Alopecia areata - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em alopecia areata

Encontre um especialista em Alopecia areata na sua cidade:
Lucas Telles

Lucas Telles

Dermatologista

Curitiba

Soraia Tofoli Teixeira

Soraia Tofoli Teixeira

Dermatologista

São Paulo

Rodrigo Amaral

Rodrigo Amaral

Dermatologista

Rio de Janeiro

Ivan Curtiss Silviano Brandao

Ivan Curtiss Silviano Brandao

Dermatologista

Belo Horizonte

Aline Blanco

Aline Blanco

Dermatologista

Campo Grande

Erica Baptista

Erica Baptista

Dermatologista

Belém

Perguntas sobre Alopecia areata

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Alopecia areata

Pela sua descrição pode ser uma alopecia areata ou algum tipo de foliculite do couro cabeludo ou uma times capitis! Sugiro procurar um dermatologista pediátrico o quanto antes para diagnóstico…
2 respostas

Dra. Valeria Matarotti S Moreira
Dra. Valeria Matarotti S Moreira
Infectologista, Dermatologista, Especialista em medicina estética
Rio de Janeiro
Olá! Se for areata mesmo, não . Diagnóstico deve ser feito corretamente. Mas há que se escolher bons produtos para as áreas com cebelos. Att. Dra Valéria.
1 respostas

Dra. Danielle Medeiros Rossato
Dra. Danielle Medeiros Rossato
Dermatologista
Rio de Janeiro
Olá, a causa é auto imune
O tratamento será decidido pelo dermatologista após exame físico
Um abraço
3 respostas

Especialistas falam sobre Alopecia areata

Alopécia Areata é uma doença caracterizada pela perda de cabelos em áreas específicas do couro cabeludo, podendo acometer outras áreas do corpo, como barba e sobrancelha. É uma doença não infecciosa e de causa desconhecida. Não há cura para a alopécia Areata, mas certos tratamentos podem promover o crescimento do cabelo. O principal dano aos pacientes é o psicológico, sendo, muitas vezes, necessário acompanhamento com um psicólogo.

Lia Loureiro Albuquerque

Dermatologista

Fortaleza


A alopecia areata é uma doença autoimune que provoca perda de cabelos, algumas vezes de forma bastante duradoura, gerando muita angústia. Este tipo de alopecia pode acometer homens e mulheres de qualquer idade, e pode afetar qualquer outra área do corpo que possua pelos, inclusive sobrancelha, cílios e barba. A causa da alopecia areata é desconhecida, mas sabe-se que o indivíduo já nasce predisposto à doença.Além disso, acredita-se que fatores externos sejam capazes de desencadeá-la. Possíveis gatilhos seriam o estresse emocional, traumas físicos, vírus, bactérias, entre outros. A escolha da medicação para a doença é feita de acordo com a extensão e fase da doença e a idade do paciente.

Esse tipo de alopecia tem um componente auto-imune e muitas vezes pode estar associada a outras doenças também com essa origem, como alterações tireoidianas, diabetes e vitiligo por exemplo. A doença pode se manifestar desde uma única placa sem cabelos ou pelos, até ter um acometimento total das áreas pilosas do corpo, e é essa apresentação clínica que irá definir o tipo de tratamento a ser seguido. Esse tratamento poderá contar com uso de loções tópicas, medicamentos orais, aplicações intralesionais de corticóides, dentre outros. A relação da areata com o estado emocional do paciente também está bem estabelecida, muitas vezes sendo necessário acompanhamento psicológico associado.

Juliana Spektor

Dermatologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Alopecia areata?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.