Infertilidade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Infertilidade

Informação sobre Infertilidade

O que é?

A infertilidade conjugal é definida pela ausência da gravidez em um período de 12 meses com relações sexuais regulares sem que nenhum método anticoncepcional tenha sido utilizado. Tal condição atinge aproximadamente 15% dos casais.

Qual é a causa?

Todos os órgãos do sistema reprodutivo masculino e feminino devem estar em perfeitas condições para assegurar a fertilidade. O mau funcionamento de apenas um deles pode evitar o acontecimento da gravidez. Nas mulheres, as causas mais comuns para a infertilidade são: distúrbios alimentares, depressão, excesso de peso, excesso de atividades físicas, sedentarismo, hábito de fumar, alcoolismo, inflamações na pelve, endometriose, distúrbios hormonais, ovário policístico, insuficiência ovariana, miomas no útero, disfunções na glândula tireoide e nas glândulas suprarrenais e cicatrizes no útero. Nos homens, a principais causas são doenças como criptorquidia (quando um ou mesmo os dois testículos não descem para a bolsa escrotal), varicocele (varizes no testículo), alterações nos cromossomos, orquite (inflamação do testículo), anemia falciforme, cirrose hepática e insuficiência renal. Em parte dos casos, cerca de 10%, não há fatores físicos que impeçam a reprodução. Atribui-se a dificuldade de engravidar nessas situações a fatores psicológicos.

Quais os sintomas?

O principal “sintoma” da infertilidade é a não concepção após o período de 12 meses com relações sexuais frequentes e sem o uso de anticoncepcionais. A partir daí deve-se começar a procurar as causas.

Como fazer o diagnóstico?

Deve-se fazer uma investigação completa no sistema reprodutor tanto do homem quanto da mulher. Para isso são necessários exames laboratoriais e de imagem que possam indicar o diagnóstico correto.

Qual o tratamento?

O tratamento irá depender do problema encontrado. No caso de a situação não apresentar uma solução, seja cirúrgica seja através de medicamentos ou mudanças nos hábitos de vida, é possível recorrer a métodos artificiais de reprodução.

Possui uma dúvida concreta sobre Infertilidade? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Infertilidade

Pode-se considerar que um casal é infértil após 1 ano de tentativas de engravidar sem sucesso. Para mulheres com mais de 36 anos o período passa a ser de 6 meses.As causas são muitas, há tanto fatores masculinos quanto femininos, e devem ser devidamente elucidados para definição do tratamento e prognóstico. Quando um casal chega a clínica e o diagnóstico de infertilidade é definido, além de uma cuidadosa entrevista e exame físico, solicito ao casal alguns exames que são necessários para encontrar a causa da mesma. O tratamento é individualizado de acordo com os achados nos exames, pois um tratamento que é indicado para um casal pode não ser o ideal para o outro com infertilidade.
Dra. Carla Iaconelli
Dra. Carla Iaconelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Infertilidade por definição é a dificuldade do casal em obter a gestação...O período que aguardamos para iniciar a investigação depende muito da idade da mulher e dos antecedentes do casal. Uma boa anamnese é indispensável para a correta indicação dos exames necessários para a investigação do casal infértil. Na nossa clínica fazemos desde o o simples estímulo ovariano para o coito programado, inseminação artificial até a fertlização in vitro que traz excelentes taxas de gravidez.
Dr. Gustavo Comodo
Dr. Gustavo Comodo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Hoje os consensos da Sociedade de Reprodução Humana definem como dificuldade de engravidar casais que tenham relações sexuais frequentes ha mais de 1 ano e não conseguem ter filhos. Esses mesmos consensos orientam que se a idade materna for acima de 35 anos não se espere 1 ano, somente 6 meses e as mulheres acima de 40 anos com desejo de gestação necessitam de avaliação logo que decidirem engravidar. Fazer avaliação pré concepcional aumenta as taxas de gestação e pre natal com sucesso.
Dra. Carolina Maria Prandini Curci
Dra. Carolina Maria Prandini Curci Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

A infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano de tentativas, isto é, tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção. A chance de um casal normal obter gravidez, por ciclo menstrual, é de aproximadamente 20% e que, após um ano, mais de 80% dos casais conseguirão gravidez. Acredita-se que 15% dos casais tenham alguma dificuldade de fertilização.
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Aracaju

É a dificuldade de engravidar após 1 ano de tentativas regulares. Para mulheres acima de 35 anos, diminuímos esse prazo para 6 meses. E para aquelas acima de 40 anos, indicamos procurar ajuda especializada após 3 meses de tentativas.
Dra. Miucha Rios O. Zucchi
Dra. Miucha Rios O. Zucchi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Infertilidade?

Nossos especialistas responderam 69 perguntas sobre Infertilidade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Após 12 meses de tentativa de engravidar sem sucesso, você precisa procurar um especialista em medicina reprodutiva para avaliar o que está realmente acontecendo com vocês. A infertilidade é do casal, e deve ser investigada em ambos. O diagnóstico de ovários micropolicistícos pode ser a única causa e então pode ser tentado o tratamento clínico. Se mais alguma coisa estiver interferindo, vai depender do que for encontrado nos exames de ambos para ser proposto o tratamento mais adequado. A decisão de como tratar deve ser do casal, após todas as opções serem colocadas pelo médico. Faça sua consulta quanto antes, pois o tempo vai passando e o tratamento pode ficar mais difícil.

  • 96
  • 17
  • 48
Dr. Silvio Halpern Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

O melhor é você tentar. Nada como engravidar espontaneamente. Se você tem menos de 35 anos e em 1 ano não engravidar você precisa de ajuda. Se tiver 35 anos ou mais o intervalo deve ser de 6 meses. É claro que estou supondo que você faz seus exames v ginecológicos de rotina anualmente.

  • 96
  • 17
  • 48
Dr. Silvio Halpern Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Ideal é descobrir a causa da infertilidade... com exames outros... e deixar a laparoscopia para resolver os problemas... como endometriose com equipe especializada em endometriose...que está muito relacionada com a infertilidade, e após a cirurgia aumenta bem as chances de fertilização... converse com seu médico... a disposicao...

  • 1856
  • 350
  • 2764
Dr. Welly Chiang Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

As tubas uterinas sao passagens estreitas que medem cerca de 10 centímetros de comprimento e pouco mais de 0,6 centímetros de diâmetro de cada lado do corpo do útero. As tubas uterinas funcionam como se fossem uma ponte sob um rio interligando às duas extremidades. No organismos humano funcionam como canais para transporte do ovo(oocito) e do espermatozoide além de ser ponto de encontro dessas duas gametas,fecundação e transporte do embrião em formação em direção a cavidade uterina. A inseminação artificial consiste na introdução de sêmen preparado em laboratório no interior da cavidade do útero. O sêmen continua dali em diante o percurso habitual, isto é, adentra as tubas uterinas pérvias para encontrar o ovocito ,penetra-lo e fecunda-lo. Quando a laqueadura tubarea é realizada a passagem pelas tubas é interrompida , impossibilitando o encontro entre o oocito e o espermatozoide. Portanto,após laqueadura,inseminação artificial só será possível em caso de reversão da laqueadura.

  • 6
  • 0
  • 3
Dr. Yaron Hameiry Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 69 perguntas sobre Infertilidade