Agitação psicomotora - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - agitação psicomotora

Encontre um especialista na sua cidade:
Ana Lucélia Simoes

Ana Lucélia Simoes

Psicólogo

Guarulhos

Nathalia Mihailov Pizzolotti

Nathalia Mihailov Pizzolotti

Neurologista, Terapeuta ocupacional

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Dr Rômulo Oliveira

Dr Rômulo Oliveira

Psiquiatra

Caruaru

Matheus Ghossain Barbosa

Matheus Ghossain Barbosa

Psiquiatra

Cotia

Catarina Rodrigues

Catarina Rodrigues

Psicólogo

Maringá

Perguntas sobre Agitação psicomotora

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Agitação psicomotora

Um efeito bastante frequente da maconha é desencadear crises de pânico. Não tem como saber, pela sua descrição, se o que sentiu se chamaria "ataque de pânico", tecnicamente falando.…
2 respostas


A sua pergunta não está muito bem formulada, mas vou tentar responder com base no que suponho que você quisesse perguntar. Confusão mental prolongada após anestesia não é habitual, mas pode ocorrer,…
7 respostas


É de extrema importância pensar que se o medicamento tem prescrição médica, somente ele poderá diminuir a dose ou retirá-la do paciente. Os efeitos colaterais da retirada de qualquer medicação…
8 respostas

Especialistas falam sobre Agitação Psicomotora

Agitação psicomotora é uma condição de grave alteração do estado psíquico que acomete pacientes com alguma doença psiquiátrica de base, seja um transtorno psicótico, intoxicação por drogas ou mesmo demência. Está condição traz grande sofrimento para os pacientes e seus familiares, devendo ser prontamente controlada e sua causa de base tratada. Nestes casos, a avaliação médica é imprescindível, porque a agitação pode ser sinal de uma condição mais grave oculta, especialmente em casos de demência.

Guilherme Liausu Cherpak

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento da agitação psicomotora depende muito da causa da agitação. Para tanto, é necessária uma detalhada consulta, afim de descobrir o motivo da agitação e trata-la especificamente. Diversas medicações podem ser utilizadas no tratamento da agitação, e cada um deles é indicado para um fim específico, seja no controle direto da agitação, como os sedativos, benzodiazepínicos, e também fármacos que vão atuar na doença que gera a agitação, por exemplo, os antipsicóticos nos transtornos com sintomas psicóticos.

Adriana Rabelo

Psiquiatra

Anchieta


Muitas vezes confundida com ansiedade ou hiperatividade, a agitação motora é sim um sintoma presente em ambos os transtornos, porem tambem pode estar associada a situações traumaticas, onde o corpo busca extravassar a energia congelada durante um evento com potencial traumatico atraves desta agitação. A experiencia somatica é uma tecnica que pode auxiliar o cliente a extravassar essa energia de forma curativa e diminuir visivelmente os sintomas. As sessoes de SE podem durar ate 50 minutos, podem ser semanais ou exporadicas.

Samara Lopes Ninahuaman

Psicólogo

São Paulo


A agitação é definida como uma elevação na atividade motora (dos movimentos) e da cognição (dos pensamentos) com presença de comportamentos verbais e/ou físicos exacerbados. A agitação é mais encontrada em pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos da personalidade. Entretanto, pacientes deprimidos, ansiosos, com retardo mental também podem apresentar grande irritabilidade e ficarem agressivos (podem agredir verbalmente, quebrar objetos em casa). O comportamento agitado faz sofrer tanto o paciente quanto os seus familiares próximos e amigos e pode melhorar consideravelmente com a ajuda de tratamento especializado.

Geraldo Moreira

Generalista

Recife

Quais profissionais tratam Agitação psicomotora?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.