Alessandro de Araujo Mendes

Psicólogo · Mais

Maringá 1 endereço

Número de registro: CRP 08/30812

57 opiniões

Experiência

Olá! Meu nome é Alessandro, sou Psicólogo Clínico e atendo crianças, adolescentes e adultos pela abordagem da Psicologia Analítica Junguiana. Difundida no Brasil pela psiquiatra Nise da Silveira, utilizo técnicas artísticas de pinturas e desenhos como ferramentas psicológicas.

Sou Pós-graduado em Psicologia Analítica Junguiana com ênfase em Contos, Mitologia e Arte. Trabalho com filmes, músicas, histórias, livros, séries e desenhos. Atendo demandas como suicídio, transtorno de ansiedade, depressão, síndrome de pânico, violência sexual, alienação parental, dependência química, transtorno de personalidade borderline, separação e doenças causadas por problemas emocionais.

Atendo também Casais em consultório e online, bem como trabalho com análises de sonhos. Realizo atendimentos voltados a Família, Grupos e Instituições.

Assim que possível retorno as mensagens!
Qual a sua necessidade? Conte comigo!
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Terapia de casal

Experiência em:

  • Transtornos de ansiedade
  • Dependência química
  • Depressão

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Outro (Reembolso)

Consultórios (2)

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Clinica

Av. Paraná, 242, Maringá 87013-070

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia

    R$ 150 - R$ 200

  • Terapia Familiar


  • Psicoterapia breve


  • Psicoterapia de Casal


  • Psicoterapia de Grupo


Artigos

Conflitos de relacionamento

A consciência cobra tributos de amor. Quantos filhos repetem as histórias dos pais, buscando elaborar aquilo que em algum momento não puderam perdoar. A falta de perdão produz repetição. Quando não da mesma forma repete-se o conteúdo. Por exemplo: Um filho que cresce em meio a violência doméstica e se propõe a comportar-se diferente, pode se ver surpreendido ao observar quão agressivo se torna com as palavras diante de sua esposa. A plano de fundo revive o mesmo drama familiar, com novos personagens. Porém, a agressão continua presente, agora pela via das palavras, dando a ilusão do agir diferente e do ter superado. Só o amor é capaz de colocar indivíduo a indivíduo em posição igual.


Insatisfação profissional

Em uma sociedade que supervaloriza o sucesso e a produtividade acima de tudo, a visão do homem pode tornar-se deturpada. Tal como na clássica obra "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin, o homem moderno aliena-se de si mesmo, passando a relacionar sua identidade ao fazer e ao ter em detrimento do SER. Não há tempo para questionar o status quo, isto é, o estado das coisas. Diante da preocupação em ser substituível e da constante pressão em alcançar mais e mais, o homem passa a subestimar a si mesmo, aceitando desafios que estão além de suas capacidades e se sentindo culpado caso não alcance seus objetivos.


Dificuldade com término de relacionamentos

Se ele não te quer, supere. A canção de Marília revela uma relação sem reciprocidade, levantando questões sobre sua manutenção e as melhores decisões nesse contexto. Ninguém escolhe se apaixonar ou desapaixonar; sentimentos não são controláveis. Aceitar a situação é crucial; negar prolonga o sofrimento. "Superar" não é dominar, mas aceitar que todos oscilamos. Se ele não te quer, seu valor reside em você. Assim como o desejo vem, um dia também se vai, às vezes transformando-se em amor. Que quando esse dia chegar, você se ame.


Psicoterapia

Em Gênio Indomável, lidar com a frustração e a aceitação de que a necessidade do outro é tão importante quanto a sua, é o desafio de Will, bem como de todos que compartilham de uma personalidade narcisista. Não querendo ser amado e sim admirado, o personagem expressa o impulso de anular a realidade e o desejo do outro como ameaça a sua integridade e importância. O que mais temia, é justamente o que mais necessitava: estar em ligação, suportando com coragem o medo do abandono. Quando abre mão da fantasia de poder, finalmente é amado e passa a amar, dando autonomia e reconhecendo sua inveja, gratidão e dependência. Narciso tem de suportar a dor de se conhecer e Sean o acompanha nesse processo.

Veja todos os artigos

57 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • J

    De longe o progresso mais significativo que pude constar dos tratamentos que já fiz até então. Está sendo um divisor de águas em minha vida o acompanhamento do Alessandro. Super recomendo.

     • Atendimento Online Consulta de psicologia online  • 

  • L

    Ótimo profissional! Tem me ajudado muito a entender e resolver minhas dores do passado. Super recomendo!

     • Atendimento Online Consulta de psicologia online  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Obrigado Lilian! É gratificante acompanhar sua evolução!


  • K

    Profissional extremamente comprometido e capacitado com o exercício da Psicologia. Minha vida ficou mais leve, já no início das sessões terapêuticas. Recomendo!

     • Atendimento Online Consulta de psicologia online  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Obrigado, Kamila! O acolhimento torna tudo mais leve. Às vezes, buscar apenas concordância pode nos afastar de reflexões valiosas que promovem o crescimento. Sua coragem em enfrentar pontos difíceis é admirável.


  • S

    Ótimo profissional, meu filho amou, melhorou ,muito depois das terapias.

     • Clinica Consulta psicológica da criança  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Obrigado Suellen! Seu filho tem ótimos exemplos em casa!!


  • M

    Ótimo profissional.
    Conseguiu entender a necessidade do meu filho e com muito profissionalismo e carinho tivemos sucesso!
    Obrigada por tudo! Você não ajudou somente meu filho, mas toda minha família!

     • outro lugar Outro  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Muito obrigado Maysa! Com pais amorosos e cuidadosos, o resultado não poderia ser outro! Parabéns!!


  • A

    Profissional de muita carisma, que em poucas palavras, consegue nos guiar, ajudando a encontrar a resolução de nossos problemas. Particularmente, me ajudou a enxergar o meu verdadeiro 'eu', que salvou meu casamento e me fez ter mais paciência com o mundo. Sou muito grato, e recomendo a todos.

     • Clinica Consulta Psicologia  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Muito obrigado Andrey! Você é um homem responsável e cuidadoso; isso por si só, já adianta metade do trabalho! Grande abraço!


  • V

    As consultas com o Alessandro, é se desafiar a ser melhor, mas com cuidado e atenção que é necessário. Me sinto muito confortável em compartilhar todos os aspectos da minha vida, desde Família, Relacionamento, Amigos, Religião e trabalho e muito por conta da confiança e segurança que sinto durante as nossas cessões.

    Já havia realizado terapia anteriormente, mas a sua abordagem para os desafios a seriedade e compromisso é nítida e verdadeira!

    Se está na busca de um primeiro passo com terapia, ou está buscando um novo profissional, está no lugar e com a pessoa certa!

     • Atendimento Online Consulta Psicologia  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Muito obrigado Vinicius! Foi muito bom atendê-lo!! A verdade pode vir ao nosso encontro ou podemos ir ao encontro dela... Você foi corajoso durante todo o processo e muitas das coisas que apontou sobre mim, revelam um grande mérito seu! Grande abraço!


  • A

    Excelente atendimento, ao passar das sessões simpatizamos, e a relação fluiu perfeitamente, as sessões me ajudam bastante, ele foca no problema mas ainda sim entende e ouve atentamente ao paciente.
    Pontual, em alguns momentos faltou comunicação, mas sempre foi compreensível e educado.

     • outro lugar Outro  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Querido Antonio, conheço a generosidade do seu coração e sinto que cada palavra foi escrita com máximo respeito. Porém, o público externo carece de informações, podendo interpretar a mensagem sobre comunicação de forma adversa de seu significado. Como não posso adentrar ao conteúdo. Agradeço a confiança no meu trabalho! Trabalhando com o tempo, tudo pode ser comunicado! Grande abraço!


  • P

    Tive uma experiência muito boa com as consultas do Alessandro, seja para consulta pessoal ou de casal.
    É atencioso e pontual e bem explicativo.

     • Clinica Consulta psicológica do adulto  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Obrigado pelo feedback Patrick!


  • M

    Excelente profissional, ambiente e serviço de qualidade.

     • Clinica Consulta Psicologia  • 

    Alessandro de Araujo Mendes

    Obrigado! Conte comigo!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

20 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

olá, atualmente conheci uma menina que me fez me sentir muito especial, foi a minha primeira, em tudo, porém ela não teve a primeira fez dela comigo. Eu tenho 20 anos , ela tbm, mas eu nunca tive nunhuma mulher antes dela. Eu não consigo lidar bem com isso, me sentido o segundo, como se fosse alguém que sobrou, em bora ela diga que me escolheu.

Olá, cada um de nós carrega dentro de si “parceiros invisíveis”. O que isso quer dizer? Buscamos pessoas que se assemelham à nossa imagem interior de um companheiro ou de uma companheira ideal. Assim, quando nos mobilizamos e encontramos essa “parte que nos falta”, passamos a projetar essas imagens interiores para fora, em nossos companheiros. O problema é que o outro é o outro e o outro irá quebrar essa projeção, pois o amor só se dá através da verdade, isto é, da troca. Assim, somos chamados a avançar de uma paixão narcísica, isto é, pela imagem refletida de nós mesmos que encontramos no outro, para “um apesar de” que é, de fato, a prática do amor. Isso nos reivindica a demonstrar também nosso lado mais vulnerável, mais inexperiente e mais falho, a quebrar essa autoimagem que nosso orgulho não permite exprimir e talvez admitir que a insegurança não está no outro, mas em si mesmo, aguardando que possamos amá-la também.

 Alessandro de Araujo Mendes

Como o apoio social pode ser benéfico para pessoas com transtorno borderline?

Toda mudança se processa primeiramente em nossa máscara social, isto é, na forma como interagimos com o meio. O trabalho com um indivíduo com o perfil borderline, perpassa pela transformação das relações de dependência emocional, para a construção de relações mais saudáveis. Como um processo que também envolve outras pessoas, nem todos irão aderir a essa transformação, até mesmo o próprio indivíduo pode ficar inseguro, sendo importante o apoio de familiares e de amigos, no perseverar do processo.

 Alessandro de Araujo Mendes
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes