O que fazer quando nenhum medicamento não consegue ser eficaz contra a depressão e transtorno de ans

39 respostas
O que fazer quando nenhum medicamento não consegue ser eficaz contra a depressão e transtorno de ansiedade? Ir tb no psicologo
Olá,
Seria de fundamental importância fazer esse trabalho multidisciplinar, ou seja, ser acompanhada por um psiquiatra e paralelamente fazer uma psicoterapia(Psicólogo) com intuito de trabalhar as questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.

O tratamento para depressão deve ser levado em consideração aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. Por isso, o atendimento deve ser multidisciplicar (psicólogo, Psiquiatra, Terapeutas ocupacionais, entre outros). Devido a gama de fatores que podem interferir no processo de adoecimento, é necessário que o atendimento seja realizado com uma visão ampliada, para avaliar os determinantes e abrir o leque das mudanças, possibilidades e das potencialidades. A conduta, portanto, deve ser individualizada e isso varia de acordo com a intensidade e frequência dos episódios depressivos. Não há antidepressivo ideal, entretanto, atualmente há uma grande disponibilidade de drogas e elas atuam través de diferentes mecanismos de ação, em conjunto com outras ações o tratamento possa obter êxito.
O tratamento ouro para transtorno de ansiedade e depressão é medicamentoso +psicoterapia.
A medicação dará conta das questões orgânicas e a psicoterapia te ensinará habilidades importantes e mudança de comportamentos para evitar recaídas ou sair de crises. Já se sabe que existem muitos comportamentos que mantém os transtornos mentais e exatamente nesse ponto a psicoterapia te ajudará. Não é algo fácil , tampouco rápido ! Em media um ano de tratamento que requer muita empenho , mas os resultados são sustentados. Busque um profissional que se identifique.
Concordo com os colegas. No tratamento para depressão e ansiedade pode ser combinado medicação + psicoterapia, a medicação atua no funcionamento biológico, porém a mudança de comportamento e do ambiente precisa ser levada em consideração para um tratamento mais eficaz. Se tu está sentindo que falta algo no seu tratamento busque um psicólogo. Qualquer dúvida me coloco à disposição
O ideal é você fazer em conjunto o tratamento psiquiátrico (atua na parte orgânicas) e o tratamento psicológico. Por exemplo, dentro da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental será analisado todo o seu esquema de funcionamento, ou seja, Situação - Pensamento automático - Emoções - Reação fisiológica - Comportamento.
Olá
No tratamento para depressão e ansiedade pode ser combinado medicação (psiquiatria) e psicoterapia. Dependendo do quadro, se for leve por exemplo Psicoterapia ja ajuda e muito; a abordagem terapia cognitiva comportamental por exemplo vai te auxiliar na sua cognição como vc percebe seus sentimentos e emoções e o quanto interferem no seu comportamento e atitudes.
Boa tarde!! A Constelação Familiar Sistêmica e o Processo de Terapia te ajudarão bastante neste movimento de autoconhecimento e de cura dos sintomas.
Boa tarde. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda de um psicólogo, para tratar as causas emocionais. E em casos moderados a graves, procure também um psiquiatra, que entrará com a medicação correta para os sintomas. Espero ter ajudado. Fique bem!
Tomar somente a medicação poderá não trazer as transformações de atitudes necessárias para sua recuperação. Logo, a psicoterapia é concomitante ao uso da medicação. Nem menos , nem mais: igualmente importantes. Há muitos fatores que podem interferir no seu desenvolvimento da ansiedade e da depressão. Esses significados e como lidar com isso, não é no medicamento. É na terapia.
Um abraço!
Olá! Se está sendo medicado(a), é necessário que haja acompanhamento médico. Apenas o psiquiatra poderá rever a medicação com o objetivo de encontrar uma opção mais adequada ao seu caso. Já o trabalho psicoterapêutico possui outro ângulo de atuação, envolvendo maior relação com causas emocionais que levam a quadros de depressão e/ou ansiedade. Tendo em vista o caso que vive, recomendo a busca por um profissional da Psicologia que possa ajudar. Abraço!
Em verdade, tratamentos psiquiátricos pelo uso de medicamentos, devem sempre ser acompanhados de psicoterapia para fins de alcançar os melhores e mais profundos efeitos. Isso porque, considerando uma visão holística, o organismo humano é composto tanto do aspecto físico, quanto do aspecto emocional-comportamental, nesse sentido, há que se fazer um tratamento multidisciplinar que promova melhoras no aspecto global do indivíduo. Recomendável consultar novamente o psiquiatra, para adequação da medicação, caso necessário, e para encaminhamento a serviço de psicologia apropriado. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Em casos de depressão e ansiedade é essencial ser acompanhado por psicólogo. A terapia cognitivo comportamental, segundo OMS é a mais indicada nesses casos, porém a busca de ajuda é primordial, independente da abordagem psicológica.
Bom dia. Sim estou de acordo com meus colegas. O tratamento adequado para ansiedade e depressão é a medicação - psiquiatra - e psicoterapia. Existe aspectos da ansiedade e depressāo que a medicação não chega e aspectos químicos do corpo e cérebro que a psicoterapia não chega. O tratamento em conjunto é o ideal.
Estou às ordens para qualquer outra duvida.
Conciliar o tratamento médico com o psicológico é uma ótima opção. Busque ajuda.
Sem dúvida! As evidências indicam, em sua grande maioria, que o tratamento exclusivamente medicamentoso nos transtornos depressivos tem eficácia bastante limitada a médio/longo prazo. A depressão é um fenômeno que não pode ser abordado apenas do ponto de vista biológico (físico, hormonal), mas também subjetivo (o que sua tristeza tem a ver com sua história pessoal e a maneira como você lida e erxerga a si mesmo e o mundo à sua volta?). Somente olhando também sob esse segundo prisma é possível uma transformação mais duradoura.
Olá!

O acompanhamento com um psiquiatra é imprescindível, mas além de fazer tratamento medicamentoso, adaptações nas medicações de acordo com sua demanda... é necessário um tratamento Psicológico, a psicoterapia pode lhe auxiliar a encontrar possibilidades de enfrentamento frente ao estado depressivo e ansioso. Além de trabalhar a causa e os fatores emocionais, e sociais, não apenas os sintomas.
Olá! Se você tem se cuidado somente com medicação, é fundamental que procure também um Psicólogo para te ajudar nesse processo. Psicologia e Psiquiatria, nos casos mais severos, devem caminhar juntas. As pesquisas apontam que essa junção é o que tem trazido melhores resultados. O tratamento multidisciplinar é o mais indicado para a depressão e ansiedade. Por isso, se ainda não faz terapia, busque um profissional que se identifique. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
É fundamental conciliar medicação com psicoterapia, pois ao reduzir os sintomas a terapia torna-se cada vez mais eficaz. Importante não interromper o tratamento para evitar recaídas. A psicoterapia é fundamental para o processo e reduz consideravelmente o tempo de uso da medicação! Também é importante investir em uma atividade física e em hobbies que te façam bem. Fazer planos, traças metas e objetivos pessoais podem te ajudar bastante também. Reveja sua rotina, sua rede de apoio pessoal e busque incorporar atividades mais gratificantes. Terei prazer em te ajudar.!! Vai dar tudo Certo, você não precisa passar por isso sozinho (a). Forte Abraço!!!
Sem dúvida! O uso de medicação pode ser fundamental em alguns casos, mas é indispensável que ocorra junto a um acompanhamento psicológico. A depressão, transtorno de ansiedade e outros tantos transtornos não são apenas um nome, não cessam com aquilo que é descrito com o universal, existe algo nesses disgnósticos que é particular seu, único. Ter a oportunidade de falar sobre como a depressão ou o transtorno de ansiedade te afetam, como impactam no seu dia a dia, desde quando ocorrem, o que significa pra você ter sido diagnosticada dessa maneira, dentre outras tantas questões, são de extrema importância para o tratamento. Se dê esse tempo e esse espaço!
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua questão. Em primeiro lugar, minha recomendação é que você converse com o médico responsável por seu tratamento a respeito de sua percepção sobre a medicação. Esse retorno é muito importante para que ele tenha condição de pensar o seu tratamento e fazer ajustes, se forem necessários. Em paralelo a isso entendo que seria muito importante a busca por suporte em psicoterapia. A escuta especializada de um psicólogo e também a elaboração de suas questões através da fala podem ser tornar um elemento bastante interessante para te auxiliar nesse momento. Um abraço!
A medicação serve para potencializar a terapia . Dependendo do caso , ambos se
Fazem Necessários .
Olá!

Sim, além da medicação, em muitos casos é necessário ter o acompanhamento semanal do psicólogo para um tratamento mais efetivo.

Espero ter ajudado!
Olá! Mesmo quando indicado, o medicamento não atua sozinho. Para o tratamento surtir mais efeito, recomenda-se associar medicação, terapia e mudanças no estilo de vida, como iniciar atividades físicas. A psicoterapia pode ser uma grande aliada, principalmente se combinada com hábitos saudáveis e terapias complementares.Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraço
Olá! O acompanhamento de profissionais qualificados é de grande importância para o sucesso do tratamento a psicoterapia atrelada a medicação na qual foi prescrita poderia contribuir significativamente para sua melhora. Não se deixe para depois, busque ajuda. Encontro-me a disposição.
Olá! A medicação é muito importante para o tratamento de depressão e ansiedade, mas para a eficácia do tratamento é necessário a psicoterapia. Procure um psicólogo/a. Um abraço e fico à disposição.
Olá! Seria fundamental que você fizesse terapia.
Somente o uso de remédios não é suficiente para curar uma depressão, sendo importante que a pessoa trabalhe o seu lado psicológico, através de conversas, sessões de psicoterapia e atividades que estimulem auto-conhecimento, por exemplo.
A psicoterapia é feita por um psicólogo, e é importante para ajudar na resolução de dificuldades emocionais, estimulando o auto-conhecimento e a resolução de conflitos internos da pessoa. Ela é fundamental, mesmo quando a pessoa já utiliza medicamentos, pois ajuda a reorganizar os pensamentos e estimular sentimentos e sensações de alegria.
Olá, boa noite!
O acompanhamento psicológico pode te ajudar a compreender melhor em quais situações você apresenta ansiedade e depressão. Também é importante identificar quais os sintomas apresentados, a frequência e intensidade deles.
A partir dessas análises será possível desenvolver estratégias terapêuticas e de mudanças de comportamento.
Olá, há quanto tempo faz tratamento de Psicofármaco para depressão? Esta sendo acompanhado pelo Psiquiatra? tem relatado suas percepções com o uso da medicação? Em média aguardamos de 4 a 6 semanas para ter um real entendimento como aquela medicação tem se comportado no organismo. Então é importante que junto ao seu Psiquiatra saiba qual a melhor substância, e em alguns casos é como tentativa mesmo. Ter um acompanhamento de uma psicoterapia simultaneamente irá potencializar o seu tratamento. Espero ter auxiliado!
Olá! Pode ser que demore um pouco para que o psiquiatra encontre a medicação mais eficiente para o seu caso. Então é preciso insistir um pouco no tratamento. A psicoterapia com o psicólogo é um tratamento que deve ocorrer paralelamente ao tratamento com o psiquiatra. O tratamento psiquiátrico e psicológico podem ser complementares.
Olá! Sugiro fazer psicoterapia, junto com o uso da medicação. Um atua no comportamento e o outro, na parte orgânica. Melhoras! Um abraço!
Olá, boa tarde! Tudo bem?

É extremamente importante que você retorne ao seu médico e relate a situação, de que a medicação não está obtendo os efeitos esperados. Ele poderá investigar e mudar a dose ou trocar os medicamentos.

Procure, também, um profissional da Psicologia que irá trabalhar com suas questões emocionais, investigando os seus sintomas e traçando um plano psicoterapêutico para a amenização dos sintomas.

Espero ter esclarecido.

Estou à disposição,

Abraço!
O tratamento da depressão e ansiedade é um trabalho que une a psiquiatria, os medicamentos e a terapia. A terapia é necessária para atuar nas mudanças de comportamentos e pensamentos. É muito importante aliar essas coisas para sair do quadro depressivo.
Se perdeu esperança em todos os psicólogos, então tente exercício.
Sim. Se faz importante o trabalho em conjunto com psiquiatra e psicólogo.

Olá! A psicoterapia pode te ajudar a lidar com a ansiedade e a depressão, a entender o que a desencadeia. A Medicação em conjunto com a terapia é + eficaz. O psicólogo irá avaliar a necessidade de um trabalho em conjunto com o psiquiatra. A ansiedade pode interferir nas atividades do dia a dia, pois vem acompanhada de várias sensações desagradáveis, como aperto no peito, irritação, coração acelerado, sudorese, entre outras. Com o tratamento adequado, essas sensações vão diminuindo, e melhorando a qualidade de vida. Um abraço
Sim, fazer psicoterapia é bastante indicado para trabalhar a ansiedade para além da medicação.
Sim, quando os medicamentos não parecem ser eficazes no tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade, é altamente recomendável procurar ajuda de um psicólogo ou terapeuta. A terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e outras abordagens, tem se mostrado eficaz no tratamento desses distúrbios.

A terapia pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativo, fornecer estratégias para lidar com sintomas, desenvolver habilidades de enfrentamento e promover mudanças positivas no comportamento. A combinação de terapia com outras intervenções, como apoio social, estilo de vida saudável e, se necessário, medicação, pode ser uma abordagem eficaz para tratar essas condições complexas.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e encontrar uma combinação certa de tratamento pode levar tempo. Consultar um profissional de saúde mental é o primeiro passo para explorar as opções disponíveis e criar um plano de tratamento personalizado.
Quando os medicamentos não se mostram eficazes no tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade, é fundamental buscar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta. A psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou outras abordagens terapêuticas, desempenha um papel crucial no tratamento desses transtornos. Um psicólogo pode trabalhar com você para identificar pensamentos e padrões de comportamento negativos, fornecer estratégias para enfrentar a ansiedade e a depressão, e oferecer apoio emocional.

Além disso, considere a possibilidade de explorar outras abordagens, como terapias complementares, mudanças no estilo de vida (como exercício físico regular e alimentação equilibrada), apoio social e terapias baseadas em mindfulness. O tratamento da depressão e da ansiedade pode ser complexo, mas com a ajuda adequada e a busca persistente por soluções, é possível encontrar maneiras eficazes de gerenciar e superar esses transtornos.
Olá, tudo bem? Entendo que pode ser bastante complexo lidar com a depressão e o transtorno de ansiedade, especialmente quando os medicamentos não parecem ser eficazes. É importante reconhecer que o tratamento dessas condições, muitas vezes, requer uma abordagem multidisciplinar, raramente é só um tratamento com remédios, que inclui não apenas medicamentos, mas também psicoterapia.
A psicoterapia ajuda na identificação de padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais, oferecendo estratégias para lidar com eles de maneira mais adaptativa.
Além disso, a psicoterapia pode proporcionar um espaço seguro para explorar emoções difíceis, traumas passados ​​e outras questões subjacentes que podem contribuir para a depressão e a ansiedade. Minha indicação é que você procure um psicólogo qualificado para iniciar a psicoterapia. Deste modo poderá trabalhar melhor seu histórico, sentimentos e momento atual para entender melhor suas experiências e aprendizados, modo de pensar, crenças e escolhas, desenvolver estratégias para lidar com os sintomas e promover seu bem-estar emocional.
Havendo interesse, entre em contato comigo, ficarei feliz em lhe ajudar durante esse processo. Entre em contato comigo para agendar uma consulta e pode conversar mais sobre suas preocupações e caminhos de mudança. Lembre-se de que você não está sozinho e há suporte disponível para lhe ajudar a enfrentar e superar esses desafios. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Adriana de Araújo