Autoestima baixa pode estar relacionada com depressão?
 Érika Almeida Nunes
Érika Almeida Nunes
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Um dos sintomas depressivos é a baixa autoestima, além de outros. Porém, a baixa autoestima além de poder ser um sintoma depressivo também pode ser uma característica vinculada a um sentimento que está pessoa está adquirindo naquele momento. Cada caso é individual, por isso é tão importante o atendimento para que seja feito o tratamento de acordo com a individualidade de cada pessoa.

A autoestima é uma avaliação subjetiva que a pessoa faz de si mesma. Nos quadros depressivos, essa avaliação é bastante negativa. Porém, outros fatores estão relacionados à depressão e não só a autoestima baixa. É preciso ficar atento à variação de humor e falta de esperança que tem duração prolongada.

Olá! A baixa autoestima pode sim estar relacionada à depressão, porém a depressão inclui mais uma série de outros sintomas. Vale ressaltar que ter uma autoestima baixa não significa estar com depressão. Um psicólogo poderá fazer uma avaliação mais profunda caso seja necessário e ambos os casos tem tratamento. Abraços!!

Sim, pois a depressão afeta o organismo a conseguir fazer contato saudável consigo mesmo e com o meio circundante, em busca de sua realização pessoal.

Como os colegas aqui já afirmaram, sim pode estar relacionada a depressão e tendo identificado isso, o passo seguinte é buscar ajuda com um Psicólogo para entender mais e melhor sobre você, aprendendo a ter uma melhor auto percepção de si, reconhecendo o que já tem e adquirindo novas características para começar a mudar esse cenário.

Olá!
Sim, certamente a autoestima baixa pode estar relacionada à depressão, mas nem toda baixa autoestima quer dizer que a pessoa tenha depressão.
Cada caso precisa ser avaliado.

A baixa autoestima geralmente vem situações mal resolvidas da infância precoce e a terapia pode trazer um enorme benefício nesse sentido.

Sugiro as terapias EMDR e Brainspotting como forma de trabalhar na raiz dessas crenças negativas que interferem e limitam muito a qualidade de vida da pessoa.

Não é uma regra ter baixa autoestima x depressão.
Mas alimentar pensamentos e sentimentos negativos pode fazer com que o corpo e mente adoeçam. A pessoa pode desenvolver TM (transtornos mentais).
Uma pessoa com baixa autoestima tem um jeito distorcido da percepção de si, do outro e do mundo.
Recomenda-se psicoterapia para compreensão da sua autopercepção.

A autoestima baixa é um dos sintomas da depressão, mas não um diagnóstico, pois para isso é preciso uma avaliação por um profissional, onde estará avaliando esse e outros sintomas afim de fechar o diagnóstico.

Existe a relação entre baixa auto estima e a depressão, mas não necessariamente é um sinal de depressão. A depressão possui uma série de sintomas característicos para além da auto estima. Digamos que a depressão é uma patologia com jma experiência que se dá de modo específico podendo ou não haver baixa auto estima. Eu lhe indicaria procurar um psicoterapeuta para melhor entender a relação que você tem com você mesma e então conseguir elaborar tudo que tem passado. Forte abraço.

 Mariana Montes
Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode estar relacionada sim a depressão, mas não necessariamente quem tem baixa autoestima está deprimido

Olá querido (a), a falta de autoestima pode levar à depressão. Autoestima tem uma relação direta sobre a visão integrada que temos de nós mesmos, com nossas luzes e nossas sombras. A compreensão e aceitação dessa visão integrada de conseguir enxergar nossas fraquezas e também nossos potenciais, diz respeito a uma autoestima saudável. Uma pessoa que só enxerga em si, suas sombras, tende a minimizar suas necessidades. Além disso, uma pessoa com baixa autoestima costuma evitar exposições, prejudicando seu desenvolvimento social e pode ter receio de solicitar seus direitos, por acreditar estar sendo egoísta, trazendo prejuízos para sua saúde mental, que pode se manifestar através da depressão…

Dr. Dínerson Fiuza
Dr. Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Sim, todo deprimido tem autoestima baixa, sempre

Dra. Aparecida de Paula Santos
Dra. Aparecida de Paula Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
A depressao é um sintoma, será necessário encontrar a causa, busque ajuda para sair do estado de paralisação da sua energia(Depressão) e fazer as mudanças, que se fazem necessárias em sua vida. Porque a causa é interna e o efeito, o sintoma. Para mudar o efeito é necessário resolver as causas.
Boa sorte

A tonalidade afetiva pode estar relacionada com o modo de se relacionar com o mundo, e por quanto tempo você se percebe nesse estado afetivo, se é de longa duração ou recente, minha orientação é que inicia uma psicoterapia para se conhecer melhor e superar o estagio afetivo em que se encontra, afim de evitar uma depressão.

Sim podem estar relacionadas e se sugere tratamento psicoterapico junto a psiquiatria se necessário.
Att.
Eduardo

Dra. Valeria Abatemarco
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, estão relacionadas. Não necessariamente quem tem autoestima baixa tem depressão, mas a baixa autoestima nos impede de fazer inúmeras coisas que podem nos deixar deprimidos. Por sua vez a depressão traz tantas dificuldades de viver, de reagir, de mudar, deixando nossa estima lá embaixo.

Olá...
A baixa autoestima é um sintoma da depressão, mas não significa que a pessoa com autoestima baixa está com depressão.
Sobre tudo, é algo que deve ser avaliado em processo terapéutico.

 Kelly Fernandes
Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Boa noite. É importante destacar que, para nenhum diagnóstico de saúde mental, é referido apenas um quadro sintomático. Diagnósticos como quadros depressivos (referido), devem ser avaliados com bastante cautela, para não sucumbir à generalizações sociais. Nem tudo é depressão porém, sendo, dever ser tratado com seriedade e somente por Psicólogas (os) em associação, muitas vezes, de auxílio medicamentoso, acompanhados por médicos Psiquiatras.
Desta forma, sugiro que, assim que possível, inicie uma análise pessoal com uma Psicóloga de sua escolha. Caso a profissional, após tempo considerável de análise, verificar que existe um quadro depressivo, você será devidamente informada (o) e orientada.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.

Olá

Autoestima baixa não significa estar com depressão.
Sugiro procurar um psicólogo para lhe ajudar a entender o que está acontecendo e ajudá-la a lidar com essa questão.

Dra. Helda Moreira
Dra. Helda Moreira
Psicólogo, Psicopedagogo
Juiz de Fora
Um dos sintomas da depressão é a baixa autoestima frequente, contudo, existem outros diagnósticos relacionados à baixa autoestima, que podem ser feitos por profissionais da saúde mental. Estou disponível para maiores esclarecimentos!

A baixa autoestima está dentre um dos sintomas da depressão. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para melhor compreensão da problemática.

Olá,

A baixa autoestima é um dos sintomas já que a depressão é multifatorial.
É importante observar o quanto ela compromete o dia a dia, a intensidade e duração.
Conforme o caso é necessário fazer uma avaliação psicológica.

Olá, a baixa autoestima é um dos vários sintomas da depressão. Sugiro que você procure auxílio médico e psicológico.

Pode, sim. Autoestima está ligada ao valor que atribuímos de nós mesmos. Quando estamos em depressão, temos uma avaliação baixa acerca de nós mesmos, do mundo e do nosso futuro. Uma das alternativas de impulsionar a nossa autoestima é entendermos que somos mais do que a soma das partes que nos compõem. Uma bela árvore não perde o seu valor por causa de alguns galhos quebrados ou por alguns danos que sofreu. Além do mais, estamos em constante mudança. Quando estamos vivendo uma depressão, temos a tendência de nos rotular, de supergeneralizar as nossas falhas pontuais, esquecendo-nos que simples imperfeições não nos definem por inteiro. Uma psicoterapia poderá fazer muito bem às pessoas que estão com baixa autoestima e em depressão.

Pode estar relacionada, mas não necessariamente. Quem tem auto estima baixa não significa que possui depressão.

 Cleide Marchiotti
Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas, não necessariamente a baixa auto estima tem a ver com depressão. A auto estima está relacionada com a imagem que a pessoa tem de si mesma, de como ela se vê! Mesmo que seja só baixa auto estima, deves procurar uma profissional psicologo, pois só por se sentir assim, já vale a pena! Qualidade de vida é tudo. Coragem!

A baixa autoestima é um dos sintomas da depressão. Auto- estima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. Como é sua autoestima?
A formação do auto-conceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.)
Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação.
As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´
E você? Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou?
Se você se considera uma pessoa com baixa auto estima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.

Sim, pode esta relacionada a depressão, no entanto, um único sintoma pode ser desencadeado por uma série de fatores ou situações vivenciadas. Caso esteja se sentindo desta maneira, seria interessante procurar um profissional para que assim seu caso possa ser avaliado de uma forma mais concreta.

Especialistas em Depressão

Essência Espaço Psicoterapêutico

Essência Espaço Psicoterapêutico

Psicólogo

Rio de Janeiro

Adriana Franco

Adriana Franco

Psicólogo

Rio de Janeiro

Norma Suely Bezerra

Norma Suely Bezerra

Psicólogo

Nova Iguaçu

Cesar Augusto Savazzoni

Cesar Augusto Savazzoni

Psicanalista, Psicólogo

Ribeirão Preto

Camila Gonçalves de Azevedo

Camila Gonçalves de Azevedo

Psicólogo

Cacoal

Letícia De Souza

Letícia De Souza

Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 605 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.