Litíase - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - litíase

Mariana Barreto Marini

Mariana Barreto Marini

Nefrologista, Médico clínico geral

Goiânia

Caio Albert Costa

Caio Albert Costa

Nefrologista, Internista

Rio de Janeiro

Liege Maria Ferro Zago

Liege Maria Ferro Zago

Nefrologista, Especialista em clínica médica

Cachoeirinha

Natalia Bassani Schuch

Natalia Bassani Schuch

Nefrologista

Passo Fundo

Amandha Bittencourt

Amandha Bittencourt

Nefrologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Litíase

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Litíase

Litíase renal não é contraindicação para uso de escitalopram.

Normalmente os alimentos gordurosos estão mais associados aos sintomas de cólica biliar. A gordura estimula o trabalho da vesícula biliar, podendo causar sintomas por conta dos cálculos. Sugiro…

Especialistas falam sobre Litíase

Os cálculos renais devem ser tratados para evitar obstruir os rins, podendo causar sequela nestes. Não se preocupe apenas em tratar, mas sim em descobrir a causa de você ser um formador de cálculo renal. Marque uma consulta para esta investigação.

Ronaldo Sergio Sampaio Dantas

Cirurgião geral, Urologista

Salvador

Agendar uma visita

Grande experiência no tratamento de cálculos do trato urinário- Cálculos renais, ureterais e de bexiga. Realizo procedimentos normalmente por via endoscópica ( sem corte). Marque uma consulta.

Tácito Guimarães

Urologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Uma pedra é dita renal quando está localizada na pelve renal ou em algum cálice renal. Quando é uma peça maior e se molda à configuração anatômica da pelve renal e a pelo menos dois cálices renais, passa a ser denominada de coraliforme. Define-se como cálculo renal quando o mesmo está localizado na pelve renal ou em um grupo calicial. Quando o cálculo está presente na pelve renal e também em dois ou mais grupos caliciais é chamado de cálculo coraliforme. Havendo suspeita de cálculo renal deve-se realizar exames por imagem para o diagnóstico, podendo ser realizado um raio x simples de abdômen, ultrassonografia do trato urinário, tomografia computadorizada de abdômen ou a urografia excretora.

Diogo Carlo Cruz Smith

Urologista

Aracaju


5 dicas que na dieta que podem reduzir o risco de formação de cálculo renal: 1)Beba água ao longo do dia. Para pessoas com história de cálculos renais, os médicos geralmente recomendam passar cerca de 2,6 litros (2,5 litros) de urina por dia 2)Em um local quente e seco ou exercita-se freqüentemente, é necessário beber ainda mais água. 3)Coma menos alimentos ricos em oxalato: beterraba, quiabo, espinafre, batata doce, nozes, chá, chocolate, pimenta preta e produtos de soja. 4)Reduza a quantidade de sal que você come e escolha fontes de proteínas não-animais, como legumes 5)Continue comendo alimentos ricos em cálcio, mas tenha cuidado com os suplementos de cálcio.

Mateus C. Bellote

Urologista, Cirurgião geral

Curitiba

Agendar uma visita

Popularmente conhecido como pedra no rim, o cálculo renal ou litíase é caracterizado pela cristalização dos sais minerais presentes na urina. O cálculo renal é uma condição bastante comum e suas crises são extremamente dolorosas. Relatos de pacientes que passaram por isso sugerem que as dores oriundas das cólicas renais são as que mais se assemelham à dor do parto. De acordo com relatos de pacientes que já sofreram de cólica renal, a dor pode se localizar na região lombar alta e abdominal, e pode irradiar-se para a virilha e genitais. A dor é aguda, costuma ser unilateral, e não é influenciada pela posição do paciente. Desconforto para urinar e sangramento na urina também podem ocorrer.

Litíase urinária é a presença de cálculos em qualquer região do trato urinário que compreende: rins, ureteres, bexiga e uretra. Estes cálculos, que comumente são chamados de pedras, podem ter diversas origens, e de acordo com sua localização podem causar sintomas leves, graves ou não apresentar qualquer sintoma. Por isso devemos fazer exames anuais. Procure seu urologista, que é o especialista mais indicado para um tratamento mais correto.

Luciano Hugo Praun

Urologista

Blumenau


Até 20% das pessoas podem apresentar litíase urinaria (ou “pedra nos rins”) em algum momento de suas vidas. Sabemos que cerca de 85% dos cálculos são compostos por cálcio, seguidos pelos cálculos de acido úrico, que correspondem a 10% do total. Existem diversas modalidades de tratamento do cálculo renal, desde o uso de remédios até realização de procedimentos cirúrgicos, variando de caso a caso. A Nefrolitotripsia Percutânea, indicada para cálculos de maior tamanho ou que não respondam à LECO. Trata-se de procedimento cirúrgico no qual objetiva-se o acesso renal e a extração dos cálculos através de uma pequena incisão na região lombar.

Walter Henriques Da Costa

Urologista, Cirurgião oncológico

São Paulo

Quais profissionais tratam Litíase?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.