Envenenamento - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é conhecido como substância tóxica ou veneno?

Paracelso, um médico em finais do século XV, disse que "tudo é veneno, e que não há nada sem qualidades venenosas. É só a dose que faz uma substância  tóxica." Portanto, o veneno é uma mais quantitativa do que qualitativa. Podemos considerar como tóxico ou venenoso o produto que uma vez absorvido pelo organismo pode perturbar gravemente suas funções vitais. Devemos também ter em conta as substâncias que agem localmente, tais como cáusticos e corrosivos.

Onde esses acidentes ocorrem com venenos?

Acidentes no lar são as mais comuns, de longe, com a agravante de que muitos desses acidentes domésticos podem ser evitados de uma forma muito fácil, basta tomar algumas precauções.

Alguns dos acidentes domésticos mais grave envenenamento ou intoxicação ocorre em crianças. Como as crianças a explorar seu mundo usando todos os seus sentidos, incluindo o paladar. As crianças costumam levar tudo à boca para saber o que é. Por este motivo, os adultos devem garantir que as crianças não têm acesso a substâncias venenosas.

É incrível quantos itens você tem em casa que são tóxicos ou venenosos. Para tornar nossa casa um lugar seguro no que diz respeito aos venenos tóxicos, devemos examinar com cuidado cada um dos quartos. Precisamos identificar todas as substâncias perigosas e armazená-los trancados longe do alcance das crianças, porque não se tem a chance hesite em abocanhar.

O que são venenos na cozinha?

Produtos de limpeza:

materiais de limpeza são normalmente armazenados na cozinha, muitas vezes em um armário no fundo da pia, onde  a criança pode acessar facilmente, atraídos pela sua curiosidade constante. Produtos perigosos incluem:

  • Todos os tipos de detergentes e produtos de limpeza que contêm substâncias químicas que são claramente venenosas para as crianças.
  • Fertilizantes, que são altamente perigosos.
  • Detergentes usados ??para lavar louça, que são muito cáusticos e, portanto, muito perigosos se consumido.

Estes produtos devem ser movidos para um armário fechado onde as crianças não podem ver e não pode alcançá-los também. Não é de armazenamento suficiente em um lugar alto, pois as crianças são alpinistas grande, e sempre encontrar uma maneira de alcançá-los. Deve ser comprado, se for possível, os produtos com segurança à prova de crianças, e sempre fechados e fora da vista.

Pensar sobre a aparência da embalagem. Os produtos químicos e detergentes, muitas vezes vêm em pacotes de muitas cores que chamam a atenção das crianças, enquanto o cheiro de perfume de alguns detergentes também tende a ser atraente. Curiosamente, o mau gosto de algumas dessas substâncias não impedir que as crianças dão-se a sua curiosidade.

Nunca coloque produtos químicos ou detergentes em latas de bebidas ou garrafas de água. Crianças e adultos podem pensar que estas bebidas contêm embalagem original e, portanto, o consumo.

Que venenos estão no banheiro?

Medicamentos, cosméticos, cremes e loções que contêm substâncias nocivas (como o álcool) que podem ser tóxicos ou venenosos para as crianças.

Muitos comprimidos, pílulas ou comprimidos das drogas, outros medicamentos, fitoterápicos, vitaminas e até mesmo pode ser perigoso para as crianças. Lembre-se que as crianças são menos tolerantes do que os adultos, e até mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicações.

Sempre ser armazenados em um armário fechado para que a criança não poder acessar. Substituir os medicamentos que foram usados ??no armário trancado, imediatamente após tirá-los e não deixar na  sala ou pela segunda vez que a criança vai usar para satisfazer sua curiosidade.

O que os venenos estão lá na sala de estar?

O álcool é muito perigoso para as crianças. Sempre colocar em armários trancados para vinhos e bebidas espirituosas, pois não basta apenas fechar a garrafa corretamente. As crianças são abridores de garrafa excelente, e por mais difícil que possa parecer, eles acabam ficando em aberto. Uma pequena quantidade de álcool pode ser perigoso para as crianças.

Os controles remoto para a televisão e outros equipamentos eletrônicos contêm pequenas baterias ou mercúrio ou cádmio, que podem causar a doença ou envenenamento em crianças se chupado ou ingestão.

Cigarros e outras formas de rapé tipicamente acima de toda a sala, e sempre ao alcance das crianças. O rapé, em todas as suas formas é um veneno tóxico ou perigoso, e um único cigarro pode intoxicar ou envenenar a criança. Todos os tipos de rapé deve estar sempre fora do alcance das crianças.

E as plantas venenosas?

Muitas plantas de interior em nossa casa e jardim plantas são venenosas para comer. Se há crianças na casa, você não deve ser plantas tóxicas ou venenosas em casa, mesmo se colocado fora do alcance das crianças, é normal que as folhas caem no chão. Plantas venenosas podem causar bolhas e úlceras na boca da criança, ou inchaço da língua.

O que envenena no jardim?

Verifique se há plantas que crescem em nosso jardim pode ter folhas, frutos, flores ou frutos que podem ser venenosas. Eles também são insetos venenosos e certas aranhas, inclusive caranguejeiras, abelhas, vespas e algumas cobras como a serpente.

O galpão jardim podem conter materiais para decorar, pintar, terebintina (aguarrás), solventes, fertilizantes para plantas, herbicidas, pílulas no churrasco e muito mais produtos que podem ser francamente venenosos. Portanto, deve ser sempre fechada.

Convidados

Quando você tem convidados educadamente sugira que eles não podem deixar cigarros ou medicamentos onde as crianças possam alcançá-los.

Você deve estar vigilantes quando levamos as crianças para visitar amigos, especialmente quando não sabemos todos os perigos que espreitam crianças podem visitar a nova casa. Será conveniente para alertar o host e, em vez sugerir uma outra substância tóxica que vimos do alcance das crianças, um lugar mais seguro. Se eles sabem que seus filhos são extremamente curiosos e investigar tudo, não parar, não perder de vista a qualquer momento ou deixá-los jogar em uma sala que não é seguro.

E se  meu filho for envenenado?

Tentando manter a calma, alerte imediatamente o seu médico ou vá a um pronto-socorro o mais rapidamente possível. O médico precisará saber as seguintes informações, se possível:

  • O que a criança comeu ou bebeu
  • A quantidade: se era uma pílula, quatro ou cinco, um gole, ou metade de uma garrafa
  • O peso da criança.

Se você é do departamento de emergência do hospital, tomar a substância, produto ou medicamento que a criança bebeu ou comeu.

Que medicamentos são utilizados?

Comprimidos de carvão:

usado como um antídoto em casos de envenenamento. Você pode ter no kit de primeiros socorros, mas apenas passá-lo se o médico julgar necessário. Em nenhuma circunstância deve administrar estes medicamentos.

Leite:

em alguns casos de intoxicação e envenenamento, o médico pode recomendar que você dê o leite para seus filhos. Mas fazê-lo apenas se o seu médico aconselhou. Com algumas substâncias, será benéfico para o efeito neutralizador de leite, mas não com os outros.

Provocar o vômito:

induzir ou provocar a criança vomitar, em alguns casos de envenenamento. Só se eles sabem o tóxico e que o seu médico aconselhou. Se tiver ingerido substâncias cáusticas e corrosivas, é extremamente perigoso induzir o vômito.

Como posso proteger meu filho?

Embora seja importante manter um olho sobre a criança, sabemos que cem por cento do tempo é fisicamente impossível. Por esta razão, é importante evitar intoxicação ou envenenamento, através de medidas práticas para garantir que substâncias tóxicas ou venenos esteja completamente fora de alcance. Verificar se a casa e jardim são seguros, removendo qualquer material perigoso e colocando-o em armários trancados.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - envenenamento

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Luiz Carlos De Paula

Luiz Carlos De Paula

Médico clínico geral

Mandaguari

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Auri Ferreira dos Santos

Auri Ferreira dos Santos

Nefrologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Marco Aurelio de Almeida Guimaraes

Marco Aurelio de Almeida Guimaraes

Dentista, Médico clínico geral

Teresópolis

Perguntas sobre Envenenamento

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Envenenamento

Olá! O primeiro passo seria procurar um médico para uma avaliação clínica e laboratorial. Muitas substâncias tóxicas podem ser detectadas em exames laboratoriais pela maioria dos laboratórios…
1 respostas


Boa tarde.
Depende da substância: sangue, urina, exame de imagem... Oriento que procure um clínico geral para esclarecer melhor suas dúvidas.
1 respostas


Olá! Os efeitos causados pelo chumbinho geralmente são próximos ao contato, portanto improvavelmente a causa do sangramento atual tenha sido o contato há mais de 90 dias. No momento caberia uma…
2 respostas

Quais profissionais tratam Envenenamento?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.