Tenho medo de perder e por mais que vigio,cuido e confiro Vivo perdendo as coisas e sofrendo com is

40 respostas
Tenho medo de perder e por mais que vigio,cuido e confiro
Vivo perdendo as coisas e sofrendo com isso
O que posso fazer para melhorar e diminuir esta angústia?
Constantemente lidamos com a realidade de poder perder algo, seja no campo físico quanto no campo emocional, faz parte da vida. Muitas vezes esse processo nos causa grande sofrimento, nesse sentido o processo psicoterápico/analítico são boas alternativas de espaço para que vocês possa falar sobre isso que lhe incomoda e criar maneiras, ao seu jeito, para lidar com essas situações.

É importante que você procure um profissional para fazer uma avaliação e identificar qual o fator que provoca esse sintoma. Você pode procurar um psicólogo, psiquiatra ou neurologista. Esses profissionais poderão realizar um diagnóstico para que você possa tratar de forma adequada esse sintoma.
Por trás desta angústia de perder coisas pode haver alguma vivência traumática do passado, que acabou gerando essa necessidade de ficar cuidando e conferindo tudo, e esse medo de perder objetos. Técnicas de processamento de traumas, como o Brainspotting, podem ser de grande ajuda para trabalhar essa angústia. Sugiro procurar um psicólogo em sua cidade.
Comece a fazer terapia na Abordagem da EMDR e trabalhe as crenças negativas que estão gerando esse sofrimento, ou procure um psicologo com especialidade em neuropsicologia para avaliar como anda sua atenção e memória que podem acarretar esses prejuízos.
Recimendo que busque um médico Clínico Geral ou Neurologista, para fazer os exames necessários e descartar possíveis fatores físicos.
Além disso, pode iniciar um trabalho Psicoterapico para autoconhecimento e entender seus aspectos psico emocionais e como podem estar interferindo na sua vida como um todo.
Abraços
Terapia EMDR.
Perdas fazem parte da vida. Sim, são dolorosas sempre, mas dependendo de como lidamos com elas podem ser mais ou menos angustiantes. Procure uma psicoterapia de base analitica para trabalhar esse aspecto em sua vida! Buscar o que originou esse medo, transformar crenças negativas ou trabalhar fobias vai ajudar muito. Reconhecer vida e morte em nossas vidas como algo natural. Triste mas superável. Aprender a lidar com perdas é tão importante quanto aprender a viver.
Na sua resposta existe dor e angústia! Minha sugestão, procure um profissional que possa te ajudar a entender o que vem acontecendo, procure fazer uma avaliação médica para descartar questões físicas.
É importante que você tente questionar a ideia que lhe causa angústia após você perder algo. Afinal, perder itens é uma coisa tão recorrente e comum de acontecer com as pessoas. Perguntei-lhe por que as outras pessoas lidam facilmente com esses esquecimentos. O que elas devem pensar?.. busque um psicoterapeuta pra lhe ajudar a lidar com a sua culpa pelos esquecimentos e também te ajudar com estratégias cognitivo-comportamentais que você pode fazer uso pra melhorar essa questão.
Olá, é bom investigar o que está acontecendo com você. Se você realmente anda esquecendo as coisas, procure um neurologista. Sugiro também procurar um psicólogo para você aprender a lidar com esse medo. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Bom dia, no seu relato você diz que tem medo de perder as coisas, porque isso sempre acontece. Seria interessante entender melhor o que está acontecendo com você. De um jeito ou de outro, você está dizendo que está sofrendo e é isso que importa quando fazemos a indicação para terapia. Para que a terapia aconteça precisa-se de demanda. E sua demanda inicia assim, mas é preciso uma investigação mais profunda com um profissional. Seja lá o que for, acredito que um espaço de terapia possa te ajudar a entender e lidar melhor com esse sofrimento.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na terapia junguiana o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
Sabemos que a dor de perder é inquestionável e por muitas vezes avassaladora. A questão é: elas fazem parte de nossas vidas. Perdas são naturais visto que a finitude se dá em quase tudo e, dessa forma, lidar com o fim das coisas deveria ser natural, mas não é. Essa dor da perda não pode ser esquecida, já que acontece sempre, mas aprender a lidar com isso para que o sofrimento seja o menor possível e consequentemente haja um melhor manejo do sujeito com as perdas, deve-se procurar uma psicoterapia. A psicoterapia auxilia no lidar com a situação, além de fortalecer a auto estima e ajudar no auto conhecimento, aspectos diretamente afetados no caso das perdas.
Um melhor entendimento em terapia desse mecanismo (pensamento - sentimento - comportamento) reforçador da sua angústia lhe ajudaria a ter maior clareza do que acontece com você nesses momentos e abriria espaço para novas possibilidades e estratégias para enfrentamento dessa dificuldade de forma adaptada à sua realidade. Recomendo que procure um profissional Psi de sua confiança para lhe conduzir nesse caminho.
Olá!
A primeira alternativa para resolver esse problema é ter a consciência que perder faz parte da vida. Isso pode acontecer e precisamos aprender a lidar com as perdas, por pior que seja.
A segunda alternativa é questionar os seus pensamentos. Por exemplo:
O que de pior pode acontecer se você perder?
O que você diria a uma pessoa se ela estivesse pensando como você nessa situação?
Quais são as alternativas para resolver esse problema?

Esses questionamentos aliviarão a suas angustias e medos.
Olá, para melhorar o que você sente em relação a essas perdas uma possibilidade é se fazer algumas perguntas e tentar prestar atenção em que momentos isso ocorre e como ocorre. Por exemplo, tem alguma coisa em comum nessas coisas que você perde? Como está sua mente quando você perde as coisas? Você fica cheio(a) de preocupações ou pensamentos e por isso acaba se distraindo e perdendo as coisas? O que te dá medo, te preocupa nesse perder constante?
São perguntas que podem te ajudar a entender o que está acontecendo.

Acredito que seria importante procurar um neurologista para investigar se não há nenhuma causa física pra isso e já que você relatou medo de perder as coisas, talvez fosse interessante procurar um psicólogo para que ele ou ela possa te ajudar a clarear o que está acontecendo e o que você pode fazer. Abraço

Olá. Seria oportuno se deter mais sobre esse medo de perder, sobre a vigilância e a perda, de fato. Por um momento, compreenda essa angústia como um chamado a se demorar mais sobre essa questão. Nessa aventura que, à princípio, pode dar um pouco de medo ou de vergonha, possivelmente te levará a vislumbrar outras formas de lidar com isso que aflige. Faça isso com um profissional psi que lhe inspire confiança. Um abraço.
Olá, no relato você fala de medo e angustia quando perde algo, é bem comum às pessoas perderem algo em algum momento, penso que deva procurar um profissional de Psicologia, para investigar melhor a origem do medo e da angustia, que surgem com as perdas.
O que pode fazer? Iniciar um processo Psicoterápico de maneira séria, implicada, dedicada ao tratamento
Você fala de um sintoma (perda de objetos, compromissos, dentre outros) que pode ser interpretado sobre diferentes vieses (psicológico, neurológico, psiquiátrico). No entanto, para a área que me compete (psicologia/psicanálise), qualquer sintoma se apresenta como uma mensagem cifrada, ou seja, ele pode dizer de outra coisa, que você não sabe, ou que acha que não tem relação.
Mas todo esse processo causal, do motivo de isso estar acontecendo com você, é investigado em um acompanhamento psicanalítico. A partir da sua fala e da conduta do profissional você começa a elaborar, fazendo links com a sua infância, adolescência, com a sua relação com os outros, etc., que te da base para investigar sobre o motivo de esse sintoma estar presente em você hoje em dia.
Boa tarde!
Lidar com frustações e perdas para algumas pessoas, realmente causa um desconforto muito grande. Torna-se fundamental buscar um Acompanhamento Psicológico para que possam ser trabalhadas questões referentes a essa dificuldade que apresenta.
Olá! O medo de perder faz com que muitas pessoas deixem de desfrutar a sua vida além de gerar diversos transtornos associados como a ansiedade, por exemplo. Ter esse medo é natural, mas quando ele se torna uma crença limitante e passa a dominar nossos atos, isso se torna um problema. Portanto, quando o medo de perder se torna irracional, é necessário buscar a ajuda de um psicólogo para lidar com ele. Nesses casos é indicado a psicoterapia como tratamento. Fica posto o convite. Abraço!
Descobrir desde quando você sente esse medo e o que estava acontecendo na sua vida na época em que ele apareceu é um começo. O que você evita olhar quando sente esse medo? Muitas vezes precisamos olhar para nossa própria vida e fazer escolhas. E toda escolha acarreta em uma perda. Assim, o sintoma (ex medo de perder coisas materiais) pode encobrir um medo muito maior e mais profundo. Recomendo iniciar um processo terapêutico para se entender melhor. Espero ter ajudado!
Olá, me parece que esse ciclo de ansiedade, controle e angustia se repete. Procure um profissional com quem você possa fazer um acompanhamento psicológico e assim ir trabalhando os pensamentos, emoções e sentimentos envolvidos nesse nó. Assim a vida pode se tornar mais leve. Se cuide!
Olá!
Com a terapia com uma Psicóloga você pode descobrir o porquê de ter esses pensamentos e esses sentimentos lhe afligindo para que, assim, descubra novas maneiras de trabalhá-los em seu dia-a-dia, diminuindo sua angústia e aflição.

Se cuida!

Olá! Ter esse medo é natural, mas quando ele se torna uma crença limitante e passa a dominar nossos atos, isso se torna um problema, principalmente quando começa a atrapalhar a nossa vida. No processo terapêutico você pode encontrar recursos que diminuam essa angústia e que te ajudem a lidar com esse medo. Você não precisar passar por isso sozinha(o). O primeiro passo já deu, que foi entender que há um incômodo, o segundo é procurar ajuda especializada para que possa se sentir melhor e mais funcional no seu dia-a-dia. Deixo de presente uma reflexão: "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" - Epicteto. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Oie! É normal e parte do cotidiano lidarmos com a realidade de poder perder algo, porém quando este sentimento ocupa muito espaço e se torna um problema, é necessário buscar ajuda psicológica. Sugiro à você, que realize uma avaliação profissional juntamente às sessões de Psicoterapia. Como Psicóloga e Neuropsicóloga me coloco à disposição. Abraço!
Olá. Deve ser bem angustiante para você se deparar com o fracasso de, apesar de tudo que você faz, continuar a "perder". Quanto mais eu temo perder, mais eu acabo perdendo - ou melhor, mais eu ME PERCO. Pense nisso! Procure um especialista para conversar. Não viva isso sozinha. Sinta-se abraçada em sua angústia.
Olá!
Você é suas experiências e numa análise da sua história, ou seja, dessas experiências vividas, com ajuda de um psicólogo, em sessões de psicoterapia, muito provavelmente serão encontradas as causas ou a causa desse seu comportamento. Acredito nisso, até porque já tive oportunidade de ajudar clientes meus em casos semelhantes.
Estou à disposição.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1
No processo de psicoterapia você poderá encontrar as respostas para o que lhe aflige e poderá, em colaboração com seu psicólogo, elaborar um plano de tratamento adequado.
Olá! É normal lidarmos com situações de perdas na vida, desde as mais simples até as mais sofridas. O que é importante investigar é de onde vem esse medo e porque a possibilidade de perder gera tanta angústia, já que situações de perda são comuns. Sugiro que busque um psicanalista, pois em um processo de análise, essas e outras questões poderão ser trabalhadas. Me coloco à disposição para ajudar!
Olá! Oriento buscar tratamento psicanalítico para trabalhar esse medo que você relata. Parece que há muito que ser falado sobre esse medo e as ocasiões de perdas repetitivas. A escuta clínica se faz muito importante para compreensão dessa angústia relacionada a perda. Permaneço a disposição. Abraços
olá, vivemos ganhando e perdendo, vivendo em um ciclo, isso faz parte da vida, se formos falar em desejo e realização. Porem com sua pergunta fica muito difícil entender o que é perder para você, sugiro buscar terapia e cuidar dessa angustia. Espero ter lhe ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
Olá. O esquecimento pode ter causas físicas ou não, portanto se os esquecimentos estão acontecendo de forma constante, é importante procurar um médico neurologista. Porém, pode ser que esteja relacionado a um processo emocional, o qual demanda uma investigação mais detalhada, minha orientação é iniciar processo de psicoterapia. Abraço
As informaçoes passadas sao um pouco vagas. Sugiro você procurar um psicólogo pos graduado em Neuropsicologia para avaliar seus processos atencionais e memória. Depois levar o laudo num neuropsiquiatra.
Prezado (a), bom dia , Primeiramente é preciso entender quais são as causas que lhe faz repetidamente perder as coisas, uma vez que você, ja tenta controlar variáveis para que isso não ocorra, existem patologias que tem como sintomas , não saber onde colocar as coisas, esquecer, e ate mesmo perde-las, portanto para identifica-las será preciso uma investigação mais técnica e especializada, podendo ser por um neurologista, psiquiatra e um psicólogo/neuropsicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Considere o acompanhamento psicológico. A terapia pode ajudá-lo a explorar suas preocupações e a desenvolver estratégias para gerenciar a ansiedade em relação à perda. Lembrando que lidar com o medo da perda pode ser um processo gradual, e é importante ter paciência consigo mesmo enquanto trabalha para reduzir essa angústia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O medo de perder não impede você de continuar perdendo. Talvez agora seja importante perder o medo. Venha falar sobre isso na sessão.
Olá! Pode ser interessante fazer um automonitoramento para entender como esse processo de perda acontece e desenvolver estratégias para lidar com aquilo que você especificamente vive perdendo. Por exemplo, colocar as chaves de casa sempre no mesmo lugar, ter anotações na agenda sobre onde guardou certos itens, etc. Um psicólogo poderá te ajudar nesse processo, além de te auxiliar a lidar com a angústia e outras emoções envolvidas. Não desanime, cuide de você!
Entendo que lidar com o medo de perder pode ser desafiador, e é positivo que você esteja buscando maneiras de melhorar e reduzir essa angústia. Como psicóloga clínica, recomendo buscar suporte profissional para explorar suas preocupações e desafios. A decisão de buscar ajuda é pessoal, e um profissional qualificado pode oferecer um espaço seguro e confidencial para explorar suas emoções e encontrar maneiras construtivas de lidar com seus medos. Se desejar, entre em contato comigo, ter um espaço para discutir e compreender melhor suas experiências pode ser fundamental
.