Transtorno de estresse pós traumático (tept) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtorno de estresse pós traumático (tept)

Encontre um especialista na sua cidade:
Dulce Nogueira da Fonseca

Dulce Nogueira da Fonseca

Psicólogo

Divinópolis

Rose Mayre de Oliveira Macedo Pereira

Rose Mayre de Oliveira Macedo Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Amanda Gontijo

Amanda Gontijo

Psicólogo

Fortaleza

Viviane Marinho

Viviane Marinho

Psicólogo

Salvador

Chris Alex Zaharoff Pontes Luz

Chris Alex Zaharoff Pontes Luz

Psicólogo

Rio de Janeiro

Elifal José Mojalott Kallid

Elifal José Mojalott Kallid

Psicólogo

Porto Velho

Perguntas sobre Transtorno de estresse pós traumático (tept)

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Transtorno de estresse pós traumático (tept)

Somente se o indivíduo tiver uma estrutura psíquica psicótica, a chamada psicose não desencadeada. Cuidado que fenômenos positivos para o diagnóstico de psicose, como delírios e alucinações,…


Olá. Como explicado pela colega, o transtorno de estresse pós-traumático está sempre relacionado ao um trauma anterior, como um acidente, um assalto, sequestro, violência, entre outros, e inclui…


É possível sim que, em alguma situação extrema, hajam recaídas, mas isso não invalida toda a evolução feita. Por conta disso é extremamente importante que você faça e se engaje com seu acompanhamento…

Especialistas falam sobre Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT)

É uma perturbação mental que se pode desenvolver em resposta à exposição a um evento traumático, como agressão sexual, guerra, acidente de viação ou outro tipo de ameaças à vida da pessoa. Os sintomas mais comuns são pensamentos, sentimentos ou sonhos perturbadores relacionados com o evento traumático, estresse físico ou psicológico perante a exposição a indícios ou recordações do trauma, esforço para evitar situações que recordem o trauma, alterações na forma de pensar e sentir e aumento da reação de lutar ou fugir. Estes sintomas devem estar presentes durante mais de um mês após o evento traumático

Melissa Costa

Psicólogo

Chapecó


Realizo infusões de Cetamina para o tratamento de Estresse Pós Traumático que não teve resolução com o tratamento convencional. Faço infusões por veia da medicação Cetamina dentro de ambiente hospitalar com doses ajustadas à resposta da pessoa.

Tiago Gil

Anestesiologista

São Paulo


O transtorno do estresse pós-traumático pode ser caracterizado como um distúrbio de ansiedade que se desencadeou após a pessoa passar por um evento traumático que colocou em risco a sua integridade de vida. A pessoa afetada pode reviver o evento com lembranças recorrentes ou ter pesadelos frequentes do episódio em questão. Estas memórias geralmente vem acompanhadas com sentimentos de medo, desamparo e horror experienciados na primeira vez, trazendo lhe grandes sofrimentos. Para o tratamento do Estresse Pós Traumático, recomenda se psicoterapia aliada a medicação apropriada. Na psicoterapia com a TCC os sintomas diminuem a medida que os pensamentos associados ao TEPT forem se modificando.

Leandro Kuradomi

Psicólogo

Osasco


O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é aquele em que o paciente após vivenciar uma situação de violência, um trauma, fica desnorteado, refém da doença. Não frequenta mais os lugares que ia normalmente, como se estivesse em pleno horror, sempre com a sensação de um perigo eminente, sente-se desamparado, amedrontado, irritadiço, com raiva. Tal resposta humana é normal diante das vivências que o indivíduo passou, mas as consequências são extremamente prejudiciais para o seu bem estar. Caso ocorra esses sintomas até 30 dias é diagnosticado como TEA (Transtorno de Estresse Agudo). Após os 30 dias será possivelmente diagnosticado como TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) .

Cristine Pucci

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Eventos traumáticos podem prejudicar a vida cotidiana de muitas pessoas. A Terapia Cognitiva Comportamental é utilizada para tratar quadros gerados por esses eventos de forma pontual, com utilização de técnicas específicas para esse quadro.

Quais profissionais tratam Transtorno de estresse pós traumático (tept) ?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.