Infecções de fungos nas unhas (onicomicose) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Quais são elas e como tratar?

Onicomicose é definida como qualquer infecção das unhas causada por diferentes tipos de fungos. A infecção pode vir de dentro de uma ou outra infecção fúngica em outros locais.

Embora a infecção causada por cada tipo de fungo receba um nome específico, é verdade que todos são agrupados sob o nome genérico onicomicose.

As infecções podem ser produzidos por quatro diferentes tipos de fungos:

  • Dermatófitos (micose da unha)
  • Cándidas levaduriformes (prego candidíase)
  • Fungos filamentosos
  • Molde

Há um grande número de alterações das unhas que podem ter importantes semelhanças do ponto de vista médico. A confusão com outras doenças de pele e identificação do fungo  cria grandes dificuldades para diagnosticar corretamente a doença.

É uma doença que, na maioria dos casos, os sintomas não são necessariamente associados com a dor. A única pessoa afetada sente coceira, desconforto e uma mudança estética progressiva do estado de suas unhas. Esta é a principal razão de não se procurar um médico até que o estado da doença esteja avançado e não haja uma clara mudança na aparência e forma das unhas.

Entre 1,5 e 3% da população é afetada, mas apenas 0,5% estão sob tratamento. Isto é principalmente devido à quantidade limitada de informação e sensibilização desta doença entre as pessoas .

Quais são os fatores de risco?

Uma série de condições ambientais, de caráter pessoal e social que poderiam causar um aumento do risco de infecção fúngica das unhas. Onicomicose é uma alteração genética, mas há uma série de condições que predispõem a ela, como doenças vasculares que afetam o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo). Todas são doenças que causam má oxigenação das unhas ou diminuição das defesas do organismo e, portanto, aumentam a probabilidade de infecção.

Estas doenças podem ser:

  • Diabetes
  • Doenças neurológicas
  • Doença arterial
  • Doenças do sangue
  • Doenças que afetam o sistema imunológico

Existem outros fatores de risco que promovem a disseminação de infecções fúngicas, uma vez que aumentam o microambiente onde certos tipos de fungos estão presentes:

  • O uso de calçados inadequados que evitam a transpiração do pé
  • Sudorese
  • Utilização de locais comumente úmidos (contágio em áreas públicas, como ginásios, piscinas, etc.)
  • Lesões
  • Alguns trabalham em contato com água (hotelaria, donas de casa, etc.)
  • Em pessoas que praticam esporte, freqüentemente.
  • Em pessoas que fazem as tarefas domésticas têm um maior envolvimento das unhas.
  • Quanto à idade, vemos que ela é mais comum em idosos, que muitas vezes têm lesões muito crônicos que não são importantes e que têm por anos. Pessoas mais jovens e as mulheres são grupos mais preocupados e conscientes, especialmente se houver um  problema estético causado pela onicomicose.

Quais são os sintomas?

Apesar de onicomicose não causar sintomas ou deterioração alarmante em geral, pode causar problemas na vida social e profissional, limitando o desempenho de certas actividades em que a estética é importante.

Os sintomas geralmente começam com um envolvimento parcial da unha, que acabará por se estender e envolver a matriz (raiz da unha). A possível ausência de dor e a demora na progressão da doença são exatamente  as razões principais para se consultar um médico apenas quando a doença já está bem avançada.

Os sinais mais comuns de onicomicose que afetam a forma ea aparência da unha, e são eles:

  • Mudanças na forma da unha (aparência lenhosa)
  • Alterações na cor (bege, marrom)
  • Aumento da espessura
  • Mais frágil (unhas quebradiças)
  • Unhas soltas

Como é diagnosticado?

Há uma série de mudanças ungulares oferecendo semelhanças do ponto de vista clínico, e este fato tem uma influência significativa sobre a dificuldade de estabelecer o diagnóstico correto. Entretanto, o diagnóstico pode ser feito com base na aparência das unhas.

Para que um diagnóstico confiável possa ser feito usa-se diferentes técnicas (exame direto ou cultura da amostra) para confirmar a onicomicose e o tipo de fungo responsável pela doença. Esta é realizada por raspagem ou corte de um fragmento da unha afetada. Às vezes há resultados negativos em técnicas de diagnóstico e fungos não são considerados responsáveis, apesar de ter realmente onicomicose.

O que você pode fazer em casa?

  • Higiene pessoal: lavar seus pés, secar bastante e corretamente antes de colocar meias e sapatos. Seque bem as áreas entre os dedos.
  • Tomar medidas de precaução em locais públicos como piscinas, academias de ginástica, chuveiros, etc.
  • Use calçados apropriados que permite evaporar que o suor do pé.
  • Use meias de algodão ou lã. Mudá-las frequentemente e sempre que estiverem molhadas.

Qual é o tratamento?

Existem basicamente dois tipos de tratamento (muitas vezes utilizado em combinação):

Tópica (aplicados diretamente na unha):

Revestimentos são aplicados na superfície da unha. Eles exigem muito trabalho, dedicação e consciência pois  são muitas vezes tratamento de longo prazo e sua aplicação requer um tempo. Geralmente suficiente para tratar infecções da pele e quando o envolvimento ungueal não é extensa (para não afetar a raiz da unha).

Alguns dos medicamentos usados ??topicamente incluem amorolfina, ciclopiroxolamine e tioconazol.

Tratamentos sistêmicos (via oral):

Sua eficiência é maior. A duração do tratamento também é muitas vezes prolongada (vários meses).

Alguns dos medicamentos utilizados são a terbinafina oral e itraconazol.

Quando esses tratamentos não são eficazes, você pode fazer a remoção total da unha  (ablação) por métodos cirúrgicos ou químicos.

Especialistas em infecções de fungos nas unhas (onicomicose)

Encontre um especialista em Infecções de fungos nas unhas (onicomicose) na sua cidade:
Isabella Martins

Isabella Martins

Dermatologista

Salvador

Paulo Beltrame Valbão

Paulo Beltrame Valbão

Podologista

São Paulo

Sebastiana Souza oliveira

Sebastiana Souza oliveira

Podologista

Limeira

Madalena Andrade

Madalena Andrade

Podologista

Curitiba

Nataly Falcão Farias Nunes

Nataly Falcão Farias Nunes

Dermatologista

Maceió

Valdirene Gabriela De Sousa

Valdirene Gabriela De Sousa

Podologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)

Especialistas falam sobre Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)

É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as das mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos. Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Em casos selecionados é necessário também o tratamento via oral. A duração é, em média, de seis meses, podendo chegar a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é lento. A persistência é fundamental para o sucesso.

Grande problema de saúde e estético. Atualmente novas tecnologias como os tratamentos a laser, sem contra indicações, sem toxicidade são geralmente 70% mais eficientes que os tratamentos medicamentosos. Faça uma avaliação, diagnóstico e prognóstico se você possuí este patologia, e fique livre do problema. Marque uma consulta de avaliação criteriosa e completa com o podologista.

Simone Simões

Podologista

São Paulo


A onicomicose é uma infecção nas unhas, causada por fungos, que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As unhas dos pés costumam ser mais afetadas, uma vez que a permanência em sapatos fechados acaba propagando o fungo. Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Em caso de acometimentos superiores a 30% é necessário tratamento via oral também. Sua duração é de cerca de 6 meses, podendo chegar a 1 ano, dependendo do crescimento das unhas. É fundamental que o tratamento não seja interrompido, pois a infecção pode ainda estar presente independente da aparente melhora.

Ana Carulina Moreno

Dermatologista

Rio de Janeiro


Onicomicose (onico quer dizer unha em grego) ou tinea unguium, conhecida popularmente como micose de unha, é o nome dado à infecção da unha causada por fungos. As micoses das unhas se desenvolvem principalmente em um ambiente úmido e quente. O fato de estar em ambientes populosos (duchas, piscinas, etc.) pode também favorecer o desenvolvimento das micoses das unhas. Geralmente é preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar. A micose de unha é uma infecção difícil de tratar porque as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue. O médico irá escolher o melhor tratamento em função do estágio da onicomicose.

Juliana Ribeiro Gomes Bogado

Generalista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A onicomicose é uma doença muito comum na população e além de causar um desconforto visual as unhas, pode ser uma porta de entrada para outras infecções. A identificação do fungo causador é fundamental para se programar o tratamento, que envolve o uso de medicações orais e tópicas. O ideal é que o próprio dermatologista colete o material da unha. O acompanhamento através de fotografias também nos traz bastante segurança em relação a evolução dos casos.

A micose de unha ou onicomicose, como também é conhecida cientificamente, é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa. ... Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.

Ismael Ribeiro

Podologista

São Paulo


As queixas mais comuns em relação às unhas são as micoses por fungos e as unhas fracas. Quando os fungos atingem as unhas, elas começam a engrossar e ficam com um aspecto amarelado. Alguns tratamentos incluem esmaltes e cremes locais, e antifúngicos via oral.

Murilo Calvo Peretti

Dermatologista

Presidente Prudente

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.