Tive uma crise de ansiedade em novembro e procurei um psiquiatra que desde então me passou Sertralin

83 respostas
Tive uma crise de ansiedade em novembro e procurei um psiquiatra que desde então me passou Sertralina pela manha e Rivotril à noite. Me dei bem logo de início, sem efeitos colaterais. Mas, em dezembro a minha mãe tentou suicídio e eu consegui evitar. Lidei bem com a situação até duas semanas atrás. De duas semanas para cá, não tenho ânimo para fazer nada, estou muito para baixo e confusa. Voltei ao Psiquiatra e ele me indicou fazer terapia...confesso que não tenho vontade alguma. Não tive experiências boas com terapeutas passados...então, não sei o que fazer, porque a medicação não está me ajudando mais...
Bom dia, a medicação irá atuar nos sintomas, mas para tratar as emoções é necessário conciliar o tratamento farmacológico com o psicológico. Apesar de não ter tido experiências boas no passado não quer dizer que o tratamento não seja eficaz. Busque um que você se sinta bem e confiante. Espero ter ajudado, abraços...

Olá. A ansiedade pode surgir, nos mais diversos contextos, em decorrência de situações externas; outras vezes, ela se origina a partir de questões que são próprias a cada um. A medicação pode realmente auxiliar no controle da ansiedade, porém é importante questionar aquilo que pode a estar causando. Para cada um, pode ter um motivo - ou vários - diferentes. Um psicanalista poderia lhe ajudar, uma vez que você já tentou diversas terapias.
Olá! Experiências passadas negativas podem dificultar seu retorno à terapia. Mas é importante conversar sobre o que você está passando e encontrar estratégias para superar essas dificuldades. Costumo dizer aos meus pacientes que a terapia é como "mexer na ferida". Quando a gente se machuca, limpar e tratar a ferida dói, mas aceitamos que o médico mexa porque sabemos que caso contrário a ferida pode infeccionar e piorar. Falar sobre emoções intensas também pode ser um processo doloroso, mas é importante para encontrar as respostas que necessitamos e modificar nossos comportamentos para construir mais qualidade de vida. Você também pode buscar um psicólogo com uma abordagem diferente a que você consultou no passado, nem todo mundo se adapta a todos os tipos de processo psicoterápico. Estimo melhoras! Abraços.
Bom dia. A medicação é muito importante, mas ela age nos aspectos neuroquímicos da depressão. A psicoterapia vai atuar nos aspectos emocionais e comportamentais da depressão. Em relação a terapia, é importante encontrar um psicólogo com o qual você se sinta a vontade. Existem várias abordagens e sugiro que procure uma diferente das que buscou até o momento. Um abraço, estou à disposição.
Olá! Então, é muito importante que você faça psicoterapia, pois é o lugar onde poderá expressar toda sua dor, aprender a lidar melhor com os conflitos, e finalmente sentir alívio emocional. Caso você não tenha disposição para ir até à psicóloga, talvez a terapia online seja uma opção para você, pelo menos, nesse momento de crise. Entenda que o remédio irá melhorar a química do seu cérebro, mas, somente a psicoterapia poderá mudar seus pensamentos, crenças, ressignificar vivências traumáticas e possibilitar a remissão dos sintomas. É fundamental que sua mãe faça tratamento com uma equipe multidisciplinar. Qualquer dúvida estou à disposição!
Lendo sua pergunta, imagino que esteja difícil dar conta de tanta coisa. Por isso, é muito importante que esteja em terapia. Procure uma indicação com amigos e pessoas próximas que tenham tido uma experiência boa com o terapeuta. Cheque com a sua rede, isso pode ajuda-la, inclusive, a não ficar sozinha nesse momento.
Boa noite!
A medicação poderia ajudar a aliviar alguns sintomas da ansiedade e não administrar a ansiedade em si. Seria legal você procurar um psicologo para ele possa te "ensinar" a saber administrar suas angustias e assim, diminuir aos poucos as medicações ou pará-las.
Fique bem.
Mauricio Cardoso
Olá, como já foi dito, a terapia é necessária para você conseguir melhorar. Só a medicação não é eficaz, ela só diminui os sintomas. O ideal é que você procure até achar um psicoterapeuta com quem você se identifique, se sinta bem e à vontade para se abrir e falar sobre tudo o que sente. Pode ser que você não goste da primeira, segunda, terceira pessoa, mas em algum momento você vai encontrar. Pode tentar psicólogos de abordagens diferentes também, pode ser que você se identifique mais com alguma abordagem específica. Não desista, vai te fazer bem! Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte e melhoras!
Realmente de acordo com o que você explicou o caso é iniciar uma psicoterapia. O que aconselho é você procurar um psicoterapeuta que trabalhe com uma abordagem breve e estratégica, como por exemplo, a terapia cognitivo comportamental. Pois você vendo resultados já nas primeiras semanas, se sentirá mais animada e isso fortalecerá sua relação terapêutica. Recomendo a hipnose clínica e a Programação Neurolinguística, pois são técnicas breves, focadas na solução de problemas e orientadas para o futuro.
A medicação irá controlar o sintoma. Mas é necessário ir mais a fundo. É necessário entrar em contato com o que está causando esse sofrimento psíquico intenso. A escuta acolhedora e encontro consigo proposto na psicoterapia irá te auxiliar e minimizar essa angústia. Oriento buscar um profisisonal que você sinta-se bem e confie para então explorarem juntos suas questões internad.
Olá, como outros colegas já comentaram aqui anteriormente, o tratamento mais completo e responsivo para crises de ansiedade é a combinação entre as medicações e a psicoterapia. Acredito que o seu psiquiatra foi muito assertivo ao te sinalizar isso.
Às vezes acontecem coisas em nossas vidas que são muito difíceis para lidarmos sozinhos com o turbilhão de sentimentos que geram. A terapia vai te auxiliar nesse processo.
Talvez valesse a pena buscar profissionais e linhas terapêuticas diferentes daquelas já testadas anteriormente. Certamente você se identificará com alguma e poderá perceber os benefícios do processo psicoterápico.
Boa sorte!
Essa busca por psicólogo realmente não é tão fácil, pois podemos nos identificar ou não com a abordagem utilizada e o profissional que nos atende. No entanto, continue buscando, sabendo que é comum acontecer isso mesmo. Para lidar com a situação que você está vivendo, de fato o melhor tratamento é o psicológico, para que possa elaborar melhor as suas emoções. É comum suprimirmos nossas emoções e mais adiante elas aparecerem de uma forma ainda mais intensa. Busque ajuda o quanto antes para que possa resolver e para que a situação não piore. Com carinho, Aline Saramago
Bom dia, seu relato me faz pensar que você deve estar com medo de iniciar uma terapia devido suas experiências passadas. Ao mesmo tempo você está se dando conta de que o medicamento não está sendo suficiente para te dar o suporte que você precisa para atravessas esse momento. A terapia é um espaço de encontro. Infelizmente nem sempre é fácil encontrar alguém com quem a gente se identifique. Porém, me parece que você está precisando de algum espaço que te de suporte. Se você sentir que consegue fazer algum movimento para insistir na terapia como esse espaço de cuidado, acredito que você pode encontrar bons profissionais que te acompanhem e te deem a ajuda que você precisa. O medicamento pode aliviar os sintomas, mas a terapia pode ajudar com os problemas que causam eles.
Entenda que os medicamentos atuam apenas nos sintomas,ou seja, no que você está sentindo, porém, de tempos em tempos é necessário uma revisão e ajuste dos medicamentos. No entanto, somente uma boa psicoterapia irá lhe ajudar a compreender as causas. A questão de você não ter ficado satisfeita no passado, não significa que não te ajudará agora. Não desista de tentar, é a sua qualidade de vida que está em jogo. Fique bem. abraços
Boa noite. O melhor a fazer é seguir a orientação do seu médico e procurar um psicólogo. A falta de empatia com algum profissional que a atendeu no passado pode ser superada. Fique à vontade para visitar mais de um profissional e expor com sinceridade seus receios. A psicoterapia é certamente a melhor opção neste momento.
Vou fazer uma comparação que espero que ajude você a perceber que é possível ter sucesso em uma nova tentativa.

Talvez você tenha lido um livro ou visto um filme mais de uma vez na sua vida com experiências diferentes sobre eles.

Isso acontece porque na segunda vez que lemos um livro ou vemos um filme não somos a mesma pessoa da primeira vez. Nossas experiências (vitórias, fracassos, sofrimentos, alegrias...) nos modificam e abrem novos canais de percepção sobre o mundo e nós mesmos.

Busque um novo profissional, sempre vale a pena dar uma nova chance a vida em qualquer setor que seja. Ela costuma ser surpreendente.

A vida nunca entrega o que esperamos. Às vezes entrega menos, mas tem vezes em que para nossa surpresa ela entrega mais do que esperamos.
Olá, entendo que suas experiências anteriores te façam rejeitar a ideia de buscar uma terapia, mas a Terapia aliada à psiquiatria te ajudará muito, sugiro então que você não deixe de tentar até achar um profissional com o qual vc se identifique.
Boa noite! Sabe o que acontece é que a terapia vai te ajudar a entender o pq dos sintomas. A medicação ela favorece ao paciente na crise, ele consegue se reorganizar, mas fazendo terapia e tendo acompanhamento de um psiquiatra pode se ver um melhor resultado chegando a diminuição da medicação. Procure um psicologo, faça terapia, cuide-se.
Olá, primeiramente espero que os sintomas tenham diminuído um pouco, ansiedade não é nada legal de se sentir, seguido da sua situação familiar. Lamento e sinceramente espero que esteja melhor. Quanto a psicoterapia, eu diria que no seu caso seria uma excelente escolha para que consigamos compreender o que está se passando que faz com que você se sinta ansiosa. Dessa forma, acredito que uma das primeiras observações a serem feitas é que você precisa estar a vontade para entrar no processo terapêutico. Portanto, procure um terapeuta que mais se encaixa ao seu perfil, pesquisa, peça indicações, pense que você está entregando o cuidado de parte da sua vida a este profissional.
Olá, depois de tudo que foi dito pelos colegas , a respeito da importância da medicação, da necessidade de buscar as causas e não apenas tamponar os sintomas e de que existem diversos tipos de psicoterapias e psicólogos, busque alguma indicação que esteja mais de acordo com você para romper com essa dificuldade e aderir ao tratamento. Como sou psicóloga e terapeuta complementar , indico a utilização da terapia com Barras de Access, que é um trabalho dinâmico e profundo , além de bastante diferente da psicoterapia. Quer saber mais sobre Barras de Access ? Então vá agora em monicalevy.com.br
A terapia é muito importante e necessária no processo de vivenciar o luto e entender o porquê da sua ansiedade. O trabalho deve ser realizado em conjunto pelo psiquiatra e pelo psicólogo. O psiquiatra medica e o psicólogo leva o paciente a entender melhor o que se passa com ele e a ter pensamentos, emoções e comportamentos mais positivos e coerentes com uma vida mais feliz e produtiva. A hipnose cognitiva atua na mudança dos pensamentos automáticos negativos e assim transforma a emoção e comportamento do paciente que passa a vivenciar as situações de maneira mais assertiva.
Por vezes achar um bom profissional não é simples, mas se for por indicação costuma ser um caminho mais seguro. A Psicoterapia ou a psicanálise pode trazer melhora significativa.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz. Na automutilação entra em cena a motivação e seu afeto, o ato, a relação do sujeito com a sensação de autocorte, dentre outros fatores.
A depressão pode ser o resultado de você ter sido tão forte e corajosa para lidar com situações difíceis no decorrer desses últimos períodos. Seu psiquiatra tem total razão quando solicita que você procure a terapia. Sinto muito se suas experiências anteriores em terapia não foram o que esperava, mas é importante continuar tentando encontrar um profissional de sua confiança e que possa te ajudar (e muito) nesse seu processo.
A medicação é parte do tratamento, a outra, é a psicoterapia. Boa parte do processo terapêutico está em encontrar um profissional que faça você se sentir ouvida e acolhida. Não desiste da psicologia, procure profissionais bem avaliados e visite algumas opções.
Boa Tarde! As experiências negativas, sem dúvida interferem. Que tal buscar análise e levar, justamente, como questão as suas experiências, sem dúvida elas dizem muito de você.
Att, Kelly Salgado.
Olá! Poxa, sinto muito por você ter tido experiências ruins com terapeutas, não sei especificamente como foram e o que aconteceu, mas se foi o caso de você não ter gostado, infelizmente isso pode acontecer com qualquer profissional da saúde. Às vezes demora mesmo para encontrar um profissional que você se sinta à vontade e consiga se abrir.

Mas acredito que tenham duas coisas que você possa fazer para aumentar as chances de encontrar um profissional que você goste. Uma é pedir indicação de pessoas próximas, que você confia. Outra é procurar o psicólogo aqui no Doctoralia e ler as avaliações que as pessoas deixam. Eu mesma uso aqui para encontrar profissionais e tem dado muito certo, enfim, são só ideias pra te ajudar nesse processo da busca por um psicólogo, caso você queira isso.

Sobre você não ter vontade de fazer terapia, entendi que seja por conta dessas experiências ruins. Mas queria que você pensasse uma coisa. Você não é obrigado/obrigada a fazer terapia, mas a ação do remédio é retirar apenas os sintomas físicos, o que fez com que você se sentisse ansiosa e desanimada provavelmente ainda está acontecendo e a forma que você tem encontrado de lidar com isso não está te fazendo bem, entende? Um bom profissional pode te ajudar a organizar os teus pensamentos e o que você tem sentido e aí você pode encontrar outras formas de lidar com tudo isso.
Os medicamentos atuam nos sintomas, é importante conciliar o tratamento com psicoterapia. Peça indicação que com certeza você irá encontrar um profissional que irá se identificar.
Olá!
Assim como diversos colegas já disseram, a medicação auxilia no controle de alguns sintomas. De forma diferente, o trabalho terapêutico busca encontrar as causas. Não é uma tarefa fácil se expor e se ouvir, como também não é fácil encontrar um terapeuta com quem sinta-se à vontade em compartilhar suas dores. Mas é possível!
Desejo que consiga!
Enquanto você utilizar a resistência em buscar ajuda psicológica é pouco provavel que você alcance melhora no seu humor. Ninguem pode convencer a se dar opornidade de encontrar um profissional que te ajude. E uma decisão que pertence apenas a você. Acreditamos que tratamento do psicólogo junto com tratamento psiquiátrico é o caminho correto que leva o paciente à melhora dos sintomas. Sugiro terapia EMDR (Reprocessamento por dessensibilização por movimento dos olhos) para reprocessar as memórias dolorosas. Excelente para tratar casos como o seu com maior rapidez.
É um equívoco generalizar. O fato de não ter tido boas experiências com os terapeutas por onde passou não significa que será assim com o próximo ou os próximos. Em relação a "vontade" de fazer terapia, as pessoas não procuram Psicoterapia por têm vontade, procuram porque precisam. Pense nisso e se permita encontrar um (a) profissional com o qual se sinta seguro e confortável.
Procure um profissional com quem você se sente à vontade, independentemente da profissional, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Olá! É totalmente compreensível não ter gostado de um psicólogo... Às vezes não conseguimos estabelecer um relacionamento em que haja liberdade e tranquilidade um com o outro. Mas não desista! É importante que você consiga conciliar o tratamento medicamentoso e a terapia. Estou torcendo por você!
Boa noite!
Quando temos experiências anteriores negativas, é natural resistirmos a novos tratamentos. Mas, no seu caso a terapia vai complementar o tratamento medicamentoso. Torna-se fundamental trabalhar as causas e não só os sintomas.
Tente mais uma vez até encontrar um profissional que sinta empatia e desmistifique suas experiências ruins anteriores.
Olá
Sugiro que você procura ajuda de um profissional.
Caso você não tenha disposição para ir até à psicóloga, talvez a terapia online seja uma opção para você, pelo menos, nesse momento de crise. Tenta novamente encontrar um novo profissional aonde você ter um vínculo, acredito que vai ser muito bom pra você.
Até mais,

A ansiedade pode surgir, nos mais diversos contextos, em decorrência de situações externas; outras vezes, ela se origina a partir de questões que são próprias a cada um. A medicação pode realmente auxiliar no controle da ansiedade, porém é importante questionar aquilo que pode a estar causando.
Olá. A ansiedade pode surgir, nos mais diversos contextos, em decorrência de situações externas; outras vezes, ela se origina a partir de questões que são próprias a cada um. A medicação pode realmente auxiliar no controle da ansiedade, porém é importante questionar aquilo que pode a estar causando. Para cada um, pode ter um motivo - ou vários - diferentes.
Olá, minha amiga! Efetivamente somos diferentes. Ninguém é igual a outra pessoa e os profissionais psicólogos não fogem à regra. Lamento o fato de você não ter se identificado com o profissional que te atendeu. Todavia, entendo que o seu caso, como o seu psiquiatra orientou, deve ser tratado com um psicólogo, mesmo que tenha o acompanhamento de um psiquiatra. A ansiedade é um processo emocional do medo, precisamos identificar esse medo em você para, à partir da sua conscientização, promovermos a cura.
Um abraço!
Olá! Experiências passadas negativas podem dificultar seu retorno à terapia. Mas é importante conversar sobre o que você está passando e encontrar estratégias para superar essas dificuldades.
Não fique preso, a experiências passadas, visite alguns psicólogos, conheça a abordagem de trabalho também, se identificando com algum, inicie seu processo, será muito bom.
No que puder ajudar conte comigo.
Oi! O processo terapêutico, diferente do que grande parte das pessoas imagina, é muitas vezes doloroso. Talvez suas experiências desagradaveis anteriores tenham sido marcadas por intervenções que lhe causaram desconforto, mas que seriam necessárias ao processo.
Minha sugestão é que busque uma indicação, como já foi apontado, entre seus conhecidos e amigos, mas que também se mantenha firme no processo por um tempo mais longo. Talvez consiga obter melhores resultados, apesar do desconforto de alguns confrontos necessários.
Um grande abraço e profundo desejo de que consiga a ajuda que necessita.
Olá!

Quando eu recebo no meu consultório uma pessoa que já passou por vários outros psicólogos e não conseguiu se adaptar, gosto de explicar que isso não é um problema.

Da mesma forma como as vezes acontece de irmos em qualquer outro profissional, como um médico, um nutricionista, um endocrinologista ou outra especialidade e, por algum motivo, não nos adaptarmos aquele profissional, o mesmo pode acontecer com o psicólogo também.

Sempre digo também, que, independente de quantos profissionais a pessoa já buscou, que não perca a esperança de encontrar um psicólogo com o qual se adapte e que consiga ajudar a lidar com a situação.

Espero ter contribuído!
Olá, essa situação que você viveu foi muito difícil, entendo que somente a medicação não seja suficiente. Muitas emoções para serem trabalhadas e os remédios não resolvem isso. Ter tido experiências ruins com psicólogos anteriores também não é favorável. O que posso te dizer, é que os psicólogos são todos diferentes uns dos outros. Mesmo tendo a mesma formação e mesma abordagem, são pessoas diferentes. Então eu sugiro que você possa dar mais uma chance, a você e a alguns psicólogos. Pesquise sobre o perfil, faça contato, pergunte, tire dúvidas, agende um atendimento para conhecer o/a profissional. E dê continuidade com a terapia se você se sentir bem. Em algum momento você vai encontrar alguém para te acompanhar nesse processo terapêutico. Espero que você fique bem e sua mãe também!
Bom dia tudo bem? Apesar de vc ter tido experiências desagradáveis com psicólogos, eu te aconselho a se dar uma chance, tenta de novo. Pode ter certeza que vc vai encontrar alguém onde vc possa se sentir compreendida e ter a ajuda necessária para sair desse quadro. Busque ajuda
Bom dia. Por mais que sua experiência com psicólogos no passado não tenha sido satisfatória, penso que você deve dar essa chance a um outro profissional, isso aconteceu com alguns pacientes que vieram até mim, e eles puderam perceber que é possível encontrar o psicólogo que atenda suas necessidades. Abçs!
Existem diferentes abordagens na psicologia. Porém, todas elas tem o objetivo de ajudar o paciente, independente do método utilizado. Portanto, o mais importante é que você encontre um profissional com quem se sinta a vontade para se abrir e expressar seus sentimentos. Alguns pacientes se adaptam muito bem com alguns profissionais e com outros não. Portanto, considero importante você conversar com o profissional antes de começar o tratamento e entender sua metodologia de trabalho, como você se sente conversando com ele e, caso não o considere ideal, procure um novo profissional até encontrar aquele que poderá ajudá-lo(a). Estou à disposição!
Eu gostaria de acrescentar algo. Sempre digo às pessoas que buscam terapia que sentir-se bem com o terapeuta é fundamental. Nem sempre encontramos o profissional rapidamente. Entendo sua aflição quanto a isto. A primeira, segunda, terceira sessão podem te mostrar se aquela é a pessoa que você sente ser uma aliança positiva. Não basta ser um profissional qualificado, é imprescindível sentir-se bem na presença dela, com suas palavras, a forma como acolhe suas dores. A terapia é uma ferramenta poderosa de tratamento, quando encontrar o profissional certo, sentirá. Abraço.
A medicação vai tratar os sintomas, mas, suas emoções precisam ser trabalhadas com um Psicólogo. Apesar de suas experiências passadas não terem sido positivas, insista em você e dê uma chance a um outro profissional. Nem sempre é fácil achar alguém que a gente se identifique, mas a psicoterapia é uma excelente ferramenta de tratamento e tenho certeza que a busca irá valer a pena.
Todas as decisões têm consequências, boas ou ruins. É importante sabermos que toda decisão que tomamos é de nossa inteira responsabilidade. E não serve de nada ficar indiferente frente a elas, já que de uma forma ou de outra elas nos afetam e influenciam. Nós escolhemos ser os protagonistas do que vivenciamos ou simples espectadores. Ser consciente das repercussões e consequências de nossas decisões supõe tomar as rédeas da nossa existência. No momento em que optamos por evitar uma decisão, ela já está sendo tomada, estamos sendo indiferentes, ficando à mercê das circunstâncias sem tomar nenhum tipo de atitude. Os antidepressivos restauram a capacidade de determinadas áreas do cérebro de contornar rotas neurais que não estão funcionando normalmente. Porém a mudança no cérebro só trará benefícios se houver uma mudança no comportamento por parte da pessoa. Esta mudança não é obtida somente com medicamentos, mas através da psicoterapia.
Oi, a medicação age a apaziguando os sintomas para que você consiga lidar com suas emoções em doses mais homeopáticas, mas ela não vai eliminar e nem resolver suas questões. E parece que tem muitas coisas acontecendo em sua vida, né?! É preciso olhar para suas emoções, ver o que todas essas coisas te convidam a enxergar em você. E isso é doloroso e cansativo as vezes, mas é possível que esse momento seja um grande degrau em sua vida. Peço com carinho que não desista da terapia. Uma relação psicólogo-paciente é uma relação profunda e íntima, e nessas relações nem sempre de cara encontramos a pessoa certa. Ninguém deixa de namorar por ter tido alguns namoros ruins. A mesma coisa a terapia, não deixe de fazê-la, pois ainda não encontrou a psicóloga certa! E espero que encontre a sua.
Olá, como vão as coisas nesse momento? Com algumas tentativas, é possível encontrar uma pessoa que se interesse em te escutar e que tu te sinta à vontade de falar.
Olá, respeite a si mesmo e observe que tem profissionais que vamos nos dar bem e outros que não vamos estar confortáveis. A psicoterapia é essencial para sua melhora, não desista de buscar ajuda profissional com outro psicólogo (a), pelo fato de não ter passado por boas experiências. Você irá encontrar o profissional certo, que você consiga expressar a totalidade do que é. Qualquer coisa estou à disposição. Abraço.
Olá. Muitas vezes na vida achamos que daremos conta de tudo sozinho ou por não ter dado certo com um profissional isso se repetirá sempre. O processo terapêutico ocorre quando há confiança, empatia e persistência. Em seu relato você fala de sua depressão e da tentativa de suicídio de sua mãe. É muita coisa para segurar e digerir. Se dê mais uma chance de procurar um bom profissional. Peça indicação ou mesmo veja pelas respostas de tantos colegas aqui quais que tocou mais seu íntimo, seu coração. Sinta-se desde já acolhida em sua dor. Boa sorte.
Sinto muito por estares passando por tudo isso, sem dúvida é muito sofrimento. Talvez você esteja se sentindo muito sozinha para lidar com coisas pesadas demais...
Procure um psicoterapeuta, ele vai dividir esse fardo contigo e vai te ajudar a entender melhor o que se passa. Não desiste.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá, boa tarde, tudo bem?

Sinto muito pelo momento difícil pelo qual está passando, porém, é importante frisar que o que seu médico disse em relação à psicoterapia, é válido e essencial para o sucesso de seu tratamento. Os medicamentos contribuem quando repõem níveis de neurotransmissores ou hormônios responsáveis por diversas alterações, porém, trabalhar as questões comportamentais, emocionais, e os pensamentos, é extremamente relevante para o processo.
O psicólogo te ajudará a compreender os seus sintomas a partir do seu contexto, daquilo que diz respeito apenas a você, da sua história, te munindo de técnicas para lidar com as situações que se apresentam.

Realmente, não é sempre que há a identificação entre paciente e psicoterapeuta, porém, isso não significa que você nunca irá encontrar um profissional com quem se identifica e tenha ótimas experiências... Lembr, e-se os profissionais não são todos iguais. Não desista de procurar auxílio!

Espero ter ajudado,

Estou à disposição!

Abraço.
Quando acontece de não ser ter boas experiências é natural que a resistência a insistir em um tratamento seja maior, mais sugiro que insista com outros profissionais, experimente várias linhas (Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental, Gestalt, Junguiana…). A medicação, por si só, não é suficiente pois você trabalha em cima dos sintomas e não da causa deles. É difícil mesmo falar da vida pessoal com alguém que não conhece, trazer questões das quais não se quer olhar, por vezes tocar feridas com o dedo. E tudo isso pode também contribuir para esse “confesso que não tenho vontade alguma”. O momento de começar vai ser determinado por você, mas é importante que insista.
A medicação entra para atenuar, ajudar, e às vezes até conter mesmo, dependendo do quadro clínico, mas sempre no intuito de dar suporte para que a pessoa consiga encontrar outras formas de lidar com os sintomas e com o que estes podem querer sinalizar em sua manifestação. Nenhum sintoma surge aleatoriamente, e o tratamento psicológico é um processo capaz de criar ferramentas para ressignificação desses sintomas, e consequentemente, atuar na diminuição do sofrimento que estes geram.
Olá, como vai? Sinto muito que esteja passando por isso, mas se torna necessário que você faça o tratamento psiquiátrico junto com o psicológico para alcançar melhores resultados, reduzindo assim estes sintomas. Desejo que faça sentido e que encontre por um profissional que se sinta bem para seguir neste processo. Um forte abraço.
A medicação ajuda, mas o melhor é a psicoterapia. Faça uma entrevista sem compromisso com uns 5 psicólogos e escolha aquele que te fez bem, boa sorte.
Bom dia. A psicoterapia pode te ajudar a entender o que está acontecendo com você. Você precisa escolher seu psicólogo. Com quem você se sentiu melhor, mais à vontade. Muitas vezes não é com o primeiro, mas tem que buscar. O vínculo entre paciente e terapeuta é fundamental para o bom desenvolvimento do tratamento.
Olá, a medicação junto com a psicoterapia funciona bem na maioria dos casos. Importante acompanhar com seu médico a dosagem destes medicamentos, sempre seguindo suas orientações. Entendo que pelas experiências passadas, esteja desmotivada em tentar novamente. Mas lhe faço um convite a se permitir mais uma vez, tente em sua busca, fazer algo diferente do que não fez, seja pegar indicações de profissionais com colegas, seja avaliar os perfis. É claro que isso não vai garantir que você se identifique de cara, mas pode ser um caminho. Enquanto isso, tente lembrar de atividades que lhe traziam prazer e tente fazer pelo menos uma delas. Eu sei que no início vai exigir um certo esforço ( igual quando voltamos para a academia, sabe?), mas a sensação de bem-estar virá depois.
Um abraço afetuoso:)
Boa noite! O tratamento de qualquer doença psiquiátrica tem o lado da medicação é o lado da terapia. Pois ambos são necessários no começo. A tendência é que com o tempo vc faça o desmame da medicação ou se necessário continue a medicação mas em doses cada vez menores dependendo do quadro patológico que vc tenha. O mais importante no momento é começar uma terapia p ajudá-la a ter uma cognição mais adaptativa é uma regulação emocional. Fazendo assim com q você consiga lidar melhor com as diversidades e os problemas. Sugiro que procure alguém da Terapia Cognitiva Comportamental. Ela apresenta maior eficácia em casos assim. Espero ter ajudado. Desde já me ponho à disposição Um abraço
Olá.

É importante que buscou ajuda de um psiquiatra e se posicionou escrevendo sobre isso por aqui. Por que não quer buscar ajuda com um outro profissional da psicologia?
Quando se sentir pronta para iniciar um tratamento psicoterápico, procure um profissional de sua confiança, com CRP ativo e de preferencia a consultas presenciais.

Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Um psicanalista pode ajudar a entender o que está causando sua ansiedade e trabalhar com você para encontrar maneiras de lidar com ela. Eles podem ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para a ansiedade e trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com elas. Eles também podem ajudar a trabalhar em questões emocionais subjacentes, como o trauma da tentativa de suicídio de sua mãe, que podem estar contribuindo para a ansiedade.
Olá! É importante considerar que todo e qualquer remédio (atuante no sistema nervoso) tem a função de trazer alívio de sintomas, porém eles não resolvem o que está causando tais sintomas... Lidar bem com alguma situação é dar espaço para expressar sentimentos, pensamentos... tudo! A psicoterapia pode ajudar, e muito! Falar sobre nossas angústias, medos, anseios é muito importante para nosso bem-estar! Não deixe que experiencias passadas te impeçam de se sentir bem... Espero ter ajudado de alguma forma. Estou à disposição!
Olá! É necessário que o tratamento seja combinado, medicamento e terapia. Gosto de dizer que tomar medicamento e não fazer terapia é como "tapar o sol com a peneira". A medicação é importante e tem seu papel no tratamento. Porém, a medicação não ensina novos padrões de pensamentos,
novos comportamentos e muito menos ressignificar suas feridas. Nem todas as dores são curadas com remédio. Portanto, por mais difícil que seja para você, sugiro que procure ajuda de um psicólogo. Fico à disposição, será um prazer te ajudar. Abraço!
Olá, como vai? Lamento por estar se sentindo desta forma, mas é fundamental que retorne aos seus cuidados, procure por um psiquiatra e também por um psicóloga para realizar o tratamento em conjunto, pois o seu estado atual há grande necessidade. Sinto muito pela experiência ruim que voce teve. Aconselho que busque um profissional que vc se identifique e sinta confiança, isso vai ajudar no seu processo terapêutico, pois o que é mais importante é a relação no processo terapêutico.
Sinto muito por tudo que você está passando. Lidar com uma crise de ansiedade, a tentativa de suicídio de sua mãe e o sentimento de desânimo e confusão podem ser extremamente desafiadores. É compreensível que você esteja relutante em buscar terapia novamente devido a experiências passadas negativas, mas é importante considerar que cada terapeuta é único e pode haver um profissional mais adequado para atender às suas necessidades.

A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a lidar com suas emoções, processar experiências traumáticas e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Se você não teve boas experiências com terapeutas anteriores, pode ser útil buscar recomendações de amigos, familiares ou seu médico para encontrar um profissional que seja mais adequado para você. Nem todos os terapeutas são iguais, e é essencial encontrar alguém com quem você se sinta confortável e confiante.

Além disso, é importante comunicar suas preocupações e insatisfações ao seu psiquiatra. Eles podem revisar seu plano de tratamento, ajustar a medicação ou explorar outras opções para ajudá-lo a encontrar o alívio que você precisa. Se a medicação atual não está mais sendo eficaz, é fundamental discutir isso com seu médico para que ele possa avaliar e fazer as alterações necessárias.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá! A associação dos tratamentos médico-psicólogico são muito importantes cada seguimento vai trabalhar numa perspectiva necessária para seu bem estar. Quanto as psicoterapias, há diversas abordagens e você pode gostar de alguma.
Fico a disposição.

Abraços
Olá. Acho que ter uma experiência boa ou ruim com um profissional, é algo bem comum e que pode acontecer com qualquer profissional da saúde, inclusive médicos. Sei também que criamos resistências e que ficamos sem vontade de voltar muitas vezes. O que eu posso te dizer é para não desistir desta tentativa, pois existem muitos profissionais à disposição, de várias abordagens com experiências diferentes e que podem conseguir passar aquilo (se é que foi esse o caso, apenas supondo) que outros profissionais não conseguiram. De qualquer forma, a medicação pode te ajudar até certo ponto, mas buscar a solução mesmo, somente com psicoterapia. Espero que consiga repensar e dar mais uma chance, pesquise com carinho o profissional e tente mais uma vez. Um grande abraço e espero que fique bem!
Lamento saber que você está passando por momentos difíceis. Em relação ao seu tratamento com medicação, é importante lembrar que os medicamentos podem ser úteis para aliviar os sintomas, mas nem sempre são suficientes para resolver os problemas subjacentes. Pode ser que a medicação tenha sido eficaz no início, mas agora você está enfrentando uma nova situação desafiadora e sente que não está mais ajudando.
Considerando suas experiências anteriores com terapeutas, entendo sua relutância em buscar terapia novamente. No entanto, é importante considerar que cada terapeuta é único, e a relação terapêutica é fundamental para um processo de cura eficaz. Encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e confiante pode fazer uma grande diferença em sua jornada.
A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar suas emoções, processar o que aconteceu com sua mãe e compreender as reações que isso desencadeou em você. O trabalho terapêutico pode ajudá-la a encontrar recursos internos para lidar com as dificuldades e a reconstruir um senso de estabilidade emocional.
Eu encorajaria você a considerar dar uma nova chance à terapia, mesmo que seja uma experiência diferente das anteriores. Busque um terapeuta que trabalhe com abordagens que ressoem com você, e que possa fornecer o suporte necessário nesse momento desafiador.
Lembre-se de que a cura e o crescimento pessoal exigem um esforço ativo. Esteja aberta para explorar novas possibilidades e buscar o apoio necessário para encontrar um caminho que lhe permita superar essas dificuldades e se sentir mais equilibrada emocionalmente.
Penso que é importante não ficar sozinha nesse momento, falar e ter contato com seus sentimentos é essencial. Você pode procurar grupos terapeuticos ou de apoio. ABraço
Lamento toda a questão que esta vivenciando neste momento. E acredito quanto deve estar sendo difícil, a medicação por si só atua na parte física da mente aliviando os sintomas muitas vezes de maneira significativa, porém não resolve, ele apenas atenua, os sintoma nenhum surge aleatoriamente, daí a importância de apoio psicoterápico em conjunto ao tratamento medicamentoso, onde o pct junto do psicólogo irá trabalhar as questões subjacentes que desencadeiam e ou contribuem para as dores emocionais. Quanto a questão do profissional faz parte, as vezes não nos identificamos com abordagem, e a maneira que cada profissional conduz o processo é única, mas o mais importante é não desistir tentar, é sua qualidade de vida que esta em jogo. A psicoterapia é essencial para sua melhora, busque um outro profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
Prezado, boa tarde, como já foi dito por alguns colegas, a medicação é super importante, mas os fatos ocorridos com você e sua família, deixam marcas que produzem emoções diferentes e distorcidas, e essas são trabalhadas com a terapia. as experiencias terapêuticas que não deram certo com você, independentes das razoes, podem não ser repetidas em outros profissionais ou referenciais teóricos utilizados. sugiro buscar um novo profissional com base teórica diferente. estou a disposição caso queira refletir sobre essa decisão . Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Primeiramente, parabéns por ter buscado ajuda médica e por compartilhar seus sentimentos aqui. Isso mostra que você está comprometido em cuidar da sua saúde mental.

É compreensível que você possa estar hesitante em relação à terapia, especialmente se teve experiências negativas no passado. No entanto, é importante lembrar que cada terapeuta é único e pode haver alguém que seja mais adequado para você e que possa oferecer um apoio valioso. A terapia pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa para lidar com os desafios emocionais que você está enfrentando.

Se você não se sente pronto para a terapia no momento, talvez possa considerar algumas alternativas. Manter-se conectado com amigos e familiares de confiança pode ser útil. Além disso, técnicas de autocuidado, como exercícios leves, meditação, práticas de relaxamento e manter um diário de sentimentos, podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas que você está experimentando.

Se você decidir dar uma chance à terapia, lembre-se de que a escolha do terapeuta é fundamental.
Sinto muito ouvir que você está passando por um momento difícil. É compreensível ter sentimentos mistos em relação à terapia, especialmente se você teve experiências anteriores desafiadoras. No entanto, considerando o impacto emocional que a situação com sua mãe teve sobre você, explorar a terapia novamente pode oferecer uma oportunidade para lidar com suas emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento saudável.

Lembre-se de que a terapia não precisa ser igual às experiências anteriores. Encontrar um terapeuta com quem você se sente à vontade pode fazer uma grande diferença. Também é importante continuar comunicando com seu psiquiatra sobre a medicação da medicação, para que possa fazer ajustes se necessário. Você não está sozinho nesse processo e profissionais de saúde mental estão aqui para apoiá-la.
Lamento muito ouvir sobre os desafios que você está enfrentando. Lidar com uma crise familiar e as emoções resultantes pode ser extremamente desafiador. É importante que você continue buscando apoio e considerando suas opções.

A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com essas situações, mas é compreensível que você possa ter hesitações devido a experiências passadas. Se você está relutante em iniciar a terapia, é fundamental discutir isso abertamente com seu psiquiatra e explorar outras abordagens que possam ser úteis para você.

Além disso, reavaliar a medicação com seu psiquiatra é importante, especialmente se você sente que a medicação não está mais ajudando. Eles podem ajustar a dose ou considerar outras opções para melhor atender às suas necessidades.

Independentemente do caminho que você escolher, lembre-se de que a busca de apoio, seja através da terapia, medicação ou outras abordagens, é uma parte fundamental do processo de recuperação. Seja paciente consigo mesma e esteja disposta a explorar diferentes opções para encontrar o suporte que mais se adapta às suas necessidades.
Olá
Estou torcendo para que tenha buscado um psicólogo caso ainda gostaria muito de ajudá-la.
Atenciosamente
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Permita-se iniciar a psicoterapia. Experimente até encontrar um profissional com o qual você se identifique e sinta-se confortável. Uma dica é pesquisar sobre o trabalho daqueles que, a princípio, te interessam e fazer esse filtro.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Sinto muito por sua experiência negativa com psicoterapias anteriores. Essa memória torna ainda mais difícil a abertura para um novo profissional de psicologia, porém, essa pode ser inclusive uma forma de iniciar uma relação psicoterapeutica com cuidado, trazendo isso como tema inicial para as sessões. De fato a medicação irá cuidar de uma parte, do sintoma, mas não pode cuidar da causa. Essa é a parte em que a terapia entra, sendo um espaço onde você poderá olhar para a sua história, seus traumas, suas dores e expectativas. Tudo isso com muito cuidado, acolhimento e escuta. Te aconselho a tentar mais uma vez.
É fundamental que faça o tratamento medicamentoso com o psiquiatra, são essenciais para te proprocionar um bem-estar diante das crises, mas é fundamental que não desista de encontrar uma psicóloga que possa construir o vínculo terapêutico muito positivo onde você possa confiar, se sentir segura para avançar na terapia regular. Contudo, gostaria de destacar a importância de ampliar o olhar para além do problema que a pessoa traz como figura principal. É preciso olhar o que está por trás da Ansiedade, o que acontece na sua vida de relações, que te colocam em situação de crise, isso envolve, a relação que tem consigo, relação familiar, afetiva, conjugal, social, de trabalho. Somos um todo integrado, não é possível cura em saúde mental sem olhar o todo. Busque ajuda profissional qualificada, humanizada, você consegue!
Olá! Entendo que esse é um momento desafiador para você, e quero destacar a importância do vínculo terapêutico. A relação entre cliente e terapeuta é crucial para o sucesso do processo. Compreendo que experiências anteriores com terapeutas podem ter sido desanimadoras, mas é fundamental encontrar um profissional com quem você se identifique.

A terapia oferece diversas abordagens, e é comum que uma abordagem que não se alinhe ao seu estilo ou necessidades. Recomendo pedir indicação de profissionais para pessoas próximas, pesquisar profissionais na internet, explorar perfis e, se possível, ler avaliações de outros clientes para ajudar na escolha.

Ao se sentir à vontade para entrar em contato comigo, podemos ter uma conversa para explorar suas preocupações. Estou aqui para oferecer suporte, entendendo que cada jornada terapêutica é única. Aguardo o seu contato, quando estiver pronto(a) para começarmos essa caminhada juntos.
Olá. Você comentou que a medicação não está ajudando mais. E se você está colocando aqui suas questões é porque vê ainda uma outra possibilidade.
Falar é um grande remédio
Olá! Lamento saber que sua experiência com o tratamento psicológico não foi positiva. No entanto, é importante considerar que existem profissionais com abordagens e éticas diferentes. Por isso, talvez valha a pena dar uma nova chance! Afinal de contas, os medicamentos podem ajudar, mas como Freud diz: ‘a ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas’. Fico à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 120