Neoplasias das glândulas supra-renais - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - neoplasias das glândulas supra-renais

Manuel Otton de Paiva Fernandes

Manuel Otton de Paiva Fernandes

Urologista

Brasília

Daniela Espindola Antunes

Daniela Espindola Antunes

Médico clínico geral, Endocrinologista

Goiânia

Tiago Moura Rodrigues

Tiago Moura Rodrigues

Urologista

Indaiatuba

Juliano Zakir

Juliano Zakir

Endocrinologista

Brasília

André Faria

André Faria

Médico clínico geral, Endocrinologista

São Paulo

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Especialistas falam sobre Neoplasias Das Glândulas Supra-Renais

As glândulas suprarrenais (ou adrenais) são pequenas glândulas em formato triangular localizadas junto à porção superior dos rins. As glândulas são responsáveis por produzir hormônios que tem função importante no metabolismo de diversos órgãos. O câncer de adrenal é um tipo de tumor raro que ocorre mais comumente em crianças com menos de 5 anos e adultos com 40-50 anos. Apesar de poder ser agressivo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. É importante ressaltar que nem todos os tumores de glândula adrenal são câncer, podendo ser encontradas lesões benignas, produtoras ou não de hormônio. Exames de sangue, urina e de imagem são necessários para diagnóstico e melhor tratamento.

As glândulas adrenais, ou supra-renais, como o próprio nome diz, são estruturas localizadas acima dos rins. São de extrema importância no metabolismo corporal, relacionadas à produção de hormônios para manutenção da pressão arterial sanguínea, produção de hormônios sexuais e de corticóides pelo organismo. Os tumores nessas glândulas podem ser benignos ou malignos. Fatores como tamanho da lesão (vista em exames de imagem) e quais substâncias em excesso estão sendo produzidas pelo corpo são importantes para decisão cirúrgica. Atualmente, a cirurgia é realizada, em boa parte dos casos, por videolaparoscopia, sendo menos invasiva, permitindo recuperação mais rápida do paciente e alta precoce.

Quais profissionais tratam Neoplasias das glândulas supra-renais?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.