O que é ansiedade? Quais o sintomas? Quando procurar ajudar?

37 respostas
O que é ansiedade? Quais o sintomas? Quando procurar ajudar?
Ansiedade é uma emoção onde a condição clínica se caracterizada por um estado desagradável de agitação interior. Há necessidade de ser diagnosticada por um profissional médico ou psicólogo. Geralmente o paciente têm dificuldade em controlar as preocupações, que ocorrem por mais ou menos 6 meses.
As preocupações também devem ser associadas a ≥ 3 dos seguintes:
Agitação ou sensação de nervosismo ou tensão
Cansaço fácil
Dificuldade de concentração
Irritabilidade
Tensão muscular
Alterações do sono.
O tratamento ideal é a associação entre medicamento e psicoterapia.
Em casos mais leves a psicoterapia funciona bem.

Olá, a ansiedade é um conjunto de sentimentos indefinidos de preocupações excessivas. Pode existir preocupações onde não está claro a motivação. Sofrimento antecipado de uma situação que quer muito ou que deseja evitar. Isso pode gerar sintomas como agitação, nervosismo, cansaço fácil, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações no sono, entre outros. Você deve procurar ajuda assim que notar esses sintomas, o quanto antes, para que não chegue a uma situação de maior sofrimento. A medicação é indicada somente em casos mais intensos, mas deve ser feito tratamento psicológico em conjunto, para que seja tratada a origem, a causa desses sentimentos. O medicamento trata somente os sintomas, a psicoterapia, a causa. Fico à disposição caso queira agendar sua sessão para conversarmos melhor.
Ansiedade é uma emoção primitiva, ela é muito importante para nossa vida precisamos dela. Mas tem um momento que ela atrapalha muito, e é aí que você pode buscar ajuda. Algumas características recorrentes da ansiedade são os pensamentos catastróficos, pensando sempre no pior que pode acontecer e isso dispara algumas reações no seu corpo, como taquicardia, sudorese, pensamentos acelerados, sensação de confusão.
Se isso tiver atrapalhando alguma área da sua vida está na hora de buscar ajuda.
Olá, tudo bem? A ansiedade é uma emoção natural dos seres humanos e que tem como função preparar o nosso organismo para situações de perigo, deixando o nosso corpo em estado de alerta para nos proteger. Apesar disso, a ansiedade passa a ser uma emoção não saudável a partir do momento em que se intensifica diante de situações de perigo que não estão presentes no momento e acaba por antecipar cenários de perigo que podem nem vir a acontecer. Dessa forma, a pessoa fica constantemente em estado de alerta e com sintomas de taquicardia, sudorese, inquietação, insônia... Quando sentir que estes sintomas estão trazendo sofrimento ou prejuízos para o seu dia a dia, procure um psicólogo que possa lhe ajudar a passar por isso e a viver melhor! Boa sorte!
Sem usar o conceito técnico para que você possa compreender melhor a ansiedade, é o excesso de futuro, ou seja você está com os seus pensamentos sempre voltados as questões que ainda não ocorreram e geralmente são pensamentos pessimistas e perturbadores, que te impedem de se concentrar, te trazem sensações no corpo como taquicardia, sudorese, palpitações, sensação de medo/pânico, entre outros... quando esses sintomas são constantes e te impedem de dar seguimento a sua rotina ou te travam é hora de buscar a ajuda de um profissional, na verdade qualquer sensação de mal estar relacionada as emoções precisam ser investigadas para que elas não aumentem e nem se prolonguem. Espero ter ajudado. Abçs!
Boa tarde, o nivel de ansiedade influencia a qualidade de vida, uma pessoa com esse transtorno tem dificuldade de dormí, poder possuir alguns comportamentos compulsivos destrutivos como fumar, beber, comer em excesso entre outros, como forma de controlar a ansiedade. Esse transtorno também dificulta a capacidade de se concentrar e pensar perjudicando o desempenho laboral ou académico. Assim, a terapia deve ajudar a descobrir a origem do conflito que produz a angústia e consecuentemente os síntomas.
Olá! Os principais sintomas da ansiedade são sudorese e taquicardia. A hora certa para procurar ajuda é quando perceber que esses sintomas tem atrapalhado sua rotina. Boa sorte.
Dentro da vertente psicanalítica compreendemos a ansiedade como uma crise em relação ao desejo na qual o sujeito deposita um alto grau de investimento libidinal perante expectativas futuras. Como exemplo podemos citar o caso onde o sujeito deseja muito algo mas não tem certeza de que aquilo acontecerá ou até mesmo quando o sujeito não deseja algo e teme que o aconteça devido a alta probabilidade circunstancial. Nesse sentido, quadros de angustia (pânico) e/ou medo podem estar atrelados ao transtorno de ansiedade. Diante de alguns quadros de ansiedade o sujeito vai ao ato, atua e, por vezes, é incapaz de ter uma clareza de pensamento e sentimento no que concerne aos próprios atos. A pessoa está sempre na iminência de se preocupar com coisas que possa controlar. Em consequência, acaba por produzir uma dependência excessiva no tocante às contingências da realidade. Diante desses quadros o passo inicial é o restabelecimento das experiencias de ordem psíquica e/ou performáticas da angustia em si. As angustias podem reverberar em âmbito orgânico, cuja qual chamamos de sintomas somático, onde acarreta ao sujeito sensações de desconforto, inadequação, mal-estar, sofrimento, dores, somatizações corporais. Nesses casos, dizemos que o sujeito é capaz de dar um destino à angustia, destino para aquilo que lhe é indizivel. No entanto, um destino que lhe é caro, custoso e despende energia física e/ou psíquica. A psicanálise intervém nisso. Portanto, esses são os casos em que se deve procurar por uma ajuda especializada. A teoria nos mostra que a partir da viabilização do discurso pela via narrativa, da palavra é que se pode obter uma maior regressão sintomática.
Bom, já tivemos um número expressivo de boas respostas para essa pergunta, então, vou tentar apenas complementar o que já foi dito. Veja, ansiedade é u sentimento que surge na consciência quando o Ego percebe algum perigo interno, como excesso de desejo, excesso de sentimentos destrutivos, excesso de preocupação, aproximação de algum sentimento de culpa ou risco de aniquilação ou autodestruição; mas pode vir, também da perceção de riscos externos. Os sintomas já foram bem enumerados nas respostas anteriores. Sobre quando procurar ajuda, o momento é quando o sofrimento com a ansiedade começa a atrapalhar a sua vida.
Espero ter contribuido para elucidar as questões, mas caso restem dúvidas, fico à disposição. Um abraço!
A ansiedade é um estado psíquico natural que as vezes é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, ela tem sido definida, de maneira geral, como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo.

Alguns dos Sintomas da crise de ansiedade
* Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
* Sensação de garganta fechada;
* Suor;
* Tremores;
* Falta de ar;
* Sensação de desmaio;
* Náusea ou desconforto abdominal;
* Formigamentos;
* Dor ou desconforto no peito;
* Calafrios e sensação de calor;
* Sentimentos de irrealidade;
* Sensação de afogamento ou sufocação;
* Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);
* Medo de perder o controle ou enlouquecer;
* Medo se morrer;

Se sente ou já sentiu um desses sintomas, importante procurar ajuda.
A ansiedade é uma reação normal da nossa mente frente a perigo reais ou potenciais. Ela se torna patológica quando está em excesso e é um conjunto de fatores com alterações neuroquimicas no cerebro que pode repercutir no corpo com sintomas fisicos (sudorese,dor de cabeça,tontura,nausea,formigamento,palpitação) e nas alterações dos pensamentos (acelerado,excessivo) Procure consulta com psicólogo e com psiquiatra caso seus sintomas sejam bastantes itensos,pois através da psicoterapia com psicólogo você podera identificar se está sofrendo com transtorno de ansiedade e em qual nível.Á disposição.
Olá! A Ansiedade é uma reação emocional que temos frente aos acontecimentos, é uma defesa de nosso organismos que a séculos atrás nos salvou e assim conseguimos sobreviver como espécies.
Hoje como nosso estilo de vida mudou e não precisamos estar a todo momento em "alerta", ela acaba sendo disfuncional e nos prejudicando mais que ajudando com seu excesso de "preocupação no futuro", fazendo que não vivamos o presente., não conseguimos relaxar. estamos a todo momento tensos, tensão muscular, medos de tudo dar errado e de morrer. Procurar ajuda especializada é a melhor solução para resolver isso, para ter uma vida com maior bem estar e qualidade. Melhoras!
A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura. Dentre os sintomas pode-se observar tensão muscular, comportamento de vigilância e cautela. Dessa forma, é importante verificar a persistência e a proporção em relação ao risco real que se apresenta; além dos danos gerados no funcionamento social, acadêmico, profissional. Portanto, a ajuda profissional deve ser considerada ao observar prejuízos na qualidade de vida em razão desses sintomas. Sendo assim, é importante buscar um psicólogo para avaliar os tipos de situações temidas, a intensidade e os conteúdos dos pensamentos ou crenças associadas. Qualquer dúvida eu estou à disposição.
Ansiedade é uma emoção humana, que todos nós sentimos. Quando essa ansiedade nos traz prejuízos no nosso dia a dia, excesso de preocupação, afetando nossa produtividade, sono, tranquilidade, é momento de procurar ajuda.
Olá!
Vamos considerar a ansiedade natural e a ansiedade que causa sofrimento intenso e prolongado.
Ansiedade natural: quando estamos prestes a fazer algo importante para nós, e também algo novo. Por exemplo: entrevista de emprego, falar em público, provas escolares, situações de namoro, entre outras.
Ansiedade exacerbada (ou patológica ): quando estamos em constante estado de alerta, preocupados e sentimos medo paralisante, a ponto de termos dificuldade de cumprir tarefas diárias.
Alguns sintomas psicofísicos relacionados: tensão muscular, falta de ar, sudorese, taquicardia, mãos e pés gelados, dores no corpo, insônia, dores de cabeça, boca seca, diarreia, náuseas, azias (gastrite), refluxo, problemas intestinais.
Dificuldade para prestar atenção, inquietação, antecipa os problemas, e cria uma série de impedimentos para fazer algo.
É indicado procurar ajuda para conhecer as situações que podem desencadear a ansiedade exacerbada. Mas, se você está sentindo que algo está desproporcional é indicado averguar. Por exemplo, se você está passando por um luto, seja perda de emprego, término de relacionamento ou morte de alguém é comum surgirem sintomas de ansidedade, que costumam minimizar ou desaparecer quando conseguires elaborar o luto.
Abraço

A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: aperto no peito, tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade, perda de concentração, entre outros. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicológica!
Olá
Como meus colegas mencionaram, a ansiedade faz parte da nossa vida, portanto, sempre iremos senti-la, numa maior ou menor intensidade. Penso que você deve também se fazer outras perguntas, como: o que sinto no meu corpo, na minha respiração, que caracterizo como ansiedade? O que me faz sentir isso? Medo de que algo errado vai acontecer? Muita preocupação com o futuro, com algo que ainda não aconteceu? Sofrimento por antecedência, ou seja, você sempre gera um filme na sua mente, antes das coisas acontecerem, sempre imaginando o pior possível? Essas perguntas podem lhe ajudar a identificar padrões de pensamentos que você costuma repetir diante dos desafios da vida e também perceber como você lida com tais desafios ou situações aparentemente desconfortáveis. Nesse sentido, fazer uma psicoterapia, mesmo que a distância irá lhe ajudar a melhor lidar com essas questões.
A ansiedade é natural do ser humano, porém, quando causa desconforto precisa ser investigado. Muitas vezes há um excesso de futuro, onde a pessoa não fica no presente sentindo - se na maioria do tempo sem lugar! Vamos olhar para isto juntas!! Estou a disposição!
Olá, então as síndromes ansiosas são caracterizadas em dois grandes grupo: a ansiedade constante generalizada e quadros em que crises abruptas mais ou menos intensas chamadas crises de Pânico. A ansiedade e considerada um problema quando impede que uma pessoa realize suas atividades diárias como estudar, trabalhar etc.
Os principais sintomas destacam-se angústia, tensão, preocupação, irritação, dificuldade em relaxar, insônia, dificuldade em concentrar-se. Sintomas físicos como dor de cabeça, dores musculares, queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento, sudorese fria. Caso esteja apresentando tais sintomas, sugiro que procure um psicólogo da sua confiança e juntos possam avaliar o melhor tratamento para ansiedade.
Espero ter ajudado!
Olá, podemos dizer que ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É importante assinalar que ansiedade é adaptativa, e não é doença, é parte integrada do nosso instinto de sobrevivência, portanto não tem cura, mas tem controle. Alguns sintomas característicos são os seguintes: tensão motora; sudorese; taquicardia; tontura; preocupação; distração; vigilância; estado de alerta máximo; irritabilidade; dificuldade de concentração, entre outras sensações desagradáveis. Em relação a quando procurar ajuda profissional, sugiro observar os sintomas acima. Quando eles estiverem se tornando muito incômodos a ponto de interferir na sua rotina diária, talvez esse seja o momento certo. Um abraço, e estou à disposição.
Olá
Os colegas acima já definiram bem o que é a ansiedade e quais os sintomas.vou me ater ao "quando procurar?".
Procure quando estiver te fazendo sofrer ou quando estiver interferindo na sua qualidade de vida.
Boa sorte
São preocupações acumuladas. Que quando começa afetar em seu dia a dia, precisa de ajuda psicológica.
Sugiro que procure um psicólogo.
Olá! Para o diagnóstico ser, de fato, transtorno de ansiedade, um conjunto de sintomas físicos deve ser experimentado juntamente com os sintomas psicológicos (nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo, entre outros). Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares, tremores; cansaço. sensação de falta de ar ou asfixia; coração acelerado; suor excessivo; mãos frias e suadas; boca seca, tontura; náuseas. Busque ajuda e a terapia pode lhe ajudar a lidar com tais sintomas da ansiedade. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite! A ansiedade pode provocar diversos sintomas, é importante passar por uma avaliação com um profissional para entender se está trazendo prejuízos ou não. Abraço
Olá! A ansiedade é uma reação emocional caracterizada por sentimentos de nervosismo, tensão, medo, apreensão e preocupação.
Até certo nível, a ansiedade é considerada saudável e até essencial. Entretanto, para algumas pessoas com transtornos de ansiedade, esses medos e preocupações não são temporários e pioram com o tempo, afetando consideravelmente a qualidade de vida. Alguns sintomas de ansiedade: inquietação, irritabilidade, dificuldade em se concentrar ou controlar as próprias emoções. Além disso, os sintomas físicos incluem fadiga, tremores, problemas para dormir, dores de estômago, dores de cabeça e tensão muscular, bruxismo, respiração ofegante.
Outros sinais que sugerem um transtorno de ansiedade incluem: Preocupação excessiva e, muitas vezes, irrealista; Ver perigo em tudo; Alterações no sono; Sensação de tontura, falta de ar e taquicardia;
Insegurança; Problemas digestivos; Suor frio dentre outros. O ideal é procurar ajuda a partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida. Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação à busca do profissional, que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá! A ansiedade é caracterizada por preocupações e pensamentos excessivos e intensos, que causam sofrimento e prejuízo psicossocial. Ela possuem sintomas emocionais como irritabilidade, falta de concentração, medo, angustia...; sintomas físicos como taquicardia, sudorese, falta de ar, queda capilar, choro, insônia... É um transtornos que não possuem uma causa especifica. É bom procurar tratamento quando perceber prejuízos psicossociais. A Terapia Cognitivo Comportamental obtém bons resultados para o tratamento. Um abraço.
É uma reação natural do organismo quando nos sentimos ameaçado. Pode virar um transtorno se não sabemos lidar com esse sentimento.
Olá! A ansiedade é uma emoção normal e necessária para a nossa sobrevivência, porém se for sentida de forma exagerada, persistente ou distorcida pode resultar em sintomas e prejuízos.
Um medo inicial está no centro de todos os estados de ansiedade. A ansiedade é uma experiência mais duradoura que o medo e quando você se sente muito ansioso, você é afetado de forma física, emocional, cognitiva e comportamental. Quando você se encontra no estado ansioso, seu modo de pensar, sentir e se comportar é alterado. Se você tem medos que te prejudicam ou sofre de ansiedade e luta com ela há anos, procure um psicoterapeuta qualificado para obter ajuda. A Terapia cognitivo comportamental ensina os indivíduos a serem mais conscientes de suas avaliações de ameaça imediatas e a corrigirem processos cognitivos mal adaptativos. Espero ter ajudado e fico à disposição.
Ansiedade ou transtornos ansiosos é um sintoma em que o indivíduo sente um desejo como que " esfumaçado", há expectativas demais, ou então a indecisão daquilo que se quer ou não.. Hoje a predominância desse sintoma é de 5 a 10% da população. É um sentimento no qual se sente ameaçado. Se não modulados, se trazem sofrimento a psicoterapia pode ser de grande auxílio, pois o que se faz é a recuperação do gozo, do prazer, a busca do prazer, tão contaminado por esse sentir na sua subjetividade. Estou à disposição.
Olá! O Transtorno de Ansiedade Generalizada envolve preocupação excessiva (expectativa apreensiva) ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 (seis) meses, com diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional). Nesse sentido, a pessoa considera difícil controlar a preocupação e, juntamente com os sintomas físicos, ocorre prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas relevantes da sua vida. Além disso, outros sintomas devem estar associados (três deles ou mais), sendo que ao menos alguns deles estão presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses, tais como:

Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele;
Fatigabilidade;
Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente;
Irritabilidade;
Tensão muscular;
Perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).

Vale ressaltar que para o diagnóstico preciso nenhum destes sintomas deve estar associado ao uso de alguma medicação, outras drogas ou a presença de outra condição médica (p. ex. hipertireoidismo).

Estudos científicos atuais mostram que o tratamento medicamentoso aliado com a Psicoterapia são os tratamentos mais eficazes para o alívio ou a cura dos Transtornos de Ansiedade.

Em relação a Psicoterapia, podemos dizer que pela experiência clínica o autoconhecimento obtido pelos clientes através das sessões tem trazido a eles excelentes resultados, não somente pelo alívio ou cura dos sintomas da Ansiedade, como também pelos ganhos de autoestima, espontaneidade e uma vida mais criativa.
Olá, tudo bem?
A ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, e aparece em diversos momentos e situações da vida, e é importante para que o indivíduo reconheça situações de perigo, onde precisa se preparar para uma possível luta ou fuga. Ou seja, a ansiedade é uma resposta natural do organismo a situações tidas como perigosas. No entanto, quando esses sintomas aparecem de forma desproporcional, causando prejuízos na vida do indivíduo, falamos em ansiedade patológica.
A ansiedade patológica é um transtorno, que pode se apresentar de diferentes formas, tendo, também, muitos subtipos. O mais comum é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que tem como características, sintomas constantes de ansiedade, preocupação, irritabilidade, insônia, dores, falta de ar, etc. Porém, podem se apresentar em formatos de crises repentinas e intensas, que, se ocorrem de modo muito frequente, podem desencadear um Transtorno ou Síndrome do Pânico (ocorrências frequentes de crises de pânico/ansiedade intensas).
Outros tipos de ansiedade, como as fobias específicas, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a Fobia Social, também são comuns, e todos esses, necessitam de tratamento especializado com profissionais da saúde mental, quais sejam, o psicólogo, que, através de psicoterapias, irá investigar as causas dos sintomas de acordo com o contexto do indivíduo, trabalhando suas emoções e comportamentos, e o psiquiatra, que, se necessário, fará a prescrição de medicamentos ansiolíticos que combatam os sintomas.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
A ansiedade é uma emoção frequente, sinal de alerta perante uma situação que pode constituir uma ameaça. A ansiedade é algo natural do ser humano, que pode surgir ao enfrentarmos acontecimentos estressantes. Entretanto, a ansiedade de modo excessivo pode acabar se tornando uma doença, sendo assim o indivíduo apresenta grande preocupação com o futuro, ou seja, com aquilo que irá acontecer. Quem sofre com o transtorno de ansiedade tem muita dificuldade para realizar tarefas específicas, como falar em público. Diante da perspectiva de ter que fazer algo assim, o coração dispara, o corpo treme e a respiração fica irregular. A ansiedade pode ser tão forte que chega a incapacitar a pessoa de fazer suas tarefas cotidianas, o que prejudica sua vida em todos os sentidos. Os sintomas mais comuns são: preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar;
sensação contínua de que algo ruim vai acontecer; medo extremo de algum objeto ou situação; medo exagerado de ser humilhado publicamente; falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes; pavor depois de uma situação muito difícil. O ideal é procurar ajuda quando a ansiedade estiver provocando algum tipo de prejuízo.

A ansiedade é um sinal de luta e fuga, de alguma ameaça física ou psíquica/ou desconforto. Assim, sim. Você pode sentir sintomas físicos de ansiedade durante o dia. Já a crise de pânico se configura por sintomas específicos, geralmente, dor ou desconforto no tórax e a sensação/medo de morrer/perda de controle; além de agitação, vertigem e a própria ansiedade. Você pode ter um ou episódios específicos ao longo do dia, mas geralmente eles tem a duração de um intervalo de tempo.

Os sintomas físicos da ansiedade ou pânico podem incluir:

Palpitações ou batimentos cardíacos acelerados
Sudorese
Tremores ou tremores nas mãos
Sensação de falta de ar ou sufocamento
Dor ou desconforto no peito
Náusea ou desconforto abdominal
Tensão muscular
Sensação de tontura ou desmaio
Ondas de calor ou frio
Esses sintomas podem ser desencadeados por uma variedade de situações estressantes ou preocupantes, mesmo que não haja uma crise aguda de ansiedade ou pânico ocorrendo no momento.

Se você está experimentando sintomas físicos de ansiedade ou pânico, é importante buscar ajuda médica ou psicológica para entender a causa subjacente e aprender estratégias eficazes de gerenciamento da ansiedade. O tratamento pode incluir psicoterpia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais do paciente. Me coloco a disposição.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações percebidas como ameaçadoras. Os sintomas podem incluir preocupação excessiva, irritabilidade, inquietação, tensão muscular, dificuldade de concentração e problemas de sono. É importante procurar ajuda quando a ansiedade começa a interferir significativamente na sua vida diária, causando sofrimento emocional ou impactando negativamente suas relações pessoais e profissionais. O Mindfulness, uma prática de atenção plena, pode ser útil no gerenciamento da ansiedade, ajudando a cultivar uma maior consciência do momento presente e desenvolver habilidades de autorregulação emocional.
Ansiedade é uma resposta a uma situação percebida como perigosa ou ameaçadora. De forma geral, quando a ansiedade está em níveis considerados saudáveis, não percebemos exatamente as situações como um perigo, mas uma preocupação. Deve procurar ajuda quando a ansiedade estiver trazendo sofrimento ou prejuízos para sua vida. Abraço
Ansiedade é um estado de expectativa apreensiva na maior parte das vezes passível de ser referida a um estado-de-coisas definido. Uma pessoa está ansiosa porque conheceu alguém de quem gostou e preocupa-se se esse sentimento é recíproco. Sua preocupação será difusa porque relativa a tudo o que tiver associação a essa pessoa, e poderá ser suscitada na mais casual troca de mensagens por WhatsApp; e ela será bem delineada na medida em que possui algo como um objeto bem definido, a pessoa que começa a conhecer melhor.
Essa lógica opera para outros “objetos”, tais como: trabalho, reconhecimento, família, o sustento desta e de si próprio.
Em razão da importância desses objetos, a ansiedade e o sentimento de expectativa apreensiva podem dar o tom da existência ela toda do sujeito. Ela é, assim, algo como um estado, uma disposição.
A ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal. Ela também está presente em uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e fobias. Apesar de essas doenças serem diferentes entre si, todas elas apresentam angústia e disfunção especificamente relacionadas à ansiedade e ao medo. Deve-se procurar ajuda quando essa ansiedade trás algum prejuízo em sua rotina e também dentro das suas relações sociais.