Como posso melhorar da depressão, existe cura? sou bipolar há 20 anos.

94 respostas
Como posso melhorar da depressão, existe cura? sou bipolar há 20 anos.
Olá, a depressão pode ser tratada sim. Acompanhamento psicológico e, a depender do quadro, psiquiátrico seriam duas opções possíveis de tratamento que se complementam. O vínculo estabelecido com o seu psicólogo e médico criará um espaço de confiança para você refletir sobre esses 20 anos de depressão e como mudar esse quadro.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

A depressão é um mau que assola a humanidade na era contemporânea. Esclarendo que há varios tipos de depressão e, na maioria, das vezes não existe cura total e sim remissão dos sintomas com controle medicamentoso e acompanhamento psicológico. Tanto a depressão como a bipolaridade podem ser controlados com ajuda de um psiquiatra e psicólogo. Portanto acompanhado com esses profissionais pode ter uma melhor qualidade de vida e controle sobre a problemática.
A depressão, o transtorno bipolar têm controle, não uma cura propriamente dita.
Mas isso não significa que você não possa levar uma vida normal. Com um tratamento adequado, tendo um momento para cuidar de sua saúde mental e fazer coisas que você goste e que te dê prazer é possível que você tenha qualidade de vida, sim.

Espero ter esclarecido sua pergunta. Se precisar, fico a disposição!

Olá!! O transtorno bipolar é uma condição mental crônica, com alterações de humor radical, que vai da euforia a depressão. Não tem cura, mas tem tratamento, para que possa ter uma melhor qualidade de vida. Um acompanhamento com psiquiatra e um psicólogo, irá te ajudar. Estou a disposição!!
A depressão muitas vezes compõe um quadro onde há muita dificuldade em lidar com as escolhas e se conectar ao mundo a volta. A introspecção o ser crítico, a motivação para a rotina, os desafios atingem as diferentes esferas da vida de uma pessoa.
Se conhecer e respeitar a forma de ser e pensar, ajuda bastante a amenizar os sintomas...
Olá! Infelizmente bipolaridade não tem cura e faz parte da doença ter fases depressivas e maníacas. Creio que terapia e um possível ajuste na sua medicaçao te ajudem muito a estabilizar o seu humor! Boa sorte
A Depressão pode ser crônica e nesse caso é necessário o tratamento medicamentoso por toda a vida.
Isso deve ser avaliado pelo médico Psiquiatra que acompanha o seu tratamento periodicamente.
Recomendo aliar ao tratamento a Psicoterapia para autoconhecimento, o que lhe permitirá compreender seus aspectos psico emocionais e assim ter um maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços.
Sim existe cura, mas é importante que você saiba que em alguns casos a cura significa o controle dos sintomas. O caminho é acompanhamento psiquiatrico e psicoterapia psicanalítica. Um psicanalista irá ajudá-lo(a) a encontrar a raiz do seu problema, possibilitando a ressignificacão de vivências traumáticas e a elaboração de seus conflitos.
O transtorno bipolar é caracterizado por alterações no comportamento do indivíduo, em que há uma oscilação de humor com períodos em que a pessoa está eufórica, e períodos de depressão e irritabilidade. Não falamos em cura, mas há meios de lidar melhor com as situações que podem disparar essa alteração de humor buscando uma forma de regular as emoções. O acompanhamento deve ser com medicação e psicoterapia. Espero ter ajudado!
Na bipolaridade há a alternância de períodos depressivos e períodos de mania, além daqueles de estabilidade. Existem transtornos bipolares em que a fase maníaca ou a bipolar são mais frequentes ou mais agudas, e quando é feito o uso de medicação, leva-se em consideração essa frequência e intensidade, buscando-se a maior estabilidade possível. Depressão é um termo muito genérico, mas a dor e angústia que te geram sofrimento, podem e devem ser tratadas de forma singular, pois só você detém a sua história, vida e a forma que você apreendeu o mundo. A psicanálise é muito recomendada para te auxiliar nessa investigação e busca por uma nova maneira de lidar com você mesmo.
O transtorno bipolar não tem cura,porém há possibilidade de ocorrer recuperação completa e plena estabilização da eutimia. A sua depressao deve melhorar com a utilização de antidepressivos e estabilizadores de humor. Às vezes é necessário implementar inúmeros ensaios terapêuticos para encontrar -se a medicação ideal.
Prezada, boa noite.
Aparenta que este caso de Bipolaridade encontra-se no âmbito histórico de sua vida. É importante sempre reavaliar com profissional qualificado de psiquiatria as característica psíquicas e sociais que influenciaram este diagnóstico. É importante, no caso exposto, que o cliente esteja sendo também acompanhado por um profissional de Psicologia. Juntos poderão observar e costurar como os sintomas estão influenciando o dia a dia do cliente, as estratégias que podem ser tomadas e as possíveis formas de lidar com este sofrimento. É válido ressaltar que o dialogo entre psicologia e psiquiatria em casos assim é de extrema importância.
Ola!
Você já experimentou fazer psicoterapia? Acredito que compreendendo suas questões poderá se sentir mais tranquilo .
Existe, depende de cada caso, necessita de avaliação de profissionais especializados como Psiquiatra e Psicólogo e precisa de tratamento que gerem mudanças internas e externas. Indico como preferência psicoterapia na abordagem da Gestalt-terapia.Abraços
Olá,
Sim, existe cura, mas não através da medicina ocidental alopática. Para curar a depressão e o transtorno afetivo bipolar é necessário um outro olhar e a utilização de outras ferramentas, como acupuntura, fitoterapia, homeopatia e ampliação de consciência. Mas a cura só ocorrerá se houver comprometimento da sua parte, pois você é responsável por 100% das coisas que acontecem na sua vida, inclusive esta doença.
O que está ocorrendo fisioenergeticamente com você é um desequilíbrio dos sistemas fisioenergéticos do fígado e do coração, basta levá-los em direção ao reequilíbrio e os sintomas psicológicos irão naturalmente desaparecer.
Bom dia.
Sim depressão vc pode melhorar com terapia e ajuda medicamentosa em conjunto.
Depressão tem um tratamento de no mínimo um ano, varia de pessoa ela estar ou não curada, pois tudo depende do como a pessoa lida com a própria terapia e isso é fundamental.

Espero ter ajudado.
Sim, a depressão tem cura, mas se você é bipolar o tratamento é diferente. No caso da depressão, o que fazer vai depender do grau e ela deve ser avaliada por um profissional da área de saúde mental. É um transtorno mental comum, que provoca sintomas emocionais e físicos, e na maioria dos casos deve ser tratada também com medicamentos. O tratamento medicamentoso junto com a psicoterapia geralmente diminui o tempo e a intensidade dos sintomas, trazendo de volta o bem estar e levando à cura.
Bom dia, com o tratamento adequando para o transtorno Bipolar, você consegue estabilizar os sintomas e manter uma rotina normal. Mas para isso é necessário fazer acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Espero ter lhe ajudado, abraços...
Olá. Você vive há muitos anos com essa questão e acredito que já deve ter passado por alguns profissionais. Penso que no seu caso seja válido consultar pelo menos 2 profissionais da saúde mental: um psicanalista e um psiquiatra. Certamente há tratamento para melhorar da depressão. Mas como qualquer coisa que envolve a subjetividade himana, não é imediato. Requer tempo e envolvimento no tratamento.
A depressão tem tratamento e pode haver cura, mas depende do engajamento do paciente no tratamento. É preciso fazer acompanhamento com Psiquiatra e Psicólogo, aliar as terapias medicamentosas e psicológica.
O transtorno bipolar é um transtorno caracterizado por alternações do estado de humor entre depressivo e maníaco, não existe propriamente uma cura, mas com o tratamento adequado é possível conviver com o transtorno de forma saudável.
Bom dia! A depressão, assim o transtorno bipolar têm tratamentos muito eficazes atualmente. E sim, alguns pacientes passam por períodos de depressão e obtém melhora significativa ao ponto de não mais apresentar os sintomas. Como os esquemas de tratamentos podem ser variáveis (psicoterapia, psicoterapia + medicação) o ideal é que você possa ser avaliado por um psicólogo e / ou psiquiatra que te oriente acerca do seu caso específico, pois nesse diagnóstico poderão haver muitas particularidades. Espero que consiga procurar um profissional em breve para que não fique sentindo as consequências restritivas desse quadro!
Olá! Depressão não é uma “entidade” sem causas. Se a condições que resultam no conjunto de sintomas que chamamos de Depressão são tratadas você também poderá obter uma experiência mais amena, saudável e positiva do que você está experienciando no momento. A Terapia EMDR tem bons resultados no que se refere à diminuição da intensidade das crises e tratamento como um todo.
Olá! O transtorno bipolar não tem cura, porém acompanhamento psiquiátrico, terapêutico e mudança de comportamento e estilo de vida serão os grandes alicerces para uma melhora considerável na sua qualidade de vida.
Olá boa tarde.
Em relação à depressão ou ao transtorno bipolar é recomendável a princípio, fazer uma avaliação para precisar e definir qual transtorno está afetando a sua rotina. Pois a medicação e o tratamento psicológico se diferenciam um do outro. O ideal é que o tratamento seja feito com um (a) psiquiatra e psicólogo (a) para o resultado ser mais eficaz. Estimo melhoras.
Primeiramente é necessário clareza sobre a hipótese diagnóstica, para isso é importante uma boa avaliação longitudinal, ou seja, considerando os fenômenos do humor nesses 20 anos. Respondendo sua pergunta, se existe cura ou como pode melhorar da depressão, penso que existe tratamentos apresentando diferentes respostas.
Um dos tratamentos mais recomendados para pessoas que sofrem de transtorno bipolar consiste no tratamento psiquiátrico associado à psicoterapia cognitivo comportamental. Então recomendo que busque tratamento combinado para melhora na qualidade de vida.
Olá. Acredito que mais adequado do que falarmos de cura para depressão é termos em mente que ela tratável. Como estamos falando de um transtorno mental, o processo de alívio dos sintomas e da melhora do bem-estar é subjetivo, ou seja, depende muito de cada pessoa. Felizmente, nos últimos anos avançou-se muito no entendimento do trabalho com a depressão, assim como de outros transtornos. A partir da realização de um diagnóstico adequado e da construção de um plano terapêutico que leve em conta a complexidade do quadro, a projeção de tratamento é muito boa. Existem diversas formas terapêuticas de tratar a depressão. A psicoterapia é uma delas. Ela pode ajudar na reestruturação psicológica do paciente, aumentando sua compreensão do processo a partir do entendimento de fatores da vida que colaboram para o surgimento ou a manutenção dos sintomas depressivos, bem como trabalhar eventos que podem ter colaborado para desenvolver este problema. Em alguns casos o tratamento também precisa de outras ferramentas, como o uso de medicamentos. De modo geral, é possível pensar sim em um tratamento para a depressão, mas o tempo e a qualidade de uma "cura" somente irá ser conhecido no decorrer deste processo. Aconselho você a procurar um psicólogo, pois o auxílio profissional pode te ajudar nas questões de vida que você tem e, consequentemente, trabalhar a sua depressão.
Olá! Existe tratamento, como salientou que tens o diagnostico de bipolar acredita-se que já tenha passado por algum profissional que lhe diagnosticou, é importante que de continuidade em seu tratamento, tanto com psicólogo como psiquiatra. Fico a disposição.
Olá, existe conviver muito bem com ela, minimizar seus sintomas, tocar a vida, ressignificar crenças negativas, pensamentos distorcidos, encontrar objetivos e motivações para viver, achar saída para o que no momento não vê, ter poucas ou quase nada de crises. Tudo isso, sempre com um bom psiquiatra que o medique bem sem excessos, e um bom psicólogo que possa orientar, conduzir, acompanhar, ajudar e transformar sua vida. Vai atrás sim que vale a pena!
Olá, tudo depende de uma boa avaliação. O diagnóstico de depressão unipolar ou bipolar nem sempre é fácil, e o tratamento é muito diferente um do outro, podendo nao ter melhora ou inclusive apresentar piora caso o diagnóstico não seja correto.
A principio transtorno bipolar nao tem cura, mas tem tratamento e estabilização, podendo o paciente ficar eutimico (sem sintomas de humor). Outras medidas educacionais, terapias e exercicio fisico são grande aliados, mas nao substituem o tratamento medicamentoso na depressão bipolar.
Olá!!
É uma pergunta pequena, mas, que possibilita muitos questionamentos. Sendo assim, o mais indicado é buscar alguns profissionais para que juntos possam lhe orientar, pois cada paciente traz sua história subjetiva. Na pergunta você diz que está com depressão e que é bipolar, os dois estão associados. Por isto deve buscar a avaliação de um psiquiatra e de um psicólogo. As duas especialidades poderão muito te ajudar. O mais importante é se autoconhecer e, a partir deste conhecimento ter uma qualidade de vida mais benéfica para você e para quem convive com você.
Bom dia. O tratamento mais efetivo para a depressão é realizado pela associação entre medicamentos e psicoterapia. Estatisticamente, as pesquisas indicam que essa combinação terapêutica pode estabilizar os sintomas depressivos, mas é necessária uma avaliação profissional para cada situação. Procure um psicólogo de sua confiança, ele poderá orientar e traçar uma estratégia de tratamento para seu caso. Abraços!
É necessário aliar medicação e terapia para um bom resultado. Recomendo as terapias como emdr e brainspotting.
Embora não tenha cura, a depressão bipolar tem tratamento. Por meio de medicamentos específicos, acompanhamento com psiquiatra e psicólogo e o suporte da família e amigos, o portador pode ter uma boa qualidade de vida. Porém, é fundamental destacar que o tratamento não é o mesmo de outros tipos de depressão e tratar a bipolaridade com antidepressivos comuns pode acentuar os sintomas maníacos na fase da mania.
A depressão exige tratamento. Em muitos casos o paciente faz uso de medicação, acompanhamento psicológico e, no entanto, interrompe porque se sente melhor ou não quer criar dependência. Muitos tratamentos de saúde existem para criar condições para uma vida melhor e mais produtiva. A depressão e a bipolaridade se encaixam nesses critérios. O paciente deve tomar a medicação prescrita pelo psiquiatra e fazer terapia com psicólogo com frequência, no mínimo, semanal. Seguindo essas recomendações com rigor é garantida a melhora.
A depressão é um dos quadros psiquiátricos mais recorrentes na atualidade. Embora não haja registros de cura definitiva para esse transtorno, um tratamento adequado dos aspectos neurológicos da doença (Medicação), associado ao tratamento psicoterápico, podem permitir melhoras significativas dos sintomas; resultando em melhor qualidade de vida ao sujeito acometido pela doença. As intervenções medicamentosas são bastante eficazes no tratamento, mas elas não modificam os fatores emocionais que mantêm o humor depressivo. A Terapia Cognitivo-Comportamental é um recurso terapêutico de grande eficácia no tratamento dos transtornos depressivos e do Transtorno Bipolar, pois possui técnicas cientificamente comprovadas que possibilitam ao paciente a ressignificação dos pensamentos negativos que tem a respeito de sim mesmo, dos outros e do futuro. Espero que tenha ajudado! Abraço!
Olá,
A Depressão (ou o Transtorno Bipolar) é uma doença que costuma durar a vida toda, mas que pode ser controlada com um tratamento específico.
É importante participar ativamente do tratamento: manter uma boa rotina de sono, ter uma alimentação saudável, evitar o uso de substâncias que possam causar alterações no humor, não se auto medicar e consultar sempre seu médico sobre quaisquer dúvidas.
Quando estiver deprimido, a iniciativa estará em baixa, então será necessário se estimular e pedir/aceitar ajuda de familiares e amigos.
A prática de atividade física assessorada por um profissional também propiciará o bem estar. A psicoterapia poderá ajudá-lo a redescobrir como você de fato é; como são os seus sentimentos e como você lida com suas dificuldades. Também, facilitará a descoberta de novos modos de ser, alinhados com seus valores para que se sinta melhor.
Fico à disposição para maiores esclarecimentos.
bom dia!
Essa patologia precisa acompanhamento medico e psicoterapêutico continuo que possibilita a redução dos sintomas e vc poderá ter uma vida mais saudável cumprindo com seus compromissos. Acredite nos profissionais que te acolhe e siga.
De forma geral, preconiza-se que depressões bipolares leves e moderadas devem ser tratadas com estabilizadores do humor, especialmente lítio e lamotrigina. Não há evidência científica de tratamento que cure a doença por completo. No entanto, há grandes possibilidades de controlar a doença, através de medicamentos estabilizadores do humor, cuja ação terapêutica diminui muito a probabilidade de recaídas, tanto das crises de depressão como de mania. Além disso, o tratamento psicoterápico junto ao medicamentoso é imprescindível para o controle e diminuição dos sintomas depressivos.
Boa Tarde,
Existem diversas maneiras de melhorar da depressão, mas a principal é manter um acompanhamento regular com psiquiatra e o uso adequado de medicamentos, e acompanhamento psicológico. Se a sua depressão está relacionada ao transtorno bipolar, não podemos falar propriamente em cura, porém é possível controlar o transtorno e mantê-lo estável por muitos anos. Tudo isso vai depender da regularidade e consistência do seu tratamento. Se não está em acompanhamento regular, sugiro voltar ao psiquiatra para rever quais medicamentos está usando e se é necessário algum ajuste, além de um acompanhamento com um psicólogo em quem você confie, com quem se sinta à vontade para falar e que percebe empatia! Isso vai ajudar a entender melhor os seus sintomas e encontrar a melhor maneira de mantê-los mais estáveis. Boa sorte!
Boa Tarde!

A depressão é uma das fases do transtorno bipolar, caracterizada por: diminuição ou perda de interesse e prazer; sentimento de tristeza; pensamento e discurso de menos-valia e pessimista; angústia; alteração do padrão do sono e alimentar; cansaço; dificuldade de concentração; ansiedade; choro fácil; isolamento e idéias de morte.

O transtorno bipolar é um adoecimento psíquico (transtorno do humor) que não tem cura, mas tem tratamento (a longo prazo), com o objetivo de minimizar os sintomas e sofrimento possibilitar que o sujeito tenha uma vida com menos oscilações do quadro, para que o mesmo consiga dar conta das atividades da vida.

É importante sempre buscar entender melhor o adoecimento como um todo e além disso, buscar o auto conhecimento.
A psicoterapia auxilia muito nessa trajetória da busca do auto conhecimento e favorece que além dos sintomas, as causas do sofrimento também possam ser compreendidas e "tratadas ".

Meu nome é Caroline, sou especialista em psicopatologia (estudo dos estados psíquicos que geram sofrimento) e estou a disposição.
O ideal e fazer o acompanhamento psicologico regularmente, nao deixar de tomar as medicacoes...sou de santo andre me deixo a disposicao....
Olá! O ideal é fazer acompanhamento com psiquiatra e psicologo para manter o transtorno sob controle. Assim vc terá uma maior qualidade de vida.
Está medicado e com acompanhamento psicológico? Esse é o caminho. E se já faz esse caminho e não está satisfeito, cabe conversar com os profissionais que te assistem ou ate procurar quem te entenda me l hor.
Boa noite . Essa avaliação é importante que seja feita na consulta, com um profissional, você deve fazer terapia e pelo que entendi deveria também estar fazendo tratamento com um psiquiatra.
Boa tarde! É importante bastante cautela com a expressão "cura", quando nos referimos ao psiquismo humano, dado que as psicopatologias estão diretamente relacionadas à questões emocionais subjetivas. O diagnóstico pode carregar a mesma nomenclatura porém, provém de origens variadas à depender das particularidades de cada indivíduo. Não é possível pensar em quadros depressivos e/ou depressão, como se pensa em um quadro de gripe, por exemplo.
Considero primordial acompanhamento com uma Psicóloga (o) e, a depender da necessidade (a ser apontado pelo profissional escolhido), associado ao acompanhamento médico psiquiátrico para auxílio medicamentoso complementar.
Espero ter contribuído.
À disposição.
Boa noite! o transtorno bipolar não tem cura, é com o diabetes , cronico porém há tratamentos efetivos que te darão bons resultados; A bipolaridade é um transtrorno afetivo em que a pessoa oscila entre a depressão ( baixa de energia, irritabilidade e tristeza) e a mania ( alta de energia, irritabilidade entre outros). o tratamento é medicamentoso com estabilizadores de humor + antidepressivos e psicoterapia. Busque os profissionais habilitados em sua cidade.
Olá!! Se vc já tem um diagnóstico de transtorno bipolar , certamente sua depressão está relacionada a esse quadro. Sugiro que vc converse com os profissionais que lhe acompanham para que eles possam esclarecer suas dúvidas .
Existe tratamento. Com medicação e psicoterapia você pode ter resultados mais favoráveis. É importante que você busque um psiquiatra e psicólogo para que assim, a partir de uma avaliação criteriosa, os profissionais possam lhe orientar o tratamento ideal.
Olá, boa tarde! A depressão é uma dinâmica que gira em torno da falta de sentido e de esperança. Quando isso se transformar em um grau profundo (tanto consciente quanto inconsciente), essa dinâmica parará de ocorrer, e a pessoa sentirá a vida com mais sentido e esperança.
Muitas pessoas com depressão fazem psicoterapia durante muitos anos, mas isso não significa necessariamente que elas e o terapeuta estejam abordando essa temática nas sessões. E, se estão, não significa que a abordagem está sendo direta e profunda o suficiente para transformar essa dinâmica.
Em certos casos, a técnica da imaginação ativa usado por alguns poucos psicólogos junguianos, tem se mostrado um grande recurso para acelerar o processo terapêutico e produzir as transformações que a pessoa busca, acessando partes das dinâmicas psicológicas que podem não ser acessíveis com facilidade de outras formas.
Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs.
Boa noite!! A depressão pode estar associada a um sintoma secundário relativo as várias doenças e é muito importante que se faça um diagnóstico diferenciado. Ela pode ocorrer em qualquer fase da vida e a ajuda dá família juntamente com acompanhamento psicológico e a medicação podem dar qualidade de vida ao paciente. Conte comigo.
Vejo muitos colegas afirmando que a depressão não tem cura, que é necessário remédio para a remissão dos sintomas, quando na verdade o que deve ser cuidado é o paciente e não a depressão, é necessário colocar a "depressão" em suspenso, e ouvir aquele que está conosco. Atender seu sofrimento, seus sentimentos, suas angústias é mais importante que a "DEPRESSAO" ou "BIPOLARIDADE". Procure um psicólogo, um bom profissional vai saber promover um espaço de cuidado e de PRO-CURA, onde você poderá se desenvolver e melhorar.
ps: o acompanhamento psiquiátrico, as vezes, é sim necessário, com critério e rigor.
Transtorno Bipolar, ou até ser chamado de bipolar. A verdade é que muitos desconhecem as reais definições do que se é, como funciona e se tem tratamento.

O que é bipolaridade?

É um dos transtornos, mais estigmatizados e julgados socialmente. O quadro se apresenta por fases bem definidas de euforia, ao que chamamos de fase de mania, hipomania (euforia mais leve) alternando para o quadro de depressão.

O que os terapeutas e a medicina avaliam são os graus de intensidade que se apresentam em cada paciente, pois podem ocorrer alterações de humor por meses ou até diariamente (ciclotímico).

A problematização não acerca apenas o paciente, mas toda a sua família, social e trabalho.

Tratamento da bipolaridade

Quanto mais rapidamente se buscar um diagnóstico e um tratamento adequado, melhor será a qualidade de vida. Às vezes, as pessoas buscam ajuda quando o quadro já é persistente e já prejudicou todas as áreas da sua vida, portanto, quanto mais cedo tratar, pode ter menos reincidências, compreender melhor as fases, e como lidar com as alterações de humor.

Este transtorno precisa de medicação, os mais utilizados são os estabilizadores de humor e antidepressivos, mas devido a sua constante mudança e mudanças no medicamento, muitos fazem um tratamento inadequado ou acabam deixando o tratamento de lado.

É importante saber que o trabalho psicológico é fundamental para qualidade de vida, pois somente o medicamento não é suficiente, pois nem todos respondem bem ou da mesma forma aos estabilizadores de humor.

Sintomas da bipolaridade

Os bipolares carregam padrões de pensamentos irrealistas e podem se beneficiar com a terapia, aprendendo organizar seu tempo, realizar atividades e focar de maneira adequada ao tratamento medicamentoso. Muitos perdem a capacidade em obter os prazeres da vida, se limitam a afazeres de forma mais obsessiva e compulsória. Aprender a lidar com os sentimentos confusos e pensamentos é fundamental no tratamento.

O que podemos perceber é que existem muitos erros clínicos de diagnóstico, dificultando o processo para iniciar o melhor tratamento, isto porque, é bem complicado definir e afirmar que seja bipolaridade.

O paciente pode chegar com a queixa de déficit de atenção e não saber definir se tem ou não ansiedade, se já teve depressão ou fases de mania (mesmo que leve, hipomania). Podem pensar que o uso de drogas ou álcool seria decorrente de outros históricos, e acabar sendo descartado como sintomatologia da bipolaridade, é um trabalho bem investigativo.
Entendendo o transtorno

Quanto mais você ter autoconhecimento, compreender porque pratica alguns comportamentos e aprender sobre si, pode te ajudar a buscar ajuda mais rápida e específica, ou até mesmo indicar para alguém que você observa essas alterações de humor.

Quebrar o preconceito da doença é a primeira regra, pois provavelmente deverá fazer o uso de medicamentos e ter auxilio terapêutico. É melhor considerar ter uma vida com mais qualidade, do que viver no sofrimento pelo medo do julgamento dos outros e de si mesmo.

Fazer a psico-educação com seu psicólogo sobre o transtorno é essencial para entender o quadro, desenvolvimento e processo de tratamento. A terapia pode te ajudar identificar e analisar as mudanças que ocorrem em cada fase, pois cada personalidade tem um desenvolvimento diferente. O Psicólogo poderá te auxiliar nas estratégias para modificar os pensamentos irreais, desorganizados e depressores.

Tratamento com psicólogos

O principal objetivo é a redução dos sintomas e de recaídas, assim como melhor aderência aos medicamentos.

Outro ponto fundamental é ter o apoio familiar e de amigos, a quebra do preconceito e da hostilidade é bem importante e incentivador para a continuidade. Melhor ajudar, do que julgar.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas em processo terapêutico, é necessário buscar um profissional que tenha conhecimento da bipolaridade, tenha experiências de tratamento ou indicações.
Existem várias formas de lidar com a depressão, independente de ter cura ou não, falar sobre sintomas é essencial para ter entendimento de como ela aparece em sua vida, como afeta, quais são as suas fraquezas e aprender técnicas, com apoio de um profissional para isso, para ter uma vida que não seja impactada por um diagnóstico! ;-)
Olá. Entendo seu sofrimento. Há tratamento para depressão e bipolaridade com ajuda de profissionais psiquiatras e psicólogos que podem ajudar você ter uma melhora significativa. O psicólogo pode te ajudar a entender esses sentimentos, assim como a origem e como você lida com o diagnóstico. Não deixe de buscar ajuda, o primeiro passo é o mais importante e você está caminhando.
Olá! A depressão que retrata é a depressão causada pela bipolaridade. Você deve tratar a bipolaridade e assim o alívio de sintomas depressivos será consequência. Espero ter ajudado. Abraços!
Os estados depressivos dizem do sujeito com a sua história, ou seja, com o seu desejo. A gente vive em uma sociedade consumista que produz sujeitos idênticos, e tudo entra na lógica "alguém tem uma resposta para te curar, alguém tem uma cura para te vender".. sempre vem do Outro. Em relação aos antidepressivos, atualmente eles têm eficácia de 35-40%. Porém o medicamento ás vezes é necessário para o tratamento, mas isso aliado à outros meios terapêuticos. Interessa pensar que é possível que você faça uma invenção. É possível um tratamento.
Importante você estar em acompanhamento com Psicólogo e Psiquiatra, isso irá ajudá-lo a entender a se conhecer melhor, pois, terá a oportunidade de falar de seus sentimentos, angústias, entre outros assuntos, podendo assim ter uma melhor qualidade de vida.
Olá boa tarde
Depressão é uma doença e o tratamento pode possibilitar uma melhora na qualidade de vida da pessoa .Procure bons profissionais! O trabalho conjunto entre terapia e medicalização traz bons resultados .
Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito.
Olá.

O tratamento indicado é o acompanhamento psicoterápico e psiquiatria, sempre. Não ingerir bebidas alcóolicas durante o tratamento medicamento. São alguns cuidados que você deve adotar para seguir sem picos elevados e diminuídos do transtorno bipolar. Com a ajuda de um profissional você consegue se orientar e elaborar seus conteúdos pessoais, de acordo com sua subjetividade.

Fico a disposição.

Abraços!
Boa tarde!
Certamente a depressão tem cura sim. O importante é buscar o tratamento de forma correta. Inicia com uma avaliação com psicólogo, este verá a necessidade do encaminhamento ou não para o psiquiatra.
O importante é acreditar e querer buscar o tratamento.
Olá, boa tarde! Com o uso de medicação e técnicas terapêuticas você poderá ter uma melhor qualidade de vida. Abçs!
Olá, não se fala em cura em saúde mental, mas sim em remissão, que significa basicamente a atenuação dos sintomas e para que isso aconteça, é extremamente importante o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Grande abraço!
Se sofre com adoecimento emocional há anos, sabe que o uso da medicação pode aliviar o seu sintoma, mas que não traz a tão sonhada paz interior e é por isso que é necessário um processo de Psicoterapia para que você consiga lidar com essas dores emocionais de maneira mais autônoma. Busque psicoterapia.
Olá, boa tarde. A bipolaridade tem o estado maníaco e o estado depressivo. A depressão deve ser cuidada com um tratamento multidisciplinar: unido um psicólogo e um psiquiatra. O primeiro tratará das causas emocionais dessa doença e o segundo dos sintomas físicos com medicamento. A depressão é quando a tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Olá!
existe sim tratamento para a depressão, com possível melhora. Importante passar por um psiquiatra, para que seja avaliada a necessidade de medicação, bem como realizar um acompanhamento de terapia com um psicólogo.
Olá, a bipolaridade é um transtorno mental grave que necessita de cuidado medicamentoso (com psiquiatra) e psicoterápico (com psicóloga). A medicação vai ajudá-la a estabilizar o humor, prevenindo as fases depressivas e eufóricas, características do transtorno.
A psicoterapia abordará aspectos vivenciais, decorrentes ou não do transtorno e também ensinará a monitorar o humor com a finalidade de regulá-lo, com técnicas cognitivas e comportamentais, assim como fazer a prevenção de recaídas.
A medicação não deve ser interrompida, porque este transtorno não tem cura, mas pode ser cuidado e a pessoa pode seguir sua vida, normalmente, a psicoterapia te ajudará nesse processo.
Por isso tudo, vale muito a pena procurar ajuda especializada!
Olá! Depressão pode ter cura, desde que tratada corretamente.
Diante de todas as suas complexidades, a depressão necessita de tratamento por meio de acompanhamento de profissionais qualificados. Casos de depressão leve respondem bem ao tratamento psicoterápico, no entanto, se o quadro for mais grave, há indicação do uso de antidepressivos. Não existe um tempo pré-definido para tratar a depressão, variando muito de acordo com cada paciente.

Em primeiro lugar você precisa entrar em tratamento combinado (psicólogo e psiquiatra). Normalmente com psicólogo sua frequência será de no mínimo uma vez na semana e inicialmente com o seu psiquiatra de 15 em 15 e depois vai espaçando... Entenda que para o tratamento funcionar você vai precisar ser persistente, a sua melhora DEPENDE do seu grau de comprometimento, ou seja: sem faltas, aproveitar bem as sessões e seguir pensando a respeito depois delas, tentar associar as coisas pensadas em sessão com os acontecimentos do dia-a-dia, etc. Tome as medicações indicadas e siga as orientações do seu médico até o final do tratamento. Lembre-se de que haverão altos e baixos no seu tratamento, faz parte e esta tudo bem. Não desista... Procure estabelecer e manter uma rotina organizada e limpa, boa alimentação, boa higiene do sono, interações sociais de qualidade e exercícios físicos regulares.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá. Imagino o quanto essa situação deve estar difícil para você. Entretanto, como já foi dito pelos colegas acima, existe tratamento para esse sofrimento. Um acompanhamento com um psicólogo pode lhe auxiliar a elaborar essa fase e buscar entender o que está associado com esses sintomas. Vale ressaltar, que o processo de análise não possui um tempo pré-estabelecido, por isso é importante ter paciência consigo. Espero ter ajudado e melhoras
A depressão pode ocorrer por diversos motivos, perdas, lutos, dificuldades de se relacionar, sendo uma forma de viver a tristeza de forma intensa e por um longo período de tempo.

Geralmente nosso cérebro tem uma tendencia natural a lembrar das situações negativas.

No caso de vivenciar situações traumáticas, isso pode se acentuar, levando sentir e pensar excessivamente na situação levando a depressão.

A terapia baseada em Mindfulness auxilia em quadros de depressão leve, funciona muito bem com as oscilações de humor.

A hipnoterapia, também auxilia a ressignificar imagens negativas e repetitivas. Corroborando ao quadro depressivo.
A depressão é um transtorno mental que pode ser tratado com medicamentos, terapia e mudanças de estilo de vida. A psicanálise pode ajudar a entender melhor as causas da depressão e ajudar a lidar com os sintomas. A psicanálise também pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com os desafios da vida e ajudar a desenvolver um senso de propósito e significado. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e pensamentos negativos que podem contribuir para a depressão.
Olá, tudo bem? Não utilizamos do termo "cura" mas sim tratamento, até por se tratar de um transtorno e não uma síndrome. O tratamento psicológico é comumente o mais utilizado nestes casos. Acredito que você esteja falando de transtorno bipolar tipo dois, mas dando mais ênfase na depressão que deve ser o que mais lhe afeta, bem nestes casos são períodos mais prolongados que comportamento característicos de depressão estejam mais aparentes e perceptíveis no dia-a-dia, Nestes casos a possibilidade de somar um tratamento com psiquiatra pode ser vantajoso, outro ponto que não fica claro é como a outra fase se apresenta a hipomaníaca se é da mesma intensidade um período semelhante. Acredito que a busca por um profissional psicólogo seria, se já não foi, a opção mais sensata e produtiva até para poder falar com mais clareza e tempo sobre o que você está passando. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! A cura consiste em lidar da melhor forma possível com o humor... com as oscilações, com os altos e baixos. Cada um de nós tem uma maneira singular de lidar com tudo aquilo que sentimos e pensamos e é exatamente neste ponto que é possível reconhecer a psicoterapia como ferramenta fundamental. Estou à disposição!
A depressão e o transtorno bipolar são condições crônicas, mas é possível gerenciar os sintomas e alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida. O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos, terapia e estratégias de autocuidado. É importante buscar ajuda de profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado às suas necessidades. Embora não haja uma "cura" definitiva, muitas pessoas com depressão e transtorno bipolar conseguem encontrar estabilidade emocional e viver vidas plenas e gratificantes com o suporte adequado. Lembre-se de que cada pessoa é única e o tratamento pode variar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá! Infelizmente o transtorno bipolar é uma condição mental crônica, entretanto, é possível conviver com o transtorno a partir do acompanhamento com psiquiatra e psicólogo, fazendo o uso de medicamentos para regular o humor e cuidando da saúde mental em psicoterapia. Com essa combinação é possível diminuir a intensidade dos sintomas, bem como aprender em sessão com o psicólogo estratégias para lidar com os episódios depressivos e de mania/hipomania.
Cuidando de você mesma, fazendo exercícios físicos e investindo em autoconhecimento e em alguns casos medicação é possível se reestabelecer da depressão.
Olá, sinto muito pelo seu sofrimento. É possível tratar a depressão e ter uma remissão de sintomas, o ideal nesse caso seria acompanhamento psicológico e psiquiátrico em paralelo, para que sua melhora seja mais efetiva. A terapia muito indicada para casos de depressão, caso consiga procurar por esta abordagem, pode ser interessante. Mas buscar ajuda nesse momento é o primeiro passo, então desejo boa sorte no processo!
Lidar com a depressão e o transtorno bipolar pode ser desafiador, mas existem abordagens que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida. A terapia, como cognitivo-comportamental, pode ajudar a desenvolver habilidades para visualizar pensamentos negativos. Medicamentos também podem ser uma parte importante do tratamento. É importante lembrar que a “cura” pode ser um conceito complexo, mas com apoio profissional contínuo, autogerenciamento e redes de apoio, é possível alcançar estabilidade emocional e viver uma vida mais significativa.
Melhorar da depressão e do transtorno bipolar envolve uma abordagem abrangente. Embora a depressão possa ser administrada e muitas pessoas alcancem remissão dos sintomas, a ideia de "cura" pode variar. Terapia, medicamentos, estilo de vida saudável, apoio social e autoconhecimento são importantes. O transtorno bipolar é crônico, mas muitos encontram estabilidade com tratamento. É essencial buscar ajuda profissional, criar um plano de tratamento e ser paciente consigo mesmo. Embora desafios possam persistir, a gestão adequada pode levar a uma melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
Olá! Depressão pode ser tratada sim. Preciso ressaltar a importância de procurar ajuda psicológica para compreensão dessas dificuldades, além de avaliar como elas afetam sua rotina e sua relação com pessoas em sua volta.
É nessa hora que o psicólogo pode colaborar com um encaminhamento e ajudar a buscar recursos para sua saúde mental.
Se você se sentir a vontade, entra no meu perfil e marcamos um atendimento! Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
A depressão é uma condição tratável, mas não necessariamente curável no sentido de que não pode desaparecer permanentemente. No entanto, muitas pessoas com depressão podem experimentar melhorias significativas na qualidade de vida através de tratamentos, incluindo terapia cognitivo-comportamental, medicamentos antidepressivos e apoio social. No caso de transtorno bipolar, o tratamento é contínuo e envolve medicação estabilizadora do humor e terapia para gerenciar os episódios maníacos e depressivos. É fundamental trabalhar em colaboração com um médico ou psicólogo especializado em saúde mental para criar um plano de tratamento personalizado e acompanhar de perto o progresso. Com o tratamento adequado, é possível alcançar um melhor gerenciamento dos sintomas e uma qualidade de vida mais saudável.
Ola, boa tarde. Dentro de um quadro de depressão e bipolaridade não falamos de cura, e sim remissão de sintomas, que é possível através de um acompanhamento em conjunto com psicólogo e psiquiatra. É possível ter uma boa qualidade de vida, mesmo com seu diagnóstico, estando em tratamento. Cuide de você, esteja com um profissional que sinta acolhido e que se identifique, isto é imprescindível.
Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho.
Estimo melhoras. um abraço @psiluanamarys
A bipolaridade manifesta comportamento alterado entre dois polos, Amanhã e a depressão; pelo jeito de seu cérebro produzir os químicos de forma alternada entre os que lhe deixam mais animado/disposto/descontrolado e em polo oposto, os que lhe deixam mais isolado/apático/angustiado. Dentro deste transtorno e pelo que você refere, sintomatiza com mais ênfase o polo depressivo. Tem tratamento mas não cura, pois é o jeito do seu cérebro funcionar. Em terapia você aprende a reagir e conviver. Também não se deixe mergulhar demais nos sintomas. Integre seus cuidados com a psiquiatria que vai lhe ajudar a regular medicamentosamente. Você sentirá as oscilações mas não tão fortes. Tente submeter-se a um tratamento a longo prazo. Vai lhe ajudar bastante.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá
Espero que esteja fazendo terapia porque a bipolaridade como o nome diz, é uma inconstância no humor que vai da euforia a depressao. Será necessário tratar com um psiquiatra e um psicólogo.
se desejar terei prazer em atende-la.
atenciosamente
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá, muito prazer!

Quando nos referimos a um transtorno mental não falamos em cura, mas sim em remissão dos sintomas, que seria o retorno ao funcionamento.

O Transtorno Bipolar é um transtorno mental grave e crônico, relacionado a um grande prejuízo funcional ao longo da vida, se manifesta em dois polos: o polo depressivo e o polo eufórico (mania ou hipomania).

Novamente reforço que não tem cura, mas tem tratamento, para que você possa ter uma melhor qualidade de vida. Um acompanhamento com psiquiatra e psicólogo, irá te ajudar bastante.

Estou à disposição caso possa ajudar em algo mais!
Um forte abraço!
A depressão é uma condição de saúde mental que pode ser tratada e gerenciada, mas nem sempre tem uma "cura" definitiva no sentido tradicional. No entanto, muitas pessoas com depressão, incluindo aquelas que também têm transtorno bipolar, podem experimentar melhorias significativas na qualidade de vida e no bem-estar emocional com o tratamento adequado.
Para melhorar esse quadro de Depressão é preciso compreender que você "não é a Depressão", que você "não é o Transtorno Bipolar". São apenas uma parte de você. Perceber que existem outras partes que compõem a integralidade do ser que se apresenta, faz com que, aprenda a lidar com a Depressão e a Bipolaridade de forma mais assertiva, funcional, mas antes de tudo, é preciso que a pessoa queira sair de onde está, e isso requer ajuda profissional multidisciplinar, mas sobretudo, o movimento de fazer acontecer por parte da pessoa, para se ter melhor qualidade de vida.
Olá,

Compreendo a complexidade que a bipolaridade pode trazer e fico feliz que você esteja buscando formas de melhorar. É importante destacar que, embora a bipolaridade seja crônica, há tratamentos eficazes para promover a remissão dos sintomas. A terapia cognitivo-comportamental, abordagem que trabalho, tem mostrado resultados positivos, abordando não apenas a depressão, mas também outros sintomas que podem acabar intensificando os sintomas depressivos por não serem bem tratados, como mudanças de humor, impulsividade e alterações no sono.

Além disso, é fundamental considerar uma avaliação psiquiátrica para equilibrar aspectos fundamentais da saúde mental. Lembre-se, cada indivíduo responde de maneira única ao tratamento, e a busca constante por cuidados pode trazer melhorias significativas. Se necessário fico a disposicão!
De fato o transtorno bipolar não tem cura,ele varia entre episódios de mania que é quando você sente que naquele momento você pode fazer tudo, mudar sua vida, faz muitos planos grandiosos, sua energia aumenta e você se sente eufórica, você fica por um tempo nesse episódio de mania. Mas como se virasse uma chave na sua cabeça você vai para o epsidio de depressão, não tratada seu humor parece uma monhanha russa. Por isso o acompanhamento com o psiquiatra para tomar as medicações adequadas e o acompanhamento com um psicólogo, você pode levar uma vida com qualidade. Se precisar estou a disposição. Atenciosamente
Delta Medeiros
Olá, irei responder a sua pergunta de maneira simples e objetiva: Se você foi diagnosticado com transtorno afetivo bipolar, ou TAB, a depressão que você costuma experimentar provavelmente se trata de uma das fases desse transtorno, isto é, a fase depressiva. O tratamento para o TAB não é o mesmo realizado para a depressão, também chamada como transtorno Unipolar, por isso, é necessário que você seja bem orientado pelo seu médico psiquiatra de confiança, além de também buscar ajuda por meio da psicoterapia com um psicólogo. O sucesso do tratamento para o melhor controle dos sintomas do TAB e maior qualidade de vida dependem essencialmente desses dois trabalhos acontecendo em conjunto. Espero ter ajudado.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Gerenciar a depressão e o transtorno bipolar requer uma abordagem abrangente, envolvendo tratamentos médicos, terapias psicológicas, mudanças no estilo de vida e apoio social. Estratégias incluem medicamentos prescritos por um psiquiatra, terapia cognitivo-comportamental para aprender habilidades de enfrentamento, autoconhecimento sobre a condição bipolar, manutenção de um estilo de vida saudável e apoio de uma rede social. Embora não haja uma cura definitiva, muitas pessoas conseguem levar vidas significativas com tratamento adequado e apoio. Paciência, busca de ajuda e continuidade do tratamento são essenciais para lidar com essas condições.
Espero ter ajudado caso precise conversar sobre este e outros assuntos fico à disposição.
Abraços
Não há cura, há tratamento (terapia e uso de medicação).
Olá, o transtorno bipolar após o devido tratamento com intervenção da TCC clássica, considerada padrão ouro para tratar bipolaridade assim como a medicação ajustada o paciente pode entrar em remissão de sintomas, ou seja, estabilizar do quadro que esteja passando, seja depressivo ou maníaco.