Complicações do diabetes - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - complicações do diabetes

Mariana Peres Paim Ribeiro

Mariana Peres Paim Ribeiro

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Maria da Graça Carneiro Ronchi

Maria da Graça Carneiro Ronchi

Endocrinologista

Curitiba

Andreza Juliani Gilio

Andreza Juliani Gilio

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

Araraquara

Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Generalista

Juiz de Fora

Julia Fragoso Magalhães

Julia Fragoso Magalhães

Médico clínico geral, Endocrinologista

São Paulo

Marcela Vaisberg Cohen

Marcela Vaisberg Cohen

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Complicações do diabetes

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Complicações do diabetes

Nenhuma pessoa por mais saudável que seja não deveria ingerir bebida alcoólica todos os dias, uma vez que está relacionada a diversas complicações principalmente hepáticas e cardíacas.
3 respostas


O pior tipo de diabetes é aquele que está "mal tratado"!
O diabetes lipoatrófico é caracterizado por uma intensa resistência insulínica, além das alterações no tecido subcutâneo,…
1 respostas


Converse com seu(sua) endocrinologista para que ele(a) possa lhe examinar. A sua queixa nos pés pode estar relacionada a uma complicação chamada neuropatia periférica (causada ou não pelo Diabetes),…
2 respostas

Especialistas falam sobre Complicações do diabetes

Diabetes, HbA1c e Cognição Vamos falar sobre um arquivo, recentemente publicado que tem como objetivo associar o controle glicêmico nos pacientes diabéticos do tipo 2 e declínio cognitivo, baseado nos níveis de hemoglobina glicosilada. Os resultados são: elevações mesmo que sutis da hemoglobina glicosilada estão associadas a declínio cognitivo nesta faixa etária (na população estudada). Não só declínio cognitivo, mas também declínio na memória e execução de tarefas. Cada vez mais abordar o paciente diabético de maneira multidisciplinar, visando um bom controle da doença e detecção precoce de quaisquer morbidades que acarretem em perda de qualidade de vida nesta população de pacientes.

Francisco Blotta

Endocrinologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro


Muitas são as complicações e consequências que o diabetes pode trazer para o paciente ao longo dos anos, e elas são maiores e mais graves quanto menos controlada está a glicemia. São divididas em dois grandes grupos, micro e macro vasculares. As complicações microvasculares são àquelas que causam danos aos pequenos vasos sanguíneos, como as que acometem os olhos, rins e nervos. Já as macrovasculares incluem as doenças cardíacas e o fluxo insuficiente de sangue para as extremidades do corpo, principalmente pernas.

Fabio Maia Vallim

Endocrinologista

Seropédica

Agendar uma visita

A neuropatia diabetica e uma complicacao do Diabetes Mellitus muito comum. Os principais sintomas sao sensacao de formigamento de maos e pes, caimbras, dores em pernas ate mesmo ao simples toque do lencol ou diminuicao da sensacao de dor que pode ocasionar feridas que cicatrizam commuita dificuldade. O tratamento e multifatorial e necessita de especialista nesta area.

Débora Nazato

Endocrinologista

São Paulo


Os pacientes diabéticos em algum momento irão desenvolver neuropatia periférica (aquelas feridas difíceis de fechar, que duram anos...) estimulamos a reeducação alimentar, sugerimos suplementação com minerais, principalmente o cromo, homeopatia e também eletromedicina, que nos ajudam a sanar muitas feridas de pacientes que sofrem ha anos com lesões abertas, e os impede de vestir uma bermuda. No mínimo esse paciente ganha qualidade de vida e equilibra o diabetes.

Quais profissionais tratam Complicações do diabetes?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.