Luxação patelar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - luxação patelar

Bruno Resplande

Bruno Resplande

Fisioterapeuta

Fortaleza

Dan Alves Pereira

Dan Alves Pereira

Ortopedista - traumatologista

Cacoal

Pedro Paulo Baima de Castro

Pedro Paulo Baima de Castro

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Luiz Augusto Lopes Boaventura

Luiz Augusto Lopes Boaventura

Ortopedista - traumatologista

Londrina

Vítor Hugo Figueiredo

Vítor Hugo Figueiredo

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas sobre Luxação patelar

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Luxação patelar

Boa tarde, dentro de sua queixa é conveniente consultar um profissional, já que em ambos os casos, ligamentos que são estruturas que servem para estabilizar os ossos, podem ter sido lesados,…
2 respostas

Cada médico tem uma conduta a respeito.
Alguns pedem para retornar e examinar depois do período de imobilização e outros pedem que o próprio paciente retire e retornar se necessário.
1 respostas

É uma cirurgia tranquila!
Os maiores riscos são após a cirurgia: trombose e infecção! Nós ortopedistas sempre tomamos todos os cuidados para evitar essas duas complicações!!!
1 respostas

Especialistas falam sobre Luxação Patelar

Trata-se da situação em que a patela (osso da frente do joelho) desloca-se fora do seu trilho habitual podendo “sair” (luxar) com pequenos esforços ou espontaneamente.A instabilidade de patela apresenta como principais sintomas:1.-dor na região anterior do joelho;2.-sensação de instabilidade na região anterior (patela) do joelho;3.-episódios de luxação de patela. Esse quadro ocorre com mais frequencia em mulheres com joelho valgo (em “X”) por apresentarem maior predisposição a instabilidade patelar.O tratamento desse quadro não depende de cirurgia na maior parte dos casos. Nos casos em que o tratamento não cirúrgico não é suficiente, pode-se necessitar de cirurgia.

Ulbiramar Correia

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


A patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. Luxação patelar é a condição onde a patela "sai do lugar", ou seja, ela se desloca do seu sulco no fêmur ( tróclea femoral ). A luxação da patela pode acontecer em joelhos anatomicamente normais, mas é mais comum nos joelhos que apresentam alterações anatômicas que predispõem a patela a sair do lugar. O tratamento da luxação da patela pode ser conservador ou cirúrgico. Exames de imagem, como RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética, são essenciais para ajudar o médico especialista a indicar o melhor tratamento.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


Esta é uma condição complexa e pouco compreendida por muito médicos, pois possui muitos fatores envolvidos e diversos níveis de comprometimento. O tratamento pode ser cirúrgico ou não, dependendo da gravidade, e mesmo dentro do tratamento cirúrgico ha diversas técnicas e detalhes a serem abordados de acordo com necessidades específicas de cada caso. A instabilidade da patela é um dos temas que mais gosto no joelho, e por isso tenho grande experiencia e ótimos resultados com tratamento cirúrgico, quando necessário.

Leandro Queiroz Pinheiro

Ortopedista - traumatologista

Ribeirão Preto


O tratamento conservador é sempre tentado em pacientes que sofreram o 1º episódio de luxação de patela, com exceção nos casos em que ocorre avulsão óssea da inserção do LPFM, nesta situação o tratamento ideal é o cirúrgico. O tratamento conservador consiste em fortalecimento muscular dos membros inferiores, com ênfase no fortalecimento do quadríceps . Quando o tratamento conservador não obtem sucesso, o tratamento cirúrgico passa a ser indicado. A cirurgia é também indicada nos casos de Luxação permanente, e luxação habitual da patela. A cirurgia para Instabilidade Femuro-patelar do joelho consiste em tratar as alterações detectadas em cada paciente, a recuperação pós-operatória é variável.

José Leonardo Rocha De Faria

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A luxação de patela é uma patologia comum na cirurgia de joelho. Consiste no deslocamento lateral da patela (rótula) durante movimento de rotação. É mais comum em mulheres e em geral os episódios começam na adolescência, podendo ser bilateral. O tratamento inicial após o entorse é geralmente conservador, visando minimizar dor e derrame articular (famosa água no joelho). A articulação deve ser estudada com exames de imagem pra definir se há a necessidade e qual procedimento cirúrgico deve ser feito.

Saulo Morais Rodrigues De Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

Patologia relativamente comum principalmente em mulheres que pode ter origem puramente traumática (ex após entorse de joelho) ou podem haver alterações anatômicas que facilitam a luxação. Deve ser reduzidas prontamente e o joelho imobilizado até que se procure um especialista em joelho para avaliação do caso. Tratamento varia de imobilização e fisioterapia ao tratamento cirúrgico em alguns casos selecionados.

Rafael Mançãno

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A patela é um osso que fica entre os tendões quadricipital e patelar e se articula com o fêmur. A instabilidade patelar é caracterizada por eventos repetidos de luxação ou subluxação patelar. O não tratamento dos quadros de instabilidade patelar permite que novos eventos de deslocamento da patela ocorram, podendo causar lesão de cartilagem, dor, limitação funcional e artrose precoce. O tratamento pode ser conservador (fisioterapia, fortalecimento muscular e educação do paciente) ou cirúrgico. As principais opções de tratamento cirúrgico são: reconstrução do ligamento patelofemoral medial e osteotomia da tuberosidade anterior da tíbia.

Iberê Datti

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A luxação femoropatelar consiste na saída da patela(rótula) da tróclea (fêmur) que impede as atividades diárias e esportivas.realizamos a reconstrução do ligamento patelo femoral medial com mini acessos por radioscopia com melhora da instabilidade, retorno precoce as atividades esportivas e com melhora da qualidade de vida.

Luís Cláudio Chagas Silva

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Luxação patelar?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.