pessoas sem diabetes, mas pode ser diagnosticada mais frequentemente do que realmente existe. Este tipo de hipoglicemia ocorre após refeições pesadas com lotes de hidratos de carbono. Nestes casos podemos detectar várias horas elevadas de insulina após a refeição, quando deveria ser normal. É a causa mais comum de hipoglicemia em pessoas com obesidade e diabetes mellitus tipo 2, em que a produção excessiva de insulina faz com que o sangue elevado persista por mais tempo. Há evidências de que a hipoglicemia reativa pode preceder o aparecimento da diabetes tipo 2.

O que acontece durante um episódio de hipoglicemia?

Hipoglicemia pode produzir alguns dos seguintes sintomas:

  • Palidez
  • Tremores
  • Sudorese
  • Sensação de fraqueza
  • Palpitações
  • Fome
  • Agitação
  • Dificuldade de concentração
  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Visão turva
  • Alterações inexplicáveis ??no comportamento
  • Perda transitória da consciência
  • Convulsões
  • Coma.

Estes sintomas geralmente ocorrem 3-4 horas após a ingestão.

Que pode ser feito?

Quando a hipoglicemia é suspeitada pela presença de vários dos sintomas acima referidos que aparecem três ou quatro horas após uma refeição e desaparecem em poucos minutos depois, os níveis de açúcar devem ser medidos no sangue. Muitas pessoas acreditam e dizem que tem a hipoglicemia, mas nunca chegaram a confirmar se a glicose no sangue está baixo através da medição do açúcar no sangue. Nesses casos o médico deve ser procurado e até mesmo ter um dispositivo para medir glicose no sangue em casa.

Os sintomas de hipoglicemia desaparecem em 10 minutos após a ingestão de açúcar e os níveis de glicose no sangue estão abaixo de 45 mg / dl (2,5 mmol / l), devem ser examinado em um hospital .

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é estabelecido através da medição de glicose no sangue. Se os níveis estão abaixo de 54 mg / dL faz o diagnóstico de hipoglicemia.

Se você suspeitar de um tumor no pâncreas, o paciente deve ser monitorado no hospital, para muitas vezes medir os níveis de glicose no sangue. Se ele cai muito baixo, também são medidos os níveis de insulina. Se os níveis de insulina estão elevados, você deve procurar um tumor no pâncreas e, se encontrado, removê-lo cirurgicamente.

Exercício e dieta

Exercícios reduzem os níveis de glicose, mas geralmente não produzem hipoglicemia em pessoas saudáveis. Se houver sintomas de hipoglicemia durante o exercício, tome carboidrato lentamente (massas, arroz, leguminosas secas) antes de começar a trabalhar e durante o exercício pode ter carboidratos simples, como a glicose ou açúcar.

Quando diagnosticado hipoglicemia reativa deve-se fazer uma mudança mais importante na dieta. Esta deve ser rica em carboidratos complexos (batata, arroz, macarrão, legumes) e os alimentos devem ser distribuídos por várias pequenas refeições (café, almoço e jantar com lanches no meio da manhã tarde, e antes de dormir) para evitar a estimulação de flutuações excessivas na secreção pancreática de insulina.

Como é tratada a hipoglicemia?

Hipoglicemia reativa é tratada com modificações dietéticas conforme descritos anteriormente. Se você encontrar um tumor no pâncreas deve ser removido com cirurgia. Se o paciente não pode ser operado, os sintomas podem ser controlados com uma substância chamada octreotide.

Quando a hipoglicemia é causada por falha da hipófise ou das adrenais, a medicação hormonal deve ser dada para compensar a secreção destas glândulas.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hipoglicemia

Encontre um especialista na sua cidade:
Cássio Santos

Cássio Santos

Médico de família, Médico acupunturista

Venâncio Aires

Julio Cesar Couto Telles

Julio Cesar Couto Telles

Médico de família

Fortaleza

Márcio Marcolino

Márcio Marcolino

Médico de família, Psicanalista

Anápolis

Bruno Buentes

Bruno Buentes

Médico de família

Rio de Janeiro

João Paulo Franzoni

João Paulo Franzoni

Médico de família

Joinville

Ludmylla Hoffmann Reis

Ludmylla Hoffmann Reis

Médico de família

Vila Velha

Perguntas sobre Hipoglicemia

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Hipoglicemia

Em quadros intensos e persistentes, o que inviabiliza o organismo de repor tempestivamente o volume de sangue perdido, as duas consequências mais comuns são anemia e, menos frequentemente, hipotensão.…
2 respostas


Esse medicamento é composto por dois fármacos, insulina degludeca e liraglutida. A liraglutida frequentemente causa enjoo e vômitos.
2 respostas


Oi. É importante procurar um endocrinologista para diagnóstico e tratamento.
Att,
1 respostas

Especialistas falam sobre Hipoglicemia

A hipoglicemia refere-se aos níveis de açúcar baixo no sangue. A causa varia de acordo com a idade. Pode ser transitória ou persistente. O primeiro caso acontece em recém nascidos filhos de mães diabéticas, na prematuridade e no baixo peso. O segundo caso pode ser secundário a deficiências hormonais, deficiências das enzimas que participam da quebra das reservas energéticas (erros inatos do metabolismo, por ex. glicogenose) ou principalmente ao hiperinsulinismo, um defeito genético que leva a secreção exagerada de insulina pelo pâncreas. O tratamento depende da causa base. O endocrinologista é o medico que investiga e trata a maioria das hipoglicemias persistentes.

Dalva Castro De Oliveira

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

São Paulo


Hipoglicemia (nível muito baixo de glicose de sangue) é caracterizada por um nível baixo de glicose no sangue ( abaixo de 70 mg/dL em pacientes diabéticos e 55 mg/dL em pacientes não diabéticos), associado a sintomas que podem variar desde palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento, até mesmo convulsões, perda de consciência e coma. É necessária uma investigação específica, com o objetivo de avaliar confirmar a hipótese, pois outros problemas como anemia e carência de vitaminas também podem apresentar sintomas semelhantes.

Alexandre Camara

Médico clínico geral, Endocrinologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Hipoglicemia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.