Ressecamento vaginal - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - ressecamento vaginal
Perguntas sobre Ressecamento vaginal
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Ressecamento vaginal
Especialistas falam sobre Ressecamento vaginal
A atrofia genital é uma diminuição de fibras elásticas e de colágeno da mucosa vaginal, muitas vezes levando a secura vaginal, dor, irritação e diminuição da lubrificação na relação sexual. Se não tratados adequadamente pode afetar negativamente a sexualidade e a qualidade de vida. A principal causa da atrofia vaginal é a falta de estrógeno. As mucosas tornam-se mais frágeis, mais finas menos elástica e lubrificadas. Também ocorrem alteração do pH vaginal favorecendo infecções vaginais. A Atrofia vaginal atinge 45 % das mulheres durante a menopausa e pré menopausa, e ainda assim continua sendo um tabu. Não tenha medo de falar sobre o assunto. Sua qualidade de vida pode melhorar muito.
Ocorre quando os tecidos da vagina não estão saudáveis e bem lubrificados. Quando estes sintomas são causados por uma diminuição na quantidade de estrogênio no organismo da mulher, geralmente isto ocorre quando a mulher entra na menopausa.
O uso de anticoncepcional por muito tempo, diminuição dos hormônios a partir dos 40 anos e a própria falta dos hormônios por falência ovariana por conta da menopausa causam ressecamento vaginal. Com a vagina ressecada há maior predisposição a doenças e dor na relação sexual.
Hoje tratamos com Laser vaginal e hormônios locais.
O ressecamento vaginal decorrente da atrofia genital ocorre em mulheres na pós-menopausa em razão das quedas dos níveis hormonais. Com isso a mulher passa a ter dificuldade nas relações sexuais por essa secura, sintomas de urgência para urinar e incontinência urinária, além das infecções urinárias de repetição. O tratamento com laser CO2 ou radiofrequência fracionada microablativa é um procedimento que causa pouco desconforto, não precisa de anestesia, pode ser realizado em consultório e tem demonstrado bons resultados na melhora desses sintomas por corrigir o pH vaginal e recuper a lubrificação.
A qualidade da vida sexual feminina deve ser preservada em todas idades, inclusive no climatérico. A mulher contemporânea pode se valer de vários recursos médicos para ter uma satisfatória lubrificação, oportunizando uma relação sexual confortável e prazeirosa. Adequados cuidados de higiene, reposição hormonal e terapia com Laser CO2 são alguns destes recursos, aos quais tenho me dedicado. O recurso mais recomendado é aquele identificado na consulta médica, através da história clínica, do exame físico e também de exames complementares. Este assunto pode gerar inibição e timidez, mas através de uma abordagem respeitosa e moderna tenho conseguido ajudar muitas mulheres.
O ressecamento vaginal ocorre devido à diminuição da produção de estrogênio pelos ovários, o que leva a mucosa vaginal a ficar atrófica, fina, susceptível a lesões por trauma durante o intercurso sexual. Há também um aumento do risco de infecções vaginais. A paciente geralmente sente dor durante a relação sexual.
O ressecamento vaginal pode ser tratado através de cremes hormonais e do laser fracionado de CO2.
Quais profissionais tratam Ressecamento vaginal?
Ressecamento vaginal por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.