Ressecamento vaginal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em ressecamento vaginal

Encontre um especialista em Ressecamento vaginal na sua cidade:
Silvia Lucchini Joly de Mattos

Silvia Lucchini Joly de Mattos

Ginecologista

Campinas

Nathalia Moreira Ramalho

Nathalia Moreira Ramalho

Ginecologista

Recife

Thaís França de Araújo

Thaís França de Araújo

Ginecologista

Uberlândia

Cristiane Martins Soares

Cristiane Martins Soares

Ginecologista

Rio de Janeiro

Sérgio Henrique Pires Okano

Sérgio Henrique Pires Okano

Ginecologista

Ribeirão Preto

Tatiane Fernandes

Tatiane Fernandes

Ginecologista

São José dos Campos

Perguntas sobre Ressecamento vaginal

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Ressecamento vaginal

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame…
1 respostas

Olá.Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
Essa medicação vai melhorar a libido mas sem agir na secura vaginal, na dor na relação e na secura vaginal.
3 respostas

Olá. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
Essa medicação não irá ajudar na secura vaginal mas pode lhe ajudar na parte da libido.
Para a…
2 respostas

Especialistas falam sobre Ressecamento vaginal

A atrofia genital é uma diminuição de fibras elásticas e de colágeno da mucosa vaginal, muitas vezes levando a secura vaginal, dor, irritação e diminuição da lubrificação na relação sexual. Se não tratados adequadamente pode afetar negativamente a sexualidade e a qualidade de vida. A principal causa da atrofia vaginal é a falta de estrógeno. As mucosas tornam-se mais frágeis, mais finas menos elástica e lubrificadas. Também ocorrem alteração do pH vaginal favorecendo infecções vaginais. A Atrofia vaginal atinge 45 % das mulheres durante a menopausa e pré menopausa, e ainda assim continua sendo um tabu. Não tenha medo de falar sobre o assunto. Sua qualidade de vida pode melhorar muito.

Ocorre quando os tecidos da vagina não estão saudáveis e bem lubrificados. Quando estes sintomas são causados por uma diminuição na quantidade de estrogênio no organismo da mulher, geralmente isto ocorre quando a mulher entra na menopausa.

O uso de anticoncepcional por muito tempo, diminuição dos hormônios a partir dos 40 anos e a própria falta dos hormônios por falência ovariana por conta da menopausa causam ressecamento vaginal. Com a vagina ressecada há maior predisposição a doenças e dor na relação sexual. Hoje tratamos com Laser vaginal e hormônios locais.

Natalia Gama

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O ressecamento vaginal decorrente da atrofia genital ocorre em mulheres na pós-menopausa em razão das quedas dos níveis hormonais. Com isso a mulher passa a ter dificuldade nas relações sexuais por essa secura, sintomas de urgência para urinar e incontinência urinária, além das infecções urinárias de repetição. O tratamento com laser CO2 ou radiofrequência fracionada microablativa é um procedimento que causa pouco desconforto, não precisa de anestesia, pode ser realizado em consultório e tem demonstrado bons resultados na melhora desses sintomas por corrigir o pH vaginal e recuper a lubrificação.

Eliana Viana Monteiro Zucchi

Ginecologista

São Paulo


A qualidade da vida sexual feminina deve ser preservada em todas idades, inclusive no climatérico. A mulher contemporânea pode se valer de vários recursos médicos para ter uma satisfatória lubrificação, oportunizando uma relação sexual confortável e prazeirosa. Adequados cuidados de higiene, reposição hormonal e terapia com Laser CO2 são alguns destes recursos, aos quais tenho me dedicado. O recurso mais recomendado é aquele identificado na consulta médica, através da história clínica, do exame físico e também de exames complementares. Este assunto pode gerar inibição e timidez, mas através de uma abordagem respeitosa e moderna tenho conseguido ajudar muitas mulheres.

O ressecamento vaginal ocorre devido à diminuição da produção de estrogênio pelos ovários, o que leva a mucosa vaginal a ficar atrófica, fina, susceptível a lesões por trauma durante o intercurso sexual. Há também um aumento do risco de infecções vaginais. A paciente geralmente sente dor durante a relação sexual. O ressecamento vaginal pode ser tratado através de cremes hormonais e do laser fracionado de CO2.

Quais profissionais tratam Ressecamento vaginal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.