Fogachos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em fogachos

Encontre um especialista em Fogachos na sua cidade:
Crisciane Nolasco

Crisciane Nolasco

Ginecologista

Vitória

Mariana Costa Silva Valente

Mariana Costa Silva Valente

Endocrinologista

Florianópolis

Daniela Barros

Daniela Barros

Ginecologista

Caçapava

Cândida Chiochetta Tonial

Cândida Chiochetta Tonial

Endocrinologista

Joinville

Tatiane Fernandes

Tatiane Fernandes

Ginecologista

São José dos Campos

Rodrigo Carrapeiro

Rodrigo Carrapeiro

Ginecologista

Porto Velho

Perguntas sobre Fogachos

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Fogachos

Dra. Susana da Matta Machado Fernandes
Dra. Susana da Matta Machado Fernandes
Endocrinologista
Belo Horizonte
Inicialmente deverá ser feito o diagnóstico de climatério, pois a sensação de calor pode ter outras causas. Geralmente com a análise do ciclo menstrual, exame físico e idade compatível da para…
2 respostas

Especialistas falam sobre Fogachos

Os fogachos também conhecidos como "ondas de calor" são queixas típicas, porém não exclusivas, da mulher na perimenopausa e nos primeiros anos pós-menopausa. Fazem parte dos chamados sintomas vasomotores da menopausa e entre 50-80% das pacientes nesta fase da vida irão apresentar esta queixa em graus variados de intensidade. Quando são frequentes e intensos, diminuindo a qualidade de vida da mulher, pode haver indicação para o tratamento de reposição hormonal da menopausa. Pacientes que não desejem utilizar ou apresentem contraindicações ao uso de hormônio estrógenos podem lançar mão de alternativas de tratamento não hormonais.

O fogacho é uma sensação súbita de ondas de calor pelo corpo, particularmente na cabeça, face e peito, é o sintoma mais marcante da deficiência estrogênica. Geralmente é acompanhado por ruborização (isto é, por vermelhidão) da face e sudorese, podendo ser seguido por calafrios. Uma das opções de tratamento é a reposição de hormônios.

Christiane Curci Regis

Ginecologista

São Paulo


Você não precisa sofrer com os fogachos, pois a terapia de reposição com hormônios age nas suas células preservando a função das mesmas, mantendo sua saúde física e mental.

Vanderlea Coelho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo


O fogacho, também conhecido como “onda de calor”, é um dos primeiros sintomas associados à menopausa e climatério. Apresenta-se como sensação súbita de calor pelo corpo, especialmente no rosto, pescoço, cabeça e tórax. O fogacho surge a qualquer hora do dia e se ocorre à noite pode interromper o sono. Geralmente é acompanhado por sudorese, seguido por sensação de frio (calafrio) e irritabilidade. Não se trata de doença e o melhor tratamento para o fogacho é a terapia hormonal (estrogênio ou similares), mas existem também tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura.

Sara De Pinho Cunha Paiva

Ginecologista, Terapeuta complementar

Belo Horizonte


O climatério (período que precede a menopausa) é uma fase de mudança na fisiologia da mulher onde parte de sua essência já foi utilizada para fins de procriação. Nós que trabalhamos com a medicina chinesa tratamos de forma holística os sinais e sintomas que surgem neste período. O que fazemos é uma reposição energética que supre parte da qual foi consumida. Este tratamento é feito através integração da dietoterapia, fitoterapia chinesa e acupuntura.

Alessandro Ito

Médico acupunturista, Terapeuta complementar

São Paulo


Sintoma decorrente de carência de estrogênio. a carência pode ser decorrente de vários fatores , sendo a principal causa, falência ovariana decorrente da menopausa. Outras causas seriam retirada cirúrgica dos ovários ou bloqueio central por medicamentos, entre outras. Pode ser tratada com reposição o hormonal bioidêntica . o estrogênio é principal hormônio feminino e a ausência deste trás graves consequências ao organismo feminino, desde aumento de risco cardiovascular até a osteoporose.

Renata Gouvêa

Ginecologista

Brasília

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Fogachos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.