Otalgia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Por que há dor de ouvido?

Na maioria das vezes a dor de ouvido é devido a problemas no canal auditivo externo (o tubo que vai da orelha para o tímpano) ou do ouvido médio (atrás do tímpano). Às vezes também produzem problemas de ouvido dor de garganta ou da boca, tais como angina. Há várias causas possíveis para dor de ouvido.

Cerume

Cera pode se acumular no canal do ouvido para formar um tampão. A tampa piora da audição e pode produzir dor. Os cotonetes não são recomendados, já que todos eles fazem entrar a cera ainda mais e também há risco de perfuração do tímpano. A cera pode ser atenuada com um pouco de azeite ou outros óleos vegetais. Nas farmácias também vendem gotas especiais para isso. A enfermeira ou seu médico ou otorrinolaringologista podem retirar a cera com água sob pressão com uma seringa.

Eczema

O eczema é uma doença de pele que causa coceira da pele, secura, vermelhidão e descamação e também pode aparecer no canal do ouvido. Você pode até machucar. Pacientes com eczema devem evitar o uso de cotonetes, ea única coisa que normalmente piorar as coisas. As gotas podem aliviar e curar o canal auditivo irritada.

Inflamação do ouvido médio (otite média)

Muitas vezes, a dor de ouvido tem uma fonte profunda no duto. A causa mais comum é a inflamação do ouvido médio ou otite média, e quase sempre devido à infecção. Como a pressão no ouvido médio, o tímpano é tensa e inflamado, piora audição e é doloroso.

Como é a inflamação dos ouvidos?

Trompas de Eustáquio são dutos que começam no ouvido médio e termina na parede posterior da garganta. Eles são importantes porque o ar circula através deles, que equilibra a pressão e alivia a dor.

Os analgésicos (paracetamol, por exemplo) podem ser úteis, especialmente em crianças, se a dor for grave.

Às vezes o médico pode prescrever antibióticos se achar que a infecção de ouvido é causada por bactérias. Muitas vezes é difícil distinguir entre infecções virais e bacterianas e antibióticos fornecem pouca na maioria dos casos de infecção do ouvido médio.

Em casos de inflamação freqüentemente colocar um tubo de drenagem, chamado de "pellet", através do tímpano, o que esvazia e ventila a orelha média. Geralmente é feito em crianças, mas somente se a inflamação é repetido ou se a audição é afetada. Se o acúmulo de líquido no ouvido não é devido à infecção, a condição é chamada de otite média com efusão.

A recorrência de otite é porque a criança tem adenóides ou amígdalas. Estas glândulas podem ser removidas para evitar novos episódios.

Um bom conselho

Pacientes que sofrem de dor de ouvido podem tentar dormir com a cabeça erguida e usar analgésicos como a aspirina ou o paracetamol (a aspirina não é recomendada para menores de 12 anos com o perigo de desenvolver uma doença, uma doença rara mas grave chamada síndrome de Reye).

Telemedicina disponível!

Agende uma consulta à distância com qualquer especialidade e seja atendido sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - otalgia

Encontre um especialista na sua cidade:
Raíssa Valletta

Raíssa Valletta

Otorrino

Goiânia

Renata Mattos Moura Barizon

Renata Mattos Moura Barizon

Otorrino

Niterói

César Bertoldo Garcia

César Bertoldo Garcia

Otorrino

São Paulo

Thiago Alves Alcântara

Thiago Alves Alcântara

Otorrino

Salvador

Débora Braga Estevão

Débora Braga Estevão

Otorrino

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Otalgia

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Otalgia

Dra. Heloisa dos Santos Sobreira Nunes
Dra. Heloisa dos Santos Sobreira Nunes
Otorrino, Medico do sono
São Paulo
Boa noite o edema deveria estar melhorando . Se não melhorou você deve voltar ao otorrino porque as vezes é necessário fazer um curativo no ouvido para que o remédio penetre no conduto auditivo…
1 respostas

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
O edema / inchaço residual da pele do conduto auditivo pós infecção, restos do medicamento, descamação do processo inflamatório ou cerume impactado estão entre as possíveis causas para a sua…
3 respostas

Dra. Carolina Brotto de Azevedo
Dra. Carolina Brotto de Azevedo
Otorrino
Ribeirão Preto
Não necessariamente. Chiados nos ouvidos podem significar muitas coisas, incusive podem ser o primeiro sinal de perda de audição.
Procure um otorrino para avaliá-lo.
1 respostas

Especialistas falam sobre Otalgia

Otalgia é o termo médico para " dor de ouvido". Muitas doenças podem causar Otalgia, dentre as quais destacam-se as Otites. Essas, por sua vez, são as "infecções de ouvido". As Otites mais comuns são a "Otite do Nadador" muito comum após banhos de piscinas e praia. Outro tipo de otite muito comum é a Otite Média, a qual geralmente vem acompanhada de febre e sintomas gripais. Como causa de Otalgia ainda temos disfunções de ATM, faringites, doenças de faringe. Assim, frente uma "dor de ouvido" se faz necessária uma consulta médica e uma avaliação completa para não se identificar a CAUSA correta e assim poder ser feito o tratamento correto

Quais profissionais tratam Otalgia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.