feijão está me dando gases, mesmo comendo pouco, posso substituir o feijão pelo que?

26 respostas
feijão está me dando gases, mesmo comendo pouco, posso substituir o feijão pelo que?
São alimentos substitutos: ervilha, grão de bico, lentilha e soja (entretanto não recomendo consumo frequente da soja).

O feijão e os grão (grão de bico, ervilha, lentilha e soja) possuem a característica de serem mais fermentativos. Aconselho consumir apenas 1x/dia e fazer o remolho de forma correta para diminuir os fatores anti nutricionais que estão também relacionados com a formação de gases.

REMOLHO
Deixar o feijão de molho por 12 horas antes do cozimento. Quando colocar na panela de pressão, descartar a água do remolho, e colocar uma nova. Cozinhe normalmente.

REMOLHO RÁPIDO
Coloque o feijão na pressão com a quantidade de água habitual, deixe pegar pressão e conte 15 minutos, após isso descarte a água, e coloque uma nova. Prossiga com o processo de cozimento.

Desta forma você reduz a formação de gases.

Os colegas especialistas estão mais capacitados para informar e dar maiores detalhes a respeito de sua alimentação. Mas sabemos também que o estado emocional contribui de maneira contundente no processo da digestão. Procure um profissional que possa orientá-lo mais adequadamente. Boa sorte!
Olá!! Feijão é muito rico em ferro.Deve ser consumido pelo menos uma vez por semana após de molho por 24hs. É bom consultar uma nutricionista para melhor orientá-la.Sucesso
Olá boa tarde!
Recomendo que consulte um nutricionista. Desta forma, receberá uma orientação mais direcionada e assertiva.
Sugiro buscar q orientação de um nutricionista.
É sempre bom buscar um médico quando há um sintoma. Porém podem ter questões emocionais que estejam provocando algumas alterações. Procure ajuda
lentilha: é a primeira opção indicada pela nutricionista, pois é "rica em fibras solúveis, que ajudam a limpar o organismo e proporcionam queima de gordura.

Ervilha: contém vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C, além de combater os radicais livres, o que causa envelhecimento das células.

Soja:um alimento procurado por quem quer manter uma dieta saudável .

Grão-de-bico: Sem glúten e sem lactose, o grão-de-bico é um alimento bastante nutritivo e indicado para quem está de dieta, por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico.

Primeiro uma ajuda com um nutricionista seria o mais adequado, mas fatores emocionais também contribuem para um mal funcionamento do corpo. Boa sorte
Embora esta não seja uma pergunta da área de psicologia, posso ajudar porque trabalhei 35 anos com esse produto agrícola. Feijão é um alimento rico em cálcio, ferro, proteínas, fibras, etc. Deixar de consumir não seria o ideal. Substituir por outra leguminosa é pode trazer resultado semelhante. Experimente reduzir a quantidade para reduzir este efeito indesejável.
Olá,
1-Realizar o "remolho" de 12h com os grãos do feijão, sempre trocando a água do "remolho". Se quiser pode colocar umas gotinhas de vinagre na agua.
2- Substituir o feijão por lentilha, ervilha, ervilha vermelha, ervilha amarela (indiana),grão de bico, soja(recomendo apenas a orgânica, uso periódico).
3- Alternar os tipos de feijões: feijão branco, feijão fradinho, feijão verde, feijão de corda são de melhor digestibilidade.
4-Prefira sempre feijão orgânico, por mais que seja mais caro seu rendimento é maior.
Espero ter ajudado. não deixe de procurar um profissional habilitado, para demais duvidas.
Olá, tudo bem?

Os alimentos substitutos são: ervilha, grão de bico, lentilha. No entanto, todo esse grupo deve ser feito a técnica do remolho antes do cozimento, para então diminuir os sintomas gastrointestinais relatados.
Temos duas formas de fazer o remolho:
Remolho: Deixe o feijão de molho por 12 horas antes do cozimento. Quando colocar na panela de pressão, descartar a água do remolho, e colocar uma nova. Cozinhe normalmente.
Remolho rápido: ferva o feijão por 5 minutos, descarte a água e coloque para cozinhar normalmente.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Olá. Você pode experimentar : grão de bico, lentilha, ervilha, vagem e soja, se mesmo assim contirnuar o seu desconforto sugiro fazer o remolho para diminuir os fatores anti nutricionais relacionados com a formação de gases. REMOLHO Deixar o feijão de molho por 12 ou 24 horas antes do cozimento, fazendo trocas de águas Quando for cozinha deixar apenas 15m na panela (já estará macio). Abraços. Cuide de suas células.
Olá, antes de substituir, recomendo que faça o remolho antes do cozimento.
Pode substituir por lentilha, grão de bico, ervilha, mas em todos eles e no feijão deve ser realizado o processo de remolho, que ajuda a evitar os indesejáveis gases.

Remolho:
Escolha os grãos e lave,
Coloque em uma bacia ou pote,
Coloque água até cobrir os grãos e coloque um paninho sobre a bacia,
Deixe na geladeira de 8 a 12 horas,
Descarte a água do remolho e cozinhe normalmente.

Espero ter ajudado. Qualquer questão estou à disposição.
OLÁ! Uma boa dica para evitar gases causados pelo feijão, é deixa-lo de molho com rodelas de limão por 12 horas antes do cozimento. Abraço!
Alimentos que substitui: ervilha, grão de bico, lentilha, soja....
Mas aconselho que sempre faça o procedimento de remolho, para que possa remover as propriedades anti nutricionais.
Olá...para substitutos dentro do mesmo grupo das leguminosas, existe o grão de bico, ervilha, lentilha e até soja. Recomendo que procure um profissional para adequar melhor a sua realidade e individualidade.
A dica de deixar de molho ajuda, mas o que pode estar acontecendo também é uma má digestão de seu próprio organismo devido a uma disbiose intestinal. Espero que tenha ajudado.
Olá! tudo Bem?
troque por lentilha. Caso não resolva, busque uma avaliação nutricional, pois poderemos avaliar sua função intestinal e gástrica.
Deixando esse feijão de molho de um dia pro outro já pode ajudar a resolver esses desconfortos. As substâncias antinutricionais que podem causar cólicas e gases no paciente são substâncias hidrossolúveis que saem nessa água do "remolho". De qlqr forma a lentilha e a ervilha podem ser bons substitutos para se testar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta nutrição - R$ 350
O feijão, assim como qualquer outra leguminosa, possui carboidratos oligossacarídeos, os chamados agentes antinutrientes, os quais o organismo não possui capacidade de digerir, atrapalhando a absorção de vitaminas e minerais do alimento.

Quando esse grão chega no intestino grosso, onde encontram as bactérias colonizadoras naturais do organismo, os oligossacarídeos acabam sofrendo fermentação, gerando a produção de gás carbônico, hidrogênio e metano.

Esses gases formados pela fermentação geram distensão abdominal, que causam dores intensas e até enjoos. Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho. Eu indico que isso seja feito junto do suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã, pois a acidez vai auxiliar na saída dessas substâncias do grão, ficando na água.

Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos, e então deve-se fazer a troca total dessa água, quantas vezes for necessário.

O tempo ideal para deixar o feijão de molho e retirar grande parte dos agentes é de 24 horas.
Olá, tudo bem?
Uma das estratégias que pode ser utilizada para diminuir a formação de gases por conta do feijão é deixá-lo de molho por 12h antes de levá-lo ao cozimento. Lembrando, que é importante trocar a água por uma nova, antes de levá-lo ao fogo.
Outra estratégia muito eficiente, seria consumir uma xícara de chá (100ml) para melhorar a digestão e evitar a formação de gases 30 minutos antes do almoço, chás como hortelã (evite se tiver refluxo), gengibre, erva-doce, boldo, abacateiro, alfazema e angélica, contribuem para uma boa digestão e evita a formação de gases.
Como perguntado, outras leguminosas que podem substituir o feijão seria o grão-de-bico, ou ervilha, ou a lentilha.
Você pode tentar algumas técnicas para diminuir os gases.
O mais utilizado é deixar o feijão de molho por 12 horas em água fria mesmo. E na hora de cozinhar não esqueça de colocar água nova.
Ou pode tentar outras variações e marcas de feijão.
Se os gases continuarem, tente trocar por outro alimento do grupo das leguminosas (lentilha, grão de bico, ervilha, etc).
Chá de gengibre e hortelã ajudam no controle dos gases.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Feijão faz parte do grupo das leguminosas, que enquadra também ervilha, grão-de-bico e lentilha. Porém, também cabe orientar que muitas vezes o feijão causa mais gases devido a forma de preparo... Deixar o feijão de molho pelo tempo adequado, trocar a água e tirar aquela "espuma" que fica na superfície, reduz a probabilidade de causar gases e outros desconfortos gástricos.
Olá!
Isso acontece por conta de uma subtância tida como antinutricional chamada "Fitato". Os fitatos estão presentes nas leguminosas, grupo alimentar que o feijão se insere. Desta forma, haja vista que o mesmo te causa gases, a simples substituição por outra leguminosa como ervilha, lentilha, grão de bico ou soja não irá impedir este mesmo sintoma.

Indico a deixar o feijão de molho por 12 horas antes do cozimento. Pode deixar o feijão de molho de um dia para o outro e, pela manhã, trocar a água. Antes de cozinhar, jogue a água fora novamente e cozinhe com uma nova. Isso fará com que haja uma boa eliminação dos fitatos e, consequentemente, menor fermentação colonica dos mesmos.

Caso os sintomas persistam, me coloco a disposição para uma consulta nutricional para que possamos investigar melhor. Obrigado!
Olá tudo bem? Precisamos investigar a causa dos seus gases, pode ser do feijão assim como da alimentação geral em si. Pois bem, você pode trocar o feijão por outra leguminosa como grão de bico, ervilha, feijão fradinho, marrom, branco. O feijão azuki também pode ser escolhido, principalmente por ele causar menos gases. Para tentar diminuir os gases do feijão (ou de outras leguminosas) faça o processo do remolho como tentativa de diminuição dos gases. Lave os grãos em água corrente e escorra. Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas. Por fim, é só escorrer, lavar os grãos novamente e levar para a panela com os temperos da sua preferência. Espero ter ajudado.