Lesão de manguito rotador - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - lesão de manguito rotador
Perguntas sobre Lesão de manguito rotador
Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Lesão de manguito rotador
Especialistas falam sobre Lesão de manguito rotador
A lesão de manguito rotador é bastante comum, especialmente em pessoas próximas de, ou acima de 50 anos de idade. Essa estrutura é formada por um grupo de quatro tendões que, além de auxiliarem em todos os movimentos do ombro, o mantém em seu lugar. Quando rompidos, haverá o aparecimento de dores, muitas vezes incapacitantes, além da diminuição da movimentação e, após alguns anos, o total desgaste e deformidade do ombro, levando a resultados muito ruins.
É necessário fazermos um diagnóstico da real extensão da lesão, para então decidirmos o melhor método de tratamento. Muitas vezes, é necessária uma cirurgia para "re-ligar" o tendão ao osso...
O manguito rotador é formado por um conjunto de 4 músculos e seus tendões (Supraespinal, Subescapular, Infra-espinal e Redondo menor) localizados na região mais superior do úmero, responsável pela movimentação, posicionamento e desaceleração do ombro. A lesão do manguito rotador é caracterizada pela ruptura, parcial ou total, de um ou mais tendões desse conjunto. As lesões do manguito rotador se caracterizam por dores de caráter insidioso e progressivo, podendo estar ou não acompanhadas de alterações de força ou mobilidade do ombro.
As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região. Em lesões menos graves, muitas vezes se recuperam com exercícios de fisioterapia.
Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rapidamente possível, pois elas tendem a evoluir de forma progressiva. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, a ser realizado por artroscopia. Nos casos mais avançados pode ser necessárias transferência musculares ou até a completa substituição da articulação (artroplastia de ombro).
O manguito rotador é um conjunto composto por 4 tendões que envolvem o ombro. Tem como funções principais a movimentação e estabilização dessa articulação. É umas das causas mais frequentes de dores e de limitação de movimento. Pode apresentar quadros inflamatórios (tendinites) ou mesmo rupturas. As causas podem ser por eventos traumáticos, esforços repetitivos, além de quadros degenerativos. São lesões complexas que necessitam de avaliação especializada, alem de tratamento direcionado, que pode variar de tratamento fisioterápico a reparo cirúrgico, de acordo com a gravidade de cada caso. Se não tratada adequadamente pode causar dano crônico com perda de força e de movimentos do ombro.
O manguito rotador é constituído por 4 tendões dentro do ombro, denominados supra-espinal, infra-espinal, subescapular e redondo menor, que participam dos movimentos e da estabilização do ombro.
As lesões do manguito podem ser traumáticas, mais comum em pacientes jovens ou podem ser degenerativas, relacionadas normalmente a idade.
A lesão se caracteriza por dor e algum grau de limitação do movimento. A dor frequentemente piora à noite.
O diagnóstico é realizado com base nas queixas clínicas e exames de imagem.
O tratamento é dirigido à melhora dos sintomas e envolve desde medicações até cirurgia para reparo de tendão lesionado, a qual geralmente é realizada por vídeo (artroscopia).
Quais profissionais tratam Lesão de manguito rotador?
Lesão de manguito rotador por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.