Surdez aguda (súbita) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é surdez súbita?

A surdez é uma perda de audiência forte  aguda de uma intensidade superior a 30 dB em três freqüências audiométricas adjacentes que ocorrem em um período não superior a três dias, muitas vezes, afetando apenas um ouvido. Entre as emergências de Otorrinolaringologia, surdez súbita faz fileiras específicas, porque, embora nem sempre encontrar a causa, precisa de tratamento urgente.

Qualquer paciente que se queixa de uma queda súbita ou rapidamente progressiva em sua audição, deve se submeter a um exame otorrinolaringológico imediatamente, e em caso de dúvida, um audiômetro de cheque.

Esta doença é rara, afetando 10 pacientes por 100.000 habitantes por ano. Em 98% dos casos afeta apenas um ouvido. A maioria dos pacientes estão na quinta década de vida, embora casos pode ocorrer em qualquer idade. Afeta tanto homens como mulheres.

Qual é a causa de surdez súbita?

Apesar de numerosos estudos científicos, as causas de perda auditiva aguda permanecem obscuras. Existem múltiplas causas, mas na grande maioria dos pacientes não pode provar nenhuma delas. Considera-se que as mais comuns são:

  • Infecção pelo vírus (80% dos casos)
  • Distúrbios vasculares (trombose ou embolia)
  • Doenças Auto-Imunes
  • Trauma.

Quais os sintomas que  um paciente com surdez súbita tem?

O paciente vai ao médico para uma súbita perda de audição em um ouvido. Em muitos casos, perda auditiva acompanhada de zumbido (zumbido no ouvido) do mesmo ouvido. Em 30% dos pacientes pode estar associada com vertigem ou tontura, mas não todos de surdez súbita é a surdez aguda. Os critérios para a definição de surdez aguda são:

  • Surdez de início agudo ou rápida
  • Surdez de percepção que se origina na cóclea do ouvido interno
  • Surdez de causa desconhecida.

Que outras doenças podem ser?

Há uma série de doenças que podem causar perda auditiva súbita, que é diferente de surdez aguda.

Exame clínico e audiométrico elimina a surdez de transmissão (surdez associada com doença da orelha média serosa como o ouvido) e cera, que pode causar surdez súbita se mudar para o canal auditivo e o tímpano depois de por exemplo entrar num chuveiro ou um mergulho em uma piscina. No entanto, um tampão de cera pode mascarar uma surdez aguda.

Muitas doenças podem causar surdez aguda

  • Lesões traumáticas: ossos quebrados, ferimentos na cabeça, acidentes e lesões pelo som agudo (som alto).
  • Lesões vasculares: algumas coração e sangue como policitemia (excesso de glóbulos) ou trombocitopenia (falta de plaquetas no sangue) pode estar associada com surdez aguda.
  • Lesões infecciosas da orelha labirintite (inflamação do labirinto, estrutura do ouvido) devido a um colesteatoma ou surdez súbita como uma sequela da meningite.
  • Lesões tumorais, como o neurinoma do nervo acústico, pesquisa sistemática é necessária antes de uma surdez unilateral perceptual.

Como o médico faz o diagnóstico de surdez aguda?

O sinal mais importante é a perda súbita de audição, na maioria das vezes de um lado. Esta surdez é acompanhada, às vezes, de toque (zumbido) no ouvido (o que às vezes pode expor surdez aguda).

  • A primeira fase do exame clínico é a otoscopia. O exame clínico é essencial para investigar se existe uma lesão que pode ser responsável por uma queda repentina na audição, cera, uma otite serosa, catarro nas trompas ou um tímpano perfurado (na maioria dos pacientes o tímpano é normal ).
  • Então você deve confirmar que é certamente uma surdez de percepção (neurossensorial) e não transmissíveis. Isto é feito primeiro por um teste de acuidade auditiva (utilizando um instrumento chamado pitch) complementado posteriormente com exame timpanométrica (que analisa o estado da membrana timpânica).
  • O otorrinolaringologista irá verificar audiométricos confirmando o diagnóstico de surdez aguda. Ele consiste em dois testes: um exame audiométrico completo, verificando a percepção do som em freqüências diferentes, e um exame audiométrico vocal, para verificar a compreensão de uma lista de palavras padrão.
  • Durante o tempo de tratamento no hospital, você deve pedir uma ressonância magnética do ouvido afetado para descartar um tumor (neurinoma) do nervo principal que liga o ouvido ao cérebro acústico. Na verdade, ele pode detectar a presença de cerca de 5% de neurinomas pelo início da surdez súbita.

O que pode o médico fazer?

Assim que você tiver o diagnóstico de surdez aguda, o paciente deve ser tratado com urgência. Isto inclui a implementação de um tratamento chamado de suporte coclear (destinado para evitar ferimentos para o progresso cóclea), e realizando uma verificação:

  • Hemograma completo, incluindo o açúcar e lipídios (colesterol, lipídios totais).
  • Repetir o teste audiométrico a cada 48 horas.
  • Repita a cada 48 horas.Potenciales auditivos evocados exames audiométricos (uma técnica específica que detecta como é que os sinais sonoros para o cérebro) se a perda for inferior a 60 dB (decibéis).
  • RM cerebral com injeção de gadolínio (um contraste), à ??procura de um neuroma acústico.

Existem várias medidas terapêuticas, mas nenhuma se mostrou superior em termos de taxas de recuperação. Além de abstenção terapêutica (sem tratamento) mostrou uma taxa de recuperação próximo ao dos diferentes tratamentos. Além de repouso na cama durante 4 ou 5 dias e ansiolítico leve prescrição, os tratamentos disponíveis são:

Hemodiluição normovolêmica:

O princípio é para diluir os componentes normais do sangue, a manutenção de um volume de sangue constante, a fim de aumentar o fluxo sanguíneo para os tecidos privados de oxigênio. Esta técnica é complicada, não provado ser superior aos outros.

Plasticidade das células vermelhas do sangue:

melhorar a plasticidade (a possibilidade de mudar sua forma sem quebrar) das células vermelhas do sangue com as drogas chamadas hemorreológicos, que são mais frequentemente prescritos inicialmente por via intravenosa.

Carbogênio:

é um potente vasodilatador (aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos), o que melhora a oxigenação do sangue de estruturas vitais do ouvido interno. É uma mistura de oxigênio (90%) e CO2 (10%).

Vasodilatadores sistêmicos:

são agentes que baixam o tom da parede dos vasos sanguíneos e aumentar a perfusão arteriolar (irrigação de pequenos vasos) dos tecidos privados de oxigênio.

Oxigenoterapia hiperbárica:

é fazer com que o paciente respire oxigênio sob pressão. Assim, o oxigênio é utilizado diretamente pelos tecidos que sofrem.

O tratamento com esteróides:

utilizado pela maioria dos médicos de 7 a 10 dias, por seu efeito antiinflamatório.

O que pode o paciente fazer?

Não há muito mais para ver o mais rápido possível em caso de queda brusca na audiência (comparar a forma como você ouve um despertador ou telefone em um ouvido e no outro).

ENT é uma necessidade urgente de ser tratado sem demora (menos de 24 horas se possível) para ter a maior chance de recuperação.

Evolução

A evolução da surdez aguda é imprevisível, e vai desde a recuperação completa de uma total ausência de recuperação.

A recuperação é sempre melhor nas freqüências baixas (inferior). Recuperação de tarde, quando houve um longo tempo desde o fim do tratamento. Alguns podem ocorrer novamente (recidiva), caso em que eles são chamados de surdez flutuante.

Tratamento da surdez aguda

Tratamento é empírico, devido ao grande número de causas que podem causar doenças.

Além disso, vários grupos de trabalho utilizados diferentes tratamentos. A razão pela qual não sabemos a origem exata da doença.

Corticosteróides são usados ??para 2 g / kg / dia por duas semanas, expansores de plasma (500 cc a cada oito horas) e pentoxifilina (uma bolha a cada oito horas). Renda é geralmente recomendado para os pacientes porque o tratamento pode ter efeitos secundários graves. No entanto, não é necessário se houver uma monitorização da saúde boa casa.

Outros tratamentos podem ser eficazes incluem o uso de oxigênio hiperbárico e carbogênio, vasodilatadores, eo bloqueio de um nó conectado ao ouvido interno, o gânglio estrelado.

33% dos pacientes podem restaurar a audição, sem tratamento, dentro de 6 meses.

Existem alguns dados que pioram o prognóstico dos pacientes: o início do tratamento, 2 semanas após o início da doença, a perda auditiva maior que 90 decibéis, idade acima de 40 anos, presença de vertigem durante a doença, as condições que promovem o surgimento de diabetes hipertensão, enfarte e, finalmente,.

Previsão

O prognóstico é pior em mulheres, ainda não tem uma clara diferença entre o nível de recuperação de indivíduos jovens e mais velhos.

Por outro lado, a perda auditiva significativa (superior a 75 dB) e a associação de surdez com vertigens são de mau prognóstico.

Em conclusão

Embora não haja evidências da eficácia dos tratamentos propostos, considere a surdez aguda como uma verdadeira emergência que requer um tratamento rápido. Mesmo se houver uma recuperação, não deve negligenciar a investigação da causa.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - surdez aguda (súbita)

Aden Luigi Castro Testi

Aden Luigi Castro Testi

Otorrino

São Luís

Carlos Tassara

Carlos Tassara

Otorrino

Nova Friburgo

Andre Maranhão

Andre Maranhão

Otorrino

Florianópolis

Leonardo Araújo

Leonardo Araújo

Otorrino

Goiânia

José Antonio de Castro Jr.

José Antonio de Castro Jr.

Otorrino

Criciúma

Luciano Moreira

Luciano Moreira

Otorrino

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Surdez aguda (súbita)

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Surdez aguda (súbita)

Ola, boa tarde! Você precisa de uma avaliação com otorrino para observar se houve perfuração da membrana timpânica ou a causa do zumbido é o truma do ruído intenso/ pressão elevada. Pode,sim,…
2 respostas


Olá!
Seria necessário uma investigação do zumbido com alguns exames complementares, incluindo a audiometria, para excluirmos perda de audição associado ao trauma relatado.
O zumbido…
1 respostas


Bom dia. Existem vários diagnósticos para a sensação de ouvido tampado, dentre eles: cerume, otites, surdez súbita, disfunção da tuba auditiva.
Oriento que busque avaliação com otorrino…
2 respostas

Quais profissionais tratam Surdez aguda (súbita)?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.