Anemia vitamina b12 - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é anemia?

O sangue, antes da explicação de anemia, é um tecido do corpo humano, composto de células como os outros, mas que está em estado líquido, precisamente por causa do papel muito importante que é servir como um meio de comunicação e transporte de todas as substâncias necessárias para manter o funcionamento adequado fornecido e todos os nossos órgãos.

As células que formam nosso sangue são basicamente:

Glóbulos vermelhos, eritrócitos

Eles são como sacos cheios de uma proteína chamada hemoglobina, que é peculiar para se juntar facilmente a certos gases como oxigênio e CO2 (dióxido de carbono). Eritrócitos são constantemente viajando, graças ao aumento da circulação do coração dos pulmões, onde ele capta oxigênio para os tecidos onde as células necessitam de oxigênio para o metabolismo e produtores de energia também precisa se livrar de seu produto principal resíduos metabólicos que é o de dióxido de carbono (CO2). Ciclo de oxigenação começa como uma célula vermelha do sangue no pulmão. Há a passagem através dos capilares pulmonares recebe oxigênio. Depois disso viaja para diferentes tecidos. Ao atingir os capilares desses tecidos do hemácias libera oxigênio em células com as quais cruz é, ao mesmo tempo que emitem CO2. Ao retornar o sangue vermelho para os pulmões se livrar do CO2 a ser removido durante a expiração, assim, estar disponível novamente para relink oxigênio e, assim, iniciar um novo ciclo de oxigenação.

Glóbulos brancos

Este grupo inclui todas as células que defendem contra os agentes externos que podem danificar nossos tecidos, tais como vírus e bactérias, entre outros, quando eles encontram a oportunidade de infectar-nos. Este grupo inclui, por exemplo, granulócitos (neutrófilos classificáveis, basófilos e eosinófilos), monócitos e linfócitos, basicamente.

Plaquetas

Eles são como telhas ou tijolos que podem se romper nos vasos sanguíneos e que escaparia o sangue. Eles são indispensáveis ??para realizar todo o processo de coagulação e, assim, evitar sangrar quando sofremos lesões.

Todas essas células nascem no complexo de produção de células sanguíneas órgão e medula óssea, localizado dentro dos ossos do tronco em um adulto saudável. Estas células são de vida limitada, para que haja uma renovação contínua da mesma pelo organismo e precisa ocorrer todos os dias em centenas de milhares de pessoas para evitar qualquer aparência de anemia, leucopenia (baixa contagem de células brancas do sangue) ou trombocitopenia ( falta de plaquetas).

O que é anemia de deficiência de vitamina B12?

Anemia ocorre quando as células vermelhas do sangue em nosso corpo são fracas ou mal fabricadas, e são, portanto, com defeito para executar sua função de transportar oxigênio para todos os tecidos. Anemia pode ocorrer devido a muitas causas, mas uma grande parte da anemia é causada pela falta de um elemento essencial para a formação de células vermelhas do sangue, como o ferro ou certas vitaminas como a vitamina B12 e ácido fólico.

Vitaminas, em geral, são elementos essenciais a serem realizadas no corpo em muitos processos metabólicos básicos que resultam na síntese de produção de energia ou proteína e / ou ácidos nucléicos (DNA e RNA das células).

A vitamina B12 tem um papel muito essencial na síntese de DNA (material do núcleo da célula que contém genes). Quando há uma séria falta desta vitamina é deficiente capacidade de síntese de DNA das células do nosso corpo, que por sua capacidade de princípio é essencial para a multiplicação celular lá. Assim, a falta de vitamina B12 leva a uma desaceleração na produção de ambos os proliferação celular mais pronunciada quanto mais células existem no tecido em questão. Proliferação são tecidos da medula óssea onde as células sanguíneas estão continuamente formando células, leucócitos e plaquetas, e outros, como a pele e membranas mucosas.

A deficiência de vitamina B12 leva, portanto, anemia (baixa de glóbulos vermelhos), leucopenia (baixa de glóbulos brancos) e trombocitopenia (plaquetas baixas). As lesões podem também ocorrer nas membranas mucosas da língua e da boca. A vitamina B12 também é essencial para a manutenção da bainha cobrindo os nervos, que são basicamente composto por células carregadas com uma substância chamada mielina. Portanto, quando há uma grave deficiência de vitamina B12, uma doença grave pode ocorrer nos nervos e ocorrem como resultado da degeneração da medula espinhal, e até demência.

Falta, curto e agudo e prolongado de resultados de vitamina B12 em pior global de produção de células do sangue e danifica o sistema nervoso.

Quais são as principais causas de deficiência de vitamina B12?

A B12 é uma vitamina que está presente principalmente em carnes, mas também contêm menor quantidade, peixe, ovos e leite. Quando ingerido qualquer destes alimentos são colocados em prática um mecanismo de transporte bastante complexo e absorção desta vitamina que exige a mediação de várias proteínas produzidas e secretadas pelas células do estômago e do pâncreas. Finalmente é o íleo, a última porção do intestino delgado, o lugar onde eles simplesmente absorvendo. Células íleo posteriormente liberá-lo ao sangue ligado a uma proteína transportadora chamada transcobalamina 2, que distribui por todo o corpo quando necessário.

Se considerarmos este esquema simples, podemos entender melhor o que pode dar errado em cada caso, para que não acabe vitamina B12 atingindo os tecidos onde ela é necessária.

Uma possível causa da deficiência de B12 é a ausência de absorção da vitamina pelo intestino pequeno terminal (íleo). Isto pode ocorrer pela presença de bactérias ou parasitas abundantes no intestino e consumir vitaminas e roubar o alimento disponível proveniente da digestão também pode ocorrer devido à perda de segmento do intestino responsável pela absorção, assim como nos pessoas que tenham tido removido o íleo, ou na doença inflamatória do intestino (colite ulcerosa e doença de Crohn).

Outra possível causa é um defeito na produção de proteínas no estômago ou pâncreas, necessários para o transporte de vitamina B12 em seu caminho para o íleo como na insuficiência pancreática exócrina (quando o pâncreas não produz adequadamente ou secreta o suco digestivo) ou estômago em pacientes sem (tendo sido operado). Há também a absorção padrão B12 em pacientes com síndrome de hipersecreção de ácido (para destruir o excesso de ácido em proteínas responsáveis ??por aqueles que se integram a vitamina).

No entanto, a causa da anemia por deficiência de B12 é mais comum em tudo o que dá origem a anemia perniciosa. Nesta doença, que ocorre mais tipicamente em pessoas mais velhas, o problema é um erro do sistema imunológico que eventualmente destrói as células do estômago responsáveis pela secreção de um fator intrínseco, a proteína mais importante para a boa absorção de finais vitamina B12 no íleo. Nesta doença também perde-se a capacidade de produzir suco ácido do estômago e a mucosa gástrica é atrofiada. É bom saber que esta atrofia da mucosa gástrica aumenta o risco de degenerar ao longo do tempo para câncer de estômago.

Absorção insuficiente de vitamina B12 também pode ocorrer na dieta vegan (sem leite ou ovos), pois esta vitamina está ausente nos vegetais, mas esta prática é rara.

Os bebês também podem sofrer de várias doenças congênitas garantindo uma anemia por deficiência de B12, mas normalmente são geralmente diagnosticados pelo pediatra antes da idade de dois anos de idade.

Quais são os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12?

Os sintomas deste tipo de anemia pode ocorrer quando a doença está bem avançada, graças à habilidade do corpo para ir suavemente compensando os efeitos ao longo de um período de tempo que pode ser muito demorado.

  • É comum a pessoa pálida, com uma grande sonolência, juntando-se a ela uma sensação contínua de cansaço e menos tolerância ao exercício físico.
  • Se surgir anemia piora palpitações (batimento cardíaco sentimento desagradável), tonturas, claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar pelo fornecimento insuficiente de sangue), insuficiência respiratória e até angina do coração (como dor no coração o sofrimento do infarto ).
  • Também pode ocorrer nesta doença hematomas ou outros eventos de sangramento das mucosas devido à trombocitopenia (oferta insuficiente de plaquetas no sangue).
  • Deficiência de vitamina B12 também lidera no pior dos casos, o desenvolvimento de doença neurológica na medula espinhal que pode levar a sintomas de sensação de formigamento nas mãos e pés com uma perda da sensibilidade, dificuldade de coordenar os movimentos ao caminhar e fraqueza muscular generalizada.

Se a doença não é diagnosticada precocemente pode acabar aparecendo mais problemas neurológicos, que, em princípio, são mostrados como mudanças no comportamento individual e distúrbios de memória, mas mais tarde a concretizar-se a demência completa.

Como o médico faz o diagnóstico de anemia de deficiência de vitamina B12?

  • A melhor ferramenta para o diagnóstico de anemia, independentemente de o médico é capaz de identificar os sinais clássicos de que, é um teste de sangue CBC Elemental (análise da quantidade de hemoglobina e contagem e classificação de todas as células sanguíneas ). A anemia é diagnosticada quando a hemoglobina está abaixo de 12 g / dl em mulheres e 13g/dl em homens. Na deficiência de B12 também é comum observar um volume corpuscular médio das células vermelhas do sangue (que estima o tamanho das células vermelhas do sangue) aumentou na análise, ea diminuição dos glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombocitopenia) .
  • Será necessário solicitar o estudo de sangue sob um microscópio. Ao fazê-lo, encontraremos menos glóbulos vermelhos e alguns deles macrocytes (vermelho volumosos) e uma diminuição dos glóbulos brancos, plaquetas baixas e envelhecimento (polisegmentación o núcleo) de um tipo de glóbulos brancos (neutrófilos).
  • Será necessário também verificar os níveis de vitamina B12 no sangue, que geralmente estão bem abaixo do normal.
  • Pode ser também um aumento de certas substâncias no sangue como LDH e bilirrubina.
  • Finalmente, muitas vezes é necessário fazer um estudo microscópico da medula óssea do paciente através da remoção de uma amostra de sangue dentro do osso do peito como o esterno ou do quadril para confirmar definitivamente o diagnóstico de A anemia por deficiência de vitamina B12.

Com relação ao diagnóstico específico da causa e há outros testes mais complexos com os quais o médico pode determinar a origem do problema e assim confirmar ou descartar ou não, a anemia perniciosa.

Qual o tratamento que é a anemia de deficiência de vitamina B12?

É importante encontrar a causa da deficiência. Por exemplo, no caso em que isso ocorre devido à presença de um excesso de bactérias ou parasitas intestinais, vai exigir o uso de antibióticos ou até mesmo cirurgia para corrigir anormalidades anatômicas que podem favorecer crescimento anormal no intestino . No entanto, em todos os casos onde há um diagnóstico claro de anemia deve ser instituído o tratamento com injeções intramusculares periódicas de vitamina B12. Se houver problemas neurológicos em iniciar o tratamento, provavelmente também reverter com a cura da anemia, mas em alguns casos, especialmente quando já há estabelecida a demência, pode ser tarde demais. Este tratamento deve ser mantido após vida em quase todos os pacientes.

O que podemos fazer ao médico e nós em termos de prevenção?

  • A deficiência de vitamina B12 no caso dos vegetarianos estritos pode ser evitada através da inclusão de produtos lácteos e / ou ovos na dieta.
  • Em pacientes que se submeteram à gastrectomia extensa (remoção de grande parte ou todo o estômago), bem como aqueles em que tenha removido uma parte significativa do intestino delgado, devem receber injeções de vitamina B12 para a vida toda para evitar aparecimento de anemia, o que geralmente acontece depois de 3 ou 4 anos da cirurgia. A razão que levou tanto tempo para trair o déficit é justificada pelo fato de que a vitamina B12 é armazenada no fígado em quantidade suficiente e reserva de que pode durar sem esgotar o tempo todo.
  • No caso de anemia perniciosa não é possível prevenir a sua ocorrência, mas uma vez que a doença é diagnosticada, é muito importante fazer revisões periódicas do estômago, a fim de prevenir o desenvolvimento de tumor gástrico maligno, algo para o qual há uma tendência aumentada nesses pacientes.
  • Finalmente não se esqueça de consultar o seu médico se houver o aparecimento de uma fadiga significativa sem justa causa ou palidez excessiva e alterações inexplicáveis ??no comportamento e distúrbios graves de memória, especialmente se elas ocorrem em pacientes idosos com dificuldade progressiva em coordenação motora.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - anemia vitamina b12

Henrique Gomes

Henrique Gomes

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Dahir Ramos de Andrade Júnior

Dahir Ramos de Andrade Júnior

Médico clínico geral, Gastroenterologista

São Paulo

Gustavo Camargo

Gustavo Camargo

Médico clínico geral, Médico de família

Belo Horizonte

Daniel de Melo Costa

Daniel de Melo Costa

Médico clínico geral

Natal

João Vergilio Nascimento

João Vergilio Nascimento

Médico clínico geral

Vila Velha

Indianara Brandão

Indianara Brandão

Hematologista, Médico clínico geral, Médico de família

São Paulo

Perguntas sobre Anemia vitamina b12

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Anemia vitamina b12

Fazer uma cirurgia não muda os valores de referência para exames. Onde viu isso???
2 respostas


Seria importante procurar o Hematologista.
2 respostas


A vitamina B12 é responsável pelo revestimento dos nervos e bainha de mielina. Em deficiência acentuada pode prejudicar o nervo ótico e até bloquear casos sanguíneos dos olhos. Vc deve realizar…
2 respostas

Especialistas falam sobre Anemia Vitamina B12

Sob o aspecto hematológico, a vitamina B12 é importante na formação do DNA das células do sangue em desenvolvimento na medula óssea. Já sob o aspecto neurológico, a vitamina B12 tem papel significativo na mielinização de todo o sistema nervoso. Sua carência pode portanto provocar tanto anemia quanto problemas neurológicos. A deficiência de vitamina B12 está mais frequentemente associada a problemas na sua absorção intestinal e a hábitos alimentares (vegetarianismo e veganismo) praticados sem supervisão médica. A forma de tratamento mais eficaz é a reposição, cujo esquema e via de administração entretanto deverão variar de acordo com a causa da carência e a evolução clínica.

Mendel Suchmacher Neto

Internista, Hematologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Anemia vitamina b12?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.