olá! eu sou diagnosticada com ansiedade, mas faz alguns meses que eu estou sofrendo com alguns sint

34 respostas
olá!
eu sou diagnosticada com ansiedade, mas faz alguns meses que eu estou sofrendo com alguns sintomas do toc, como pensamentos compulsivos, isso atrapalha muito meu dia a dia, não consigo
mais estudar, não consigo mais viver sem me sentir culpada por causa desses pensamentos
parece que eu nunca vou conseguir me livrar deles, é uma angústia enorme...

posso fazer terapia para que isso melhore?..
A partir de um olhar Cognitivo-Comportamental, esses são pensamentos automáticos, desencadeados por fatores em geral externos, mas que ocorrem sem muito controle e refletindo em seus sentimentos e por consequência em seus comportamentos. A intepretação do mundo em sua volta e com base na sua história, nas experiências e sua visão de mundo, podem reforçar tais pensamentos. Sim, a terapia é justamente umas das formas de começar a lidar com estas situações, no sentido de suprimir tais pensamentos, devolvendo a você a sua liberdade e a sua vida.

Você já tem um diagnóstico de Ansiedade; faz uso de medicamentos? Caso sim, como está a manutenção da medicação? Seu psiquiatra deve fazer caso necessário, alguns ajustes para que os sintomas fiquem estabilizados. Associado com uma terapia, poderá ter ganhos positivos em qualidade de vida. A terapia vai propiciar um lugar de escuta e acolhimento, onde você poderá falar dessa e outras questões que surgirem. Cuide-se!
Se você já é diagnosticada com ansiedade, talvez precise conversar novamente com seu psiquiatra, pois o TOC atualmente é uma categoria separada e exige uma conduta medicamentosa e psicoterápica mais direcionadas. O tratamento mais eficaz para o TOC é o combinado entre medicação, terapia e atividade física. Se você já está no grau de atrapalhar suas atividades diárias em função dos pensamentos obsessivos e compulsões, está na hora de consultar seu psiquiatra para que ele ajuste seu tratamento.
Olá, o tratamento da ansiedade, TOC e outros transtornos deve ser em conjunto a medicação (quando indicada) e psicoterapia. Só a medicação não adianta. Se precisar ajustar a medicação também, converse com seu psiquiatra. Mas procure também um psicólogo. Boa sorte!
Boa tarde! Sim, a psicoterapia ajuda muito no entendimento do que está ocorrendo. A terapia cognitivo comportamental é considerada pelos médicos como uma das formas mais eficientes de tratamento para TOC, principalmente se combinado com medicamentos.
É um processo contínuo, o TOC não tem cura, mas pode ser controlado, assim como a ansiedade. O paciente aprende maneiras saudáveis de lidar com a própria ansiedade, sendo essa muitas vezes causada pelos pensamentos obsessivos.
Certos medicamentos psiquiátricos podem ajudar a controlar as obsessões e compulsões do TOC, desta forma o acompanhamento psiquiátrico também é importante.

Olá! Sim, é com certeza a Terapia EMDR irá te ajudar muito. Fica tranquila... dá para melhorar.
Olá!
A psicoterapia pode te ajudar muitoooo a entender melhor o funcionamento dos seus processos psíquicos e com isso, mudar seus comportamentos e sentimentos.
Qualquer linha séria de trabalho psicológico é válida, o mais importante é que você se sinta à vontade com o profissional, que seja uma relação de confiança.
Se tiver mais perguntas, fica à vontade para perguntar!

Att.,
Fabiana Fuchs
Olá!! Sim, é muito importante que procure uma psicoterapia, com um profissional de sua confiança para avaliar sua queixa, e se for o caso, indicar médico psiquiatra para um trabalho em conjunto.
Boa sorte!
Olá, terapias de base cerebral como EMDR e Brainspotting podem te ajudar muito. Boa sorte
Olá! Sim ... a psicoterapia poderá te ajudar e muito. A terapia cognitiva comportamental é uma excelente ferramenta. Quer se livrar desta angústia, procure ajuda o mais rápido possível para viver de forma mais leve e mais feliz. Grande abraço.
Olá, sim. A psicoterapia se utiliza de técnicas e instrumentos eficazes no tratamento da ansiedade entre outros transtornos mentais. Procure sim um profissional de Psicologia e juntos possam traçar um plano de tratamento para você.
Não só pode fazer psicoterapia,como deve! Qualquer tipo de pensamento ou comportamento que esteja acarretando em prejuizos em sua vida devem ser cuidados o quanto antes para reequilibrio de sua vida!
Boa tarde. Sim a psicoterapia pode ajudar muito, junto com a medicação esses sintomas tendem a diminuir e sua vida volta a organizar-se. Qualquer outra duvida estou as ordens.
Olá! Sim ... a psicoterapia poderá te ajudar e muito. A terapia cognitiva comportamental é uma excelente ferramenta. Quer se livrar desta angústia, procure ajuda o mais rápido possível para viver de forma mais leve.
Olá! Pode fazer sim, e além disso seria de enorme importancia para entender melhor como são esses pensamentos, seu conteúdo, frequencia, impacto na sua vida. Além disso, através da terapia seria possível investigar como essa "ansiedade" foi se tornando parte da sua vida. Outra coisa importante no seu relato é essa ideia de culpa pelos pensamentos, ai está outro ponto que poderia ser melhor compreendido e como diversas coisas tem afetado sua vida. Por ultimo, como você ja está diagnosticad@ é importante continuar a utilização dos medicamentos que o psiquiatra tenha receitado. Consulte um psicólogo, ele vai poder te ajudar.
Toc está dentro dos transtornos de ansiedade! o protocolo para tratamento é Psicoterapia associada a medicação. quanto antes iniciar o tratamento completo, melhor tende a ser o prognóstico. Quanto mais demorar, mais difícil a resposta ao tratamento e maior a chance disso se tornar algo crônico! Estou a disposição para ajudar! espero que fique bem! Forte Abraço!!
Olá! Na psicoterapia você entenderá mais sobre o funcionamento do TOC e serão desenvolvidas estratégias para que você possa aprender a lidar melhor com os seus sintomas e reduzir os impactos negativos em sua vida. Então sim, você pode e deve fazer terapia para controlar a sua sintomatologia. Como você já está diagnosticada, acredito que faça uso de alguma medicação. O uso da medicação aliada a terapia comportamental promoverá a mudança de comportamentos específicos que estão te angustiando e assim você poderá recuperar a sua saúde mais rapidamente. Cuide-se bem!
Bem vamos lá... segundo o que você diz, o que você sente são pensamentos contrários 'a sua vontade, pensamentos que você não consegue afastá-los da sua mente. Parece que agora este seu sentir está se tornando mais a vontade indescritível de ter que agir, o compulsivo...ex. você sai, te vem um pensamento de, por ex, ter que voltar, pois não parece ter feito em ação aquilo que você imagina não ter feito...então ansiedade...mais a culpa de não ter feito, por ex...e ainda pode ser que fatos externos acontecidos à outras pessoas cheguem à você como que você tenha tido a responsabilidade de ter feito algo em pró desse alguém e não fez...portanto a culpa... bem difícil analisar a que ponto você tem consciência em que ponto você se encontra, mas a grande possibilidade de tratar em terapia, diante da história de sua vida, seus sentidos e sentimentos a serem desenrolados, contados podem te fazer superar todo esse sofrimento pelo qual está passando. Procure uma psicoterapia, você pode refazer toda esse sentimentos tão ruins.
Olá!
Sim, uma terapia pode ajudar a compreender as situações que desencadeiam esse sintoma de ansiedade. Essa compreensão pode proporcionar uma redução da intensidade do sintoma, o que não quer dizer que a garantia de uma cura (eliminação definitiva do sintoma), mas uma forma mais possível de lidar com isso.
Super pode como deve buscar psicoterapia para te ajudar com isso
Olá! procurar um profissional muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas o primeiro passo você já deu que foi conseguir identificar o seu sofrimento, e buscar ajuda de um profissional pode ser uma decisão de autocuidado e amor-próprio. Se cuida, bj.
Olá, Sim. A terapia cognitiva comportamental é uma excelente ferramenta para tratar as suas demandas. Lembrando também que é fundamental um trabalho multidisciplinar entre psicólogo e psiquiatra.
Olá, boa tarde. Sinto muito pelo que você está passando. É muito importante que busque uma ajuda psicoterápica e psiquiátrica. O psicólogo irá cuidar das causas emocionais que estão dentro das suas ansiedades/inseguranças/toc/pensamentos compulsivos. Já o psiquiatra irá tratar dos sintomas físicos que vem acompanhados com essas questões emocionais, receitando medicamentos. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá! Sim, a terapia pode te ajudar muito. Ela é uma excelente ferramenta para te ajudar aprender a lidar com a sua ansiedade. A terapia Cognitiva-comportamental tem apresentado eficácia no tratamento dos quadros ansiosos e é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite Abraço!
Boa tarde! Procure um psicólogo, parece que seu sofrimento está transbordando, busque ajuda o quanto antes. Existem profissionais capacitados para te ajudar com isso. Abraço
Olá! A psicoterapia vai te ajudar a lidar com esses pensamentos obsessivos e a obter uma melhora na sua qualidade de vida. Faça terapia. Um abraço!
Pode e deve. Entenda que o processo terapêutico neste caso para que consiga traçar recursos de enfrentamento para que você lide com a ansiedade de maneira positiva. Quanto mais precocemente procurar ajuda, maior a efetividade do tratamento.
Olá, a psicoterapia, assim como a psicanálise pode contribuir para melhora dos seus sintomas. Em análise é possível ir além dos sintomas, buscando a forma individual que você vivencia essas questões e os motivos pelo qual elas surgiram.
É importante consultar o psiquiatra para ajustar a medicação caso seja necessário e consultar um psicólogo para entender como lidar com esses pensamentos, como eles surgem e porque estão fazendo parte do seu dia a dia.
Olá! A psicoterapia é um dos métodos eficazes para lhe acompanhar no processo de autoconhecimento. É recomendável que você escolha um profissional que lhe transmita segurança e confiança para que você sinta os benefícios da terapia no seu dia a dia. Caso contrário, é importante que você busque outro profissional até que se sinta a vontade. Um abraço.
Olá, tudo bem?

Tanto os sintomas da ansiedade quando os do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que também faz parte dos transtornos de ansiedade, podem ser tratados com as psicoterapias. É importante buscar auxílio de um profissional da saúde mental, no caso das psicoterapias, um psicólogo, que irá trabalhar com você, esses pensamentos, te ajudando, através da psicoeducação, a construir pensamentos mais funcionais e saudáveis.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição,

Abraço!
Oi! Como vai voce?
Nesse caso é importante avaliar todo o contexto da situação. Saber ha quanto tempo você tem sentido tudo isso. Pelo seu relato posso perceber a angústia e ansiedade. Seria interessante procurar ajuda psicológica para te ajudar a entender de onde estão vindo esses sentimentos e também te ajudar a elaborar o que está acontecendo.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Com certeza
Olá! É compreensível a angústia que você está vivenciando com esses pensamentos compulsivos que interferem no seu dia a dia. A boa notícia é que a terapia pode te ajudar a lidar com esses pensamentos e melhorar sua qualidade de vida.
Na psicanálise, compreendemos os pensamentos compulsivos como formações do inconsciente que expressam conflitos internos. Através da análise pessoal, você poderá explorar a origem desses pensamentos e elaborá-los para compreendê-los.
É importante Investigar as raízes desses pensamentos na sua história de vida e nas suas relações interpessoais. Fortalecer seus recursos internos para lidar com pensamentos intrusivos de maneira mais saudável.
Reduzir o impacto dos pensamentos compulsivos no seu dia a dia e te ajudar a viver melhor.
A terapia oferece um espaço seguro para você expressar seus pensamentos e sentimentos sem julgamentos. Você poderá falar livremente sobre o que vier à mente, permitindo que o inconsciente se expresse e revele conteúdos importantes para a compreensão dos seus pensamentos.