Malformações arteriovenosas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - malformações arteriovenosas

Eduardo Wagner Marques

Eduardo Wagner Marques

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói

Vilson Sóvio Oliveira de Macedo

Vilson Sóvio Oliveira de Macedo

Cirurgião vascular

Sobral

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Luciane Brunholi Xavier Dal Ponte

Luciane Brunholi Xavier Dal Ponte

Pediatra

Paranavaí

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas sobre Malformações arteriovenosas

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Malformações arteriovenosas

Boa Noite!
Algumas MAV tem associações com quadros de tromboses venosas. Mas, na grande parte das vezes, a tromboses são tratadas com anticoagulante (seja na fase aguda ou profilática)…
1 respostas

Olá! As malfomações arteriovenosas como o próprio nome diz são vasos anômalos que cresceram em demasia e com conexões arteriovenosas não-naturais entre eles. A maioria não é maligna. Mas pode…
1 respostas

Até o momento não temos evidência científica que a gestação está relacionada a aumento de sangramento de malformações artério-venosas. Mas é fundamental o seguimento com um neurocirurgião vascular…
1 respostas

Especialistas falam sobre Malformações Arteriovenosas

As malformações arteriovenosas são anormalidades das artérias e veias nas quais existe um enovelado anormal de vasos com comunicações diretas entre artérias e veias. Elas podem acorrer em diversas localizações no cérebro e medula. A maioria é congênita, o que significa que os pacientes nasceram com essa alteração. Os sintomas relacionados podem variar: desde dores de cabeça e crises convulsivas até coma secundário ao sangramento da malformação. Esses vasos anormais podem ser bloqueados por diferentes materiais injetados através dos cateteres dentro dos vasos da malfomação arteriovenosa. Outros tratamentos podem ser associados como a ressecção cirúrgica e a radiocirurgia (radioterapia).

Francisco De Lucca Junior

Neurocirurgião

Nova Lima


Malformações arteriovenosas podem ser congênitas (nascem conosco) ou adquiridas, podem surgir em qualquer parte do corpo, podem ser de origem arteriovenosa ou apenas venosa. Grande parte não traz sintomas ao paciente. O travento está indicado para os pacientes com queixas relativas a má formação, incluindo queixas estéticas. Atualmente a grande maioria pode ser tratada por cateterismo, apenas com pequeno furo de agulha e a injeção de substâncias ou componentes que diminuam as lesões.

Leonardo Stambowsky

Angiologista, Cirurgião vascular

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O diagnóstico acurado e tratamento das malformações vasculares podem ser bastante desafiadores, devido a grande variedade de apresentações clínicas e poucos especialistas com conhecimento na área. A Dra Anna Sincos possui vasta experiência no diagnóstico e tratamento de malformações vasculares e, sempre que possível, oferece tratamento pouco invasivo através de embolizações e uso de laser.

Anna Paula Weinhardt

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Malformações arteriovenosas?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.