Verruga que muda - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma verruga?

A verruga (ou nevo melanocítico) é um local anormal nas células de pigmento da pele. Estas células são chamadas melanócitos. Verrugas são muito comuns. Muitas pessoas nascem com algumas manchas e desenvolvem outras ao longo de sua vida.

O que causa verrugas?

  Elas são simplesmente o resultado de uma proliferação de células pigmentadas inofensivas na camada mais profunda da pele. Algumas dessas verrugas, chamadas nevo melanocítico congênito, geralmente estão presente desde o nascimento. Mas a maioria desenvolve espontaneamente ou são causadas pela exposição à luz solar e tendem a ocorrer em áreas da pele expostas à luz solar.

A maioria destas verrugas aparecem durante os primeiros 20 anos de idade, mas podem ser desenvolvidas depois dos 20 anos. No entanto, muitas delas desaparecem com a idade.

Por que se preocupar com as verrugas?

A principal preocupação é a degeneração de um número pequeno para uma condição chamada de melanoma maligno. Nesta forma de câncer de pele, o diagnóstico pode ser  fatal e o tratamento precoce melhora muito o prognóstico. Nas fases iniciais, o tratamento é a excisão cirúrgica (ou seja, remover o tumor com uma margem de pele ao redor).

Quem está em risco?

A presença de verrugas é comum, e isso não implica malignidade no futuro. Quanto maior o número de verrugas que uma pessoa tem, maior o risco de melanoma, especialmente se essas verrugas estão sujeitas à exposição ao sol ou traumas significativos em curso (por exemplo, se você estiver que raspar a área da barba, esfregando a mesma no cinto ou zona do pé ...).

O perigo aumenta se houver história familiar de melanoma. Em caso de múltiplos nevos e / ou história familiar de melanoma deve ter uma maior prevenção contra a exposição ao sol.

Quais são os sintomas?

  • Na verruga é coceira e / ou dor
  • Alargada ou irregulares, especialmente nas bordas
  • Mudança de cor, especialmente se a verruga fica com cores mais escuras ou mais diferentes
  • Hemorragia espontânea
  • lesões pigmentadas satélites (manchas nevos em torno do suspeito).

Como é diagnosticada?

Embora a maioria das mudanças de forma, dimensão e cor das manchas seja devido a um aumento do número de células pigmentadas benignas, qualquer pinta que aparece anormal deve ser examinada. O seu médico irá provavelmente pedir informações sobre as mudanças recentes  com história familiar para avaliar o risco representado pelo paciente.

Se apenas ligeiras alterações ocorrere o médico só vai precisar de:

  • Medida e / ou tirar uma fotografia da verruga
  • Nevos são revistos periodicamente, com mais ou menos frequência, dependendo do número e forma 
  • É possível que uma delas seja removida por seu dermatologista se ele notar uma mudança significativa em qualquer um deles.

Um bom conselho

  • Evitar a exposição desnecessária ao sol, especialmente durante as duas horas antes e depois de meio-dia quando os raios do sol são mais fortes, evitar queimaduras solares também.
  • Cubra a verruga e aplique protetor solar para a pele exposta.
  • Observe a verruga regularmente e procure atendimento médico para sua consideração. Lembre-se que existem algumas que você não pode ver porque estão em áreas menos acessíveis do corpo (costas, couro cabeludo ,...).

Outros tipos de verrugas

Há outros pontos, tais como nevos displásicos azul Halo:

Síndrome da verruga displásica

Algumas grandes verrugas tem um esboço irregular e uma borda difusa. Essaas tem maior risco de serem malignos. Elas tendem a ocorrer em famílias com história de múltiplos nevos e melanoma maligno. Pacientes com essas verrugas devem ser examinados regularmente e, muitas vezes comparar as fotografias clínicas

Verruga de Halo

Às vezes a pele em torno de uma verruga se torna mais leve e o centro empalidece. Às vezes até desaparece completamente. A maioria delas são benignas. Mas algumas pessoas podem ter um risco aumentado de desenvolver uma doença de pele chamada vitiligo. Pacientes com melanoma maligno raramente desenvolvem verrugas de halo.

Verruga Azul

Esta adquire uma lua azul pela profundidade em que o pigmento é encontrado (na camada mais profunda da pele ou subcutâneo). É muito comum em algumas crianças indígenas, mas raramente importa. No entanto, é importante consultar um dermatologista para diferenciá-lo de melanoma.

Melanoma juvenil (Spitz nevus)

Nesta condição, as células de pigmento formam um tumor benigno, normalmente marrom rosado. Esta doença ocorre em crianças, geralmente na face. As células foram observadas ao microscópio e são semelhantes às células de melanoma maligno, mas o comportamento é benigno, e com bom resultado após o tratamento bem sucedido.

Erros comuns

  Verrugas na sola dos pés ou no couro cabeludo não são malignos, mas também exigem revisões periódicas.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - verruga que muda

Julia Ocampo

Julia Ocampo

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Agendar uma visita
Tassia Poit

Tassia Poit

Dermatologista

Cuiabá

Camila Moulin

Camila Moulin

Dermatologista

Rio de Janeiro

Danielle Medeiros Rossato

Danielle Medeiros Rossato

Dermatologista

Rio de Janeiro

Diego Correa

Diego Correa

Dermatologista

Salvador

Perguntas sobre Verruga que muda

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Verruga que muda

A lesão q parecia uma espinha ,doendo estava provavelmente inflamada e eventualmente infectada. Ao espreme-la o q restou pode ser a crosta sanguinolenta (=preta)..Se ainda estiver doendo e avermelhada…
2 respostas


O termo verruga é bem genérico para o leigo, o melhor é procurar o dermatologista para avaliar se é verruga mesmo ou outras protuberancias de pele. Com um diagnostico correto pode ser realizado…
2 respostas


Olá, pode ser algo simples como um hemangioma, ou algo muito problemático como um câncer de pele. Sem examinar é difícil diagnosticar. Melhor procurar pessoalmente seu médico. Excelente recuperação.…
2 respostas

Quais profissionais tratam Verruga que muda?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.