Dificuldade de amamentação - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em dificuldade de amamentação

Encontre um especialista em Dificuldade de amamentação na sua cidade:
Carla Meliza Garcia Reis

Carla Meliza Garcia Reis

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Tatiana da Cruz Affonso

Tatiana da Cruz Affonso

Fonoaudiólogo

Daniele Margarita Marani Pra

Daniele Margarita Marani Pra

Pediatra

Curitiba

Luciane Brunholi Xavier

Luciane Brunholi Xavier

Pediatra

Paranavaí

Eliane Mauro Santiago

Eliane Mauro Santiago

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Paulo Jose Melo Menezes

Paulo Jose Melo Menezes

Pediatra

Aracaju

Perguntas sobre Dificuldade de amamentação

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Dificuldade de amamentação

Olá! Embora incomum, pode ocorrer um alguns casos. Isso pode ser justificado por estimulação manual persistente ou por alterações hormonais, entre outras causas.
De toda forma, sugiro…
5 respostas

 Natália Caroline Rovere
Natália Caroline Rovere
Fonoaudiólogo
Valinhos
Cara colega, sugiro que vá a algum serviço em que os profissionais possam te orientar quanto à postura adequada no momento da amamentação, tanto sua postura quanto a da bebê, pois é interessante…
4 respostas

O ideal é não usar qualquer produto químico nos cabelos enquanto seu filho estiver amamentando.Se sua vaidade for inevitável,consulte seu pediatra para ver que tipo de produto será usado e quais…
3 respostas

Especialistas falam sobre Dificuldade de amamentação

Só acha que amamentar é fácil quem nunca amamentou. A mulher, recém mãe, tem muitas novidades e todas chegam junto. A vida muda completamente, e amamentar está entre uma destas novidades. E então se ela acha que isto será algo instintivo pode se decepcionar muito. Para uma amamentação de sucesso a mulher precisa de ajuda, do pai da criança, da sua família, da sociedade e sempre de um profissional de saúde capacitado para tal. Como pediatra tenho muito da minha formação voltada para este aspecto, e como mãe, posso dizer que entendo perfeitamente a angustia do momento e a necessidade de acolhimento, sendo este meu primeiro passo na ajuda a caminhada da amamentação.

Thalita Feitosa Costa

Pediatra

São Paulo


Muitas mães encontram dificuldades para amamentar seus bebês no primeiro mês de vida. Essa fase é determinante para que o sucesso do Aleitamento Materno aconteça. A postura, a pega, as manobras, os sinais de uma boa sucção são orientados em consulta e podem diminuir ou eliminar os efeitos como dores, rachaduras mamilares, baixa ingesta e pouco ganho de peso do bebê e garantindo Aleitamento Materno Exclusivo como recomendado pela OMS.

Karla Correia Simão

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Amamentação é um grande desafio para mamães e seus bebês. Ao contrario do que a maioria pensa, não é um processo instintivo e sim um aprendizado mutuo que necessita de uma rede de apoio, constituída por familiares, obstetras e pediatras que acompanham o binômio mãe-bebê. Para o sucesso da amamentação a palavra chave é APOIO, além das orientações necessárias. Que são oferecidas durante a consulta, como avaliação da pega e do posicionamento do bebê. Retirada de duvidas e inseguranças da mãe e seu familiares, além do incentivo a formação da rede de suporte familiar tão importante nesse inicio do estabelecimento da amamentação.

Desde os tempos primitivos a tradição oral dava conta de transmitir o aprendizado de geração para geração. Mães e bebês não estavam isolados e uma mulher muito antes de dar a luz já participava do parto e do puerpério das outras mães da comunidade. Dessa forma, todos os “macetes” da amamentação também eram passados. As dificuldades encontradas nos dias de hoje em relação a amamentação podem estar relacionadas à dois fatores: cultural ou familiar. Algumas mulheres pegam para si o fracasso que a sua mãe ou irmãs passaram, sendo por vezes até desestimulada e frustrada. Muitas são as questões que atravessam os cuidados com a amamentação e a nossa responsabilidade é estimular o apoio afetivo.

A consultoria em amamentação visa a promoção do aleitamento materno na prevenção, ajustes e intervenções em eventuais dificuldades com a amamentação, por exemplo quando há dor ao amamentar, feridas nas mamas, baixa produção de leite, perda de peso do bebê, entre outras. A visita é domiciliar e inclui avaliação da mãe, do bebê, o Teste da Linguinha e intervenções necessárias para estabelecer a amamentação eficaz e com prazer. Está incluso um retorno após o primeiro atendimento para o acompanhamento da amamentação.

Damiane Stivanin Basilio

Fonoaudiólogo

Sorocaba


Amamentação é um processo natural mas que deve ser aprendido. Não se trata de somente colocar o bebê para mamar. Oferecendo uma abordagem abrangente, através da avaliação da pega, postura, produção de leite e aspectos psicológicos envolvidos podemos ajudar a mãe a se sentir mais confortável nesse processo, garantindo a melhor fonte de alimentação para o bebê.

Lucas Rodrigues De Castro

Pediatra

Patos de Minas


Amamentar não é fácil. Nas novelas, os bebês nascem grandes, vigorosos e logo mamam, sem dificuldades. Mas na vida real, a amamentação não é assim intuitiva. Isso porque seu sucesso depende de diversos fatores. De um lado, temos um bebê aprendendo a mamar. Do outro, uma mãe aprendendo a amamentar, mas repleta de dúvidas e inseguranças. Em um momento de intensa privação de sono, dormir é muito importante para o bom humor e para a produção de leite. Amamentar pode ser doloroso, principalmente no começo. Dificuldades na pega podem causar fissuras. Sucções ineficientes podem levar ao ingurgitamento mamário (empedramento). Logo, todo apoio e orientação são bem vindos.

Paula Ji Won Woo Guglielmetti

Pediatra

São Paulo


Hoje uma das maiores dificuldades que tenho percebido , é a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses vida da criança . Muitas vezes a causa dessa dificuldade , é uma falta de orientação desde o pré natal , das futuras mães. A participação do pediatra nessa fase é de extrema importância , desde a orientação antes do nascimento do bebê , auxilio da mamada no momento do nascimento , e seguimento e acompanhamento após o parto . A presença do pediatra e neonatologista nesses momento s, diminui a ansiedade materna , facilita o vínculo mãe bebê , e melhora o sucesso da amamentação exclusiva .

Fernando Foresti

Pediatra

São Paulo


Amamentar requer dedicação e apoio tanto da famiília quanto dos profissionais de saúde que a auxiliam; identificar possíveis causas de desajustes é essencial para promover a amamentação exclusiva de leite materno.

Yukimi Takanaca

Pediatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Dificuldade de amamentação?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.