Doenças do labirinto - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do labirinto

Encontre um especialista na sua cidade:
Barbara Sisnando

Barbara Sisnando

Otorrino

Rio de Janeiro

Laila Mourão

Laila Mourão

Otorrino

Mogi das Cruzes

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Otorrino

Belo Horizonte

Rafael Baston

Rafael Baston

Otorrino

Barretos

Liliane Queiroz De Lira

Liliane Queiroz De Lira

Otorrino

Mossoró

Perguntas sobre Doenças do labirinto

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Doenças do labirinto

Bom dia!
Creio que conseguimos tratar melhor de uma disfunção quando conhecemos sua causa. Para síndromes labirínticas, além de uma história muito bem feita, alguns exames laboratoriais…
1 respostas


Olá ! Alterações da orelha interna (labirinto) não cursam com este sintoma. Se ela já possuia sintomas de perturbação do equilíbrio, sugiro investigar os dois fatores com seus devidos especialistas…
2 respostas


Importante fazer consulta com equipe composta de otoneurologista e fisioterapeuta vestibular. Vários casos podem ser resolvidos no trabalho em conjunto. O fisioterapeuta vestibular pode verificar…
1 respostas

Especialistas falam sobre Doenças Do Labirinto

As doenças do labirinto, popularmente chamadas de "labirintites" geralmente têm como seu principal sintoma a vertigem (tontura rotatória, "tudo girando"), mas outros sintomas como o zumbido, "ouvido tampado" e redução da audição podem estar associados. Muitas são as doenças do labirinto, com formas de diagnósticos e tratamentos específicos. Por exemplo, vertigens intensas e curtas ao movimentar a cabeça podem se dever a um tipo específico de doença do labirinto chamada de VPPB, que tem seu diagnóstico e tratamentos realizados apenas com o auxílio de uma maca. O paciente chega doente e pode sair com o problema resolvido apenas com a realização de uma manobra pelo otorrinolaringologista.

Édio Cavallaro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Você sabe o que é a Otoneurologia? A Otoneurologia estuda o equilíbrio corporal, os transtornos da audição e suas ligações com o sistema nervoso, através do aparelho cócleo-vestibular. A cóclea é a parte do ouvido responsável pela sensação auditiva e o sistema vestibular pelo equilíbrio corporal. O sistema vestibular é composto por vários elementos sensoriais e se relaciona diretamente com outros sistemas do organismo, como a visão e a propriocepção, que envolve o tato. Este sistema tem a função de manter a postura e realizar movimentos, ações diretamente relacionadas com o equilíbrio. Tonturas, vertigens, zumbido, surdez são sinais de que o sistema cócleo-vestibular está em sofrimento.

Patrícia Mano

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As doenças do labirinto devem ser avaliadas por um otoneurologista. A otoneurologia é uma subespecialidade médica que consiste no estudo das doenças labirínticas ou ainda neurológicas relacionadas a orelha interna. Dessa forma, o otoneurologista é o médico especialista em sintomas como tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbido, e perdas auditivas ou cefaleias associadas. Apesar de nos últimos anos ter se observado uma grande evolução científica na otoneurologia, ainda é escasso o número de médicos otoneurologistas no Brasil.

Lucia Joffily

Medico do sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças do labirinto?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.