Lesão de manguito rotador - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em lesão de manguito rotador

Encontre um especialista em Lesão de manguito rotador na sua cidade:
Roberto Barreto Maia

Roberto Barreto Maia

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Carlos Alberto Nauiack

Carlos Alberto Nauiack

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Mauricio Fabiani

Mauricio Fabiani

Ortopedista - traumatologista

Chapecó

Davi Calixto Pires

Davi Calixto Pires

Ortopedista - traumatologista

Campo Grande

Rafael Pierami

Rafael Pierami

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Marcio Hiroaki Kume

Marcio Hiroaki Kume

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte, Médico de urgência

Curitiba

Perguntas sobre Lesão de manguito rotador

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Lesão de manguito rotador

Dr. Afonso Jorge Franca
Dr. Afonso Jorge Franca
Especialista em dor, Ortopedista - traumatologista
Após a reavaliação com seu cirurgião, procurar um fator adjacente ou até mesmo avaliar se o próprio trauma cirúrgico não ocasionou uma alteração de informação do Sistema Nervoso Autônomo.
3 respostas

Especialistas falam sobre Lesão de manguito rotador

A lesão de manguito rotador é bastante comum, especialmente em pessoas próximas de, ou acima de 50 anos de idade. Essa estrutura é formada por um grupo de quatro tendões que, além de auxiliarem em todos os movimentos do ombro, o mantém em seu lugar. Quando rompidos, haverá o aparecimento de dores, muitas vezes incapacitantes, além da diminuição da movimentação e, após alguns anos, o total desgaste e deformidade do ombro, levando a resultados muito ruins. É necessário fazermos um diagnóstico da real extensão da lesão, para então decidirmos o melhor método de tratamento. Muitas vezes, é necessária uma cirurgia para "re-ligar" o tendão ao osso...

George Alfred Delatorre

Ortopedista - traumatologista

Vila Velha

Agendar uma visita

O manguito rotador é formado por um conjunto de 4 músculos e seus tendões (Supraespinal, Subescapular, Infra-espinal e Redondo menor) localizados na região mais superior do úmero, responsável pela movimentação, posicionamento e desaceleração do ombro. A lesão do manguito rotador é caracterizada pela ruptura, parcial ou total, de um ou mais tendões desse conjunto. As lesões do manguito rotador se caracterizam por dores de caráter insidioso e progressivo, podendo estar ou não acompanhadas de alterações de força ou mobilidade do ombro.

Bruno Akio Matsumura

Ortopedista - traumatologista

Barueri

Agendar uma visita

As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região. Em lesões menos graves, muitas vezes se recuperam com exercícios de fisioterapia. Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rapidamente possível, pois elas tendem a evoluir de forma progressiva. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, a ser realizado por artroscopia. Nos casos mais avançados pode ser necessárias transferência musculares ou até a completa substituição da articulação (artroplastia de ombro).

Gabriel Ximenes Almeida

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

O manguito rotador é um conjunto composto por 4 tendões que envolvem o ombro. Tem como funções principais a movimentação e estabilização dessa articulação. É umas das causas mais frequentes de dores e de limitação de movimento. Pode apresentar quadros inflamatórios (tendinites) ou mesmo rupturas. As causas podem ser por eventos traumáticos, esforços repetitivos, além de quadros degenerativos. São lesões complexas que necessitam de avaliação especializada, alem de tratamento direcionado, que pode variar de tratamento fisioterápico a reparo cirúrgico, de acordo com a gravidade de cada caso. Se não tratada adequadamente pode causar dano crônico com perda de força e de movimentos do ombro.

Thomaz Antonio Tonelli

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

O manguito rotador é constituído por 4 tendões dentro do ombro, denominados supra-espinal, infra-espinal, subescapular e redondo menor, que participam dos movimentos e da estabilização do ombro. As lesões do manguito podem ser traumáticas, mais comum em pacientes jovens ou podem ser degenerativas, relacionadas normalmente a idade. A lesão se caracteriza por dor e algum grau de limitação do movimento. A dor frequentemente piora à noite. O diagnóstico é realizado com base nas queixas clínicas e exames de imagem. O tratamento é dirigido à melhora dos sintomas e envolve desde medicações até cirurgia para reparo de tendão lesionado, a qual geralmente é realizada por vídeo (artroscopia).

André Elias Junqueira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Lesão de manguito rotador?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.