Doenças do nervo trigêmeo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do nervo trigêmeo

Tamires Oliveira

Tamires Oliveira

Dentista

São Paulo

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Patrícia Malatesta Bronzo

Patrícia Malatesta Bronzo

Dentista

São Pedro Da Aldeia

Victor Souza de Oliveira

Victor Souza de Oliveira

Fisioterapeuta, Osteopata

Goiânia

Perguntas sobre Doenças do nervo trigêmeo

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Doenças do nervo trigêmeo

O aparelho não regenera o nervo da audição. Quantos aos choques, precisa ser avaliado se há alguma falência no tratamento cirúrgico.

Dr. Tiago Carvalho
Neurocirurgião
Blumenau
Olá. A cirurgia que a sua mãe fez, a invasiva (microcirurgia para descompressão do nervo trigêmeo), é a que mostra melhores taxas de sucesso no tratamento. Dor de cabeça após procedimentos neurocirúrgico…

É possível que você esteja experimentando sintomas relacionados a uma disfunção do nervo trigêmeo, especialmente após um procedimento odontológico como o retratamento de canal. O nervo trigêmeo…

Especialistas falam sobre Doenças Do Nervo Trigêmeo

Uma dor intensa, súbita, no rosto, desencadeada durante a alimentação, ou escovação dos dentes, ou mesmo na forma de crises rápidas e intensas, espontâneas. A dor pode confundir com problemas na boca e por vezes os pacientes procuram dentistas, fazem varios tratamentos dentarios até chegar no neurologista. O descorforto é tanto que pode levar a pessoa e evitar comer e emagrecer, ou ficar desanimada e triste. Há varios tipos de medicamentos e até cirurgia para casos que não melhoram com o tratamento clínico. Analgesicos comuns e antiinflamatórios não costumam aliviar, é preciso consultar um neurologista para avaliar o tratamento mais adequado para cada caso.

Denise Leal

Neurologista

Florianópolis


A neuralgia do trigêmeo é uma dor lancinante, em metade da face, que dura alguns segundos e pode ser desencadeada por estímulos sensitivos como o vento, escovar os dentes, alimentar-se ou mesmo tocar a face. A dor pode ser referida como choque, pontada ou agulhada e é de tal intensidade que freqüentemente leva o paciente a procurar auxílio médico hospitalar com urgência. A causa mais comum desta dor é a compressão do nervo trigêmeo por uma artéria localizada dentro do crânio e que pulsa sobre a raiz nervosa. Outras causas são as idiopáticas (sem causa determinada), secundárias a Esclerose Múltipla (EM) ou a tumores intracranianos.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença caracterizada por episódios lancinantes e súbitos de dor na região da face, semelhantes a um choque, que geralmente duram de poucos segundos a dois minutos. Tipicamente, a dor é desencadeada por falar, beber, escovar os dentes, barbear-se, mastigar, ou tocar levemente no rosto e pode ocorrer repetidamente ao longo do dia. O pico de aparecimento é de 60 a 70 anos de idade, sendo incomum antes dos 40 anos. A causa mais comum é pela compressão do nervo por uma alça arterial. Cinco a 10% dos pacientes têm como causa a esclerose múltipla, os tumores cerebrais, as anormalidade da base craniana ou malformação arteriovenosa.

Renvik Demauir

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Tratamos as doenças do nervo trigêmio com o uso da Laserterapia e com Aplicação de Toxina Botulínica.

Ana Cristina Maia De Oliveira

Dentista, Especialista em harmonização orofacial

São José do Rio Preto

Quais profissionais tratam Doenças do nervo trigêmeo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.