Entorses e contusões - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Quais são as entorses e contusões?

A entorse causa dor, inchaço e coloração azul da pele. Isto é devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos na área que faz com que os tecidos circundantes estejam repletos de sangue. O mesmo acontece com um hematoma (equimose): os pequenos vasos sanguíneos da pele se rompe, o sangue ocupa o tecido subcutâneo e é uma descoloração da pele devido ao metabolismo da hemoglobina (componente do sangue) .

Que pode ser feito depois de sofrer uma entorse?

A  torção  causa dor. A área lesionada deve ser mantida em repouso, ou sangramento dos tecidos vai continuar com maior intensidade. Descanso é muito importante para garantir que a cura ocorra mais rapidamente possível. Deve ser por um mínimo de dois dias eo sangramento pode continuar até 24 horas após a lesão.

A área lesionada deve ser mantida elevada acima do nível do coração. Se for abaixo desse nível, o retorno venoso é mais difícil, e não há retenção de líquidos na área, o que retarda a cura e aumenta a dor. É importante que a área lesada é sempre na mesma posição durante o período de descanso. Por exemplo, se você for ferido no braço, usando um sling permite que você para descansar na mesma posição, sendo acima do nível do coração. Se você tem uma entorse no tornozelo descanso, ou sentado com o pé descansando em uma cadeira ou mesa, ou dormiu com vários travesseiros sob o pé.

Como parar uma hemorragia interna?

Você pode limitar o sangramento, limitando assim a inflamação das seguintes maneiras:

  • Coloque os cubos de gelo em um saco e coloque-o sobre a área lesada.
  • Em caso de emergência você pode usar saco de legumes congelados, ervilhas exemplo que se adequam ao formato da área que você tem que esfriar.
  • Use sacos projetados especificamente para este fim, que contêm um gel especial, que é resfriado no congelador.

Como vemos o passo fundamental é a aplicação de frio na área lesada local, mas é essencial para colocar um pano entre o gelo ea pele para evitar queimaduras da pele.

Se a pele tem um aspecto rígido ou branco, deixa de se aplicar frio e se ele retorna à sua cor normal após alguns minutos, você deve contactar o seu médico. Uma boa maneira de aplicar gelo é fazer por 15 minutos e descansar 15 minutos, e assim por diante.

A sensação de frio pode ser diferente em cada paciente de sensação de frio, dor, sensação de calor, você pode até sentir que a área "adormece" (formigamento).

Você deve ter cautela no caso de você é diabético, e evitar problemas circulatórios devem consultar seu médico antes de aplicar frio local.

Além de frio local, uma das principais medidas é a imobilização da área lesada. Isto pode ser conseguido com uma bandagem elástica que congelam bem, exerce uma compressão sobre a área lesada, ajudando a reduzir a inflamação. Depois que o inchaço já se foi, você pode usar bandagens adesivas. Este curativo deve sempre prestar atenção: se a área ao redor do curativo tem um tomazulado ou branco e está frio, você deve remover o curativo e consultar imediatamente o médico.

Quando consultar um médico?

  • Quando o toque é acompanhado por dor e inchaço muito importante.
  • Se a articulação lesada é instável e não tolera a carga de peso corporal.
  • Se a dor persistir, sem melhora após dois dias.
  • Se nenhuma melhoria é observada após quatro dias de aplicação das medidas enunciadas acima.

Como evitar entorses?

Considere o que a possível causa da torção, analisando a sua atividade:

  • Você corre muito rápido?
  • Faz esporte sem pré-aquecimento ou alongamento?
  • Você está usando um sapato que não é adequado para a actividade desportiva que você faz?
  • Você está correndo em superfícies duras ou irregular?
  • Você tem uma lesão ou fraqueza em qualquer outra área do seu corpo, tais como o joelho, que o obrigou a sobrecarregar outras áreas para compensar?

Quando a dor e o inchaço já se foram deve-se começar a se exercitar na área afetada, mas muito suave e progressivamente. É importante, após um ou dois dias de descanso, começam a se mover a articulação para reduzir a cicatrização da área lesada, o que pode causar alguma rigidez.

Com qualquer atividade deve realizar um aquecimento adequado, lento e progressivo, juntamente com exercícios de alongamento antes de começar. Se a área lesada permite, deve tentar manter-se ativo e em forma.

Como tratar uma contusão?

O hematoma (descoloração da pele) e hematomas (sangue derrama bem definido, neste caso por via subcutânea), pode ser tratada com medidas discutidas anteriormente, frio, principalmente local.

Se o hematoma é de tamanho significativo ou tem contusões e hematomas ocorrer sem um trauma antecedente óbvio, consulte o seu médico para descartar qualquer problema de coagulação do sangue.

Especialistas em entorses e contusões

Encontre um especialista em Entorses e contusões na sua cidade:
Dr. Tiago Augusto Di Macedo Bernardes

Dr. Tiago Augusto Di Macedo Bernardes

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Tiago Goes

Tiago Goes

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Francisco Carvalho Seda

Francisco Carvalho Seda

Ortopedista - traumatologista

Barueri

Rodrigo Grossi

Rodrigo Grossi

Ortopedista - traumatologista

Itabira

Gustavo Novaes Cardoso

Gustavo Novaes Cardoso

Ortopedista - traumatologista

Barra Mansa

Charles Neff

Charles Neff

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Perguntas sobre Entorses e contusões

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Entorses e contusões

Ola!
A avaliacão ortopédica através da história clínica, exame físico e possivelmente exame de imagem complementar será necessária para um diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.
2 respostas

Dr. Adriano Karpstein
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Consulte um ortopedista especialista em pé.
2 respostas

Dr. Romulo Scelza
Dr. Romulo Scelza
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
A Contusão do joelho pode gerar dor de intensidade moderada ou intensa mas não calafrio.

Precisa ser observado se não se trata de uma infecção proveniente de um trauma gerando…
2 respostas

Especialistas falam sobre Entorses e contusões

Entorses e contusões são as lesões mais comuns na prática esportiva, muitas vezes por se tratarem de lesões leves podem ser tratadas somente por medidas simples como compressas com gelo, repouso e medicações. Porém, quando o trauma é mais grave, e o local da lesão se apresenta inchado e/ou com equimose (roxo) e/ou com alguma depressao ou crepitação, uma avaliação médica cuidadosa se faz necessário, pois pode se tratar de uma lesão mais seria onde o tratamento inadequado pode trazer sequelas sérias no futuro.

Eduardo Ramalho De Moraes

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Pronação dolorosa é uma subluxação da cabeça do rádio (cotovelo) que pode ocorrer em crianças pequenas pelo deslocamento do ligamento anular, uma das "cordinhas" que seguram o cotovelo no lugar após um movimento de tração longitudinal do cotovelo estendido, o famoso "puxão" do antebraço. Ocorre em crianças menores porque nesta faixa etária este ligamento é mais fraco. O paciente apresenta dor e não consegue mexer o membro superior afetado. O tratamento é super simples, consiste em "colocar o cotovelo no lugar", porém esta manobra deve ser realizada por um profissional habilitado, no caso seu ortopedista. Portanto, cuidado ao puxar seu filho pelo braço.

Pâmela De Melo Casagrande

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Campinas

Agendar uma visita

A torção do tornozelo é um trauma muito comum tanto nos esportes como no dia a dia. A gravidade da torção é bem estimada pelo grau de edema (inchaço), dor, equimose (roxo na pele) e impossibilidade de apoiar o pé. As primeiras medidas a serem adotadas são: – Evite pisar no chão – Faça compressas com gelo por 20 minutos a cada 2-3 horas – Mantenha o pé elevado Neste tipo de torção é muito comum romper os ligamentos laterais, em até 70% dos casos. Não quer dizer que se tem lesão tem que operar. O tratamento inicial e a reabilitação fisioterápica, recuperam totalmente 80% das pessoas. O tratamento cirúrgico é indicado para os 20% que continuam tendo torções ou outras lesões associadas.

Rodrigo Vicente

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


A contusão é a consequência de um trauma violento direto em uma área do corpo. Contusão pode ser: #Muscular: Forma quase sempre um hematoma e se o trauma for violento é possível que ocorra uma ruptura das fibras. #Tendões: A lesão ou inflamação afeta a bainha sinovial que o envolve, causando as tendinites. #Osso: Pode danificar e inflamar o periósteo (membrana que o envolve). São muito dolorosas e de recuperação lenta. Os sintomas normalmente são dor e inchaço (hematoma), podendo limitar os movimentos. O tratamento inicialmente é a aplicação do protocolo PRICE. Proteção-Repouso-Ice(gelo)-Compressão-Elevação. Associado ao tratamento medicamentoso.

Klinger Luciani Lucena Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita

Entorses e contusões podem estar associadas a lesões ósseas ou ligamentares, o exame ortopédico vai decidir da necessidade de RX ou Ressonância Magnética, impõe-se repouso e frequentemente imobilização gessada ou outro tipo de imobilização não gessada. Analgésicos podem ser usados.

Romulo Scelza

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Entorses e contusões?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.