Nevos e melanomas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nevos e melanomas

Encontre um especialista em Nevos E Melanomas na sua cidade:
Seomara Passos Catalano

Seomara Passos Catalano

Médico clínico geral, Dermatologista

São Paulo

Manoela de David Dornelles

Manoela de David Dornelles

Dermatologista

Porto Alegre

Marco Henrique Chaul

Marco Henrique Chaul

Dermatologista

Goiânia

Charles Carvalho

Charles Carvalho

Dermatologista

Águas Claras

Marianna Pires

Marianna Pires

Dermatologista

Rio de Janeiro

Gustavo Saczk

Gustavo Saczk

Dermatologista

Curitiba

Perguntas sobre Nevos e melanomas

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Nevos e melanomas

O nevo melanocítico é uma lesão benigna muito comum, a famosa “pinta” que geralmente surge durante nosso desenvolvimento, principalmente na infância e adolescência, mas pode surgir em qualquer…
2 respostas

Dr. Marcio Paoli
Dr. Marcio Paoli
Cirurgião de cabeça e pescoço
São José dos Campos
Todas as pintas(nevus) localizados em área de atrito devem ser retirados preventivamente.
5 respostas

Dr. Marcio Paoli
Dr. Marcio Paoli
Cirurgião de cabeça e pescoço
São José dos Campos
É imprescindível que toda lesão retirada cirurgicamente deva ser encaminhada e exame anatomopatologico. Pois só com este se tem o diagnóstico correto da doença, assim como se ela foi totalmente…
4 respostas

Especialistas falam sobre Nevos E Melanomas

O melanoma é um câncer de pele agressivo e perigoso, que se não for diagnosticada muito precocemente tem alta taxa de mortalidade. Para o diagnóstico precoce e a cura desta doença é necessário realizar exame da pele pelo médico para diferenciar os nevos benignos - as pintas - do melanoma. Este exame é realizado através da dermatoscopia digital, que é um tipo de microscopio que permite diferenciar uma lesão benigma de uma lesão maligna.

Roberta Papaleo

Oncologista

Belo Horizonte


Nevos são pequenas manchas marrons ou saliências na pele que aparecem nas primeiras décadas de vida em quase todas as pessoas. Podem ser achatadas ou elevadas, e são geralmente arredondadas e com formato regular. Já o melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais mortais, manifesta-se na forma de manchas ou saliências assimétricas, com bordas irregulares, multicoloridas ou castanhas, que crescem com o passar do tempo. Em casos mais raros, pode não ser pigmentado. Na fase inicial (quando o tratamento é curativo), pode se assemelhar a uma pinta comum, por isso a importância do dermatologista e da dermatoscopia (lente de aumento que permite melhor avaliação das lesões do que a olho nu).

Laís De Abreu Mutti

Dermatologista

São Paulo


Melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele e as pessoas com pele/ cabelos claros, que têm muitas pintas, que tomam muito sol ou com outros casos na família têm que ficar mais atentas . Além de orientar esse pacientes em como fazer uma boa proteção podemos fazer uma acompanhamento das pintas . Com um exame chamado Dermatocospia , que é tipo uma super lente de aumento, podemos identificar as pintas "suspeitas" . Os pacientes com muitas pintas merecem um acompanhamento frequente e com fotos da dermatoscopia , assim podemos acompanhar se as pintas estão mudando e indicar uma remoção. A remoção de pintas pode ser feita no consultório com anestesia local .

Tais Bonilha Alves

Dermatologista

São Paulo


Nevos, conhecidos como pintas ou sinais, são pequenas formações pigmentadas (ou não pigmentadas) presentes em praticamente todas as pessoas. Há 3 principais tipos: nevos melanocíticos congênitos (manchas ou placas marrons, geralmente regulares, presentes ao nascimento); nevos melanocíticos adquiridos (pequenas manchas ou pápulas marrons, salientes ou não, que tendem a ser uniformes, simétricos, e perdem a cor com o passar dos anos); nevos atípicos ou displásicos (tendem a ser maiores e possuem coloração não uniforme, com vários tons, do marrom escuro, passando pelo preto, azul, até o vermelho, podem evoluir para melanoma). A dermatoscopia é o exame fundamental para avaliação dos nevos.

Renata Figueira

Dermatologista

Brasília

Quais profissionais tratam Nevos e melanomas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.