Doenças do labirinto - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do labirinto

Ana Paula Zarzur

Ana Paula Zarzur

Otorrino

São Paulo

Maurice Mansour

Maurice Mansour

Otorrino, Médico de tráfego

Sao Sebastião

Elaine Mendes

Elaine Mendes

Otorrino

Campinas

Daniela Curti Thome

Daniela Curti Thome

Otorrino

São Paulo

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas sobre Doenças do labirinto

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Doenças do labirinto

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Olá, não serve para trata labirintite. Procure um médico para avaliar seu caso.

Dra. Viviane Nunes da Costa
Otorrino, Especialista em medicina estética
Santo André, SP
Olá
Não faz mal , sugiro somente acompanhamento períodico para reavaliação do seu quadro .
Espero ter ajudado !

Especialistas falam sobre Doenças Do Labirinto

As doenças do labirinto, popularmente chamadas de "labirintites" geralmente têm como seu principal sintoma a vertigem (tontura rotatória, "tudo girando"), mas outros sintomas como o zumbido, "ouvido tampado" e redução da audição podem estar associados. Muitas são as doenças do labirinto, com formas de diagnósticos e tratamentos específicos. Por exemplo, vertigens intensas e curtas ao movimentar a cabeça podem se dever a um tipo específico de doença do labirinto chamada de VPPB, que tem seu diagnóstico e tratamentos realizados apenas com o auxílio de uma maca. O paciente chega doente e pode sair com o problema resolvido apenas com a realização de uma manobra pelo otorrinolaringologista.

Édio Cavallaro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Você sabe o que é a Otoneurologia? A Otoneurologia estuda o equilíbrio corporal, os transtornos da audição e suas ligações com o sistema nervoso, através do aparelho cócleo-vestibular. A cóclea é a parte do ouvido responsável pela sensação auditiva e o sistema vestibular pelo equilíbrio corporal. O sistema vestibular é composto por vários elementos sensoriais e se relaciona diretamente com outros sistemas do organismo, como a visão e a propriocepção, que envolve o tato. Este sistema tem a função de manter a postura e realizar movimentos, ações diretamente relacionadas com o equilíbrio. Tonturas, vertigens, zumbido, surdez são sinais de que o sistema cócleo-vestibular está em sofrimento.

Patrícia Mano

Otorrino

Rio de Janeiro


As doenças do labirinto devem ser avaliadas por um otoneurologista. A otoneurologia é uma subespecialidade médica que consiste no estudo das doenças labirínticas ou ainda neurológicas relacionadas a orelha interna. Dessa forma, o otoneurologista é o médico especialista em sintomas como tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbido, e perdas auditivas ou cefaleias associadas. Apesar de nos últimos anos ter se observado uma grande evolução científica na otoneurologia, ainda é escasso o número de médicos otoneurologistas no Brasil.

Lucia Joffily

Médico do sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Doenças do labirinto?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.