Bom dia Ao realizar uma consulta com o psiquiatra e passar a fazer uso de uma determinada medicaçã

35 respostas
Bom dia
Ao realizar uma consulta com o psiquiatra e passar a fazer uso de uma determinada medicação se faz necessário um acompnhamento pelo psicólogo???
Tudo vai depender de seu quadro clínico. Ou seja, se é algo pontual, se o medicamento é usado para aliviar sintomas, porém uma psicoterapia é necessária para compreender melhor a causa, dentre outros motivos no caso a caso. Enfim, o psiquiatra está apto a explicar essas questões ao paciente.

Ola, bom dia! Assim como nós psicólogos encaminhamos , quando necessário, para o acompanhamento com psiquiatra, o mesmo também o faz para melhor resultado ao tratamento. Estou a disposição para maiores esclarecimentos e agendamento de consulta.Abraços.
Boa tarde! Notei que sue pergunta esta relacionada com Transtornos da Ansiedade, sendo assim, se faz importante o tratamento combinado entre Psiquiatria e Psicologia, uma vez que o Transtorno de Ansiedade pode ser desencadeado por fatores biológicos e/ou psicológicos. Neste sentido, ambos/as profissionais vão ajuda-ló/á a tratar os fatores do qual compete a cada área. Espero ter contribuído com as respostas dos colegas acima e com sua dúvida. Att. Dayane Oliveira
Bom dia!
Não há obrigatoriedade, mas a atuação de ambos profissionais podem ser complementares. O médico avalia se há necessidade de alguma medicação para aliviar os sintomas e o psicólogo trabalha na identificação das possíveis causas dele. O trabalho em conjunto poderá gerar melhores resultados ao paciente.
O psiquiatra receita psicofármacos os quais tratarão dos sintomas, enquanto o psicólogo através das sessões de psicoterapia tratará as causas e o manejo dos sintomas. O intuito da psicoterapia é fazer com que quando se dê a retirada do medicamento o paciente esteja apto a lidar de melhor maneira com o que o fez adoecer.
Boa Noite!
Respondendo sua questão, não necessariamente. Mas venho te informar que na psicoterapia será seu espaço, ou seja, abertura de possibilidades para projetos e a oportunidade de olhar de novo para o que foi vivido e para o que está sendo vivenciado.
Abraço.
Seia legal fazer um trabalhor multidisciplinar, ou seja, passar com o psiquiatra para tratamento medicamentoso e paralelamente fazer uma psicoterapia com o objetivo de aprofundar nas questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Olá! Existem vários estudos que comprovam que a medicação por si só não tem o efeito esperado se não for associada à psicoterapia. Sendo assim, é essencial fazer o tratamento em conjunto, pois a medicação trata os sintomas, e, de uma forma bem resumida, a psicoterapia te dá repertório para lidar com o "problema". Fico à disposição. Abraço!
Todo e qualquer acompanhamento medicamentoso sem um aporte juntamente com a psicoterapia pode gerar pouco ou nenhum avanço do quadro clínico no sentido de uma melhora. É imprescindível tal acompanhamento e um/a psiquiatra sabe e recomenda isso caso deseje de fato que seu/sua paciente melhore e não apendas fique esperando o resultado de uma medicação que no máximo faz o sujeito ficar de pé, ainda pagando um preço alto devido aos efeitos colaterais que determinada medicação pode causar no organismo.
É desejável, que dependendo do diagnóstico, tenha sim acompanhamento psicológico para que o tratamento seja mais eficaz, mas isso é avaliado caso a caso
Um bom psiquiatra sabe quando encaminhar o paciente para a psicoterapia, assim como um bom psicólogo encaminha seu paciente ao psiquiatra sempre que necessário. Se tiver dúvidas, procure seu médico e peça orientação.
Olá! A medicação contribui para estabilizar o sintoma, contudo no processo de psicoterapia, o paciente poderá entrar em contato com a raiz do problema e encontrar formas de enfrentamento para ressignificar as situações ou aprender a lidar com elas. Acredito que sempre que necessário, o acompanhamento psiquiátrico e psicológico é essencial. Espero ter contribuído! Um abraço! Karla
O acompanhamento psicológico se faz necessário quando há algum sofrimento de ordem subjetiva, um embaraço diante de alguma situação da vida. Ele pode estar atrelado ou não a um tratamento medicamentoso. O processo de análise irá ajudar ao paciente a se dar conta da causa do seu mal-estar e a buscar formas singulares de lidar com o que lhe angustia.
Se faz muito prudente aliar o tratamento medicamentoso com a psicoterapia. Mas seria interessante você se perguntar que tipo de aprofundamento você deseja realizar com a sua condição de sofrimento nesse momento. Esse sofrimento ocupa um lugar importante na sua vida? Há desejo para algum processo ativo e de melhor entendimento sobre o mesmo? Se sim, a psicoterapia poderá ampliar esse movimento de cuidado com você.
Boa Noite, na minha experiência sempre se deve fazer o acompanhamento psicoterápico em conjunto com o tratamento medicamentoso, uma vez que existem muitos estudos que comprovam que a medicação por si só não surte o efeito esperado precisando estar associada a psicoterapia. A medicação trata os sintomas, e a psicoterapia te ajuda a reconhecer e a lidar com as causas e o problema. Fico à disposição. Abraços.
Ola, como você está se sentindo ?
Se você quiser compreender o significado dos seus sintomas, sentir que tem relação com algo que experienciou e deseja tratar a psicoterapia é indicada. Espero ter ajudado.
Olá! Seria de grande valia fazer as sessões de psicoterapia junto ao uso dos remédios indicados pelo psiquiatra. Independente do quadro, a psicoterapia te ajuda no autoconhecimento e ressignificar alguns pontos importantes de sua vida. Boa sorte!
Boa noite.
Recomendo que procure sim um Psicólogo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar melhor com as emoções que causam os desarranjos\ sintomas que te levaram a utilizar a medicação. Vale ressaltar que a medicação funciona como um paliativo\ algo que vai lhe ajudar em um determinado momento, o acompanhamento psicológico vai ajudar a identificar e tratar a causa emocional.
Olá. A atuação de ambos profissionais, poderá promover melhores e maiores resultados ao paciente. Por isso, enfatizo que podem ser realizado de forma complementar para a melhora do quadro clínico apresentado. Espero ter ajudado, abraços!
Olá! Não existe obrigatoriedade mas, se possível, o ideal é que o tratamento seja feito com o suporte de um Psicólogo. A psicoterapia é indicada para qualquer pessoa que esteja com dificuldade em lidar com um sentimento ou situação específica. Além de gerar autoconhecimento, essa prática te ajudará a ter uma vida mais saudável e produtiva. Entender as causas das suas dificuldades irá facilitar o desenvolvimento de estratégias para o controle ou diminuição dos sintomas. Dependendo do seu quadro, o acompanhamento com Psicólogo pode reduzir, inclusive, o tempo de uso da medicação. Cuide-se bem!
Olá!

Para alguns casos, é necessário realizar o tratamento medicamentoso (que é prescrito e acompanhado pelo psiquiatra), mas não são todos os casos que precisam da medicação, isso precisa ser avaliado numa consulta.

Já na psicoterapia, você vai receber auxílio do psicólogo para identificar a causa, ou seja, a raiz da sua ansiedade. Além de identificar a causa, você também vai aprender estratégias para lidar com a ansiedade, tornando o tratamento mais efetivo e duradouro.

Espero ter ajudado!
Vai depender do quadro clínico, a medicação em partes dos casos clínico lidar com sintomas e a causa que gerar esses sintomas é tratado pela psicologia, a medição acaba muitas vezes acelerando o processo. Por isso caso tenha passado pelo psiquiatra já, pergunte a ele sobre seu caso clínico é necessário acompanhamento psicológico.
Bem provável que o próprio Psiquiatra já recomende o processo de Psicoterapia, entenda que ambos tratam do adoecimento emocional sob pontos de vista diferentes, o Psiquiatra tratando os sintomas e o Psicólogo tratando a causa e traçando recursos de enfrentamento, por isso se faz necessário o tratamento com ambos para que haja um restabelecimento efetivo.
Olá! Acredito que seria muito enriquecedor para o seu tratamento associar o acompanhamento Psiquiátrico com o processo de Psicoterapia. De qualquer forma, é importante conversar com o profissional que está te acompanhando, pois ele poderá avaliar a necessidade e te orientar a respeito dessa questão. Espero ter ajudado!
Olá! Ideal seria que todo paciente que fizesse uso de medicação psiquiátrica, conseguisse apoio psicológico. Explico o motivo. O Psiquiatra cuida da parte orgânica, ou seja, traz alívio da pressão e agitação gerada pela ansiedade, ou dá aquele up quando se trata de uma depressão. Mas o pulo do gato se dá quando dizemos que a situação-problema permanece intacta. Para pensar em como sair dessa teia de aranha, que pode ser o enredo da sua vida, é preciso se planejar e se fortalecer para tomar decisões e atitudes!!! Aí sim, uma hora vai ter alta da medicação, que serviu como um apoio. Alguns pacientes também precisam ajuntar outras técnicas também (de acordo com o problema de cada um): respiração, uso de agenda, auriculoterapia, caminhada, reeducação alimentar... Uma listinha bem variada! Aquele abraço!
Olá, essa é uma questão interessante! O uso da medicação é importante para muitos casos, auxilia na diminuição de sintomas mais desafiadores. Entretanto, é fundamental que também possa combinar com um trabalho de psicoterapia, de análise pessoal, porque muitas questões em saúde mental estão relacionadas à nossa história pessoal, nossas experiências e à forma de interpretarmos à realidade. Nesse sentido, falar e se dar uma oportunidade de escuta (pelo profissional e por você mesmo) pode trazer mudanças importantes e profundas.
Não é obrigatório, mas existem evidências de que o tratamento combinado (acompanhamento com psiquiatra + acompanhamento com psicólogo) têm melhores resultados do que só um desses tratamentos.
Na psicoterapia com psicólogo, você pode trabalhar para mudar e manter mudanças mais positivas para você, a curto, médio e longo prazo.

Sim, é importante que você realize acompanhamento com um psicólogo durante o tratamento com o psiquiatra. A psicanálise pode ajudar a entender melhor as suas emoções e comportamentos, bem como ajudar a lidar com os desafios que você enfrenta. O psicólogo pode ajudar a trabalhar em questões como ansiedade, depressão, estresse, entre outras.
O trabalho exercido pelo psiquiatra e pelo psicólogo é complementar e fundamental quanto à saúde mental. O acompanhamento psicológico desempenha um papel crucial, pois ajuda na compreensão dos principais fatores que levaram à necessidade de consultar um psiquiatra.

Vale ressaltar que a medicação psiquiátrica não é uma cura em si mesma, mas sim uma forma de aliviar os sintomas. O processo terapêutico com um psicólogo é de extrema importância porque vai além do alívio imediato dos sintomas, mas também a melhoria da qualidade de vida e o crescimento pessoal do paciente.

Olá. Como vc está? A psicoterapia é geralmente a primeira opção de tratamento para ansiedade e depressão. Em caso de necessidade, a avaliação psiquiatrica pode ser indicada para complementar o tratamento. Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem ser indicados para o tratamento de ansiedade e depressão ou outras questões emocionais, mas a escolha deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente. Em geral, o psicólogo clínico é mais indicado para o tratamento de ansiedade e depressão, pois possui formação específica em terapia para tratar esses problemas. Espero ter ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi Abraço
Olá!
Ao realizar uma consulta com o psiquiatra e iniciar o uso de uma determinada medicação, é importante considerar a necessidade de acompanhamento pelo psicólogo.

O psicólogo trabalha com aspectos emocionais, comportamentais e psicológicos, utilizando abordagens terapêuticas para ajudar na compreensão e superação de dificuldades psicológicas e no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. Eles podem ajudar a explorar e compreender as raízes dos problemas, fornecer apoio emocional.

A combinação do tratamento medicamentoso com a terapia psicológica tende a ser mais eficaz.

É importante ressaltar que cada caso é único, e a necessidade de acompanhamento pelo psicólogo pode variar de acordo com a situação.

Espero que esta resposta possa esclarecer sua dúvida.
Não como regra, porém entendo que pelo menos uma consulta para avaliação com psicólogo é importante.
Olá, bom dia. Tudo bem? Não há uma regra que tenha que fazer os dois juntos, mas de qualquer forma eles podem ser complementares e lhe auxiliar no tratamento. A frequência de encontros entre a psicóloga e paciente é muito mais frequente e isso pode ajudar a entender o que está ocorrendo. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Sim, frequentemente é recomendável um acompanhamento pelo psicólogo quando alguém inicia o uso de medicação prescrita por um psiquiatra. Isso é conhecido como uma abordagem integrada de tratamento.

Os psiquiatras são médicos especializados em medicina psiquiátrica e podem prescrever medicamentos para tratar condições psicológicas e psiquiátricas, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outras. No entanto, os medicamentos sozinhos podem não abordar completamente os aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos subjacentes a essas condições.

Um psicólogo, por outro lado, é especializado em terapia e pode trabalhar com o paciente para explorar os fatores psicológicos, emocionais e comportamentais envolvidos em suas condições. A terapia pode ajudar a compreender e lidar com questões emocionais, aprender estratégias de enfrentamento e promover a melhoria a longo prazo da saúde mental.

A combinação de medicação prescrita por um psiquiatra e terapia com um psicólogo pode ser altamente eficaz para muitas pessoas, especialmente em casos de condições psiquiátricas mais complexas. O acompanhamento psicológico pode ajudar a promover uma recuperação mais completa e fornecer suporte contínuo ao paciente.
Iniciar a psicoterapia em conjunto com o tratamento psiquiátrico pode ser excelente. O tratamento combinado, que inclui medicação prescrita pelo psiquiatra e sessões de psicoterapia com um psicólogo, pode ser altamente eficaz para abordar uma variedade de condições de saúde mental. O trabalho colaborativo entre esses profissionais pode ser altamente benéfico no seu cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150